Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 953
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

IMPRESSIONANTE ESSA POSTAGEM DE 2010:

 

 

coutinho Escreveu:

9.3 INMET

5.0 CRUZEIRO

3.9 CLIMATERRA

3.6 VILA

3.0 URUPEMA

0.9 PERICÓ

 

TUDO COM GEADA. NA CIDADE FOI A PRIMEIRA.

 

PERICÓ PROMETE!

 

Fernando. Em que altitude será instalada a estação na região do Pericó?

 

1180M. BAIXADA CUIÚDA.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o calor será OPRESSOR!! Já tenho incríveis 35,9° com 55%, o que dá sensação de 44°! Isso que são 11:33 pelo horário normal e 11:09 pelo horário solar. Ponto de orvalho em 25,1°!!

 

Tem que ser muito maluco para gostar disso. Tá louco.

 

Infernal mesmo, mesma temperatura daqui com muitas nuvens. UR em 50%. Hot!

 

Itapiranga tem 36,3C com 45%

Link to comment
Share on other sites

IMPRESSIONANTE ESSA POSTAGEM DE 2010:

 

 

coutinho Escreveu:

9.3 INMET

5.0 CRUZEIRO

3.9 CLIMATERRA

3.6 VILA

3.0 URUPEMA

0.9 PERICÓ

 

TUDO COM GEADA. NA CIDADE FOI A PRIMEIRA.

 

PERICÓ PROMETE!

 

Fernando. Em que altitude será instalada a estação na região do Pericó?

 

1180M. BAIXADA CUIÚDA.

 

Qual é a latitude e longitude da futura estação?

Link to comment
Share on other sites

Hoje o calor será OPRESSOR!! Já tenho incríveis 35,9° com 55%, o que dá sensação de 44°! Isso que são 11:33 pelo horário normal e 11:09 pelo horário solar. Ponto de orvalho em 25,1°!!

 

Tem que ser muito maluco para gostar disso. Tá louco.

 

Ninguem merece esse calor angolano de Bafo Alegre....

 

Deus no acuda!!

 

 

too_hot_air_tailor_man_large.gif?16599880800025720228

Link to comment
Share on other sites

CURIOSO PARA VER A MÁXIMA HOJE NO SR WOLFGANG, EU ACHO QUE FICA EM 40,5ºC.

 

Eu acho as máximas dele um tanto exageradas pra região, sei que é quente, mas não tanto.

 

No mais 37C em Itapiranga/Epagri

 

TAMBÉM ACHO UM POUCO ACIMA... DEVERÍAMOS COLOCAR UMA ESTAÇÃO LÁ PARA TER CERTEZA.

Link to comment
Share on other sites

Projeções do Europeu e GFS cada vez mais indicando um FORTE BLOQUEIO para o começo de Janeiro.

 

Vai inibir TOTALMENTE a formação de chuva como foi em 2014, ou teremos ao menos algumas trovoadas isoladas ? Estava tão bom pra ser verdade...isso tudo é culpa da Climatempo ! Eles adoram zicar o mês de Janeiro, sempre que dizem que vai chover muito em Janeiro isso acontece ! :rtfm: :rtfm: :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

CURIOSO PARA VER A MÁXIMA HOJE NO SR WOLFGANG, EU ACHO QUE FICA EM 40,5ºC.

 

Eu acho as máximas dele um tanto exageradas pra região, sei que é quente, mas não tanto.

 

No mais 37C em Itapiranga/Epagri

 

TAMBÉM ACHO UM POUCO ACIMA... DEVERÍAMOS COLOCAR UMA ESTAÇÃO LÁ PARA TER CERTEZA.

 

Eu tenho vontade de pôr uma aqui na Linha Catres, é uma bela baixada. Deve negativar bastante

Link to comment
Share on other sites

Projeções do Europeu e GFS cada vez mais indicando um FORTE BLOQUEIO para o começo de Janeiro.

 

Vai inibir TOTALMENTE a formação de chuva como foi em 2014, ou teremos ao menos algumas trovoadas isoladas ? Estava tão bom pra ser verdade...isso tudo é culpa da Climatempo ! Eles adoram zicar o mês de Janeiro, sempre que dizem que vai chover muito em Janeiro isso acontece ! :rtfm: :rtfm: :rtfm:

 

:laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Como estão as médias em Sampa-Mirante ? E em POA, Floripa ? Penso que essa onda de calor vai fazer com que poucas ou nenhuma cidade do Centro-sul fecha com temperatura abaixo da média, né. A maioria vai disparar pra cima ! :russian:

 

Blumenau pelo menos deve fechar abaixo mesmo com o calor forte. A média das máximas está em 28,8C (uns -2C)e Joinville(DSoares) em situação parecida tem 27,6C (-1,6C na 10-16)

 

atmax1216.gif

 

Nas mínimas também segue abaixo.

