Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
LucianoD

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2016

Recommended Posts

Não duvido nada dessa solução do CFS. Esta primavera-verão está completamente diferente de 2014 e 2015, então podemos acreditar.

Rodolfo, obrigado pela atenção :ok:

APENAS SEGUE A "AAO" VEM MAIS FRIO ATÉ O FIM DE DEZ E JANEIRO.

CFS 12Z: VIRADA DE ANO

Impressionante.

Temos outros indicativos a médio e longo prazo.

Por enquanto em Florianópolis, nada de verão. Predomínio de nuvens, vento e temperaturas amenas...

Essa projeção para a virada do ano lembra o Natal e o Ano Novo de 2011-2012, quando tivemos frio nos dois feriados. No Natal daquele ano eu estava em Caxias do Sul com 13° (passou todo o dia com 13°/14°), e fazia 17°/18° em POA. Na virada do ano fazia 18° aqui.

Agora chove moderado e faz 22,0° com 84%. Infelizmente perdi os dados do toró que caiu a pouco. Meu pluviômetro estava dentro de casa porque cortaram a grama aqui ontem e tive que tirá-lo da rua. Variação até agora de 21,6° a 25,6°.

Tomara que o final de 2011 se repita.

QUANDO COMEÇÃO O VERÃO CLIMÁTICO? O mais tardio, que eu me lembre (desde que comecei a acompanhar "essas coisas", foi em 2010, 10/dez), Acho que esse ano será mais tardio.

2016 porreta!

Até o dia 30/11 o modelo CFS indicava chuvas concentradas sobre Minas Gerais,Goiás e Espírito Santo até o fim de dezembro, do dia 1º para cá o CFS está indicando as chuvas concentradas em maiores valores até o final de dezembro sobre o Paraná e São Paulo.

Muita chuva de ontem para hoje no Paraná, na automática de Campina da Lagoa caíram 100 mm até ás 10 horas de hoje, Nova Tebas 97 mm e Campo Mourão convencional 70 mm.

Aqui na minha região depois do calorão do dia 29 e ótimas chuvas acumuladas na região, as temperaturas estão amenas para a época.

QUANDO COMEÇÃO O VERÃO CLIMÁTICO? O mais tardio, que eu me lembre (desde que comecei a acompanhar "essas coisas", foi em 2011, 10/dez), Acho que esse ano será mais tardio.

2016 porreta!

QUANDO COMEÇÃO O VERÃO CLIMÁTICO? O mais tardio, que eu me lembre (desde que comecei a acompanhar "essas coisas", foi em 2011, 10/dez), Acho que esse ano será mais tardio.

2016 porreta!

Pressão caindo bastante com a aproximação dessa baixa. Caiu de 1016 (relativa) pra 1007Hpa.

No momento chuva moderada e 22,5c. 7mm até agora

Por volta das 15:40 h ''caiu o mundo'' por aqui, tivemos chuva intensa com rajadas também muito fortes. Árvores caíram e ficamos sem energia por mais de uma hora.

Mais de 18 mm acumulados só nessa instabilidade.

Avisei o pessoal de casa que outra instabilidade estava a caminho. Ninguém me levou a sério. :mosking:

Mas dá pra ver que a próxima linha de instabilidade já atingiu Campinas e está a caminho de Jundiaí também.

19,2° C às 17 horas.

Pelo radar de São Carlos dá pra ver enormes áreas de instabilidade atuando sobre SP, algumas com possibilidade de granizo. Hoje está fazendo calor por aqui, a máxima chegou a 29,9C na minha estação.

Em POA choveu perto de 35 mm. Boa quantidade.

A MetSul dá máxima de 33° por aqui segunda-feira (31/32° na maior parte da cidade), efeito do ciclone que drenará o ar do continente para o oceano... e não temos mp significativa por aqui.

Agora cravo 20,0° e a chuva parou.

O dia que havia começado nublado, ficou muito escuro e com boa chuva. São apenas 17:37 na hora solar, o que nesta hora é comum ser muito claro e já está bem escuro para o horário, bem como horas atrás também esteve muito escuro. A visibilidade é baixa.

