Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 953
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

RECORDE/SC

 

Climaterra Ronaldo Coutinho

1 minuto ·

 

Recorde absoluto de dias com geada no topo da serra, a primeira geada foi no dia 29/2 e a última hoje, 15/12/2016, isto se não ocorrer mais uma amanhã.

 

OCORRÊNCIA DE GEADA NO TOPO DA SERRA (GEADA QUE OCORREU NUM RAIO DE 50 KM AO REDOR DE S.JOAQUIM).

 

01 Fevereiro

02 Março

03 Abril

15 Maio

27 Junho

21 Julho

18 Agosto

25 Setembro

10 Outubro

10 Novembro

03 Dezembro

 

135 dias! o Recorde era em 2013 com 2013.

 

coutinho, deve ter havido um erro de digitação aí.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal! Estive sumido porque nos últimos dias, do dia 7 até dia 11, estive em Mar del Plata :heart: :heart: :heart: , cidade a 410 km a sudeste de Buenos Aires. Apesar da pouca distância pra cá, o clima de lá é bem mais frio e com ventos fortes e constantes (haja areia na cara). Cheguei a pegar uma madrugada com 7ºC e sensação de 4ºC, mas também tive sorte e peguei duas máximas acima dos 30ºC. Digo sorte porque a média de dezembro por lá é de apenas 13ºC/24ºC. Em janeiro, o mês mais quente, apenas 15ºC/27ºC.

 

Enquanto isso, aqui em Buenos Aires estamos tendo alguns picos de calor. No dia 10, sábado, a máxima foi até 34,8ºC. Já na segunda, máxima de 35,5ºC, a quinta maior do ano.

 

Depois disso refrescou. Ontem a mínima foi de 16,3ºC e a máxima de 29,1ºC às 21h do dia anterior, porque durante a tarde não passou de 25,6ºC, sempre com sol e vento moderado e fresco. Hoje o mesmo panorama, com mínima de apenas 12,5ºC e máxima de 26ºC. Agora 19,4ºC.

 

A temperatura deve subir rápido nos próximos dias e voltar a superar 35ºC no sábado. Para amanhã a previsão é de dia ensolarado, com mínima de 16ºC e máxima de 30ºC. O sol nasce às 5h35 e se põe às 20h03.

 

Sempre achei a Argentina muito interessante, inclusive a bela Mar del Plata. Mas juro que não sabia que a média máxima de janeiro fosse de tão somente 24° C. :good2:

 

Agora tudo faz sentido. A cidade de Mar del Plata é um centro de veraneio com múltiplos serviços, inclusive com cassinos, mas também serve de ''refúgio'' do calor opressivo de Buenos Aires no verão. Contudo a praia não é a grande atração.

 

Provavelmente é por isso que historicamente os porteños sempre preferiram e preferem atravessar as fronteiras em direção ao Uruguay e ao Brasil. Daí também se explica o ''fenômeno'' :mosking: que é Punta del Este.

Link to comment
Share on other sites

Não concordo com o termo "inesquecível" para 2016, grande companheiro Melo. Eu prefiro classificá-lo como "bom", pois inesquecível mesmo é 1988 e 1996, hehehe. Bom, pelo menos em termos de médias de inverno :heart:

 

MAS POSSO CLASSIFICAR COMO INESQUECÍVEL ESSA TARDE QUE ESTAMOS VIVENDO AQUI EM JIZDIFORA, A TEMPERATURA CAIU PARA 14 GRAUS E CHOVE MODERADO !

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 15,3° aqui e 14,1° no INMET. Mas ao contrário do que parece este valores não são muito de comemorar: nosso INMET teve a maior mínima de todo o RS com exceção de Mostardas, que travou em 16,6° com rajadas entre 35-40 km/h. Tínhamos nuvens de madrugada mesmo com u.r. na casa dos 60%. Como aqui é ruim de mínima, pelamor...