 

Máxima de 36,2 no Alertablu por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Realmente essa previsão de bloqueio deve se confirmar, GFS 12Z reduziu bastante o volume de chuva para o segundo período. A boa noticia é que no fim da grade ja mostra a fim do mesmo, por volta do dia 11/01 a situação ja melhoraria um pouco. Por aqui bastante calor, temperatura em torno dos 32ºC, mais uma vez temos chuvas perto da cidade de Poços na divisa SP-MG, aqui temos sol forte e poucas nuvens, ontem choveu de forma fraca por uns 30min, aliviou bastante o calor, hoje parece nao ter chance de chuva.

 

Mapa de precipitação:

fqUioCB.png

Link to comment
Share on other sites

Como estão as médias em Sampa-Mirante ? E em POA, Floripa ? Penso que essa onda de calor vai fazer com que poucas ou nenhuma cidade do Centro-sul fecha com temperatura abaixo da média, né. A maioria vai disparar pra cima ! :russian:

 

Por enquanto a compensada tá dentro da média no Mirante... Porém ainda temos 5 dias... Vai subir com certeza

Link to comment
Share on other sites

MIRANTE DE SANTANA DEU 33.7ºC NA CONVENCIONAL!

 

Na Automática chegou a 34.0ºC as 17h, o que indica que o valor da convencional será revisado pra cima na Leitura das 0Z.

 

==========================================

 

Máximas nas Estações do CGE até as 17h10:

 

Capela do Socorro 36.1ºC

Cidade Ademar 36.0ºC

Freguesia do Ó 35.3ºC

Tremembé 35.2ºC

Pinheiros 35.2ºC

Pirituba 35.1ºC

Vila Formosa 34.8ºC

Ipiranga 34.8ºC

Penha 34.8ºC

Vila Mariana 34.6ºC

Mooca 34.5ºC

Sé 34.0ºC

Barragem Parelheiros 34.0ºC

Santana 33.8ºC

Santo Amaro 33.7ºC

São Mateus 33.6ºC

Perus 33.6ºC

Jabaquara 33.5ºC

Link to comment
Share on other sites

 

Pior que o GFS chegou a indicar isso em algumas rodadas da semana passada, hoje a climatempo esta falando de bloqueio.

 

http://www.climatempo.com.br/videos/playlist/9/ultimos-destaques

Link to comment
Share on other sites

 

Pior que o GFS chegou a indicar isso em algumas rodadas da semana passada, hoje a climatempo esta falando de bloqueio.

 

http://www.climatempo.com.br/videos/playlist/9/ultimos-destaques

 

Climatempo falando de bloqueio? Agora eu fiquei feliz! Aguardem as próximas rodadas dos modelos que vão prever FFs passando no sudeste e mais chuvas aqui na região.

 

A propósito, a 12z de hoje do europeu mostra uma tendência do bloqueio ficar mais fraco das 168 até as 216 horas, voltando a ganhar força em 240 horas. Acho que já ficaram sabendo dessa notícia da Climatempo :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre - máximas:

39,3ºC - Tristeza

39,2ºC - Sertório

39,1ºC - Sarandi

38,7ºC - Chácara das Pedras

38,3ºC - Jardim Botânico (INMET)

35,7ºC - Cais Mauá

 

RS - máximas:

39,3ºC - Teutônia

39,3ºC - Porto Alegre

38,9ºC - Campo Bom

38,9ºC - São Leopoldo

 

SC - máximas:

38,4ºC - Criciúma

38,0ºC - Meleiro

37,4ºC - Urussanga

37,0ºC - Içara

37,0ºC - Lontras

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O ECMWF veio com uma solução na 00Z que deu suporte à rodada do EPS do dia 19/12, condizente com bloqueio prolongado - com forte calor e chuvas isoladas e irregulares no Sudeste. A 00Z do euro trouxe ainda a possibilidade de marcas históricas entre 1 e 3 de Janeiro, mas ainda não vejo chance de quebra de recordes. O tempo seria muito mais primaveril do que típico de verão.

 

Na 12Z houve alguns ajustes, principalmente nestas datas em que haveriam marcas históricas de calor sobre o Sudeste. A amplificação de um cavado de fraca intensidade, em 500mb, sobre o litoral do Sul e Sudeste refrescaria o tempo nestas regiões - mas no interior o calor continua forte. Após o dia 3, uma alta em 500 com geopotencial alto em seu centro se estabelece sobre o RS e Uruguai, tornando este cenário similar ao observado em Fevereiro de 2014, quando POA teve mais de 40°C no Inmet. Enquanto isso, sobre o Sudeste as coisas estariam mais dentro da casinha e as chuvas cairiam de forma mais justa.

 

h7iGwJk.png

 

Há divergências importantes entre as últimas 4 rodadas, embora o Euro venha tendendo na permanência da situação de bloqueio - ora mais intenso, ora mais atenuado. O EPS do dia 22/12 veio com uma solução bem dentro do esperado antes do bloqueio aparecer nas previsões: entradas de ar frio sucessivas (entre 3 e 5 ao longo de janeiro), com cavados frequentes, e possibilidade maior de ZCAS/ZCOU ao longo do mês. O cenário requer observação rodada a rodada, pois são 8 ou 80.

