Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO)

Recommended Posts

Como podemos ver nesse grafico , as linhas vermelhas indicam as saidas mais antigas , as azuis indicam as mais novas , fica evidente que a linha azul das saídas mais recentes indicam uma tendencia de neutralidade

nino34SeaE120.thumb.gif.7c9c80b4503e42ec744af9e82c95670e.gif

Como podemos ver nesse grafico , as linhas vermelhas indicam as saidas mais antigas , as azuis indicam as mais novas , fica evidente que a linha azul das saídas mais recentes indicam uma tendencia de neutralidade

[attachment=0]nino34SeaE120.gif[/attachment]

Antes certeza de El Niño. Hoje boas chances de neutralidade ou Niño fraco. Em breve boas chances de La Niña ?

[attachment=0]nino34SeaE120.gif[/attachment]

Antes[highlight=yellow] certeza[/highlight] de El Niño. Hoje boas chances de neutralidade ou Niño fraco. Em breve boas chances de La Niña ?

Talvez daí a indignação do Mr. Mafili com alguns institutos que já davam como certo o El Nino. Estamos falando em probabilidades e, principalmente, em algo dinâmico.

Hoje, a tendência caminha para uma neutralidade. Daqui algumas semanas pode mudar. Vamos monitorando.

Caco, e se o Molion acertar e der La Niña ? Já pensou que zebra ? Seria como a Ponte Preta virar o jogo contra o Timão lá na Arena Corinthians. Vamos monitorando.

Caco, e se o Molion acertar e der La Niña ? Já pensou que zebra ? Seria como a Ponte Preta virar o jogo contra o Timão lá na Arena Corinthians. Vamos monitorando.

Renan, para mim, a probabilidade da Ponte virar é 0%. Agora, o Molion têm seus argumentos... ele não está "inventando" nada. Não sei se ele afirmou categoricamente "Vai ter La Nina". Se afirmou, acho errado. Se falou em maiores chances de ocorrer La Nina por este é aquele motivo na visão dele, tudo bem.

O que eu entendi do Mafili foi o de indignar-se com a pretensão de se já anunciar um El Nino para a primavera com ainda muita "água para rolar", coisa midiática, de causar impacto; para não falar em irresponsabilidade.

Renan, para mim, a probabilidade da Ponte virar é 0%. Agora, o Molion têm seus argumentos... ele não está "inventando" nada. Não sei se ele afirmou categoricamente "Vai ter La Nina". Se afirmou, acho errado. Se falou em maiores chances de ocorrer La Nina por este é aquele motivo na visão dele, tudo bem.

O que eu entendi do Mafili foi o de indignar-se com a pretensão de se já anunciar um El Nino para a primavera com ainda muita "água para rolar", coisa midiática, de causar impacto; para não falar em irresponsabilidade.

:good2: :good: :clapping:

[attachment=0]la nada.png[/attachment]

Fascinante...

Contudo, deixo a todos uma dúvida a respeito do infográfico interessante da correlação entre ENSO e atividade solar:

A apresentação mostra um El Niño em 2014/15 inferior aos anteriores. Mas este último não foi ''o maior já registrado''??? :russian:

Contudo, deixo a todos uma dúvida a respeito do infográfico interessante da correlação entre ENSO e atividade solar:

A apresentação mostra um El Niño em 2014/15 inferior aos anteriores. Mas este último não foi ''o maior já registrado''??? :russian:

Parece-me que 14/15 foi "pau a pau com 97/98"; depois veio 82/83, se não me engano...

Parece-me que 14/15 foi "pau a pau com 97/98"; depois veio 82/83, se não me engano...

É exatamente isso, Caco. O gráfico a seguir mostra exatamente isso:

kexgll.jpg

Nesse caso, o infográfico postado anteriormente dá a entender uma escala decrescente na intensidade das ocorrências de El Niño. E isso não bate com a realidade.