 

Agora mais um dia seco. Faz 25,5° com 43%. O p.o. atingiu 6,9° de manhã.

 

A partir do final de semana teremos calor e umidade. Finalmente se instalará o verão climático, porque até agora estamos na transição.

Link to comment
Share on other sites

TARDE GELADA - TEMPERATURAS ÀS 15H:

 

Juiz de Fora (INMET): 14,8ºC

(...)

Muriaé: 17,2ºC (esse dado é surreal, pois essa cidade é uma das mais quentes da zona da mata)

Impressionante o frio para dezembro. Macaé bateu 18,5° na última hora com chuva. Todo o litoral do Rio está entre 18° e 22°.

 

Aqui 25,4°. Sol e nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Não concordo com o termo "inesquecível" para 2016, grande companheiro Melo. Eu prefiro classificá-lo como "bom", pois inesquecível mesmo é 1988 e 1996, hehehe. Bom, pelo menos em termos de médias de inverno :heart:

 

MAS POSSO CLASSIFICAR COMO INESQUECÍVEL ESSA TARDE QUE ESTAMOS VIVENDO AQUI EM JIZDIFORA, A TEMPERATURA CAIU PARA 14 GRAUS E CHOVE MODERADO !

 

:shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: Está mais fria que São Joaquim (que está sob influência de MP)!

 

Qual foi a máxima?

 

E qual a menor máxima pra Juiz de Fora em dezembro?

 

 

No Morro da Igreja a máxima vai ficando em 8,5°C! Se ficar assim (o que deve ocorrer) será muito provavelmente a máxima mais baixa já registrada no Brasil em dezembro! Mês passado o MI já registrou a máxima mais baixa no Brasil pra qualquer novembro com 6,2°C!

 

 

QUE ANO!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não concordo com o termo "inesquecível" para 2016, grande companheiro Melo. Eu prefiro classificá-lo como "bom", pois inesquecível mesmo é 1988 e 1996, hehehe. Bom, pelo menos em termos de médias de inverno :heart:

 

MAS POSSO CLASSIFICAR COMO INESQUECÍVEL ESSA TARDE QUE ESTAMOS VIVENDO AQUI EM JIZDIFORA, A TEMPERATURA CAIU PARA 14 GRAUS E CHOVE MODERADO !

 

1988 foi o ano mais inesquecível de inverno pra mim! Marcou muito, pois eu estava com 16 anos naquela época e lembro das noites gélidas nas festas do colégio. Foi um ano de frio praticamente constante. Ano de La Niña forte.

Tem um relato meu sobre esse ano aqui no BAZ, com bastante detalhes. Está num sub tópico de "eventos históricos". Abraços.

Link to comment
Share on other sites

TARDE GELADA - TEMPERATURAS ÀS 15H:

 

Juiz de Fora (INMET): 14,8ºC

 

Coronel Pacheco: 19,0ºC

 

Pico do Couto: 08,4ºC

 

Teresópolis: 13,6ºC

 

Rio de Janeiro (Galeão): 21ºC

 

Barbacena: 14,3ºC

 

Muriaé: 17,2ºC (esse dado é surreal, pois essa cidade é uma das mais quentes da zona da mata)

 

:shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok:

 

 

Incrivel aqui tenho 17°C

 

Observatorio de Brazopolis com 11°C

Link to comment
Share on other sites

Segundo o Foreca, não teremos calor intenso pelos próximos dez dias. As temperaturas ficarão relativamente amenas. Seria muito bom.

 

Interessante para a época. Mas o mais importante é a chuva não se afastar.

 

Com certeza. O ideal seria calor moderado e pancadas de chuva durante as tardes.

Link to comment
Share on other sites

 

:shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: Está mais fria que São Joaquim (que está sob influência de MP)!

 

Qual foi a máxima?

 

E qual a menor máxima pra Juiz de Fora em dezembro?

