Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 953
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Essa projeção para a virada do ano lembra o Natal e o Ano Novo de 2011-2012, quando tivemos frio nos dois feriados. No Natal daquele ano eu estava em Caxias do Sul com 13° (passou todo o dia com 13°/14°), e fazia 17°/18° em POA. Na virada do ano fazia 18° aqui.

 

Agora chove moderado e faz 22,0° com 84%. Infelizmente perdi os dados do toró que caiu a pouco. Meu pluviômetro estava dentro de casa porque cortaram a grama aqui ontem e tive que tirá-lo da rua. Variação até agora de 21,6° a 25,6°.

 

Tomara que o final de 2011 se repita.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva de ontem para hoje no Paraná, na automática de Campina da Lagoa caíram 100 mm até ás 10 horas de hoje, Nova Tebas 97 mm e Campo Mourão convencional 70 mm.

 

Aqui na minha região depois do calorão do dia 29 e ótimas chuvas acumuladas na região, as temperaturas estão amenas para a época.

Link to comment
Share on other sites

Por volta das 15:40 h ''caiu o mundo'' por aqui, tivemos chuva intensa com rajadas também muito fortes. Árvores caíram e ficamos sem energia por mais de uma hora.

 

Mais de 18 mm acumulados só nessa instabilidade.

 

Avisei o pessoal de casa que outra instabilidade estava a caminho. Ninguém me levou a sério. :mosking:

 

Mas dá pra ver que a próxima linha de instabilidade já atingiu Campinas e está a caminho de Jundiaí também.

 

19,2° C às 17 horas.

Link to comment
Share on other sites

O dia que havia começado nublado, ficou muito escuro e com boa chuva. São apenas 17:37 na hora solar, o que nesta hora é comum ser muito claro e já está bem escuro para o horário, bem como horas atrás também esteve muito escuro. A visibilidade é baixa.

 

A máxima chegou a 24,1°C no Centro e 23,1°C no Santa Luzia. Entre 20 e 21 graus agora. Acumulados próximos de 20 mm. Maiores acumulados do CEMADEN em SC são no Oeste:

 

-75 mm em Itá

-73 mm em Xaxim (vizinha de Chapecó)

-68 mm em Seara

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal! Em Buenos Aires os primeiros dias do mês foram de sol e muito calor. Na quinta-feira a mínima foi de 19,8ºC e a máxima chegou a 29ºC. Ontem mínima de 19,1ºC e a máxima foi a 33ºC. Com o calor, tivemos, pela primeira vez na temporada, problemas mais generalizados na distribuição de energia elétrica, devido ao alto uso de aparelhos de ar condicionado. Aqui no centro houve cortes, mas o serviço foi reestabelecido horas depois (no verão é comum que dure DIAS para religarem a energia).

 

E o calor se prolongou durante toda a noite e madrugada. A temperatura só baixou dos 25ºC depois das 3h. Coloco abaixo os valores aproximados de temperatura de hora em hora na estação automática:

 

20h: 29ºC

21h: 27,5ºC

22h: 27ºC

23h: 27,5ºC

0h: 26ºC

1h: 26ºC

2h: 26ºC

3h: 25ºC

4h: 24ºC

5h: 23ºC

6h: 22,5ºC

 

Logo mais, quando sair a máxima oficial, relato o tempo hoje.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui nesse momento chove fraco.

Mais cedo, por volta das 16:30 a passagem de fortes núcleos de chuva pela Grande SP provocou fortes ventanias por aqui também. Porém a chuva não foi tão forte e também tivemos poucos trovões.

 

Agora faz 19,7 graus na Mooca. A máxima chegou aos 30,4 graus e a mínima ficou em 19 graus.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, a quanto tempo!

 

Dia de muita chuva aqui em São Gabriel e região. Enquanto aqui foram 71mm desde a madrugada, cidades vizinhas registraram até 130mm com transbordamento de córregos e de rios menores.

 

A formação dessa ZCOU vai diminuir o aporte de umidade para a Argentina, se não fosse este sistema sobre o centro-sul do Brasil a situação poderia ficar bem complicada no centro-sul Argentino. Ambiente lá com um aporte de umidade maior será altamente severo, agora fica mais reduzido a eventos bastante isolados.

