Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Felipe Backendorf
 Share

Recommended Posts

Desconsiderações agosto de 2017:

 

43,5 Barra do Corda-MA (01/08/2017)

 

Optei também por desconsiderar as marcas de Criciúma no primeiro ano de funcionamento pois destoava demais de Urussanga. Depois de 2 meses offline ela parece ter voltado normal em novembro de 2010.

Link to comment
Share on other sites

ENTRE ORELANS, URUSSANGA E CRICIÚMA , VÁRIAS VEZES TEM UNS "ABSURDOS".

 

Vamos aos dados de máxima:

 

17/18/19 de novembro de 2009:

Urussanga: 30,5/31,7/38,8

Criciúma: 34,5/34,9/42,3

 

20/21/22 de dezembro de 2009:

Urussanga: 34,2/35,6/31,8

Criciúma: 36,4/38,7/33,9

 

média máxima mensal:

Criciúma: 31,5

Urussanga: 29,2

 

Janeiro de 2010:

29,9/32,2

 

Fevereiro de 2010:

32,0/34,5 (extremos 39,4/42,5) EDIT: PRA DAR UMA DIMENSÃO: ESSA É A DIFERENÇA NAS MÁXIMAS DE LAGES PRA SÃO JOAQUIM NO INVERNO.

 

 

 

e assim por diante, não foram situações isoladas, era assim SEMPRE(inclusive nas médias). Para mim essas diferenças não fazem sentido e quem acompanha atualmente sabe que eles não acontecem mais.

 

E Orleans... achei que fosse consenso por aqui que aqueles dados estavam desconexos à realidade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
42,4 Dom Pedrito-RS (janeiro 1943)

42,3 Sta Cruz do Sul-RS (fevereiro de 1929)

42,2 Taquari-RS (janeiro de 1943)

42,1 Taquara-RS (março de 1926)

 

Fonte: Contribuição ao Estudo do Clima do Rio Grande do Sul, de Floriano Peixoto Machado.

 

Mas os anos recentes deixam esses dados no chinelo, certo ?

Link to comment
Share on other sites

42,4 Dom Pedrito-RS (janeiro 1943)

42,3 Sta Cruz do Sul-RS (fevereiro de 1929)

42,2 Taquari-RS (janeiro de 1943)

42,1 Taquara-RS (março de 1926)

 

Fonte: Contribuição ao Estudo do Clima do Rio Grande do Sul, de Floriano Peixoto Machado.

 

Mas os anos recentes deixam esses dados no chinelo, certo ?

 

Nunca mais houve uma boa onda de calor como aquela de 1943 no RS. A época atual é morna e sem extremos :hang2:

 

Em Blumenau mesmo o recorde segue na posse da década de 30, espero que isso mude em breve.

 

Edit: Valeu pelos dados, Tomás :hi:

Link to comment
Share on other sites

RECORDES DE MÉDIA MÁXIMA NO RIO GRANDE DO SUL (série: abertura-1949)

 

DEZEMBRO:

36,8° São Borja (1948)

36,4° São Luís Gonzaga (1948)

36,4° Iraí (1944)

34,8° Santa Rosa (1944)

33,7° Santiago (1948)

32,0° Lagoa Vermelha (1948)

26,8° São Francisco de Paula (1948)

 

JANEIRO:

35,8° Uruguaiana (1932)

35,1° São Gabriel (1926)

34,1° Livramento (1926)

32,4° Bagé (1926)

32,0° Caçapava do Sul (1927)

30,9° Sta Vitória do Palmar (1948)

 

FEVEREIRO:

35,6° Dom Pedrito (1927)

32,3° Jaguarão (1927)

31,8° Passo Fundo (1915)

31,0° Piratini (1942)

30,2° Caxias do Sul (1915)

30,0° Rio Grande (1925)

 

MARÇO:

36,8° Sta Cruz do Sul (1926)

36,2° Santo Ângelo (1926)

36,1° Itaqui (1926)

36,1° Taquara (1926)

36,0° Cachoeira do Sul (1926)

35,6°C Marcelino Ramos (1926)

35,3° Taquari (1926)

34,9° Santa Maria (1926)

34,4° Guaporé (1926)

33,7° Santiago (1926)

33,6° Cruz Alta (1926)

33,5° Júlio de Castilhos (1926)

33,5° Porto Alegre (1926)

33,3° Palmeira das Missões (1926)

33,1° Bento Gonçalves (1926)

32,5° Soledade (1926)

32,0° Encruzilhada do Sul (1926)

30,8° Tapes (1926)

30,7° Vacaria (1926)

29,3° Torres (1914)

26,8° São Francisco de Paula (1926)

 

Fonte: Contribuição ao Estudo do Clima do Rio Grande do Sul, de Floriano Peixoto Machado.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Ao que tudo indica, esta região TO/PI terá as maiores máximas do país. Pelo menos na maioria dos anos.

