Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 863
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não só a frente estacionou como a pré-frontal ficou parada aqui em Blumenau. Às 20h, a estação do alertablu registra veranosos 27,0C :shok:

 

Bem diferente dos dias primaveris que tivemos, com a estrada de brisas marítimas.

 

Sem a menor dúvida o dia mais quente desde abril.

Link to comment
Share on other sites

 

Pelo radar de São Roque, algumas fortes pancadas de chuvas no leste da Grande SP e também na região de Nazaré Paulista!

 

Forte Temporal atingiu a região de São Mateus por volta das 17h30, seguida de muita chuva e vento.

 

Acumulei 58mm no meu pluviometro.

 

Estimativa de chuva acumulada do Radar de São Roque mostra o quanto choveu forte por aqui (e somente aqui na Capital Paulista)!

 

mkWqJPo.gif

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Manhã surpreendentemente fria em Buenos Aires hoje. Choveu no fim da madrugada, com muito vento (na faixa de 30 km/h a velocidade sustentada) e temperatura de apenas 8,5ºC, com sensação em 5ºC. A mínima de hoje foi A MENOR PARA NOVEMBRO DOS ÚLTIMOS NOVE ANOS, desde 2007, quando tivemos 2,5ºC e foi uma das menores mínimas para novembro da história.

 

Ainda de manhã o sol apareceu e a temperatura subiu rapidamente até alcançar 19,4ºC.

 

Agora temos céu limpo e 12,7ºC. Amanhã, infelizmente, o calor vai voltar. O dia ainda começa frio, com 9ºC, mas teremos grande amplitude térmica (d e t e s t o) e a máxima vai até 25ºC. Para o fim de semana, máximas acima dos 30ºC, que serão as primeiras desde março. Amanhã o sol nasce às 5h50 e se põe às 19h25.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante solução do modelo GFS para daqui a aproximadamente 9 dias, aonde teríamos uma rara sequência de frio intenso (para a época), devido a um poderoso anticiclone polar. Esse sistema seria um dos fatores envolvidos também na possível ZCAS no Nordeste para essa mesma época. Vamos acompanhando.

 

Hoje, dia quente, porém normal para Novembro. Máxima de 29,3C e mínima de 16,6.

Link to comment
Share on other sites

Amanhecer de inverno com mínimas entre 1oC e 4oC no RS e até 4oC em SC, com tempo ainda mais encoberto.

 

Até Santa Rosa está batendo a casa de 3oC e Soledade marcando 1,7oC na baixada Farroupilha. S. Chico tem uma estação encostando em 1,1oC. Frio.

 

Pelas projeções há chances de novas mínimas baixas amanhã e sábado.

 

Em Florianópolis céu encoberto e carrancudo! Boa quinta-feira a todos!

Link to comment
Share on other sites

Amanhecer de inverno com mínimas entre 1oC e 4oC no RS e até 4oC em SC, com tempo ainda mais encoberto.

 

Até Santa Rosa está batendo a casa de 3oC e Soledade marcando 1,7oC na baixada Farroupilha. S. Chico tem uma estação encostando em 1,1oC. Frio.

 

Pelas projeções há chances de novas mínimas baixas amanhã e sábado.

 

Em Florianópolis céu encoberto e carrancudo! Boa quinta-feira a todos!

 

Caio, quando fomos em Urupema, há alguns anos(instalar a primeira estação), o pessoal comentou sobre a geada de Todos os Santos. Deve ter ocorrido.

Esse ano está surpreendendo. Aqui em Porto Alegre tivemos frio. Novembro já é um mês em que hpa calores escaldantes. Claro, ainda poderemos ter dias assim.Mas, a dinâmica desse ano é interessante.

Link to comment
Share on other sites

Renan ja era pra ta chovendo e ate agora nada .....

 

A tônica da primavera tem sido isso: Os modelos erram imensamente as previsões de chuva pro leste do Sudeste, sul de MG....e ao mesmo tempo estão acertando as previsões para o Sul, SP, Centro-oeste....tá sobrando chuva pra lá, e pra cá ainda está devendo...

Link to comment
Share on other sites

Manhã nublada com chuva por aqui. Em alguns momentos chegou a chover forte.

Estamos com 11 mm na Mooca, que está registrando 18,8 graus no momento.

