Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Que calor em Sampa ! Não imaginava que já seria tão exagerado hoje !

ALDO SANTOS...MAIS UMA MÁXIMA ACIMA DE 35 PRA CONTA DO MIRANTE :laugh: :laugh: :laugh:

Pois é...

 

No IAG 35,1°C.

 

Vamos ver a convencional, que tem tido pouca diferença da automática nas máximas ultimamente.

 

Pra mim, ainda é um lampejo do padrão 2014/2015.

 

---------------------

 

Aqui na zona norte de Sampa, caiu o mundo há pouco.

Embora com curta duração, choveu forte com rajadas de vento e trovoadas.

 

A automática do Mirante registrou rajada de 50 km/h, acumulando 6,2 mm.

Depois de ter registrado um pico de 35,2°C entre 14 e 15h (Solar), teve um pico de mínima de 21,9°C, com a chuva, entre 16 e 17h (Solar).

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Com 35,2°C, São Paulo tem o dia mais quente do ano

 

Esta segunda-feira (17) foi o dia mais quente na cidade de São Paulo neste ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Às 16h, a estação do Mirante de Santana, na Zona Norte da capital, marcou temperatura máxima de 35,2ºC, a mais alta desde 8 de janeiro desse ano, quando os termômetros registraram 33,3ºC.

 

Nesta semana, as temperaturas devem continuar altas e os dias terão pancadas de chuva no final da tarde e no começo da noite, segundo meteorologistas do instituto.

 

O recorde histórico de calor na cidade de São Paulo foi registrado em 17 de outubro de 2014, quando fez 37,8ºC. O registro é o mais alto desde o início das medições, em 1943, na estação do Inmet no Mirante de Santana.

 

11111111.jpg

 

G1

Link to comment
Share on other sites

Eu também fiquei impressionado com essa máxima de hoje em Sampa. E olha que no mês passado eu cheguei a postar duvidando de que poderíamos quebrar o recorde de 33,6 graus no Mirante.

Achei que estaríamos livres das máximas passarem os 35 graus esse ano, mas já vi que eu estava enganado :sarcastic:

Até quinta provavelmente o Mirante chegará nos 36 graus.

O pior é que, de cara, a temperatura já foi 1,6°C mais alta.

Link to comment
Share on other sites

Eu também fiquei impressionado com essa máxima de hoje em Sampa. E olha que no mês passado eu cheguei a postar duvidando de que poderíamos quebrar o recorde de 33,6 graus no Mirante.

Achei que estaríamos livres das máximas passarem os 35 graus esse ano, mas já vi que eu estava enganado :sarcastic:

Até quinta provavelmente o Mirante chegará nos 36 graus.

O pior é que, de cara, a temperatura já foi 1,6°C mais alta.

 

Uma diferença até grande essa! Realmente isso está sendo um lampejo de 2014/2015. Mas creio que isso vai se restringir apenas nessa semana e após isso, a situação volta ao normal.

Link to comment
Share on other sites

Na estação hidrológica de Nova Palmira-RS(fica a noroeste de Nova Petrópolis) no rio Caí o nível do rio subiu de 1,01 metros ás 5 h 15 da manhã para um valor de 8,38 metros ás 15 h 15, a partir desse horário começou a baixar.

 

Na estação hidrológica de Barca do Caí/cidade de São Sebastião do Caí o rio estava em 2,24 metros ás 2 h 45 da madrugada, atingiu a incrível marca de 11,19 metros ás 20 horas.

Link to comment
Share on other sites

O recorde histórico de calor na cidade de São Paulo foi registrado em 17 de outubro de 2014, quando fez 37,8ºC. O registro é o mais alto desde o início das medições, em 1943, na estação do Inmet no Mirante de Santana.G1

 

O INMET divulgou que esse valor de 2014 foi o recorde da estação mas não divulgou se a máxima de 2013 foi a menor já registrada lá?

Link to comment
Share on other sites

Hoje a sensação em Blumenau foi uma só, sensação de inferno. A temperatura máxima nem foi tão alta, atingi "apenas" 32,0, mas nesse momento a umidade relativa estava em 65%, o que gerou uma sensação de calor de 39ºC :heat:

 

Felizmente, assim como ontem, chove. Ontem acumulei 25mm e hoje ja tenho 29mm. No momento chove moderado a fraco e a temperatura é de 21,1C

Link to comment
Share on other sites

 

E hoje nem será o dia mais quente dessa onda de calor !!! Tem chance de chegar ou passar dos 35 graus na Quarta !

 

Pois é e isso aconteceu hoje mesmo... Mirante teve pico de 35,2°C entre 15 e 16h. A Freguesia do Ó registrou absurdos 37,5°C.

