Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 953
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

23 horas do horário solar e ainda temos 27,8 graus na Mooca.

 

------

 

Renan disse tudo!

Esse bloqueio ainda é um bloqueio normal, tanto que hoje alguns núcleos cresceram sobre MG e GO na tarde dessa segunda. Se o bloqueio fosse forte, esses estados estariam secos também (como em fevereiro de 2014). Aqui em Sampa não choveu porquê deve ter tido algo que deixou o ar mais estável.

Eu também não acredito que teremos um repeteco dos verões 2014 e 2015. O que na verdade acredito é de janeiro ter chuvas mais irregulares no sudeste, ficando abaixo da média mais pro centro norte de MG, ES.

Os modelos estão com uma certa dificuldade em prever até no curto prazo, quem dirá no longo.

Como já foi comentado, a 12z do GFS previa um início de janeiro seco no sudeste. A 18z já mudou completamente a previsão e indica chuvas na região.

 

Em dezembro do ano passado também havia uma expectativa do bloqueio durar mais de uma semana (entre o natal e começo de janeiro) e na verdade foi apenas 3 dias e dessa forma os últimos dias de 2015 foram maravilhosos aqui, aquela chuva fraca e tardes amenas.

Link to comment
Share on other sites

Madrugada Troopical! YES! 21,5ºC Mínima na Granja Viana. Vamos aos 35ºC hoje!

 

É muito raro eu registrar mínima tropical aqui no sítio. Deu mínima de 19,3C às 05:26. E devemos alcançar pelo menos 33 graus hoje à tarde, se não for mais. De Sábado em diante, é provável as tempestades voltarem com mais abrangência no Sudeste. Até lá vamos continuar com temporais isolados.

Link to comment
Share on other sites

30,3ºC ÀS 09:27 EM BLUMENAU/PROGRESSO/FELIPE BACKENDORF... MEU PALPITE PARA HOJE É 39,8ºC AQUI, PORÉM NÃO DÁ PARA DESCARTAR TEMPERATURAS ACIMA DE 40ºC/42ºC NA REGIÃO.

Hoje é dia de Blumenau assar! Acho que vai a 40,3ºC!

 

Em Floripa, mínima de 23,4ºC no INMET (no Continente). Hoje podemos ir a 36/38 na capital, segundo a Climaterra. Algumas cidades de SC e o Rio devem passar dos 40ºC.

 

Bom dia!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

SANTA CATARINA 11H - MAIS QUENTES:

36,5ºC - Corupá

36,1ºC - Urussanga

34,9ºC - Içara

34,4ºC - Jaguaruna

34,3ºC - Balneário Camboriú

34,2ºC - Blumenau

33,9ºC - Botuverá

33,5ºC - Luís Alves

33,3ºC - Criciúma

33,1ºC - Benedito Novo

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

GFS e ECMWF divergindo sobre pico do calor em São Paulo, porém concordam que o calor irá aumentar nesta semana...

 

GFS indica pico do calor amanhã, com máxima de 32ºC no dado bruto (na prática 35ºC).

 

tw6RXg5.png

 

Já o modelo Europeu, é mais agressivo, e cogita até recorde, dando o pico do calor durante a virada de ano com 33ºC no dado bruto (na prática 35-36ºC).

 

XqItqPR.png

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZAÇÃO CFS PARA JANEIRO:

 

CFS aparentemente está tirando de forma gradual as condições de bloqueio para Janeiro sobre o Centro-Sul...

 

Consenso para Janeiro já não aponta mais Anomalias de Temperatura tão elevadas, e também mostra chuva dentro da média na maior parte do Sudeste agora.

 

5VSFzF1.png

WLLFNRV.png

 

Somente a primeira semana, deverá ser quente e com predomínio de bloqueio. No restante do mês, as condições tendem a se normalizar, e até temperaturas mais amenas são esperadas para o final de Janeiro entre São Paulo e o Sul do país.

 

P1jgN6g.png

V8AvnMG.png

WwUs97a.png

Link to comment
Share on other sites

Sondagem de Hoje (simulada pelo GFS) mostra ainda uma atmosfera seca em superfície, porém com maior nível de umidade nas camadas médias, o que irá favorecer a evolução de Cumulos e TCU nesta tarde. Além disso, os índices de instabilidade estão mais elevados.

 

Com isso o potencial para trovoadas esta tarde é maior na RMSP

 

Mirante já vai chegando em 31.2ºC as 12h00.

 

Bk7fdXW.png

Link to comment
Share on other sites

Temos neste momento em Blumenau 38,7°C com umidade em, pasmem, 53%!!!! Isso leva a uma sensação de 53°C!!

 

TÁ HORRÍVEL AQUI, NÃO ACONSELHO NINGUÉM A FICAR NO SOL. ALTO RISCO DE DESIDRATAÇÃO, MUITA ATENÇÃO COM OS ANIMAIS, CRIANÇAS E IDOSOS.

 

O Vale do Itajaí é um lugar quente mesmo. Fui para Blumenau em Janeiro do ano passado. Mesmo durante à noite a sensação de calor era forte.

