Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

O pico do calor se daria no início da semana que vem, a Climatempo coloca máxima de 36 em 18/10, será? Não me parece a cara dos bloqueios de fevereiro e outubro de 2014 e outubro de 2015, aquilo eram altas "empilhadas" com grande influência da ASAS.

 

36°C para onde?

 

Bom, teoricamente (e na prática também serve), ondas de calor provocadas por altas empilhadas (ASAS + alta em médios níveis, tal qual jan/15 e fev/14) passam por aquecimento gradual, pois geralmente quando se há uma alta em superfície a tendência é de queda nas temperaturas à noite - assim como observamos o longo de agosto costumeiramente.

 

Baixa pressão em superfície está geralmente associado a ar quente e úmido, e o geopotencial alto indica expansão do ar - calor gera expansão (levantamento) e frio gera 'compactação'. Com a expansão da camada de ar, o nível em que a pressão atinge 500mb fica mais alto. Nestes casos, há evaporação, o CAPE fica alto e geralmente há chuvas isoladas de curta duração.

 

Então baixa pressão na superfície + alta em médios níveis = calor intenso.

 

Era para a capital paulista, mas já mudaram para 34.

Valeu pela explicação :good:

Link to comment
Share on other sites

PADRÃO LA MESMO, QUE É CHUVA BEM IRREGULAR, PERÍODOS LONGOS DE POUCA CHUVA E INTERVALOS CURTOS DE MUITA CHUVA. ESTÁ DENTRO DO ESPERADO. ALÉM DO QUE O LITORAL TERÁ POUCA CHUVA EM RELAÇÃO AO OESTE.

 

ESTAMOS COM PADRÃO DE LA-NINA DESDE MAIO E VAI SEGUIR ASSIM, SC, ATÉ O INVERNO DE 2017

 

Valeu, Ronaldo. Não sabia dessa particularidade da La Niña em SC.

 

Os modelos GFS e ECMWF reduziram o calor em Juiz de Fora nas últimas rodadas, para semana que vem. Nesse momento, seria uma onda de calor absolutamente ordinária, que ocorre praticamente todos os meses de Outubro na climatologia local da minha região. E que fique dessa forma.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente ? Já cansei desses dias nublados e frios para a época. Vai ser bom termos, semana que vem, sol e calor.

 

2 (até cheguei a comentar domingo de noite).

 

Torço para que o bloqueio não perdure muito tempo, assim como também torço para que após a quebra do bloqueio não tenhanos o retorno desse tempo (mas sim chuvas significativas).

 

Agora temos 23,1 graus na Mooca. A mínima ficou em 15,8 graus.

Sol enfim, aparecendo.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z mostra essa redoma de ar quente se formando essa semana, porém já se desintegrando no dia 20/10. Menos de 1 semana de calor e chuvas isoladas no Sudeste, depois voltaria o padrão atual. Garanto que o Europeu vem com uma solução intermediária entre o extremista CFS e o conservador GFS.

 

Repito: NÃO HÁ INDICATIVOS DE ONDA DE CALOR COMO EM 2014 E 2015. Podem ficar sossegados !

Link to comment
Share on other sites

INMET me passou a normal climatologica de Maria da Fé 61-90 e os extremos , tem dados espetaculares , compartilho com voces para que possam guardar tambem !

 

 

6yCqr8j.jpg

 

Nossa, o que mais me surpreendeu foi esse 0 grau em Dezembro! Será possível ? Então nesse dia o Reserva teve temperatura negativa e geada forte.

Link to comment
Share on other sites

A máxima hoje ultrapassou os 29° C.

 

Com a intensificação do vento sudeste no fim de tarde, a temperatura aqui levou um ''tombo'' de 25,9° C às 16 h para 21,3° C às 17 h.

 

As imagens de radar da Unesp mostram instabilidades próximas à fronteira entre São Paulo e Minas Gerais.

 

As chuvas já atingem o norte da região metropolitana de Campinas.

 

Certamente o litorâneo vento sudeste está fomentando essas instabilidades pelo contraste com o ar mais quente do interior.

 

A rodada mais recente do GFS indicou que essas instabilidades atingiriam Campinas e Jundiaí.

 

O meu palpite: a chuva chega em Campinas, mas o ''sudestão'' não vai permitir que a chuva chegue por aqui. A temperatura já caiu e as instabilidades estão longe ainda.

 

Veremos...

Link to comment
Share on other sites

INMET me passou a normal climatologica de Maria da Fé 61-90 e os extremos , tem dados espetaculares , compartilho com voces para que possam guardar tambem !

Mínima impressionantes! Como disse o Renan, está mínima de 0° cravado em dezembro é incrível!

 

Duas coisas também chamaram minha atenção: os sucessivos recordes de máximas em 1981 e as mínimas absolutas fora dos grandes eventos de frio no período 61-90, em particular de 1975 e 1988. Parece que a serra de MG, como os pontos altos da Mantiqueira, tem uma dinâmica bem peculiar.