 

Tem minhas dúvidas... Vale do Itajaí, Região Metropolitana de Porto Alegre, oeste gaúcho não fica devendo muito não. Só que os picos lá ocorrem em outros meses e talvez, ai concordando contigo não tenha uma sequencia de máximas são absurdas como tem o Tocantins.

 

Porém uma coisa muito interessante precisa ser observada. O calor do centro do país é menos pior que o calor do Sul do Brasil. Nessa região que está se destacando por picos de temperaturas altas lá encima do país vem quase sempre acompanhado umidade relativa do ar na casa dos 15% pra baixo que no minimo deixa a sensação exato do que é registrado no termômetro... Coisa que não acontece no Sul do país normalmente.

 

Muito pelo contrário, no vale do Itajaí pode se ter 38º com algo de URA em torno de 50%... O que gera sensações térmicas estrambólicas

Link to comment
Share on other sites

Nas ondas de calor de 2014 e 2015, Tocantins teve relativamente poucas marcas acima de 40°C.

 

Em outubro de 2014, a estação convencional da cidade de Goiás-GO teve as seguintes marcas:

11/10: 40,4

12/10: 41,0

13/10: 40,9

14/10: 41,1

15/10: 41,2

16/10: 41,2

17/10: 41,5

18/10: 40,4

19/10: 40,2

 

Na mesma onda, a automática de Porto Murtinho-MS teve:

13/10: 40,0

14/10: 41,5

15/10: 41,5

16/10: 42,7

17/10: 41,6

18/10: 41,1

19/10: 40,8

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ao que tudo indica, esta região TO/PI terá as maiores máximas do país. Pelo menos na maioria dos anos.

 

Tem minhas dúvidas... Vale do Itajaí, Região Metropolitana de Porto Alegre, oeste gaúcho não fica devendo muito não. Só que os picos lá ocorrem em outros meses e talvez, ai concordando contigo não tenha uma sequencia de máximas são absurdas como tem o Tocantins.

Acredito que aqui no Vale a média máxima anual é de 39. Vários anos a máxima "estoura", mas tem anos que é mais fresco. Creio que a RM de Poa seja semelhante aqui. Talvez o oeste gaúcho, mas acho improvável pois há anos "fresco" por lá também. Lá no TO máximas anuais acima de 40 devem ser mais comuns.

 

Porém uma coisa muito interessante precisa ser observada. O calor do centro do país é menos pior que o calor do Sul do Brasil. Nessa região que está se destacando por picos de temperaturas altas lá encima do país vem quase sempre acompanhado umidade relativa do ar na casa dos 15% pra baixo que no minimo deixa a sensação exato do que é registrado no termômetro... Coisa que não acontece no Sul do país normalmente.

 

Muito pelo contrário, no vale do Itajaí pode se ter 38º com algo de URA em torno de 50%... O que gera sensações térmicas estrambólicas

Acredito que aqui no Vale a média máxima anual é de 39. Vários anos a máxima "estoura", mas tem anos que é mais fresco. Creio que a RM de Poa seja semelhante aqui. Talvez o oeste gaúcho tenha média um pouco, mas somente pouco e há anos "fresco" por lá também. No TO máximas anuais acima de 40 devem ser mais comuns.

 

Sobre a umidade numericamente está certo. Mas não esqueça que as mínimas são bem mais altas também. No TO tem dia com variação de 30,31/40, coisa que não passa longe aqui no Sul! É mais seco, mas bem mais quente. Com uma variação desta não deve baixar de 32 dentro de qualquer ambiente e isso permanece por horas lá!