Link to comment
Share on other sites

Bastante chuva desde a tarde aqui em Blumenau, acumulo 31mm e a temperatura é de 21,2C

 

Chama atenção a pressão atmosférica que esta em baixos 995HPa (1001.9Hpa relativo ao nível do mar) com essa baixa.

 

Foreca indica incríveis 13C de mínima pra segunda-feira com a advecção fria do ciclone :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tempo hoje: o dia amanheceu nublado e abafado, com mínima de 22,5ºC, a maior desde o dia 17 de março. Ainda de manhã o sol apareceu e brilhou sem nuvens, com máxima de 30,9ºC, dois graus a menos que ontem. Porém hoje esteve mais úmido, diferentemente dos últimos dias, fazendo a sensação térmica chegar a quase 33ºC. Por outro lado, também tivemos vento leste, que foi o responsável por impedir que a temperatura suba mais, então correu um pouco de ar.

 

Agora o vento se intensificou e está trazendo nuvens baixas do rio. Refrescou, embora dentro de casa siga muito quente. Lá fora faz 23,2ºC.

 

Para amanhã a previsão é de poucas nuvens e muito calor: mínima de 20ºC e máxima de 32ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 5h34 e se põe às 19h55.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, as chuvas da tarde/noite de ontem acumularam entre 1,2 e 20,2 mm nas estações do Centro de Gerenciamento de Emergências-CGE.

Na convencional do Mirante: 15,6 mm.

Na automática de Barueri: 18,6 mm.

 

O domingo vai seguindo com muito vento de O a NO, sol e variação de nuvens, típico de "periferia" de ciclones.

Na automática do Mirante as rajadas já atingiram 56 km/h.

 

Aeroportos entre 24 e 25°C.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal. Sou da cidade de Nova Bréscia -RS. Uma pequena cidade de pouco mais de 3.000 habitantes situada a 322 m de altitude, no Vale do Taquari. Há algum tempo tenho acompanhado o BAZ e decidi fazer minha inscrição agora. Sou leigo no que se trata de Meteorologia, pois meu campo de estudo é a História, mas tenho muito interesse pelo tema. Espero que possamos ter boas discussões acerca desse fascinante assunto. Forte abraço!

Link to comment
Share on other sites

Os relatos e fotos dos danos em Florianópolis me impressionaram, ventos acima dos 100km/h já causam um bocado de estragos. Imaginem se o furacão Catarina tivesse feito landfall na ilha ? Não gosto nem de imaginar...

 

O dia todo aqui foi de variação de nebulosidade, mas o sol não apareceu. Pancadas de chuvas foram várias, mas a melhor veio agora à noite, com trovadas, raios e chuva forte. Geralmente, durante o verão, os núcleos de instabilidade seguem a direção Noroeste - Sudeste, acompanhando a movimentação das ZCAS e ZCOU. Temos neste momento uma ZCOU no Sudeste, mas o ciclone está trazendo ventos fortes de oeste desta vez, e os temporais estão seguindo essa direção desta vez. Fruto da formação incomum deste sistema atual.

 

A máxima de hoje atingiu 27,1C;

A mínima foi de 19,0C;

Chuva total 16,8mm

Link to comment
Share on other sites

Seja bem vindo Patrick!

 

--------------------------

 

O tempo por aqui que era para ser um dia nublado, ameno e com chuvas acabou por ser mais um dia abafado e com sol forte em alguns momentos. Devido a atuação da baixa pressão, os ventos sopraram com uma certa força de O-NO até o final da tarde, quando à partir daí passou a soprar de sul.

A chuva aconteceu por aqui mais na parte da noite, porém de forma rápida.

 

A máxima na Mooca chegou aos 29,6 graus, após uma madrugada tropical onde o menor valor chegou aos 21 graus. Agora estamos com 16,6 graus.

Link to comment
Share on other sites

Verão climático já começou? Ou ainda não aqui em Sampa? Por amanhã apenas parece que não, 15º/25º, porém no decorrer da semana as temperaturas subirão bastante, o que poderia sinalizar já o ingresso no verão. A questão é que no final da rodada dão um dia de temperaturas variando de 16º/20º para 2ª da outra semana! O que só póde ser de Frente fria. Então estou no aguardo se este sistema frontal vinga ou não.