 

Esta chuva, embora possa causar transtornos, está sendo um alívio diante das madrugadas e tardes capetáceas que vínhamos tendo essa semana! :good2:

 

Desde 29/9 estou na Vila Prudente. O abrigo está na varanda, e até agora, com toda a trabalheira da mudança e da venda da antiga casa, não tive tempo de anotar com carinho as temperaturas. Mas até agora tive extremos de 14,4 e 34,9 na nova localização. O abrigo está numa varanda, a 30 cm da parede e a 1 metro da rua.

Link to comment
Share on other sites

Bela manhã de setembro novembro em Porto Alegre. Temos 10,8 graus no INMET, sai aquela fumacinha da boca. Realmente um inverno sensacional pra cá. Arrisco dizer que figura entre os melhores.

O inverno foi muito bom e a primavera está excelente! Minha mínima foi de 11,8°. Ótimo valor para o mês! Agora teremos de enfrentar calor a partir da próxima semana, ao menos por alguns dias. No mp no final da outra semana.

 

Agora faz 20,4° com 49%.

Link to comment
Share on other sites

Verão quente, inverno frio/primavera fria, vários ciclones extratropicais, Grêmio na final, estamos revivendo os anos 90, só faltou aquela nevezinha :laugh:

 

Mas falando sério, que ano excelente climaticamente. Desde 2012 estamos tendo uma oscilação muito grande de eventos de calor e frio e vários recordes quebrados. Mas em termos de anomalias o calor ainda está ganhando com folga.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma noite uma noite bastante abafada ontem, com a temperatura começando a cair ontem no final da noite e começo da madrugada.

 

Mínimas acontecendo agora. Entre 16 e 17 graus com chuvisco/tempo nublado. Dentro dos ambientes ainda bem abafado. Tanto que a noite foi com ar-condicionado.

 

Engraçado não sei é pelo fato de eu morar em morro e ter mais vento, mas 1 da manhã quando fechei a janela do quarto tava entrando um ventinho bom e a temperatura no quarto estava em 24.8ºC. Fui dormir com ventilador de teto circulando pra cima só pra ter aquele barulho de ventilador e uma leve brisa mesmo hahaha.

 

Agora meio dia está em 23.9ºC e entrando um vento frio.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS FINAIS (24hs) OUTUBRO - 2016

 

09,8 - PNI CAMPO BELO (PWS) RJ

10,1 - MORRO DA IGREJA (AUT/INMET) SC

10,6 - PNI MASSENA (PWS) MG

10,7 - MORRO DAS TORRES (AUT/CIRAM) SC

10,8 - PNI FURNAS (PWS) RJ

11,5 - URUBICI (EPAGRI) SC

12,5 - CRUZEIRO (PWS) SC

12,9 - SÃO JOAQUIM (AUT/INMET) SC

13,1 - URUPEMA (AUT/CIRAM) SC

13,4 - BOM JARDIM DA SERRA (AUT/CIRAM) SC

14,2 - PAINEL (AUT/CIRAM) SC

14,5 - ÁGUA DOCE (AUT/CIRAM) SC

14,6 - BOM JESUS (AUT/CIRAM) RS

14,6 - TANGARÁ (EPAGRI) SC

14,7 - SÃO CRISTOVÃO DO SUL SC (AUT/EPAGRI)

14,9 - VACARIA (AUT/INMET) RS

15,0 - LEBON RÉGIS (AUT/CIRAM) SC

15,0 - PALMAS PR (IAPAR)

15,2 - CANELA (AUT/INMET) RS

15,2 - LAGES (AUT/INMET) SC

15,3 - OTACÍLIO COSTA SC (AUT/EPAGRI)