 

 

No Morro da Igreja a máxima vai ficando em 8,5°C! Se ficar assim (o que deve ocorrer) será muito provavelmente a máxima mais baixa já registrada no Brasil em dezembro! Mês passado o MI já registrou a máxima mais baixa no Brasil pra qualquer novembro com 6,2°C!

 

 

QUE ANO!

 

Vou ter que conferir, Tomás. Pode me cobrar essa informação mais tarde, hehehe.

 

Impressionante o MI ! Quantas máximas sub-10 por lá esse ano, você sabe ???

Link to comment
Share on other sites

Vejam a imagem de satélite atual e me digam se não é típico de ZCAS. Uma banda de nebulosidade muito bem definida que começa no Norte e se estende oceano adentro, um VCAN no Nordeste e a alta da Bolívia perfeitamente alinhados para gerar essa forte convergência de umidade sobre MG, RJ, norte de SP, sul do ES, parte do Centro-oeste e Norte. LINDA IMAGEM

Link to comment
Share on other sites

Vejam a imagem de satélite atual e me digam se não é típico de ZCAS. Uma banda de nebulosidade muito bem definida que começa no Norte e se estende oceano adentro, um VCAN no Nordeste e a alta da Bolívia perfeitamente alinhados para gerar essa forte convergência de umidade sobre MG, RJ, norte de SP, sul do ES, parte do Centro-oeste e Norte. LINDA IMAGEM

 

''Una pinturita!". :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

:shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: Está mais fria que São Joaquim (que está sob influência de MP)!

 

Qual foi a máxima?

 

E qual a menor máxima pra Juiz de Fora em dezembro?

 

 

No Morro da Igreja a máxima vai ficando em 8,5°C! Se ficar assim (o que deve ocorrer) será muito provavelmente a máxima mais baixa já registrada no Brasil em dezembro! Mês passado o MI já registrou a máxima mais baixa no Brasil pra qualquer novembro com 6,2°C!

 

 

QUE ANO!

 

Vou ter que conferir, Tomás. Pode me cobrar essa informação mais tarde, hehehe.

 

Impressionante o MI ! Quantas máximas sub-10 por lá esse ano, você sabe ???

 

 

Máximas sub-10:

J - 0

F - 0

M - 0

A - 4

M - 9

J - 16

J - 8

A - 7

S - 4

O - 4

N - 2

D - 2 (até agora)

 

Foram 56 no total!!!

Link to comment
Share on other sites

MIRANTE (SP) DEU 19,8ºC DE MÁXIMA HOJE!

 

TARDE MAIS FRIA PRA DEZEMBRO, DESDE 2007.

 

Outras Máximas:

 

IAG 17,5ºC

 

Pico do Jaraguá (CETESB) 15,5ºC

 

Jabaquara (CGE) 16,2ºC

Barragem Parelheiros (CGE) 16,2ºC

Capela do Socorro (CGE) 17,0ºC

São Mateus (CGE) 17,2ºC

Sé (CGE) 17,7ºC

Vila Mariana (CGE) 18,1ºC

Pinheiros (CGE) 19,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi bem frio em SC para época. As máximas foram bem baixas. A máxima na automática de Indaial foi 7,4 graus abaixo e a mínima de 1,8 grau.

 

O que daria -4,6°C de anomalia ao dia. Dia mais frio do mês, só comparável ao primeiro.

 

Olhando rapidamente no Charlier vi Bom Jardim da Serra/EcoResort com 12,5°C (máxima no horário brasileiro de verão), Serra Dona Francisca com 13,8°C; e Benedito Novo com apenas 18,22°C (ambas no horário brasileiro de verão) e claro... o Morro da Igreja com 8,5°C, foram alguns dos destaques do estado.

Link to comment
Share on other sites

Em Blumenau um dia frio também.

 

Nublado com aberturas no fim da tarde, umidade relativamente baixa, sempre na casa dos 50/60% e máxima de 24,0C em casa e no Centro. (já é a sexta máxima abaixo de 25C no mês)

 

Agora vento sudeste seco, 21,5C com 46% e céu nublado no Alertablu.