Link to comment
Share on other sites

Atingimos um pico de calorosos 34,1ºC às 14:08, mas as nuvens aumentaram e caiu para 32,4ºC agora, sensação térmica de 38ºC. Não me atrevi a sair lá fora. Estou desde às 8h da manhã no ar condicionado da empresa. Temos nuvens de desenvolvimento vertical no céu, portanto não descarto nova trovoada nesta tarde / início de noite.

 

Desta vez é no litoral e nas regiões próximas a ele que temos as temperaturas de mais destaque nesta tarde.

 

Iguape-SP tinha 39C às 14h;

 

Na restinga da Marambaia-RJ, atingiu-se 39,8ºCantes do vento virar;

 

36ºC é a temperatura na base aérea de Santos agora.

Link to comment
Share on other sites

Em Guaratuba a temperatura é de 38.2°C, com 58% de umidade. Sensação térmica de 54°C.

 

Meldels...

Aqui em Sampa, temp por volta dos 34 na Vila Prudente, após máxima de 35.

Cúmulos crescendo, espero que hoje venha chuva para esfriar as paredes e, por reflexo, os ambientes internos.

Pq essa última noite, eu tinha 30,3 indoor na sala às 22h do horário de verão. :hang1:

 

PS: "bela" marca a de Blumenhell. Parabéns a todos os blumenhellenses!

Link to comment
Share on other sites

Em Guaratuba a temperatura é de 38.2°C, com 58% de umidade. Sensação térmica de 54°C.

 

Meldels...

Aqui em Sampa, temp por volta dos 34 na Vila Prudente, após máxima de 35.

Cúmulos crescendo, espero que hoje venha chuva para esfriar as paredes e, por reflexo, os ambientes internos.

Pq essa última noite, eu tinha 30,3 indoor na sala às 22h do horário de verão. :hang1:

 

PS: "bela" marca a de Blumenhell. Parabéns a todos os blumenhellenses!

 

Obrigado... Eu acho :laugh:

 

Tem que ser guerreiro para viver aqui. Dos 41,9°C que marcou numa estacao na Escola Agrícola hoje a neve no inverno de 2013 :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Em Guaratuba a temperatura é de 38.2°C, com 58% de umidade. Sensação térmica de 54°C.

 

Meldels...

Aqui em Sampa, temp por volta dos 34 na Vila Prudente, após máxima de 35.

Cúmulos crescendo, espero que hoje venha chuva para esfriar as paredes e, por reflexo, os ambientes internos.

Pq essa última noite, eu tinha 30,3 indoor na sala às 22h do horário de verão. :hang1:

 

PS: "bela" marca a de Blumenhell. Parabéns a todos os blumenhellenses!

 

A maioria das pessoas não pode ter um ar-condicionado em casa. Se o calor estiver muito intenso, ventilador não ajuda em nada. :(

Link to comment
Share on other sites

Em Guaratuba a temperatura é de 38.2°C, com 58% de umidade. Sensação térmica de 54°C.

 

Meldels...

Aqui em Sampa, temp por volta dos 34 na Vila Prudente, após máxima de 35.

Cúmulos crescendo, espero que hoje venha chuva para esfriar as paredes e, por reflexo, os ambientes internos.

Pq essa última noite, eu tinha 30,3 indoor na sala às 22h do horário de verão. :hang1:

 

PS: "bela" marca a de Blumenhell. Parabéns a todos os blumenhellenses!

 

MEU AP AQUI EM BLUMENAU PEGA BEM O SOL DA TARDE, ACHO QUE VAI ESTAR MAIS DE 30ºC DENTRO DE CASA QUANDO EU CHEGAR.

Link to comment
Share on other sites

RECORDES!!

 

Climaterra Ronaldo Coutinho

Agora mesmo ·

 

Recordes de calor em SC para dezembro, abaixo as máximas acima dos 37,0°C.

 

42,5 Schroeder*/recorde

42,1 Blumenau/FURB/recorde

42,0 Timbó/Carlos Grothoff/recorde

41,4 Brusque/Ciro Groh/recorde

41,3 Joinville*/recorde

41,2 Corupá*/recorde

40,2 Jaraguá do Sul*

39,7 Botuverá*/possível recorde

39,2 Garuva*

39,1 Antônio Carlo*/possível recorde

38,7 Santo Amaro da Imperatriz*/recorde

38,5 Camboriú*

38,5 Itajaí/Inmet/possível recorde

38,1 Tijucas*/possível recorde

38,0 Florianópolis*

37,9 Tubarão/Plantar Agronomia

37,6 Lontras*

37,5 José Boiteux*

37,2 Ilhota*

37,2 Luiz Alves*

 

*Epagri

 

17,9°C/26,8°C Cidade de S.Joaquim/Climaterra

23,1°C/38,0°C Florianópolis/Epagri

14,9°C/28,6°C Urupema/Epagri

14,9°C/28,5°C Bom Jardim da Serra/Epagri

14,9°C/29,0°C Água Doce/DSoares

zt.GIF.9069294378045668ad3e64704b36e199.GIF

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.