15,3 - PONTE ALTA DO NORTE (AUT/EPAGRI) SC

15,4 - CAMPOS DO JORDÃO (INMET) SP

15,4 - CANGUÇU (AUT/INMET) RS

15,5 - RIO RUFINO (AUT/EPAGRI) SC

15,6 - CAXIAS DO SUL (EPAGRI/BASF) RS

15,6 - CHUÍ (AUT/INMET) - RS

15,6 - INACIO MARTINS (AUT/INMET) PR

15,6 - SANTA CECÍLIA (AUT/EPAGRI) SC

15,7 - CAMPO BELO DO SUL (AUT/EPAGRI) SC

15,8 - CURITIBANOS (AUT/INMET) SC

15,8 - PAPANDUVA (AUT/EPAGRI) SC

15,9 - PINHAL DA SERRA (AUT/EPAGRI) RS

16,0 - MONTE VERDE (AUT/INMET) MG

16,1 - BOM RETIRO (AUT/EPAGRI) SC

16,3 - VARGEM (AUT/EPAGRI) SC

16,5 - CAÇAPAVA DO SUL (AUT/INMET) RS

16,5 - CAMPOS NOVOS (AUT/EPAGRI) SC

16,5 - GENERAL CARNEIRO (AUT/EPAGRI) PR

16,5 - LAGOA VERMERLHA (AUT/INMET) RS

16,6 - CAÇADOR (AUT/INMET) SC

16,6 - PONTE SERRADA (AUT/EPAGRI) SC

Link to comment
Share on other sites

Bela manhã de setembro novembro em Porto Alegre. Temos 10,8 graus no INMET, sai aquela fumacinha da boca. Realmente um inverno sensacional pra cá. Arrisco dizer que figura entre os melhores.

O inverno foi muito bom e a primavera está excelente! Minha mínima foi de 11,8°. Ótimo valor para o mês! Agora teremos de enfrentar calor a partir da próxima semana, ao menos por alguns dias. No mp no final da outra semana.

 

Agora faz 20,4° com 49%.

 

Pra ver como este ano tá ótimo, ainda acho que é inverno. Corrigindo: que ano sensacional. Figura entre os mais frios.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no vale a parte anomalamente fria de 2016 está entre o fim de abril e agosto. Ótimo, o inverno que deve ser frio foi. :clapping:

 

Setembro foi acima da média e outubro normal, ambos sem muitos eventos interessantes.

 

Tarde com sol entre nuvens e frio pra novembro, tenho 23,6C. No centro a máxima da madrugada ainda não foi batida, 23,7C à meia noite

 

Incrível o calor que fazia ontem no fim da noite, fui dormir com a estação do alertablu marcando 25,3C às 23h :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Renan ja era pra ta chovendo e ate agora nada .....

A tônica da primavera tem sido isso: Os modelos erram imensamente as previsões de chuva pro leste do Sudeste, sul de MG....e ao mesmo tempo estão acertando as previsões para o Sul, SP, Centro-oeste....tá sobrando chuva pra lá, e pra cá ainda está devendo...

Para o leste paulista, os modelos também não vêm acertando muito. :negative:

A frente da semana passada passou quase a seco, com pouca chuva.

Aliás, nos últimos dias, temos tido mais chuvas convectivas, com pancadas isoladas, aqui em Sampa.

 

Hoje, durante a manhã, choveu bastante em áreas da capital paulista mas a distribuição foi bastante heterogênea.

Os acumulados em Sampa variaram de menos de 1 até 37 mm (SAISP e CGE).

 

Na automática do Mirante: 7,8 mm durante a manhã de hoje.

 

Já estamos com jeitão de situação pós-frontal, com os ventos já soprando de sul.

Desconfio que não devemos ter mais chuvas volumosas com esta frente.

Em todo caso... vamos acompanhando...

 

Hoje, Sampa deverá ter máxima invertida.

A convencional registrava 23,2°C a 0h UTC (22h verão de ontem).

Há pouco, às 14h (Verão), a automática registrava 18,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal, ontem choveu forte com trovoadas aqui perto de Poços, agora pouco choveu fraco, tempo bem úmido. GFS indica 109mm nos próximos 10 dias, após isso a região centro sul do sudeste deve ficar em pós-frontal com possível ZCAS no nordeste. Outubro foi bem chuvoso no sudoeste de MG, novembro vai indo pelo mesmo caminho caso as previsões se confirmem.

Link to comment
Share on other sites

Tarde com sol entre nuvens e frio pra novembro, tenho 23,6C. No centro a máxima da madrugada ainda não foi batida, 23,7C à meia noite

 

Foi só falar que nublou tudo kkkk

 

ô tempinho sem graça, 90% do sul sem uma nuvem sequer e eu aqui :cray:

 

Pelo menos a máxima ficou em baixos 23,8C

Link to comment
Share on other sites

Renan,

uma pena o Radar do Pico do Couto não estar operante.Estava com problemas fazia muitos dias, de uns dias para cá saiu da lista.

