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Brasil Abaixo de Zero

Furacões no Atlântico Norte e Pacífico Leste/Central - 2017


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Assustadora projeção, olho passaria muito próximo de Manhattan

Embora os ciclones possam chegar a Nova Iorque ainda com características tropicais e ventos com força de furacão (já teve furacão que atingiu o Canadá), muito raramente, vão apresentar uma estrutura muito fotogênica com um olho e tals. Passando a corrente do Golfo a temperatura do mar é mais baixa e costuma desmontar os ciclones.

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Ainda sobre Harvey, ressurgência, um metro de chuva, bloqueio do Sol e a água das enchentes retornando ao golfo fizeram a SST na costa texana diminuir de 1 a 2 graus

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Assustadora projeção, olho passaria muito próximo de Manhattan

Embora os ciclones possam chegar a Nova Iorque ainda com características tropicais e ventos com força de furacão (já teve furacão que atingiu o Canadá), muito raramente, vão apresentar uma estrutura muito fotogênica com um olho e tals. Passando a corrente do Golfo a temperatura do mar é mais baixa e costuma desmontar os ciclones.

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Tomara, desconhecia dessa temperatura baixa mesmo no verão. Com o Sandy foi até compreensivo, porque foi no fim de outubro.

Assim como o Felipe, aposto no ECMWF, beirando a Flórida. Vamos aguardar.

Edited by Guest
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Modelos estão começando a entrar em acordo sobre o local onde Irma possivelmente faria landfall nos EUA.

Carolinas do Norte e Sul são os estados mais prováveis no momento, mas toda Costa Leste está na mira deste ciclone.

Todos modelos concordam que pode chegar na categoria 5.

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Tempestade Tropical Lídia no Pacífico Leste, faz landfall sobre a Baixa Califórnia esta semana.

 

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O sistema deverá ser rebaixada a uma baixa pós-tropical hoje a noite, porém, seus restos irão continuar trazendo chuva para a Baixa Califórnia, e também para a Califórnia nos EUA. Los Angeles poderá ter algumas trovoadas

 

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Algum veículo de notícias disse irresponsavelmente que Irma vai atingir Nova Iorque no dia 11 de Setembro e o assunto gerou alguma histeria na internet.

O NWS teve que se pronunciar na internet dizendo que a única fonte confiável de informações de prognóstico de furacões é o NHC e que suas previsões são de 5 dias e ainda assim com márgem de erro.

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meu

 

deus

 

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The barometric pressure measured in Wilma, 882 mbar (26.05 inHg), is currently the lowest recorded pressure for a tropical cyclone in the Atlantic Basin, as well as the second-lowest pressure for any cyclone measured in the Western Hemisphere, only after Hurricane Patricia ten years later in the Eastern Pacific.
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O GFS tá estranho. Tava mostrando o tufão Noru com pressão abaixo de 860 hPa em latitudes impossíveis. Aliás uma pressão em superfície tão improvável que nem toquei no assunto no tópico.

 

O HWRF mostra o futuro Franklinn fazendo landfall bem sobre Tampico

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Voltando um pouquinho no tempo. uma galera tá percebendo esse bug no GFS.

Esse ano na bacia do Pacífico ele teve essa imprecisão com vários sistemas, como se fosse rotina tufões com pressão abaixo de 900 hPa. Mesmo no Atlântico, ano passado, colocava o Matthew perto disso com meteorologistas analisando ambientes desfavorável pra tanto. Basta calcular uma pressão mais baixa que ele chuta o balde.

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O GFS tá estranho. Tava mostrando o tufão Noru com pressão abaixo de 860 hPa em latitudes impossíveis. Aliás uma pressão em superfície tão improvável que nem toquei no assunto no tópico.

 

O HWRF mostra o futuro Franklinn fazendo landfall bem sobre Tampico

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Voltando um pouquinho no tempo. uma galera tá percebendo esse bug no GFS.

Esse ano na bacia do Pacífico ele teve essa imprecisão com vários sistemas, como se fosse rotina tufões com pressão abaixo de 900 hPa. Mesmo no Atlântico, ano passado, colocava o Matthew perto disso com meteorologistas analisando ambientes desfavorável pra tanto. Basta calcular uma pressão mais baixa que ele chuta o balde.

 

Exatamente!

 

O GFS está bugado pra medir ciclones, ondas de calor, chuva.... É um modelo bugado, diga-se de passagem.

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GFS 6Z de hoje (bugado ou não) segue levando Irma para a costa das Carolinas, com inacreditáveis 900hpas de pressão e ventos de 150 nós (300km/h).