Link to comment
Share on other sites

Num raio de apenas 90 km, hoje tivemos muita variação nas máximas.

 

São Paulo CGE - 18,2 a 26,4°C (Sé 23,5°C; Santana 22,9°C; Vila Mariana 21,6°C; Jabaquara 19,9°C)

 

Cetesbs:

Guarulhos 24,2 / 25,3°C

Sorocaba 27,5°C

São José dos Campos 28,2 / 28,6 / 29,3°C

Jundiaí 28,9°C

Campinas 30,6 / 30,9°C.

 

Todas já sofrem a atuação da brisa marítima exceto Campinas que deverá ter tempestades.

 

Por certo, agora temos chuva e 16,8°C no CGE-Vila Mariana.

Link to comment
Share on other sites

Num raio de apenas 90 km, hoje tivemos muita variação nas máximas.

 

São Paulo CGE - 18,2 a 26,4°C (Sé 23,5°C; Santana 22,9°C; Vila Mariana 21,6°C; Jabaquara 19,9°C)

 

Cetesbs:

Guarulhos 24,2 / 25,3°C

Sorocaba 27,5°C

São José dos Campos 28,2 / 28,6 / 29,3°C

Jundiaí 28,9°C

Campinas 30,6 / 30,9°C.

 

Todas já sofrem a atuação da brisa marítima exceto Campinas que deverá ter tempestades.

 

Por certo, agora temos chuva e 16,8°C no CGE-Vila Mariana.

 

Minha máxima ficou em 17.8 aqui no ABC

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde com céu tomado por MM aqui no começo da zona leste de Sampa.

Agora faz 17,7 graus na Mooca, após uma máxima de 24 graus.

 

----------------

 

Em relação à bloqueio e calor, vale lembrar que até mesmo em outubro de 2008 também tivemos alguns períodos de calor mais intenso por aqui após um primeiro decênio com temperaturas bem baixas. No aero de Congonhas, a maior máxima daquele mês chegou aos 34 graus no dia 15.

Link to comment
Share on other sites

Aquela enorme mancha roxa a NE de Campinas provavelmente é granizo.

 

Ontem minha máxima foi de 26,7° com até 28%. Hoje bati 28,7° com 43%. Ficou sensivelmente mais quente. A mínima foi 16,3° logo no início da madrugada. Agora faz 21,1°.

 

Já por aqui estou preparando as pipocas para as tempestades que começarão a partir de amanhã. Será uma longa e tormentosa jornada. A MetSul divulgou o alerta pelo Facebook hoje no final da manhã: https://www.facebook.com/metsulmeteorologia/?fref=ts.

Link to comment
Share on other sites

INMET me passou a normal climatologica de Maria da Fé 61-90 e os extremos , tem dados espetaculares , compartilho com voces para que possam guardar tambem !

 

 

6yCqr8j.jpg

 

Nossa, o que mais me surpreendeu foi esse 0 grau em Dezembro! Será possível ? Então nesse dia o Reserva teve temperatura negativa e geada forte.

Dados de encher os olhos! E notem q pelo menos em relação às extremas absolutas, foram registradas dentro de um curto período de 14 anos!

MdF é sem dúvida um paraíso climático no Sudeste!

 

*

Já por aqui estou preparando as pipocas para as tempestades que começarão a partir de amanhã. Será uma longa e tormentosa jornada. A MetSul divulgou o alerta pelo Facebook hoje no final da manhã: https://www.facebook.com/metsulmeteorologia/?fref=ts.

 

CCM (?) avançando pelo oeste do RS..

Seria o início do ciclo de tempestades?

14725749_180440699065194_7111924031467074844_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=2b234d303e20eef56d4d56a8baf9ca9d&oe=58A3355A

Link to comment
Share on other sites

Mais uma máxima sub20 foi registrada pela minha estação hoje, 19,7C. No centro a máxima foi de 20,1 num dia praticamente sem vento e bem úmido com garoa em alguns momentos.

 

Pelas previsões teremos uma amostra grátis do verão a partir do sábado, com máximas e mínimas elevadas e possibilidade de trovoadas. O padrão de frioe umidade marítima se encerrará por um tempo. As minimas mais altas ficarão entre 20 e 22C e as máximas podem chegar aos 32/34C dependendo da nebulosidade.

 

tenho agora 17,5C e garoa

Link to comment
Share on other sites

Ontem tive variação de 18,4 a 23,0°C e céu encoberto o dia todo e garoa de noite...

 

Hoje, extremos ficaram em: 17,1 a 26,0°C, depois de o período da manhã nublado e durante a tarde, ensolarado

 

GFS 18Z coloca máximas próximas a 38°C no dia 18 e dia 20, e com pancadas de chuva (chuva de verão)

 

GWzhdy2.png

 

Se continuar assim, pode ter quebra de máxima absoluta do ano, mas por enquanto acredito que vá reduzir as máximas....