 

Meus 40 aqui são após uma mínima "deliciosa" de 22/24! Prefiro um pouco mais de umidade com uma mínima decente do que esse terror de mínimas de 29/30!

 

Nem vou falar que as estações são do INMET e que se forem como em outros locais, talvez não reflitam o máximo de calor na região!

Link to comment
Share on other sites

Acredito que aqui no Vale a média máxima anual é de 39. Vários anos a máxima "estoura", mas tem anos que é mais fresco. Creio que a RM de Poa seja semelhante aqui. Talvez o oeste gaúcho tenha média um pouco, mas somente pouco e há anos "fresco" por lá também. No TO máximas anuais acima de 40 devem ser mais comuns.

 

SIM, NA REGIÃO DE BLU, JOI, CRI E ITAPIRANGA A MÉDIA MÁXIMA ABSOLUTA ANUAL FICA ENTRE 39/41°C

 

Sobre a umidade numericamente está certo. Mas não esqueça que as mínimas são bem mais altas também. No TO tem dia com variação de 30,31/40, coisa que não passa longe aqui no Sul! É mais seco, mas bem mais quente. Com uma variação desta não deve baixar de 32 dentro de qualquer ambiente e isso permanece por horas lá!

 

Meus 40 aqui são após uma mínima "deliciosa" de 22/24! Prefiro um pouco mais de umidade com uma mínima decente do que esse terror de mínimas de 29/30!

 

Nem vou falar que as estações são do INMET e que se forem como em outros locais, talvez não reflitam o máximo de calor na região![/b]

Link to comment
Share on other sites

Outubro de 2017:

 

Novas Marcas acima de 42:

42,1 Nova Xavantina-MT (14/10/2017)

42,0 Paranã-TO (21/10/2017)

 

Observações:

Palmas-TO também teve sua maior máxima da história, mas está sob verificação pelo próprio INMET e por isso não foi divulgada. A estação automática teve 41,9C contra os 41,0C do dia do recorde histórico da convencional em 2015.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
42,4 Dom Pedrito-RS (janeiro 1943)

42,3 Sta Cruz do Sul-RS (fevereiro de 1929)

42,2 Taquari-RS (janeiro de 1943)

42,1 Taquara-RS (março de 1926)

 

Fonte: Contribuição ao Estudo do Clima do Rio Grande do Sul, de Floriano Peixoto Machado.

 

Mas os anos recentes deixam esses dados no chinelo, certo ?

 

Nem de perto. 1943 segue imbatível de longe. A campanha e oeste gaúcho tem as máximas mais extremas sob uma condição totalmente diferente do resto do País(que geralmente vem acompanhada de Bloqueio ou ASAS).

Link to comment
Share on other sites

Lançando os dados da estação convencional de Teutônia, que não estão disponíveis no BDMEP, e que solicitei ao Disme, olhem só com o que me deparei:

[attachment=0]Dez-2001.gif[/attachment]

Deve ter sido 34 de máxima, certo? Os dados são de dezembro de 2001.

 

Bem provável que não seja 43, nas outras estações as máximas diminuiram nesse dia :hi:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Modificações: marcas das convencionais

43,0 Palmas (25/10/2017)

42,3 Palmas (21/10/2017)

42,1 Blumenau (27/12/2016)

 

Convencionais estão mais sujeitas a aquecimento então optei por considerar a marca da estação da FURB, visto que Palmas/INMET e outras várias também apresentam temperaturas ao sol superiores às automáticas. (Palmas automática registrou 41,9C no mesmo cercado no dia dos 43,0)

 

Mesmo porque esse comportamento deve vir do século 19 :laugh:

 

De qualquer maneira as automáticas tem uma listagem separada.

 

NÃO considero:

43,9 Nova Xavantina-MT (16/10/2017)

Link to comment
Share on other sites

 

Nem de perto. 1943 segue imbatível de longe. A campanha e oeste gaúcho tem as máximas mais extremas sob uma condição totalmente diferente do resto do País(que geralmente vem acompanhada de Bloqueio ou ASAS).

 

Quais condições? Eu sei que do litoral de SC até o de SP essas máximas absurdas acontecem em pré-frontais muito fortes, na maior parte do país é durante bloqueios atmosféricos, como você mesmo disse, e na campanha gaúcha quais as situações? não é também durante a atuação de uma alta pressão?