 

Torcendo para bater o início do verão climático mais tardio que presenciei: 10/dez/2011, num 2011 excelente também.

 

E 2016 fechando com chave de ouro também! Só para ser muito crítico: um abril com muito sol e calor, mas que, no final, mostrou a todos o que seria o outono, inverno que parecia nunca ter fim, e Frentes frias na primavera e até agora que não dá espaço para o verão se consolidar.

 

Queria palpites sobre como será verão 2016/2017 para São Paulo...muita chuva, pouca, calor opressor, na média, ZCAS, verão termina antes, se prolonga, outono antecipado, etc..

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal! Aqui em Buenos Aires já estamos no verão climático. Dos últimos 12 dias, 11 tiveram máximas acima de 28ºC e seis chegaram a pelo menos 30ºC. E, segundo o SMN, vem aí no mínimo mais 4 dias com máximas acima dos 30ºC.

 

Hoje o dia foi ensolarado e muito quente, do começo ao fim. A temperatura variou entre 21,5ºC e 31ºC. Agora (23h16) faz 26,6ºC com sensação térmica de 27,8ºC. A URA é de 63%, o vento sopra de noroeste a 9 km/h e a pressão está baixa, em apenas 1.003,4 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de sol, calor, mas aumento de nebulosidade e probabilidade de chuvas. Estará um forno: mínima de 23ºC e máxima de 33ºC. O sol nasce às 5h34 e se põe às 19h56.

Link to comment
Share on other sites

GFS Ensemble e Global não sinalizam até o momento novas incursões de ar polar, sobre o Sudeste, nos próximos 15 dias.

 

...

 

Os modelos GFS, ECMWF e CMC em suas últimas rodadas estão em um consenso de que à partir do dia 12, um anticiclone em 500 hpa deverá ganhar forças sobre parte do sudeste, o que reduziria as chuvas em áreas de MG e ES e impediria que as MPs chegassem com mais força no leste paulista.

Só que como estamos com a La Niña atuando justamente em um ano que conspira contra a formação de bloqueios, é capaz de que isso nem aconteça. Vale dizer que mesmo havendo a concordância, a previsão é para mais de 192 horas ainda.

 

Eu particularmente espero que não tenhamos um bloqueio que dure mais de 1 semana.

Embora os reservatórios que abastecem a Grande SP estão em níveis bem mais tranquilizantes em relação aos 2 anos anteriores, infelizmente não pode-se dizer o mesmo quanto ao sistema sudeste/centro-oeste e nordeste que encontram-se em níveis baixos, 33,4% e 10% respectivamente.

Nessas circunstâncias, é melhor que tenhamos uma ZCAS um pouco mais ao norte (não como em dezembro de 2013, mas sim igual ao de janeiro deste ano ou dezembro de 2008) do que um anticiclone durando de 1 a 2 semanas em pleno mês que costuma ser o mais chuvoso do ano em vários locais do ES e MG.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal. Sou da cidade de Nova Bréscia -RS. Uma pequena cidade de pouco mais de 3.000 habitantes situada a 322 m de altitude, no Vale do Taquari. Há algum tempo tenho acompanhado o BAZ e decidi fazer minha inscrição agora. Sou leigo no que se trata de Meteorologia, pois meu campo de estudo é a História, mas tenho muito interesse pelo tema. Espero que possamos ter boas discussões acerca desse fascinante assunto. Forte abraço!

 

Bem vindo, Patrick!

Link to comment
Share on other sites

E esse fim de semana em termos de chuvas ''rendeu'':

 

39,6 mm no sábado e,

 

16,8 mm ontem.

 

Ontem fomos de 16,7° C a 28,9° C. O destaque foi a bela chuvarada noturna.

 

15,5° C de mínima hoje.

 

17,2° C agora a pouco às 8:20 h.

 

Para o momento o GFS indica uma escalada nas máximas no decorrer da semana e o retorno de chuvas generalizadas e constantes no sábado e domingo.

 

Veremos...

 

Bom dia!