A máxima chegou a 24,1°C no Centro e 23,1°C no Santa Luzia. Entre 20 e 21 graus agora. Acumulados próximos de 20 mm. Maiores acumulados do CEMADEN em SC são no Oeste:

-75 mm em Itá

-73 mm em Xaxim (vizinha de Chapecó)

-68 mm em Seara

Boa tarde pessoal! Em Buenos Aires os primeiros dias do mês foram de sol e muito calor. Na quinta-feira a mínima foi de 19,8ºC e a máxima chegou a 29ºC. Ontem mínima de 19,1ºC e a máxima foi a 33ºC. Com o calor, tivemos, pela primeira vez na temporada, problemas mais generalizados na distribuição de energia elétrica, devido ao alto uso de aparelhos de ar condicionado. Aqui no centro houve cortes, mas o serviço foi reestabelecido horas depois (no verão é comum que dure DIAS para religarem a energia).

E o calor se prolongou durante toda a noite e madrugada. A temperatura só baixou dos 25ºC depois das 3h. Coloco abaixo os valores aproximados de temperatura de hora em hora na estação automática:

20h: 29ºC

21h: 27,5ºC

22h: 27ºC

23h: 27,5ºC

0h: 26ºC

1h: 26ºC

2h: 26ºC

3h: 25ºC

4h: 24ºC

5h: 23ºC

6h: 22,5ºC

Logo mais, quando sair a máxima oficial, relato o tempo hoje.

Por aqui nesse momento chove fraco.

Mais cedo, por volta das 16:30 a passagem de fortes núcleos de chuva pela Grande SP provocou fortes ventanias por aqui também. Porém a chuva não foi tão forte e também tivemos poucos trovões.

Agora faz 19,7 graus na Mooca. A máxima chegou aos 30,4 graus e a mínima ficou em 19 graus.

Claramente já é possível notar um Canal de Umidade em atuação sobre o Brasil.

Logo mais teremos uma ZCOU sendo decretada pelo INPE/CPTEC

NiruE92.gif

Olá pessoal, a quanto tempo!

Dia de muita chuva aqui em São Gabriel e região. Enquanto aqui foram 71mm desde a madrugada, cidades vizinhas registraram até 130mm com transbordamento de córregos e de rios menores.

A formação dessa ZCOU vai diminuir o aporte de umidade para a Argentina, se não fosse este sistema sobre o centro-sul do Brasil a situação poderia ficar bem complicada no centro-sul Argentino. Ambiente lá com um aporte de umidade maior será altamente severo, agora fica mais reduzido a eventos bastante isolados.

Bastante chuva desde a tarde aqui em Blumenau, acumulo 31mm e a temperatura é de 21,2C

Chama atenção a pressão atmosférica que esta em baixos 995HPa (1001.9Hpa relativo ao nível do mar) com essa baixa.

Foreca indica incríveis 13C de mínima pra segunda-feira com a advecção fria do ciclone :clapping:

Sobre o tempo hoje: o dia amanheceu nublado e abafado, com mínima de 22,5ºC, a maior desde o dia 17 de março. Ainda de manhã o sol apareceu e brilhou sem nuvens, com máxima de 30,9ºC, dois graus a menos que ontem. Porém hoje esteve mais úmido, diferentemente dos últimos dias, fazendo a sensação térmica chegar a quase 33ºC. Por outro lado, também tivemos vento leste, que foi o responsável por impedir que a temperatura suba mais, então correu um pouco de ar.

Agora o vento se intensificou e está trazendo nuvens baixas do rio. Refrescou, embora dentro de casa siga muito quente. Lá fora faz 23,2ºC.

Para amanhã a previsão é de poucas nuvens e muito calor: mínima de 20ºC e máxima de 32ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 5h34 e se põe às 19h55.

Aqui em Sampa, as chuvas da tarde/noite de ontem acumularam entre 1,2 e 20,2 mm nas estações do Centro de Gerenciamento de Emergências-CGE.

Na convencional do Mirante: 15,6 mm.

Na automática de Barueri: 18,6 mm.

O domingo vai seguindo com muito vento de O a NO, sol e variação de nuvens, típico de "periferia" de ciclones.

Na automática do Mirante as rajadas já atingiram 56 km/h.

Aeroportos entre 24 e 25°C.

Dia com bastante variação de nebulosidade em Blumenau, tive máxima de 26,8C e tenho agora bons 24,1C com sol. Previsão de mínima em torno dos 13/15C pra amanhã, excelente pra dezembro

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.