 

Região Sudeste (e leste do Paraná) dando um show de frio nessa tarde !!! :clapping:

 

GFS insiste num período forte de calor a se iniciar a partir do domingo, onde se iniciará o verão climático atrasado de 2017.

Link to comment
Share on other sites

A chuva não quer parar por aqui...ela está ocorrendo desde o período da tarde e não parou mais. A temperatura máxima aconteceu à meia noite de hoje, com 20,9C. Durante a tarde toda não passamos dos 15 graus no INMET e 17 na Davis. Agora segue chovendo, faz 15,2C na Davis e apenas 13,1C no INMET !

Link to comment
Share on other sites

MIRANTE (SP) DEU 19,8ºC DE MÁXIMA HOJE!

 

TARDE MAIS FRIA PRA DEZEMBRO, DESDE 2007.

 

Outras Máximas:

 

IAG 17,5ºC

 

Pico do Jaraguá (CETESB) 15,5ºC

 

Jabaquara (CGE) 16,2ºC

Barragem Parelheiros (CGE) 16,2ºC

Capela do Socorro (CGE) 17,0ºC

São Mateus (CGE) 17,2ºC

Sé (CGE) 17,7ºC

Vila Mariana (CGE) 18,1ºC

Pinheiros (CGE) 19,5ºC

 

Show de bola!

Link to comment
Share on other sites

Vejam a imagem de satélite atual e me digam se não é típico de ZCAS. Uma banda de nebulosidade muito bem definida que começa no Norte e se estende oceano adentro, um VCAN no Nordeste e a alta da Bolívia perfeitamente alinhados para gerar essa forte convergência de umidade sobre MG, RJ, norte de SP, sul do ES, parte do Centro-oeste e Norte. LINDA IMAGEM

Segundo o CPTEC, temos uma ZCOU (Zona de Convergência de Umidade).

 

---------------

 

A título de curiosidade:

 

Em 24/12/2001, o Mirante registrou: 15,2°C / 19,6°C

 

Em 24/12/1971: 13,9°C / 17,6°C

 

Em 24/12/1963: 10,3°C :shok: / 22,7°C

Em 25/12/1963: 11,0°C / 23,3°C

Link to comment
Share on other sites

Faço coro com o Renan: para mim, 2016 está sendo um bom ano mas nada excepcional.

É que 2014 e 2015 bagunçaram com a nossa referência aqui no sudeste. :laugh:

 

----------------

 

Para mim, um ano excepcional em Sampa foi 1979 (Dados do Mirante).

 

1. Um dos meses de janeiro mais frios da série histórica:

Média das mínimas: 16,2°C

Média das máximas: 24,2°C

Compensada: 19,4°C

 

2. Jan, fev, mar, abr, jun, jul, ago, set e nov abaixo da média da normal 1961-1990. :shok:

 

3. Maior temperatura do ano: 32,6°C em 28/09.

 

4. 5º ano mais frio da normal 1961-1990, empatando com 1974: 18,9°C.

 

E não falei do inverno. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Dia inteiro de chuva forte por aqui. Quase 137 mm acumulados nas últimas 24 horas.

 

Acumulados nos últimos meses:

 

Outubro: 62,1 mm

Novembro: 4,6 mm

Dezembro: 159,2 mm (até agora)*

 

*O último dezembro registrou apenas 13 mm

 

Depois de quase um mês sem chuvas significativas, a semana promete continuar bem chuvosa. A previsão do Accuweather é bem agressiva:

 

cabmm2Z.png

Link to comment
Share on other sites

Notável aqui em Belo Horizonte também. Além da chuva constante, tivemos queda de temperatura ao longo do dia, conforme o ar polar foi entrando. A máxima(22°) ocorreu às 8h da manhã, ficando abaixo dos 20 durante a tarde e chegando aos 17 graus ao anoitecer, sempre com chuva ou garoa.