 

Agora no CGE Vila Mariana temos 29,0°C, após a máxima de 34,9°C. Chove de fraco a moderado neste momento aqui na região da Paulista.

 

Mais tarde posto o tabelão com todos os registros de hoje.

 

Que calor em Sampa ! Não imaginava que já seria tão exagerado hoje !

 

ALDO SANTOS...MAIS UMA MÁXIMA ACIMA DE 35 PRA CONTA DO MIRANTE :laugh: :laugh: :laugh:

 

 

Eu avisei que ia quebrar o recorde.... mas confesso que os 35 me surpreendeu hahaha

Link to comment
Share on other sites

Olhando as previsões em sites como YR.NO, WU e Climatempo, as máximas nos próximos dias ficariam um pouco mais comportadas, chegando no máximo 33 graus. Será mesmo? Eu não acredito muito.

 

Essa última noite dormi com ventilador ligar e tomei banho com o chuveiro no frio. A última vez em que fiz essas duas coisas foi no dia 25 de abril, um dia antes de começar aquela grande mudança que nos levou direto do verão para o inverno climático.

Link to comment
Share on other sites

Com 35,2°C, São Paulo tem o dia mais quente do ano

 

Esta segunda-feira (17) foi o dia mais quente na cidade de São Paulo neste ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Às 16h, a estação do Mirante de Santana, na Zona Norte da capital, marcou temperatura máxima de 35,2ºC, a mais alta desde 8 de janeiro desse ano, quando os termômetros registraram 33,3ºC.

 

Nesta semana, as temperaturas devem continuar altas e os dias terão pancadas de chuva no final da tarde e no começo da noite, segundo meteorologistas do instituto.

 

O recorde histórico de calor na cidade de São Paulo foi registrado em 17 de outubro de 2014, quando fez 37,8ºC. O registro é o mais alto desde o início das medições, em 1943, na estação do Inmet no Mirante de Santana.

 

11111111.jpg

 

G1

 

Essa foto foi tirada em frente de onde trabalho (em frente ao shopping Morumbi).... realmente tava quente a tarde.

Link to comment
Share on other sites

O Redemet mostra no radar um célula de tempestade simplesmente BI-ZAR-RA na divisa da Argentina com o Paraguai entre Corrientes e Posadas. Pela imagem deve ter uns 40 ou 50 km de extensão. Imaginem o terror que não deve estar por lá no momento.

 

Eu ia postar isso, Marcão. Temos uma extensa e perigosa SUPER-CÉLULA naquela região. OLHO NELA, pode gerar tornado / micro-explosão / ventania / granizo graúdo.

 

No mais, aqui foi um dia bastante quente, o mais quente desde Abril. Os extremos foram:

 

32,4C / 16,7C :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com os últimos 4 dias muito quentes, a média compensada do mês permanece negativa. Temos 18,0ºC de média compensada, anomalia de -1,1C em relação à normal. Acredito que até o dia 20/10 a anomalia se reverta para levemente positiva, ficando estável até o dia 23/10 e voltando a negativar do dia 25/10 em diante.

 

MINHA APOSTA É: Vamos fechar Outubro com anomalia levemente negativa por aqui.

Link to comment
Share on other sites

O recorde histórico de calor na cidade de São Paulo foi registrado em 17 de outubro de 2014, quando fez 37,8ºC. O registro é o mais alto desde o início das medições, em 1943, na estação do Inmet no Mirante de Santana.G1

O INMET divulgou que esse valor de 2014 foi o recorde da estação mas não divulgou se a máxima de 2013 foi a menor já registrada lá?

Aquela máxima de 8,5°C em 24/07/2013, no Mirante, foi a menor desde 1961.

Antes... também não sei.

 

Na estação do IAG, as menores máximas foram:

7,2°C (11/07/1942)

8,5°C (05/07/1942)

8,6°C (24/07/2013)

Link to comment
Share on other sites

Que calor em Sampa ! Não imaginava que já seria tão exagerado hoje !

ALDO SANTOS...MAIS UMA MÁXIMA ACIMA DE 35 PRA CONTA DO MIRANTE :laugh: :laugh: :laugh:

Eu avisei que ia quebrar o recorde.... mas confesso que os 35 me surpreendeu hahaha

Verdade, me lembro bem da sua previsão, Rodolfo. :good2:

 

A máxima na convencional do Mirante foi 35,0°C (Cravados).

 

0,2°C de diferença da automática certamente está dentro do desvio (Menos de 1%).

Portanto, sem problemas.