 

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O EURO que tem um trajeto parecido, tem números mais "modestos", levando Irma com 922hpas de pressão.

 

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Independente das soluções, me parece um consenso dentro dos modelos para um no mínimo Categoria 4, atingindo a costa dos EUA na semana que vem.

 

Dados em Ensemble do GFS/Euro deixam claro que o destino provável é a costa leste dos EUA, em caso de Landfall... O Euro parece concentrar mais entre a Carolina do Norte e a Flórida, enquanto o GFS é bem indeciso.

 

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Infelizmente nesses eventos, vemos o quanto o Brasil é atrasado em modelagem numérica, em relação aos gigantes GFS e EURO.

 

O BAM, modelo global do INPE, mostra uma fraca tempestade tropical apenas atuando sobre o Atlântico Norte. Muito fraco na projeção.

 

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E o Atlântico seguirá movimentado nos próximos dias....

 

Depois de Irma, já teremos "José" como a próxima ameaça ao Caribe. "Katia" que poderia se formar no leste do Atlântico, e uma nova onda tropical que poderá originar "Lee".

 

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  • Haha 1
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Novo aviso do NHC mantém Irma como Categoria 3.

 

SUMMARY OF 1100 AM AST...1500 UTC...INFORMATION

-----------------------------------------------

LOCATION...17.7N 48.4W

ABOUT 885 MI...1420 KM E OF THE LEEWARD ISLANDS

MAXIMUM SUSTAINED WINDS...115 MPH...185 KM/H

PRESENT MOVEMENT...WSW OR 255 DEGREES AT 14 MPH...22 KM/H

MINIMUM CENTRAL PRESSURE...969 MB...28.62 INCHES

 

Primeiro voo de reconhecimento do NOAA sobre Irma está programado para acontecer hoje a tarde. Com este voo, teremos os primeiros dados in loco do furacão. Será fundamental para saber a real força deste sistema, e pode ter impacto nas projeções dos modelos, para as próximas corridas.

 

NHC também avisou que ainda hoje serão emitidos os primeiros avisos de Furacão e Tempestade Tropical para as Antilhas.

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O que faria ele dar essa " guinada " ao noroeste?

 

Existem vários fatores em médios e altos níveis na atmosfera que serão cruciais para determinar o exato trajeto de Irma, o que torna a previsão altamente complexa neste momento, quanto ao landfall ou não nos EUA. Cada detalhe a mais ou a menos, pode mudar crucialmente o cálculo dos modelos a cada rodada.

 

Neste momento o SETUP é basicamente este:

 

A Alta das Bermudas, um sistema em médios níveis em torno de 500hpas (equivalente a ASAS aqui) está ditando o rumo de Irma. A pista de ventos criada pela circulação desta alta, está levando o ciclone na direção Oeste-Noroeste. Basicamente, quanto mais forte for essa alta, mais a sul os ciclones caminham, quanto mais fraca for a circulação, mais a norte, os ciclones conseguem ir.

 

Enquanto que nos USA, temos uma ampla corrente de Jatos Subtropicais está cortando a costa leste. Essa corrente será fundamental mais para frente para determinar ou não o landfall.

 

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Mais para frente ao chegar aos USA, o posicionamento da Corrente de Jatos, mais a formação de um Vórtice Ciclônico sobre o continente americano serão vitais pra determinar o landfall ou não de Irma nos EUA.

 

Basicamente há dois cenários no momento:

 

No primeiro cenário, o mais provável hoje, o Jato Subtropical recuaria em direção ao Canadá. Com o jato recuado, o Furacão não tem um sistema "que puxe" ele para o Atlântico. E para piorar, a formação de um Vórtice Ciclônico sobre o centro dos EUA criaria um "imã", o levando direto para o continente, assim fazendo o landfall.

 

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No segundo cenário, o Jato Subtropical não recuaria tanto. Isso dependeria da força de um cavado polar que cruzaria o Canadá. No caso desse cavado ser forte, o Jato Subtropical ficaria vigente até os EUA, o que "capturaria" o ciclone, e o levaria em direção ao Atlântico, salvado os USA de um landfall.

 

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Modelo Europeu de agora a tarde, está cada vez mais trazendo Irma em direção a Flórida ou as Carolinas. É o consenso da maioria dos membros. Também se nota que aumentou consideravelmente o número de membros que levam Irma para o Golfo do México.

 

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O GFS em Ensemble segue uma ideia parecida com o Euro, porém são raros os membros que o levam para o Golfo do México.

 

Em resumo, o trajeto ainda segue bem indefinido, quanto aos EUA. Porém, um caminho entre a Flórida e as Carolinas, parece o mais provável no momento.

