Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alguém está com dificuldade de acessar os radares da Aeronáutica?

 

Hoje esquentou bem aqui em Laje do Muriaé, o modelo Cosmo do Inmet está prevendo muito calor a partir do domingo.

 

Os modelos CMC e Eta prevendo a volta das chuvas para Zona da Mata e Noroeste do Rio a partir de sexta que vem.

 

 

Também estava com dificuldades, mas parece que voltou ao normal.

 

 

Hoje também esquentou por aqui

 

Mínima de 20,0° e máxima de 31,1° aqui em casa.

O vento se fez presente durante o dia todo, o que contribuiu para essa mínima "alta"

 

Pelo meteograma do GFS/WxBrasil, pico de 38°C dia 19 :heat:

 

Céu encoberto por altostratus e muito vento, faz 25,4° e 55% umidade

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos,

 

muito boas as fotos da manhã de ontem aí, muito sol, a noite as chuvas retornaram.

Aquele bosque com árvores e gramado deve dar um trabalhão para retirar as folhas acumuladas no chão.

Obrigado Nani e sim deve dar um trabalhão mesmo. Umas 2 ou 3 vzs por semana eu vejo um senhor (empregado) e a dona do terreno fazendo a limpeza e keimando as folhas secas e galhos.

O trabalho compensa, como pode ver...

 

*

Nuvens carregadas e pancadas de chuva no comecinho da manhã:

14753198_181811082261489_7321807818412238115_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

14753963_181810495594881_401021255924767428_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Ventos fortes do Norte/Noroeste às 16h, com chuva fraca:

14691408_181813835594547_7546455461010845109_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

14615709_181813338927930_1859450885112891823_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Ao sul, as nuvens já se afastando (região do Quiriri/Joinville):

14650589_181825922260005_394285018365980269_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=88e1778fe2adc39216be4c0747c2f308&oe=58A1EA08

 

Os ventos no alto do Bradador atingiram 130 km-h às 15h!

 

Entardecer ainda com céu encoberto ... Poucas nuvens no extremo oeste, com o sol aparecendo nos últimos momentos do dia:

14708090_181813968927867_6806400072398004604_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Linha de instabilidade frontal avançando pelo Sudeste há cerca de 1h atrás (20h30):

14725549_181834338925830_6270030955448541274_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=f1347f785b377a939b104dc6f4efaa52&oe=58664112

 

Link to comment
Share on other sites

Andoni,

 

a máxima na automática de Resende chegou a 34,7ºC ás 14 horas e no horário de 16 cravou em 35,0ºC :heat:

 

 

Esquentou muito lá, e a umidade relativa chegou a apenas 25%!

Gostaria de ver a convencional, mas nesse mês, em apenas quatro dias teve a máxima e temperatura das 21hs divulgadas :(

 

Olha a diferença nas máximas

 

Resende: 35,0°

Valença: 30,6°

Três Rios: 31,4°

Rio Claro: 30,3°

Link to comment
Share on other sites

William e outros que interessam por mínimas baixas na Mantiqueira.

 

Para comparar com as mínimas de Maria da Fé de outubro a dezembro das normais de 1976 a 1990.

 

Num curto período de tempo de 1906 a 1916 na estação convencional em Campos do Jordão/na Vila Jaguaribe, foram registradas as seguintes mínimas de outubro a dezembro.

 

-1,0 outubro

 

0,2 novembro

 

-1,2 dezembro

Link to comment
Share on other sites

A máxima de 26,1° sem baixar dos 63% fez lembrar como nosso verão é ruim. Ainda assim foi apenas quente, mas abafado, sensação que não tinha A MESES!

 

Agora 19,5° com 85% e tempo bom.

 

Tivemos a mesma dinâmica com temperaturas semelhantes ontem.

 

Eu prefiro mil vezes 30/32º com tempo seco e ventoso de E/SE do que nesses 26ºC parado, úmido e abafado.

Link to comment
Share on other sites

A máxima de 26,1° sem baixar dos 63% fez lembrar como nosso verão é ruim. Ainda assim foi apenas quente, mas abafado, sensação que não tinha A MESES!

Tivemos a mesma dinâmica com temperaturas semelhantes ontem.

 

Eu prefiro mil vezes 30/32º com tempo seco e ventoso de E/SE do que nesses 26ºC parado, úmido e abafado.

É vero. E confesso que estou dando graças a Deus (GRA-ÇAS A DE-US!!!) que teremos, no RS, uma semana inteira de tempo fechado! Caso contrário, se tivéssemos um bloqueio mais ao sul e a penetração do jato de baixos níveis com tempo bom, todo o RS bateria os 35° ou mais à exceção da serra. Prefiro mil vezes dias de tempo fechado do que dias de calor contínuo como o que tivemos de 2012 para cá em vários episódios.