Link to comment
Share on other sites

 

Nem de perto. 1943 segue imbatível de longe. A campanha e oeste gaúcho tem as máximas mais extremas sob uma condição totalmente diferente do resto do País(que geralmente vem acompanhada de Bloqueio ou ASAS).

 

Quais condições? Eu sei que do litoral de SC até o de SP essas máximas absurdas acontecem em pré-frontais muito fortes, na maior parte do país é durante bloqueios atmosféricos, como você mesmo disse, e na campanha gaúcha quais as situações? não é também durante a atuação de uma alta pressão?

 

O curioso é que na Campanha muitas vezes a chucha é acompanhada de vento sudoeste, o que foge totalmente do padrão de ondas de calor pro resto do Centro-Sul.

Link to comment
Share on other sites

 

Nem de perto. 1943 segue imbatível de longe. A campanha e oeste gaúcho tem as máximas mais extremas sob uma condição totalmente diferente do resto do País(que geralmente vem acompanhada de Bloqueio ou ASAS).

 

Quais condições? Eu sei que do litoral de SC até o de SP essas máximas absurdas acontecem em pré-frontais muito fortes, na maior parte do país é durante bloqueios atmosféricos, como você mesmo disse, e na campanha gaúcha quais as situações? não é também durante a atuação de uma alta pressão?

Fui eu que escrevi isso não. Foi o meu grande amigo @Vitor Vieira. :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Nem de perto. 1943 segue imbatível de longe. A campanha e oeste gaúcho tem as máximas mais extremas sob uma condição totalmente diferente do resto do País(que geralmente vem acompanhada de Bloqueio ou ASAS).

 

Quais condições? Eu sei que do litoral de SC até o de SP essas máximas absurdas acontecem em pré-frontais muito fortes, na maior parte do país é durante bloqueios atmosféricos, como você mesmo disse, e na campanha gaúcha quais as situações? não é também durante a atuação de uma alta pressão?

Fui eu que escrevi isso não. Foi o meu grande amigo @Vitor Vieira. :good2:

 

Posso estar enganado, mas nada se compara com o calor que faz no verão entre o Chaco paraguayo e o centro-sul argentino. Não raro nessa enorme área se estabelece um ''corredor de fogo'' com máximas superiores a 40° C, atingindo também o Rio Grande. Que também registra marcas extremas, mas inferiores aos dos países vizinhos.

Link to comment
Share on other sites

Hora de desenterrar o tópico e adicionar dados do setembrão:

 

42,5 Itiquira-MT/PWS (06/09/2019)

42,3 Coxim-MS/INMET (14/09/2019)

42,0 São Miguel do Araguaia-GO/INMET (14/09/2019)

 

convencional: 

42,0 Cuiabá-MT (06/09/2019)

 

Tem outros dados de convencional mas estão incompletos

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, PabloMartins disse:

Porto Alegre, RS - 42,6°C (06/02/2014)

Canoas, RS - 43°C (06/02/2014)

Taquara, RS - 44°C (06/02/2014)

qual a fonte do dado de canoas?

 

Os outros dois dados são de meu conhecimento mas não são consideráveis nessa lista, são valores de estações pouco confiáveis para máximas absolutas assim como os 44c em palhoça SC e muitos outros

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

qual a fonte do dado de canoas?

 

Os outros dois dados são de meu conhecimento mas não são consideráveis nessa lista, são valores de estações pouco confiáveis para máximas absolutas assim como os 44c em palhoça SC e muitos outros

Eu me lembro deste registro de Porto Alegre, foi numa estação privada na avenida Sertório, sendo que o aeroporto Salgado Filho (ao lado) ficou alguns décimos abaixo dos 40ºc.  Tem toda a "cara" de estação mal posicionada, embora também não descarte falta de ventilação/superaquecimento do abrigo. 

 

Não vai demorar muito para isso acontecer no RJ também, a estação Irajá do Alerta Rio tem superestimado as máximas em 2/3ºc, então no dia que registrar de verdade uma máxima de 41/42ºc por lá (o que acontece de tempos em tempos), com certeza será divulgado com grande alarde pela mídia uma máxima de 44/45ºc no Irajá, com a típica sensação de 50/60ºc em algum lugar para "enfeitar".