 

Nem me fale, Nani, é lamentável que já esteja fora do ar há semanas. Estou na torcida para que volte ainda este mês.

 

As CB's passaram mas nada de trazerem chuva pra cá, já na região de JF tivemos chuva em vários municípios: SJ del Rei, Barbacena, Santos Dumont e Valença.

Link to comment
Share on other sites

Tarde nublada com chuva intermitente por aqui. Os ventos já sopram de sul (mudaram de direção às 8 da manhã no aero de Congonhas).

Agora estamos com 17,9 graus na Mooca.

A mínima aconteceu nessa tarde (17,7 graus) e novamente acontecerá durante a noite já que o valor tende a cair devido à entrada de um pouco de massa de ar polar.

Já a máxima aconteceu ainda pela manhã, registrando valor de 22,4 graus.

 

-----------------

 

Belo registro Jean!

Link to comment
Share on other sites

Renan,

uma pena o Radar do Pico do Couto não estar operante.Estava com problemas fazia muitos dias, de uns dias para cá saiu da lista.

 

Nem me fale, Nani, é lamentável que já esteja fora do ar há semanas. Estou na torcida para que volte ainda este mês.

 

As CB's passaram mas nada de trazerem chuva pra cá, já na região de JF tivemos chuva em vários municípios: SJ del Rei, Barbacena, Santos Dumont e Valença.

 

No Redemet :negative:

 

4ru3LUR.png

 

 

Enquanto o Pico do Couto não volta, tem os dois radares do INEA, situados em Macaé e Guaratiba....

 

ehRBa5e.jpg

 

Link: http://www.alertadecheias.com.br/alertadecheias/radar.html

 

Última imagem:

 

kqcmL3H.png

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS FINAIS OUTUBRO - 2016:

 

19,3 (+0,1) - PORTO ALEGRE

 

20,4 (+0,7) - FLORIANÓPOLIS

 

17,0 (-0,1) - CURITIBA

 

20,5 (+0,6) - SÃO PAULO

 

23,3 (-0,4) - RIO DE JANEIRO

 

23,5 (+1,6) - BELO HORIZONTE

 

24,8 (+0,7) - CAMPO GRANDE

 

23,7 (+1,6) - BRASÍLIA

 

26,5 (+1,9) - GOIÂNIA

 

26,6 (+0,9) - RIO BRANCO

Link to comment
Share on other sites

Andoni, gostei dessa dica ! Não sabia que havia esses outros dois radares no estado do RJ. Bem que poderiam instalar um radar em Barbacena, ou Ibitipoca. Pelas imagens, nota-se que chove bastante no sul fluminense, baixada fluminense...quem sabe não sobe a serra, passa pelo vale do paraíba e chega aqui ? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS FINAIS OUTUBRO - 2016:

 

19,3 (+0,1) - PORTO ALEGRE

Bahhh, nãão! Não, não, não... aquele calorzinho do fim do mês virou a anomalia. :punish: :punish: :punish:

 

De qualquer forma foi um mês bem bom, comportado e com pouquíssimas tardes quentes. Na verdade a única tarde realmente quente foi a do dia 31 com 33,0°, a única na casa dos 30°.

 

Minha simples ficou em 20,1° (mín. 15,6° / máx. 24,6°)

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS FINAIS OUTUBRO - 2016:

 

19,3 (+0,1) - PORTO ALEGRE

Bahhh, nãão! Não, não, não... aquele calorzinho do fim do mês virou a anomalia. :punish: :punish: :punish:

 

De qualquer forma foi um mês bem bom, comportado e com pouquíssimas tardes quentes. Na verdade a única tarde realmente quente foi a do dia 31 com 33,0°, a única na casa dos 30°.

 

Minha simples ficou em 20,1° (mín. 15,6° / máx. 24,6°)

 

Marcos,

Fiquei feliz com o teu comentário.

Trás alguma lucidez à minha percepção que após Outubros realmente tenebrosos um Outubro grosseiramente na média assume proporções "históricas".

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.