 

O problema será a quantidade de chuva, isto sim muito preocupante. A gauchada vai escapar do inferno, que ficará no PR, MS, SP e regiões próximas.

 

Hoje tive mínima de 17,9°. Agora faz 24,3° com 67% e nublado.

 

p.s.: "a meses" se escreve "há meses".

Link to comment
Share on other sites

A máxima de 26,1° sem baixar dos 63% fez lembrar como nosso verão é ruim. Ainda assim foi apenas quente, mas abafado, sensação que não tinha A MESES!

 

Agora 19,5° com 85% e tempo bom.

 

Tivemos a mesma dinâmica com temperaturas semelhantes ontem.

 

Eu prefiro mil vezes 30/32º com tempo seco e ventoso de E/SE do que nesses 26ºC parado, úmido e abafado.

 

Totalmente de acordo, antes calor do que esse céu nublado nojento :dash1:

 

mínima de 16,8C hoje, excelente dado o ar quente

Link to comment
Share on other sites

William e outros que interessam por mínimas baixas na Mantiqueira.

 

Para comparar com as mínimas de Maria da Fé de outubro a dezembro das normais de 1976 a 1990.

 

Num curto período de tempo de 1906 a 1916 na estação convencional em Campos do Jordão/na Vila Jaguaribe, foram registradas as seguintes mínimas de outubro a dezembro.

 

-1,0 outubro

 

0,2 novembro

 

-1,2 dezembro

 

Opa joia excelentes dados Marinho

Link to comment
Share on other sites

A MetSul divulgou alerta no Facebook para o tempo severo esperado para o estado nos próximos dias. Segue trecho:

 

https://www.facebook.com/metsulmeteorologia

 

ATENÇÃO – ALERTA: CHUVA EXCESSIVA E TEMPORAIS NO RIO GRANDE DO SUL | A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre a perspectiva de chuva excessiva no Rio Grande do Sul com volumes muito altos e até extremos no decorrer dos próximos dias.

(...)

 

A MetSul Meteorologia alerta ainda para o alto risco de ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul durante o fim de semana e na primeira metade da próxima semana, entre segunda e a quarta-feira. No período, o Estado sofrerá a influência de sucessivas áreas de instabilidade intensas e que avançarão de Oeste para Leste com nuvens carregadas e com potencial para muitos raios, granizo (isoladamente médio a grande) e também vendavais localizados, alguns severos e com prováveis danos. Serão, assim, ao menos cinco dias de enorme instabilidade com chuva excessiva e freqüentes temporais, apesar de INTERVALOS de melhoria. Todas as regiões do Estado tem risco de temporais, mas a ameaça é maior para o Centro, o Oeste e o Norte do território gaúcho. O período de alerta de tempo severo vigora entre este sábado e a terça, sendo o domingo, a segunda e a terça os dias de maior risco de temporais pela influência de uma corrente de jato em baixos níveis que vai transportar ar quente para o território gaúcho. Recomendamos atenção a nossa conta de Twitter @metsul que atualizará as informações em tempo real no período de alerta. (Meteorologistas Luiz Fernando Nachtigall e Estael Sias com foto de arquivo de Camilo Saueressig)

Link to comment
Share on other sites

Em relação ao tempo severo no RS, pergunto ao Felipe e Rodolfo se há chances de tornados no estado ?

 

Na minha opinião, o risco de tornados é baixo, porém não pode ser totalmente descartado.

 

A maior preocupação desta condição de tempo severo, será os Vendavais e Granizo.

 

Neste caso há uma chance maior para micro-explosões, certo ?

Link to comment
Share on other sites

William,

na automática de Monte Verde acumulou 54,6 mm de ontem para hoje.

 

Monte Verde fica numa posição privilegiada para chuvas no Sul de Minas, deve ter uma das maiores médias anuais de chuva do Sul de Minas.

 

É verdade... estranhamente ao que tudo indica não existem cachoeiras por ali, já perguntei bastante...

Acho que tudo o que cai na parte alta deságua pro lado do vale do Paraíba, uma pena.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Um dia abafado em Blumenau, máxima de 27,4C no centro, enquanto que a automática de Indaial chegou aos 28,5C e eu tive 28,4. Os ventos marítimos vieram junto com o sol, impedindo maior elevação nas temperaturas.

 

Tenho no momento tropicais 20,3C, maior temperatura que registro pro horário desde que adquiri a estação, venta bem de leste

Link to comment
Share on other sites

Ontem fomos de 18,3° C a 27, 9° C.

 

9,7 acumulados também ontem.

 

E ainda tivemos 19,1 mm na quinta e 10,9 mm na quarta-feira passada.

 

A agricultura e os reservatórios agradecem. As nossas plantas também.

 

17,8° C de mínima hoje.