 

Ao menos vai ter bastante sol :laugh:

É só entrar o horário de verão que começa o "calor" hahahahaha

 

 

 

Chove com trovoadas agora.

 

Imagem do radar da Prefeitura do Rio (Alerta Rio)

z64tTyD.png

Link to comment
Share on other sites

Euro 0Z traz uma onda de calor poderosa se tratando de outubro, mínimas e máximas altíssimas entre domingo e quarta-feira com possibilidade de recorde de mínima alta

NTzflEx.png

 

Neste cenário (com as devidas correções) teríamos facilmente a mais forte onda de calor pra outubro desde 2002 :heat:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O "El Nino" vai durar pouco

 

Projeção do GFS em conjunto, indica que o período de calor mais intenso tem um possível período para acabar. Sendo por volta do dia 20-22 de Outubro em São Paulo. Portanto teremos em torno de 1 semana escaldante. Ainda que não seja consenso dentro do GFS, parece ser a solução mais provável no momento.

 

xBmcD9F.png

 

Modelo Europeu não só concorda com o GFS, como dá a entender que teremos um nova entrada de ar polar no final de Outubro!

 

o1eCdw6.png

 

Situação que é também indicada na rodada desta manhã do CFS, que prolonga de fato o período mais frio, até o final do mês.

 

Portanto, o Inverno ainda voltará esse mês, pra aqueles que estão de "saco cheio" do frio :sarcastic:

 

v4tCziQ.png

Jbj5keA.png

 

Em relação a chuvas, a última saída do CFS indica volumes geralmente dentro ou ligeiramente abaixo da média no Sudeste para o mês de outubro.

 

Em São Paulo, por exemplo aonde choveu 18,9mm até hoje, seriam acumulados mais 100-125mm, o que na prática preencheria a média do mês que é de 127,1mm, enquanto que no RS, uma misera semana de bloqueio atmosférico, poderá despejar entre 300-400mm em áreas do RS.

 

8sdVENl.png

Link to comment
Share on other sites

GFS é ainda mais destrutivo em sua previsão. Máximas:

dia 17: 33,0

dia 18: 34,4

dia 19: 33,5

dia 20: 31,1

 

Isso é muita coisa se tratando de GFS :shok:

 

 

EUROPEU, JÁ CORRIGINDO, DARIA UNS 35/38 ENTRE DOMINGO A QUARTA, AGORA NÃO LEMBRO O DIA, MAS COMO É PARA CALOR, MELHOR ESPERAR, ESTE ANO O CALOR NÃO TEM VINGADO NOS MODELOS. MBAR ENTRE 36/39 DOMINGO E SEGUNDA.

Link to comment
Share on other sites

GFS é ainda mais destrutivo em sua previsão. Máximas:

dia 17: 33,0

dia 18: 34,4

dia 19: 33,5

dia 20: 31,1

 

Isso é muita coisa se tratando de GFS :shok:

 

 

EUROPEU, JÁ CORRIGINDO, DARIA UNS 35/38 ENTRE DOMINGO A QUARTA, AGORA NÃO LEMBRO O DIA, MAS COMO É PARA CALOR, MELHOR ESPERAR, ESTE ANO O CALOR NÃO TEM VINGADO NOS MODELOS. MBAR ENTRE 36/39 DOMINGO E SEGUNDA.

 

bem por aí mesmo seria o meu palpite pelo GFS.

 

por causa da instabilidade nos eventos de calor estou na cautela com as previsões. Em setembro se previa até 36C mas nem chegou a 30 :russian:

 

a chance de recorde histórico neste evento existe

Link to comment
Share on other sites

Leste paulista - 12h - Cetesb

 

Santos 23,4°C

Santos Ponta da Praia 23,7°C

São José Centro 26,7°C

São José Satélite 27,2°C

São Bernardo 27,4°C

Guarulhos Pimentas / Taubaté 27,5°C

Interlagos 27,8°C

São José Vista Verde 28,1°C

Carapicuíba / Marginal Tietê 28,2°C

Sorocaba 28,4°C

Jundiaí 28,6°C

Guarulhos Centro 28,3°C

Campinas Taquaral / Paulínia 29,1°C

Campinas Vila União 29,3°C

Pinheiros 29,4°C

Piracicaba 30,2°C

Link to comment
Share on other sites

Eita que o negócio tá bom no litoral!

http://i.imgur.com/OPeh5U3.png

Bem típico desta época. :negative:

 

-----------------

 

Aqui em Sampa, a automática do Mirante, na zona norte, registrava 30,5°C às 14h, com umidade de 30%, ventos de NO, muito sol e aumento na quantidade de cirrus.

 

Na mesma hora, o IAG, na zona sul, marcava 24,8°C (Bateu nos 30,4°C) e 65,3% de umidade.

Congonhas, também na zona sul, já registrava ventos de S.

 

E.T.: A sensação hoje é de calor mesmo. :heat:

O corpo, já acostumado com semanas de temperaturas mais amenas, sente bastante... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.