 

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Agora a noite, o NHC já emitiu os primeiros Hurricanes Watches para as Pequenas Antilhas.

 

Neste momento um voo de reconhecimento está em andamento sobre Irma.

 

Eis o último status e previsão para Irma, do NHC, via TWC:

 

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NHC emitiu um alerta de furacão pro norte das Pequenas Antilhas e um aviso foi expandido pra Porto Rico e Ilhas Virgens. Pelo prognóstico do NHC, Irma faria landfall em Cuba e então se moveria pra norte rumo à Flórida mais enfraquecido.

Caso se mantenha essa previsão, Irma afetaria o território de pelo menos 9 países.

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Por enquanto ele não viria pelo Golfo do México. Chegaria até o Estreito e faria uma curva pra norte podendo pegar toda a costa do Flórida como um furacão forte porém, tá uma tendência d'ele ser "jogado" pra oeste, rodada após rodada de ambos GFS e ECMWF, não está descartando portando que ele atravesse o estreito e chegue ao Golfo. Mas aí é uma previsão pra 150 hrs e os modelos certamente vão mudar. Anteontem ele estava indo pra nova Inglaterra. rs

Um furacão dos mais imprevisíveis dos últimos tempos.

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E ai pessoal.......estou em Jacksonville, Florida, pelos modelos ele deve passar por aqui !!! Sera q vem mais fraco, já que ele vira pelo Golfo do México?

 

Provavelmente um Categoria 4 chegando na Flórida, ou até mesmo um Categoria 5.

 

Eu se fosse você, já começaria a me preparar para o eventual impacto de Irma, em escala de Cat. 4

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Por enquanto ele não viria pelo Golfo do México. Chegaria até o Estreito e faria uma curva pra norte podendo pegar toda a costa do Flórida como um furacão forte porém, tá uma tendência d'ele ser "jogado" pra oeste, rodada após rodada de ambos GFS e ECMWF, não está descartando portando que ele atravesse o estreito e chegue ao Golfo. Mas aí é uma previsão pra 150 hrs e os modelos certamente vão mudar. Anteontem ele estava indo pra nova Inglaterra. rs

Um furacão dos mais imprevisíveis dos últimos tempos.

 

Até pode ser que isso aconteça, afinal os modelos estão cada vez mais guinando para o oeste, porém não esqueça que de ontem para hoje, entraram dados de voo de reconhecimento nos modelos, que até então não tinham.

 

Isso melhora de forma significativa a previsão.

 

Hoje a tarde uma nova sondagem vai ser feita, e deve melhorar a previsão, na saída das 0z.

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Boas chances d'ele chegar a Categoria 5. O ambiente mais favorável começa á partir de agora.

 

Rodolfo, esse modelo novo do NCEP que substituiu o GFDL. Ele é bom?

 

Se for, isso seria uma calamidade. Nçao só humana e econômica, mas todo um ecossistema em risco.

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A altimetria da Flórida é mais ou menos assim:

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E ai pessoal.......estou em Jacksonville, Florida, pelos modelos ele deve passar por aqui !!! Sera q vem mais fraco, já que ele vira pelo Golfo do México?

 

Provavelmente um Categoria 4 chegando na Flórida, ou até mesmo um Categoria 5.

 

Eu se fosse você, já começaria a me preparar para o eventual impacto de Irma, em escala de Cat. 4

 

E SIGA A RISCA OS ALERTAS DA DEF.CIVIL LOCAL.

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Boas chances d'ele chegar a Categoria 5. O ambiente mais favorável começa á partir de agora.

 

Rodolfo, esse modelo novo do NCEP que substituiu o GFDL. Ele é bom?

 

Por enquanto ainda não é confiável. Superestima demais as tempestades!

 

Ainda tem que passar por calibração....

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AVISO DAS 21H00 DO NHC, COLOCA IRMA COM 140mph DE VENTOS!!!

 

SE APROXIMANDO DA CATEGORIA 5 (+157mph)

 

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Conforme o NHC está salientando, sondagens vão ser excepcionalmente emitidas as 18h00 UTC, e mais com os dados do voo de reconhecimento feito agora a tarde, serão inputados na 0Z dos modelos de agora de madrugada, para uma melhor aferição dos cálculos em relação a Irma....

 

"Six hourly upper-air soundings began at 1800 UTC today over the

central United States to better sample the upstream mid-latitude

trough. In addition, the NOAA G-IV aircraft is currently sampling

the environment around Irma, and these data will be included in

tonight's 0000 UTC model runs."

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Guest
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