 

E o aquecimento está sendo rápido: 25,4° já às 10 horas na estação Jundiaí do Ciiagro.

 

A imagem de satélite do INMET está interessante agora. Temos o que me parecem ser dois CCMs, um entre Uruguay e Argentina e outro entre Paraguay e o estado do Paraná.

 

Não existe concordância entre os modelos em termos de chuva/chuvarada para hoje no estado de São Paulo. O GFS, por exemplo, indica precipitação inexpressível. Já o Europeu mostra outra coisa.

 

Bom dia.

Link to comment
Share on other sites

E começou a festa (ou o terror) no Rio Grande do Sul que durará até quarta (não ininterruptamente, claro).

 

RsAdf7i.gif

 

 

Pela imagem de radar vê-se boa área com temporais/chuva forte no oeste do Estado, que mais tarde devem avançar pra cá.

 

qIV0omH.png

 

 

E Uruguaiana está prestes a ser atingido por uma célula com provável granizo/ventos fortes.

 

O7gcPGO.jpg

 

 

Na espera das tormentas, bom dia.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Em Buenos Aires também estamos registrando chuvas hoje. Começou por volta das 5h, com fortes pancadas que duraram até 9h. Depois a chuva diminuiu, ficou apenas chuviscando, mas neste momento chove moderadamente de novo. Depois de dias com até 28ºC esta semana, o tmepo refrescou, e a temperatura atual é de 17,5ºC. A máxima prevista para hoje é de 22ºC. O sol hoje nasceu às 6h11 e se põe às 19h08.

Link to comment
Share on other sites

Hoje nos estados que terão horário de verão foi o dia em que o sol nasceu mais cedo este ano, amanhã aqui em São Paulo o sol vai nascer ás 06:31 e por ás 19:12. Este horário de verão para mim é mais do que esperado pois lembrei das chuvas que ocorreram nos meses de março, maio, junho e agosto aqui em São Paulo este ano. A partir de amanhã a hora oficial de Brasília será o fuso UTC-2. E no último dia do "horário de inverno" aqui em São Paulo, aqui no bairro onde moro o sol está aparecendo entre nuvens.

Sobre a chuva de ontem, quanta diferença nos acumulados de chuva registrados(enquanto em Poá/Ferraz choveu quase 100mm, aqui no Jardim Valparaíso(AABB Avenida Sezefredo Fagundes) choveu só 8 mm).

Link to comment
Share on other sites

Gente, o que significa isso ? Fui olhar os sites de previsão Foreca (baseado no Europeu) e Tutiempo (GFS), e para minha desagradável surpresa eles simplesmente EVAPORARAM o refresco que viria após a onda de calor dessa semana.

 

Alguém sabe o que aconteceu ? Alguém mais viu essa mudança terrível? Se mantiver, Outubro fechará acima da média :/

Link to comment
Share on other sites

O sol em POA já era. Às 10:30 ele estava firme e forte, às 12:30 já estava relativamente nublado, e agora ele praticamente não aparece. Além da camada de cirrustratus começam a aparecer cumulus.

 

Já tive as extremas do dia: 17,1° a 29,5° e sem baixar dos 57%. É o dia mais abafado desde abril. Agora faz 27,6° com 62%. Pressão em 1011,4 mb.

Link to comment
Share on other sites

Gente, o que significa isso ? Fui olhar os sites de previsão Foreca (baseado no Europeu) e Tutiempo (GFS), e para minha desagradável surpresa eles simplesmente EVAPORARAM o refresco que viria após a onda de calor dessa semana.

 

Alguém sabe o que aconteceu ? Alguém mais viu essa mudança terrível? Se mantiver, Outubro fechará acima da média :/

 

Realmente desde ontem o GFS alterou a previsão. Além das mudanças nas temperaturas, o modelo sugere também chuvas menos significativas para o Brasil central para o último decênio desse mês.

Agora vamos ver se os modelos alterarão as previsões nas próximas rodadas.

Link to comment
Share on other sites

Hoje nos estados que terão horário de verão foi o dia em que o sol nasceu mais cedo este ano, amanhã aqui em São Paulo o sol vai nascer ás 06:31 e por ás 19:12. Este horário de verão para mim é mais do que esperado pois lembrei das chuvas que ocorreram nos meses de março, maio, junho e agosto aqui em São Paulo este ano. A partir de amanhã a hora oficial de Brasília será o fuso UTC-2. E no último dia do "horário de inverno" aqui em São Paulo, aqui no bairro onde moro o sol está aparecendo entre nuvens.

 

Maldito Horário de Verão! (Sim, eu não gosto).

 

Com o horário de verão, muda um pouquinho o modo de ler os modelos agora, principalmente no tocante previsão de Pancadas e Trovoadas de fim de tarde.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.