 

Realmente parece haver uma "zica" que não permite que a máxima alcance (em condições regulares/padrão de observação) os 44ºc no Brasil (mas, claro, um dia isso deve cair).  E todo ano tem gente que dá o maior crédito para estas rodadas malucas que saem jogando 47, 48, 49, 50ºc e até 54ºc para os pontos mais quentes do Brasil.  Eu fico com a previsão automática do Wundergorund e no final eles geralmente erram por no máximo 1/2ºc.  Para Campo Grande previram pico de 39/40ºc nesta onde de calor e para Cuiabá 42ºc, e se saíram muito bem até agora.  Agora estão prevendo pico de 36/37ºc para BH e 35/36ºc para Brasília até o fim de semana, e estou confiante que vão chegar muito perto.

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
12 minutos atrás, Igor Almeida disse:

Acho que é melhor esperar essa onda de calor acabar pra atualizar a lista, né? rs

 

A quantidade de temperaturas 42ºC+ nessa onda de calor é assustadora.

Isso. E banalizou tanto as máximas acima de 42C que agora vou colocar apenas os recordes absolutos mesmo senão vai ficar uma bagunça completa.

  • Like 2
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

A grande onda de calor de 2020 chega ao fim como a maior já registrada no Brasil desde o início dos registros; nada menos que 7 estados mais o DF registraram novos recordes absolutos de calor pela rede oficial/Inmet, segue a lista abaixo:

 

PR: 42,9ºc em Morretes*

SP: 43,5ºc em Lins*

MS: 44,6ºc em Água Clara@

MT: 44ºc em Cuiabá #

GO: 44,3ºc em Aragarças (acabou de sair do forno a máxima da conv, compatível com os 43,9ºc da auto)

MG: 44ºc em Araçuaí

BA: 42,9ºc em Ibotirama

DF: 37,8ºc em Águas Emendadas

 

O RJ, que detinha o recorde da Região Sudeste (43,2ºc na capital) foi "colocado para escanteio" por SP e MG.

 

*No PR houve registro na casa dos 43ºc pela rede local Simepar, e em SP na casa dos 44ºc pela rede local Ciiagro, mas não tenho elementos suficientes para avaliar a confiabilidade das estações, e de toda forma não são registros "oficiais".

 

@A convencional de Paranaíba (no mesmo estado) registrou o mesmo valor, mas tenho dúvidas sobre a confiabilidade do registro (estação parece estar meio abandonada, e há muito tempo sem termômetro de mínima).

 

#A convencional de Poxoréo (no mesmo estado) registrou 44,5ºc, mas tenho dúvidas sobre a confiabilidade do registro (diferença 18ZxTmax, excesso de mato no terreno, etc).  Nos 44,6ºc de Nova Maringá (auto) não confio absolutamente, comportamento muito errático da temperatura durante a tarde.  Registo de até 44,9ºc numa PWS na zona rural de Itiquira no sul do estado, pela altitude (bem abaixo da zona urbana) é plausível.

 

Outro destaque foi a ocorrência de mínimas altíssimas em muitos locais urbanizados ou mesmo em áreas pouco urbanizadas, mas em topo/encosta.  Ontem a mínima na estação automática de Cuiabá (31ºc)** pode ter sido a maior já registrada no Brasil levando em conta as 24 horas do dia (não é raro ficar acima dos 30ºc durante a madrugada em trechos de baixa altitude entre o leste de SC e o RJ sob atuação dos ventos de norte/noroeste, mas quase sempre ou sempre o vento muda de direção antes da meia-noite e a mínima é alterada).  Aqui na RM do RJ, já vi madrugadas inteiras acima dos 30ºc em alguns bairros da capital (especialmente na zona sul, por efeito dos eventos adiabáticos, mas também muito ocasionalmente nos bairros mais adensados da ZN), mas nunca vi a mínima das 24 horas do dia ficar neste patamar dos 30ºc.  O mesmo vale para a região de Santa Maria (RS), que já registrou 30ºc de madrugada até no inverno, mas sempre na iminência de um refresco que chega logo e altera a mínima.