Link to comment
Share on other sites

Ao menos nesse bloqueio ainda estamos contando com algumas pancadas de chuva no estado de SP, coisa que não aconteceu durante os bloqueios de outubro 2014 e 2015. Espero que isso já possa ser a termodinâmica começando a dar os seus primeiros sinais.

 

Pelo GFS, as pancadas continuarão nos próximos dias em SP.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com os últimos 4 dias muito quentes, a média compensada do mês permanece negativa. Temos 18,0ºC de média compensada, anomalia de -1,1C em relação à normal. Acredito que até o dia 20/10 a anomalia se reverta para levemente positiva, ficando estável até o dia 23/10 e voltando a negativar do dia 25/10 em diante.

 

MINHA APOSTA É: Vamos fechar Outubro com anomalia levemente negativa por aqui.

Espero estar errado mas acho que aqui em Sampa outubro não fecha abaixo da média. :negative:

Mas... vamos acompanhando.

 

E.T.: Sinceramente, eu não estava com saudades do calor.

Aliás, por mim, a temperatura nunca passaria dos 30°C. :laugh:

27 a 28°C estariam de bom tamanho.

 

Também não gosto muito do horário de verão.

Link to comment
Share on other sites

O Redemet mostra no radar um célula de tempestade simplesmente BI-ZAR-RA na divisa da Argentina com o Paraguai entre Corrientes e Posadas. Pela imagem deve ter uns 40 ou 50 km de extensão. Imaginem o terror que não deve estar por lá no momento.

 

Eu ia postar isso, Marcão. Temos uma extensa e perigosa SUPER-CÉLULA naquela região. OLHO NELA, pode gerar tornado / micro-explosão / ventania / granizo graúdo.

Agora o sistema está EXATAMENTE em cima de Posadas!!

Link to comment
Share on other sites

Algumas máximas de hoje:

 

dZPYXsb.png

 

 

Londrina - PR, teve máxima de 37,2°C hoje :heat:

 

Gosto bastante dessas tabelas que você faz da nossa região, que vai desde Resende-RJ até Muriaé-MG. Toda essa divisa entre Minas e Rio, ao largo dos rios Paraíba do Sul e Paraibuna, fazem uma espécie de meso-região interestadual, cuja geografia e história muito se assemelham. Por isso mesmo lá na década de 50 alguns políticos haviam tentado fazer dessa região um novo estado, o "Paraíba do Sul", cuja capital seria....Juiz de Fora ! :hang1:

 

Agora temos 20,2C ainda, e dentro de casa abafados 25 graus.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com os últimos 4 dias muito quentes, a média compensada do mês permanece negativa. Temos 18,0ºC de média compensada, anomalia de -1,1C em relação à normal. Acredito que até o dia 20/10 a anomalia se reverta para levemente positiva, ficando estável até o dia 23/10 e voltando a negativar do dia 25/10 em diante.

 

MINHA APOSTA É: Vamos fechar Outubro com anomalia levemente negativa por aqui.

Espero estar errado mas acho que aqui em Sampa outubro não fecha abaixo da média. :negative:

Mas... vamos acompanhando.

 

E.T.: Sinceramente, eu não estava com saudades do calor.

Aliás, por mim, a temperatura nunca passaria dos 30°C. :laugh:

27 a 28°C estariam de bom tamanho.

 

Também não gosto muito do horário de verão.

 

Acho que a onda de calor tem castigado mais Sampa do que aqui, por isso talvez o Mirante feche um pouco acima da média, mas, eu ainda aposto numa anomalia entre -00,1 e +00,1 por aí, o que está de ótimo tamanho.

 

De fato, eu também adoro um calorzinho, mas passou de 30 a situação já fica bastante incômoda. De 35 pra cima então, nem se fala, é insuportável.

Link to comment
Share on other sites

CMC e Europeu, os mais fortes para o frio, convergem para um período abaixo da média climatológica a iniciar-se em 72h no RS. Possíveis madrugadas mais frias na sexta e no sábado.

 

Algum risco de geada isolada nas baixadas mais frias pelo Europeu.

 

Outro pulso de ar frio pelo CMC em 180h, sendo mais intenso pelo Europeu indicado para 192h.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pelotas/RS tem chuva fraca e apenas 14,7°C agora as 10h30. Está até saindo uma 'fumacinha' da boca, devido a baixa temperatura e a elevada umidade relativa do ar (93%).

Conforme previsto pela maioria dos modelos, os temporais estão desviando do sul do estado.

 

Herval tem 13,4°C!

 

A situação no RS é muito triste, por causa do excesso de chuvas. Estou mobilizando amigos, para arrecadarmos alimentos e mantimentos e levarmos aos mais necessitados.

Nessa hora o povo precisa mostrar sua solidariedade.