Este últimos gráfico mostra uma clara relação entre grandes ondas de frio e/ou invernos frios no Centro-Sul do Brasil com La Niñas intensos. São os casos de 55-56, 75-76, 88-89, 98-99, 99-00 e 10-11.

Pessoal, acho que vocês confundiram! O gráfico mostra apenas a atividade de manchas solares, os dados de ENSO estão colocados por escrito encima da data que ocorreram, pra mostrar que sempre ocorrem em sequencia.

Como a atividade de manchas solares está caindo devido o fim do atual ciclo de Gleissberg, por isso que a cada onda o valor é menor! Abaixo segue o gráfico das manchas solares para vocês verem:

wolfmms.png

Pessoal, acho que vocês confundiram! O gráfico mostra apenas a atividade de manchas solares, os dados de ENSO estão colocados por escrito encima da data que ocorreram, pra mostrar que sempre ocorrem em sequencia.

Como a atividade de manchas solares está caindo devido o fim do atual ciclo de Gleissberg, por isso que a cada onda o valor é menor! Abaixo segue o gráfico das manchas solares para vocês verem:

wolfmms.png

Obrigado pela colaboração, Flávio!

Embora o infográfico me parece que dá a entender uma ''redução'' gradativa na manifestação do El Ninõ, o que de fato não ocorreu.

Ao longo de todo esse tempo, uma conclusão eu cheguei: El nino no outono/inverno é um FISCO! La Nina ou neutralidade tendendo para La Nina parecem-me um cenário muito mais propício para invernos "bons". Netrão e neutro tendendo Ninõ tende para inverno o quê?

Mas, repito, acho que o aquecimento nas águas do Atlântico me sugerem uma maior influência no nosso clima (partir final década 90) do que a ENSO. Aquele gráfico postado pelo Fávio é muito revelador!

Obrigado pela colaboração, Flávio!

Embora o infográfico me parece que dá a entender uma ''redução'' gradativa na manifestação do El Ninõ, o que de fato não ocorreu.

Eu entendi que o gráfico mostra apenas redução gradativa dos ciclos de Schwabe (manchas solares). Os Niños e Niñas só foram colocados pra mostrar a relação com a atividade do Sol, foram apenas digitados encima das curvas para mostrar em que ponto da atividade solar ocorriam...

Pelo boletim do Bureau Australiano de Meteorologia, apenas 2 membros apontando El Niño fraco em fevereiro de 2018, a média coloca condição neutra levemente positiva (e 4 membros apontam La Niña no mesmo período):

20170509poama_nino34?async&rand=0.09388633364915244

Pelo boletim do Bureau Australiano de Meteorologia, apenas 2 membros apontando El Niño fraco em fevereiro de 2018, a média coloca condição neutra levemente positiva (e 4 membros apontam La Niña no mesmo período):

20170509poama_nino34?async&rand=0.09388633364915244

Maravilha!!! :clapping: :dance4:

Aquele empurrãozinho que não vem. AAO anda fazendo birra conosco!

Capturar.JPG.0d4648d959699bd431e46597834ca4c2.JPG

Como novo aquecimento na região de ENSO vamos iniciando o inverno climático! Ê beleza!!

Leitura lançada hoje - variação em relação a semana anterior

Nino 1+2: +1.0 (+0,2oC)

Nino 3: +0.6 (+0,1oC)

Nino 3.4: +0.5 (+0,0oC)

Nino 4: +0.4 (+0,1oC)

Como novo aquecimento na região de ENSO vamos iniciando o inverno climático! Ê beleza!!

As chances de el nino diminuíram bastante

figure1.gif.a800a734d9ee53b3416c2c94aedeb4f3.gif

Você quer dizer, as chances de agravamento do Menino né?

Porque se considerarmos o post do Caio César, já estamos em Niño, só que suave.

Você quer dizer, as chances de agravamento do Menino né?

Porque se considerarmos o post do Caio César, já estamos em Niño, só que suave.

Mais teriam que ser 3 meses seguidos assim , e a umas semanas atrás tinha áreas negativas, ta variando muito , estamos neutros no momento