 

A média das 24 horas do dia de ontem (08/10) em Cuiabá/auto (36,7ºc) muito provavelmente foi a mais alta jamais registrada numa capital brasileira, e é comparável às médias mensais de julho e agosto de 2020 em Phoenix (AZ), os dois meses mais quentes da história da estação local, que fica na enorme ilha de calor que é o aeroporto internacional de Phoenix.  Na Vila Militar (cidade do Rio, um dos bairros mais quentes de uma cidade famosa pelos verões quentes), a maior média diária desde a abertura da estação foi de "apenas" 32,9ºc no dia 26/12/2012.

 

Claro que os dias mais quentes de Phoenix superam e muito Cuiabá, mas o fato de no dia mais quente da história Cuiabá conseguir praticamente igualar a maior média mensal já registrada em Phoenix é digno de nota.

 

**Hoje (09/10) este valor foi superado em Corumbá(MS), com 32,2ºc de mínima durante a madrugada, mas o valor não "sobreviveu" até o final da noite (mais abaixo).

 

Atualização 1: 32,2ºc às 21:00 hora local em Corumbá e caindo rapidamente, a mínima será alterada e não teremos recorde.  Pelo horário UTC foi recorde, mas prefiro levar em conta o horário local, pois a mínima é de fato a menor temperatura registrada ao longo das 24 horas do dia, e não faz sentido em pleno século XXI com estações automáticas se basear no horário de outro local (a comparação fica injusta).

 

Atualização 2: mínima final ficou em 29,7ºc para o dia 09/10/2020 em Corumbá (até 4:00 UTC, meia-noite local), portanto o possível recorde nacional de maior mínima na era das automáticas segue com Cuiabá no dia anterior. A queda da temperatura nas horas finais da noite provavelmente foi causada por uma maior estabilização da atmosfera no local da estação (bastante afetado por ventos que dificultam a queda de temperatura e geram oscilações de temperatura no meio da noite).  Média das 24 horas também alcançou os 36,7ºc (36,66ºc) na auto de Corumbá nesta sexta-feira.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Acho que é bom já começar a levantar os dados dos novos recordes:

 

  • 44,9 Itiquira-MT/PWS IITIQU1 (06/10/2020)
  • 44,6 Água Clara-MS/Automática INMET (05/10/2020)
  • 44,6 Ilha Solteira-SP/UNESP (05/10/2020)
  • 44,3 Aragarças-GO/Convencional INMET (09/10/2020)
  • 44,3 Pereira Barreto-SP/UNESP (02/10/2020)
  • 44,1 Coxim-MS/Automática INMET (30/09/2020)
  • 44,1 Juscimeira-MT/Davis Pro 2 (05/10/2020)
  • 44,0 Poxoreo-MT/Convencional INMET (04/10/2020 e 09/10/2020)
  • 44,0 Cuiabá-MT/Convencional INMET (30/09/2020)
  • 43,7 Guiratinga-MT/Automática INMET (05/10/2020)
  • 43,5 Marinopolis-SP/UNESP (03/10/2020)
  • 43,5 Lins-SP/Automática INMET (07/10/2020)
  • 43,5 Rondonópolis-MT/Automática INMET (05/10/2020)
  • 43,4 Goiás-GO/Automática INMET (03/10/2020)
  • 43,3 Itapura-SP/UNESP (06/10/2020)
  • 43,2 Santo Antônio de Laverger-MT/Convencional INMET (30/09/2020)
  • 43,1 São Romão-MG/Automática INMET (08/10/2020)
  • 42,9 Ibotirama-BA/Automática INMET (08/10/2020)
  • 42,9 Barretos-SP/Automática INMET (07/10/2020)
  • 42,9 Santa Rita do Pardo-MS/Automática INMET (03/10/2020 e 06/10/2020)
  • 42,9 Corupá-SC/Epagri (02/10/2020)
  • 42,9 Joinville-SC/Epagri (02/10/2020)
  • 42,9 Morretes-PR/Automática INMET (02/10/2020)
  • 42,8 Registro-SP/Automática INMET (02/10/2020)
  • 42,8 Paranaíba-MS/Convencional INMET (30/09/2020)
  • 42,8 São Miguel do Araguaia/Automática INMET (29/09/2020)
  • 42,7 Porto Estrela-MT/Automática INMET (09/10/2020)
  • 42,7 Schroeder-SC/Epagri (02/10/2020)
  • 42,6 Arinos-MG/Convencional INMET (08/10/2020)
  • 42,6 Unaí-MG/Convencional INMET (08/10/2020 e 09/10/2020)
  • 42,6 Ibitinga-SP/Automática INMET (07/10/2020)
  • 42,6 Jaraguá do Sul-SC/Davis pro 2 (02/10/2020)
  • 42,5 Itaobim-MG/Automática INMET (08/10/2020)
  • 42,5 Ribas do Rio Pardo-MS/Automática INMET (03/10/2020)
  • 42,5 Populina-SP/UNESP (07/10/2020)
  • 42,5 Diamantino-MT/Convencional INMET (30/09/2020)
  • 42,4 Dracena-SP/Automática INMET (06/10/2020)
  • 42,4 São José do Rio Claro-MT/Automática INMET (05/10/2020)
  • 42,3 Araçuaí-MG/Automática INMET (08/10/2020)
  • 42,3 São Gabriel do Oeste-MS/Automática INMET (05/10/2020)
  • 42,3 Cidade Gaúcha-PR/Automática INMET (03/10/2020)
  • 42,2 Cáceres-MT/Automática INMET (08/10/2020)
  • 42,2 São Félix do Araguaia-MT/Automática INMET (04/10/2020)
  • 42,2 Cassilândia-MS/Automática INMET (03/10/2020)
  • 42,2 Presidente Prudente-SP/PWS IPRESI7 (03/10/2020)
  • 42,1 Salinas-MG/Automática INMET (08/10/2020)
  • 42,1 São Simão-GO/Automática INMET (07/10/2020)
  • 42,1 Querência-MT/Automática INMET (04/10/2020)
  • 42,1 Paranapoema-PR/Automática INMET (03/10/2020 e 06/10/2020)
  • 42,1 Votupuranga-SP/Automática INMET (03/10/2020)
  • 42,0 Jales-SP/Automática INMET (07/10/2020)
  • 42,0 Itumbiara-GO/Automática INMET (07/10/2020)