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva a partir da noite de ontem até a madrugada de hoje no Leste de Minas e região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Estações do Cemaden com acumulados acima de 100 mm na Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Na automática de Manhuaçu acumulou 92 mm até 8 horas.

 

Alerta do Cptec/Inpe de ontem, confirmou as chuvas com acumulados expressivos em Minas Gerais.Parece que vai chover mais na região de BH nas próximas horas.

Link to comment
Share on other sites

Melo,

 

Além das estações pluviométricas, Jundiaí ganhou uma estação hidrológica do Cemaden instalada dia 25 de outubro, com fotos e nível do rio Jundiaí.

 

Aqui em Laje do Muriaé-RJ, eu e o secretário de meio ambiente estamos pelejando para o Cemaden instalar ao menos uma estação pluviométrica.

Laje do Muriaé está na lista do Cemaden de cidades com alto risco de inundações.

 

As nuvens estão rápidas aqui vindo de Noroeste e chuvas rápidas, tudo por efeito da área de baixa pressão no mar.Medi 21,8 mm agora de manhã.

Link to comment
Share on other sites

Melo,

 

Além das estações pluviométricas, Jundiaí ganhou uma estação hidrológica do Cemaden instalada dia 25 de outubro, com fotos e nível do rio Jundiaí.

 

Aqui em Laje do Muriaé-RJ, eu e o secretário de meio ambiente estamos pelejando para o Cemaden instalar ao menos uma estação pluviométrica.

Laje do Muriaé está na lista do Cemaden de cidades com alto risco de inundações.

 

As nuvens estão rápidas aqui vindo de Noroeste e chuvas rápidas, tudo por efeito da área de baixa pressão no mar.Medi 21,8 mm agora de manhã.

 

Valeu, marinhonani! :good:

Link to comment
Share on other sites

Tivemos mínimas muito boas aqui para a região e também para a época do ano.

 

12,4ºC no CEASA

13,4ºC no Jativoca

14,2ºC na Zona Sul

7,6ºC na Serra Dona Francisca!

 

No estado, minha estação da Villaggio Grando ainda teve 5,2ºC.

 

Impressionante.

 

O Morro da Igreja vai tenho um dia gelado, assim como ontem, quando a máxima diurna não foi superior a 8oC com chuva incessante.

 

Na última leitura horária 5,3oC com 2,4mm e rajadas de 97km/h!!!

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva a partir da noite de ontem até a madrugada de hoje no Leste de Minas e região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Estações do Cemaden com acumulados acima de 100 mm na Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Na automática de Manhuaçu acumulou 92 mm até 8 horas.

 

Alerta do Cptec/Inpe de ontem, confirmou as chuvas com acumulados expressivos em Minas Gerais.Parece que vai chover mais na região de BH nas próximas horas.

 

Nani,

 

Ontem a cidade de Além Paraíba-MG sofreu diversos estragos devido a uma forte tempestade. Houve granizo de tamanho médio, vendaval e muita chuva. Há fotos de estragos consideráveis. Gostaria até que alguém conseguisse recapturar a imagem de radar no momento do temporal, foi ontem à tarde.

Link to comment
Share on other sites

Estive quinta e sexta em São Leopoldo, na quinta estava bem agradável, com queda noturna na temperatura, já na sexta abafado e pré-frontal, mas um padrão climático igual de Blumenau.

 

Dai no sábado de manhã chuvarada e fomos para um mundo a parte chamado de Gramado, tivemos um azar, a FF estava no seu auge, pensa num dia inteiro de neblina forte e chuva, tinha momentos que ficou ate difícil de ver na rua, nunca tinha visto isso neblina pelo dia inteiro, tava só 15ºC mas com vento dava uma sensação gelada, quase todo mundo agasalhado, um frio típico de inverno pra Blumenau, nem parecia que estávamos a 3 semanas do Natal :o

 

No final da manhã o tempo se abriu. De noite quando já estava totalmente escuro na volta passando por Vacaria estava muito frio para um mês de dezembro hahaha

 

Hoje em Blumenau amanheceu com um céu típico de inverno, um azul prateado lindo. Ainda estamos longe de um padrão de verão clássico realmente.

 

Climaticamente 2016 vai deixar saudades.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.