Link to comment
Share on other sites

Basta 2016 estar nos seus últimos dias para que o tempo volte novamente com sua doidera.

Não bastasse esse bloqueio e até agora NADA de nuvens aqui em Sampa. Está parecendo julho ou agosto, a diferença fica por conta mesmo das temperaturas.

 

Está assustador este céu, lembrando fevereiro de 2014, o pior é que a insolação de agora é extrema, aí fica fácil para bater recordes.

Link to comment
Share on other sites

NÃO É RURAL E TEM PIRITA AO REDOR, FICA NOS ARREDORES DA CIDADE, MAIS RURAL, 80%, É A DA SATC.

 

Fica na área urbana, mas com característica de rural, sem nada de aquecimento. A construção do IPAT fica a uns 60 metros no mínimo. A região em si não tem nada significativo de urbanização. E bastante grama próxima da estação. Efeito da urbanização eu considero nulo.

 

Só talvez esta pirita pra aquecer alguma coisa.

 

em-criciuma-estacao-meteorologica-completa-quatro-anos.jpg

 

Em Brusque a máxima chegou a 36,7°C. Em Joinville chegou a pelo menos 35,9°C no Bairro Cachoeira (Defesa Civil).

 

A FOTO ENGANA, ESTIVE LÁ NA INAUGURAÇÃO.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre - máximas:

39,3ºC - Tristeza

Máxima medida do bairro que dá o adjetivo que este calor merece.

 

Aqui bati 38,7°,segundo maior valor do ano! Perde para os 39,6° do dia 25/1.

 

Eu estava no cinema quando o tempo virou. Me contaram que deu uma forte pancada que só molhou o chão. Agora a pouco choveu moderado e tivemos fortes trovoadas, que ainda continuam. Tenho 26,8°. Acumulado de 2,8 mm no dia.

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZAÇÃO:

 

Nova saída do CFS é um pouco menos agressiva.

 

Indica chuva dentro da média no geral em São Paulo. Já sobre o litoral paulista, Rio de Janeiro, parte de Minas e ES, fica abaixo da média. Valores acima da média entre o RS e o Uruguai, indicam eventuais bloqueios se formando durante Janeiro.

 

xx8KS30.png

6VtY3M8.png

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires choveu a madrugada toda. De manhã e até 14h, céu nublado. Depois o tempo começou a abrir e o fim de tarde foi ensolarado e fez calor. A mínima foi de 20,6ºC e a máxima de 28,5ºC. Impressionante como, nesta época do ano, nem chuva refresca o tempo. Aliás, estava vendo e não temos uma máxima sub 25ºC desde 20 de novembro aqui, ou seja, já faz 36 dias.

 

Agora (22h30 aqui) temos céu parcialmente nublado e 23,4ºC, com URA de 81%, vento nordeste a 5 km/h e pressão em 1.006,2 hpa.

 

Não havia previsão de chuva, porém temos uma linha de chuvas a menos de 100 km a sudoeste de Buenos Aires. O SMN inclusive alterou sua previsão meia hora atrás e passa a indicar a possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados.

 

Para amanhã, céu parcialmente nublado e calor: mínima de 19ºC e máxima de 29ºC. O sol nasce às 5h41 e se põe às 20h09.

Link to comment
Share on other sites

MIRANTE DE SANTANA - DEZEMBRO DE 2016

 

MÍNIMA: 18,1ºC (-0,2ºC)

 

MÁXIMA: 29,1ºC (+1,5ºC)

 

COMPENSADA: 22,7ºC (+0,6ºC)

 

CHUVA: 164,5mm (73% da média do mês)

 

Ahhhhhh !!! Eu sabia que já tinha degringolado tudo ! Já Elvis ! Sampa vai fechar mais um Dezembro acima da média, já são vários nos pós 2010.

Link to comment
Share on other sites

Brincadeiras à parte com a Climatempo, a verdade é que notamos como a empresa utiliza principalmente o GFS nas suas previsões diárias e semanais, e o CFS nas mensais. O que eles estavam prevendo para Janeiro era simplesmente o que nós aqui do BAZ estávamos vendo nos modelos também, quando então as coisas começaram a mudar a partir da segunda quinzena.

 

Não vejo comparação com o evento de 2014, pessoal. Aquilo lá realmente só acontece muito raramente. Estamos testemunhando um padrão de bloqueio que AINDA É normal de acontecer. Veremos os próximos capítulos.

 

Em JF, dia escaldante, máxima atingiu os 33,6C na Davis. Por volta de 18h uma Cumulonimbus se formou sobre o município e trouxe alguns raios e chuva forte isolada que não contemplou boa parte das zonas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.