 

Às 22h, a convencional do inmet registrava 16,3, Pampulha 16,5 e Cercadinho 13,8. Um friozinho típico de maio, raro para a época.

 

Parece que, pela primeira vez que me lembre, vou sentir um pouco de frio no dia do meu aniversário(16/12). Pelo menos parece que o sol volta amanhã à tarde.

Link to comment
Share on other sites

Faço coro com o Renan: para mim, 2016 está sendo um bom ano mas nada excepcional.

É que 2014 e 2015 bagunçaram com a nossa referência aqui no sudeste. :laugh:

 

Pra mim 2014 e 2015 bagunçaram legal a minha referência.

 

Em termos ''psicológicos'' :crazy: ,com todo o contraste resultante esse 2016 pareceu um estado de nirvana! :heart: :mosking:

 

14,3° C às 6 horas da matina. Ainda com rajadas do sudestão. :girlwitch:

 

Bom dia!

Link to comment
Share on other sites

AGREGANDO ALGUNS DADOS AO ÓTIMO RELATO TRANSCRITO AO FINAL, BELO HORIZONTE TAMBÉM FOI ALCANÇADA POR ESSE AR FRIO, TENDO TIDO UM EXCELENTE DIA QUE MAIS PARECIA ANUNCIAR A CHEGADA DO INVERNO QUE DO VERÃO. EM CASA, NO BAIRRO SÃO BENTO (970 METROS), TIVE MÁXIMA DE 21,9º C NO INÍCIO DA MANHÃ E MÍNIMA DE 15,1º À NOITE, COM MUITA VENTANIA E FORTES RAJADAS (A SENSAÇÃO TÉRMICA FOI DE MUITO MAIS FRIO, TALVEZ DE UNS 8º C DADA A FORÇA DOS VENTOS !!!).

HOJE TIVE MÍNIMA DE 14,8º C E BH SEGUE COM TEMPO ENCOBERTO, SENDO QUE AQUI EM CASA TENHO 17,1º C.

 

ALGUMAS MÁXIMAS/MÍNIMAS DE ONTEM EM BH E REGIÃO CENTRAL DO ESTADO:

BH (PAMPULHA - 800 MTS.) - 22,1º C/ 16,5º C

BH (MANGABEIRAS - 1150 METROS) - 19,1º / 14,5º C

BH (CERCADINHO - 1150 METROS) - 19,1º C/ 13,6º C

BH (CASA) - 21,9º C/ 15,1º C

ALPHAVILLE (1350 MTS., MUNICÍPIO DE NOVA LIMA, A 30 kM) - 18,5º C/ 13,1º C

OURO BRANCO (CERCA DE 100 KM AO SUL - 1000 MTS.) - 19,4º C/ 13,6º C

SETE LAGOAS (75 kM AO NORTE DE BH) - 23,0º C/ 17,3º C

 

A CONVENCIONAL DE BH TEVE MÁXIMA DE 22,1º C, SENDO QUE A MÍNIMA SÓ VEIO À NOITE, E PELO QUE VI FICOU NA CASA DOS 15 GRAUS.

 

AS MÍNIMAS DE HOJE FICARAM PRÓXIMAS AOS VALORES DA NOITE DE ONTEM:

BH (PAMPULHA) - 15,5º C

BH (CERCADINHO) - 13,5º C

OURO BRANCO - 13,6º C

SETE LAGOAS - 16,3º C

 

Notável aqui em Belo Horizonte também. Além da chuva constante, tivemos queda de temperatura ao longo do dia, conforme o ar polar foi entrando. A máxima(22°) ocorreu às 8h da manhã, ficando abaixo dos 20 durante a tarde e chegando aos 17 graus ao anoitecer, sempre com chuva ou garoa.

 

Às 22h, a convencional do inmet registrava 16,3, Pampulha 16,5 e Cercadinho 13,8. Um friozinho típico de maio, raro para a época.