Quem puder colaborar pra coletar mais dados eu agradeço muito. Na lista ainda não tem por exemplo os dados do Ciiagro (de São Paulo) e Simepar (PR)

  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

A princípio estou desconsiderando os 44,0C da convencional de Araçuaí, essa estação fica na zona urbana da cidade e é abafada pelos prédios de uma escola. A automática que fica em um local até um pouco mais baixo registrou apenas 42,3C:

image.thumb.png.4574f679e20acffb222f562bbe1e66ac.png 

 

Convencional:

image.thumb.png.e9922110bf1ec35d63984ea3b0c43107.png

 

Não há motivo pra haver diferença real de 2C na máxima entre as duas estações.

 

Os registros da automática de Nova Maringá/MT também foram desconsiderados, parece estar desregulada

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Recordes de calor acima de 42ºC registrados nesse mês de Janeiro:

 

42,8 Mondaí - SC/PWS IMONDA5 (23/01/2022)

 

42,6 Porto Vera Cruz - RS/Davis pro 2 (23/01/2022)

 

42,2 Caibi - SC/Epagri (23/01/2022)

 

42,1 São Borja - RS/Davis pro 2 (24/01/2022)

42,1 Itapiranga - SC/Epagri (23/01/2022)

42,1 Uruguaiana - RS/Automática INMET (20/01/2022)


42,0 Santo Antônio das Missões - RS/Davis pro 2 (23/01/2022)

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 28/01/2022 em 09:23, Felipe Backendorf disse:

Recordes de calor acima de 42ºC registrados nesse mês de Janeiro:

 

42,8 Mondaí - SC/PWS IMONDA5 (23/01/2022)

 

42,6 Porto Vera Cruz - RS/Davis pro 2 (23/01/2022)

 

42,2 Caibi - SC/Epagri (23/01/2022)

 

42,1 São Borja - RS/Davis pro 2 (24/01/2022)

42,1 Itapiranga - SC/Epagri (23/01/2022)

42,1 Uruguaiana - RS/Automática INMET (20/01/2022)


42,0 Santo Antônio das Missões - RS/Davis pro 2 (23/01/2022)

 

A estação do INMET de São Borja voltou online com dados:

 

42,2 São Borja - RS/Automática INMET (24/01/2022)

  • Like 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.