 

Parece que, pela primeira vez que me lembre, vou sentir um pouco de frio no dia do meu aniversário(16/12). Pelo menos parece que o sol volta amanhã à tarde.

Link to comment
Share on other sites

Faço coro com o Renan: para mim, 2016 está sendo um bom ano mas nada excepcional.

É que 2014 e 2015 bagunçaram com a nossa referência aqui no sudeste. :laugh:

 

Pra mim 2014 e 2015 bagunçaram legal a minha referência.

 

Em termos ''psicológicos'' :crazy: ,com todo o contraste resultante esse 2016 pareceu um estado de nirvana! :heart: :mosking:

 

14,3° C às 6 horas da matina. Ainda com rajadas do sudestão. :girlwitch:

 

Bom dia!

 

Exatamente, meus caros! Tocaram no ponto certo da questão. 2014 e 2015 mudaram todos os nossos parâmetros para classificar o que é um ano bom e o que é um ano ruim :laugh:

 

Hoje em dia, 2002 e 2005 seriam considerados anos "razoáveis"... nosso nível de exigência ficou um tanto mais maleável após esses 2 fatídicos anos passados.

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Refresco foi excelente, mas passou muito rápido.

No momento, já temos 25°c no Bairro Menino Deus e 22,6°c no Centro Histórico. Passaremos dos 30°c fácil hoje. Amanhã a máxima prevista já é de 35°c!

SEMANA QUE VEM onda de calor, com máximas em torno de 37°c, a partir de quarta-feira, segundo a METSUL. :heat:

Boa sexta-feira a todos!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, mínima absurda por aqui hoje, 14,6C com predomínio da MM a partir das 2h, o que elevou as temperaturas :shok:

 

Esse dezembro ta parecendo uma extensão de novembro, as médias estão muito baixas, bem longe do normal.

 

Parciais aqui em casa (sim, Blumenau!!): 22,2 (17,5/28,0)

Link to comment
Share on other sites

A capital paulista teve algumas mínimas interessantes (Para dezembro) hoje.

 

Temperaturas mínimas abaixo de 14°C:

CGE-Capela do Socorro: 11,3°C

CGE-São Mateus: 11,7°C

IAG: 12,8°C

CGE-Barragem (Parelheiros): 12,8°C

CGE-Jabaquara: 12,8°C

CGE-Vila Prudente: 13,2°C

CGE-Itaim Paulista: 13,5°C

INMET-Mirante de Santana: 13,6°C

CGE-Vila Formosa: 13,6°C

CGE-Itaquera: 13,7°C

CGE-Ipiranga: 13,8°C

CGE-Vila Mariana: 13,8°C

CGE-Vila Maria/Guilherme: 13,9°C

CGE-Santo Amaro: 13,9°C

 

Agora, céu nublado com algumas aberturas de sol de vez em quando.

Aeroportos entre 21 e 22°C, ventos constantes de E a SE.

Link to comment
Share on other sites

Se fizermos uma análise do que está por vir a partir da semana que vem, chega-se à conclusão de que é possível termos um bloqueio atmosférico de intensidade mediana no Sudeste no período do Natal (22/12 até 26/12, aproximadamente). Também fará um bom calor, devido à menor cobertura de nuvens. Entretanto, os índices de instabilidade estarão favoráveis à ocorrência de temporais localizados, pois o bloqueio não impedirá totalmente o serviço da termodinâmica.

 

Enfim, é provável que esteja por vir um bloqueio normal para a época, que já se desfaz logo após o Natal.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do tempo ainda não ter aberto por aqui, a temperatura já deu uma boa subida em relação à ontem.

Na Mooca chegou aos 23,1 graus, após uma mínima bem baixa para esse mês, ou seja, 14,7 graus. Agora estamos com 21,3 graus.

 

O sol apareceu uma pouco no meio da tarde. Além das nuvens baixas vindas da MM foi possível notar uma camada de nuvens mais altas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.