A chuva não pára, embora no momento esteja fraca, em PORTO ALEGRE.

Abraços, amigo Bruno.

Link to comment
Share on other sites

Isso que está acontecendo agora já era pra estar acontecendo mês passado, porém em setembro o ar quente não avança tão ao sul como está agora.

 

Sensação estranha que parece que estou no começo do ano climaticamente falando :bad: :heat:

 

Que depender de mim a nova MP vai ser recebida com bouquet de flores, vem sua linda :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Tomara que essa MP venha, e que venha bem seca. A UR alta já está nojenta em Blumenau. Nem fez tanto calor nos últimos dias, mas a umidade o torna horrível. Já é o terceiro dia de calor onde a umidade praticamente não baixou de 60% :hang1:

 

Cheguei a 30,2C há pouco, mas a nebulosidade freia a subida, deve ser a máxima do dia.

 

No momento 30,0C e URA em 70% :heat:

Link to comment
Share on other sites

Acho que a onda de calor tem castigado mais Sampa do que aqui, por isso talvez o Mirante feche um pouco acima da média, mas, eu ainda aposto numa anomalia entre -00,1 e +00,1 por aí, o que está de ótimo tamanho.

 

De fato, eu também adoro um calorzinho, mas passou de 30 a situação já fica bastante incômoda. De 35 pra cima então, nem se fala, é insuportável.

De fato, não creio num outubro muito acima da média aqui em Sampa.

Mas abaixo... não sei não.

 

O CPTEC, que costuma ser bem conservador nas máximas por aqui, prevê 35°C para amanhã. :heat:

 

A anomalia negativa que o Carlão postou ontem deve se evaporar nesta semana.

 

Depois, ficaremos na dependência do(s) resfriamento(s) que vier(em).

E, nesta época, as MP's já não costumam chegar fortes por aqui (Embora, historicamente, já tenha acontecido várias vezes).

Além disso, nesta época o frio já costuma ser tiro-curto.

 

Às 13h (Verão), a automática do Mirante estava com 32,7°C. :heat:

Ontem, no mesmo horário, estava 32,1°C.

 

Hoje, a quantidade de cumulus está aumentando mais cedo que ontem.

É a única esperança que resta para não superar os 35° de ontem. :sad:

 

Só não estamos no fogo do inferno :laugh: porque a umidade está baixa: 33% na automática (Ontem bateu nos 22%) e em Congonhas.

Além disso, os ambientes ainda não estão muito aquecidos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

De fato, não creio num outubro muito acima da média aqui em Sampa.

Mas abaixo... não sei não.

 

O CPTEC, que costuma ser bem conservador nas máximas por aqui, prevê 35°C para amanhã. :heat:

 

A anomalia negativa que o Carlão postou ontem deve se evaporar nesta semana.

 

Depois, ficaremos na dependência do(s) resfriamento(s) que vier(em).

E, nesta época, as MP's já não costumam chegar fortes por aqui (Embora, historicamente, já tenha acontecido várias vezes).

Além disso, nesta época o frio já costuma ser tiro-curto.

 

Às 13h (Verão), a automática do Mirante estava com 32,7°C. :heat:

Ontem, no mesmo horário, estava 32,1°C.

 

Hoje, a quantidade de cumulus está aumentando mais cedo que ontem.

É a única esperança que resta para não superar os 35° de ontem. :sad:

 

Só não estamos no fogo do inferno :laugh: porque a umidade está baixa: 33% na automática (Ontem bateu nos 22%) e em Congonhas.

Além disso, os ambientes ainda não estão muito aquecidos.

 

A sorte é que, desta vez, já temos CERTEZA de quando a onda de calor termina, que será entre os dias 20/10 e 21/10. Essa é a grande vantagem em relação às terríveis ondas quentes de 2014 e 2015, pois nunca sabíamos quando o inferno terminaria. A pior parte era ver o Rodolfo postando os mapas de anomalias do geopotencial que indicavam permanência do quadro de anticiclones em 500hpa. :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

O Redemet mostra no radar um célula de tempestade simplesmente BI-ZAR-RA na divisa da Argentina com o Paraguai entre Corrientes e Posadas. Pela imagem deve ter uns 40 ou 50 km de extensão. Imaginem o terror que não deve estar por lá no momento.

 

Ainda tens a imagem de radar dela?

 

Os danos em Posadas:

 

4FFAfc5.jpg

 

TPd1sSO.jpg

 

ZzmBKvi.jpg

 

dHmf7bE.jpg

Link to comment
Share on other sites

A sorte é que, desta vez, já temos CERTEZA de quando a onda de calor termina, que será entre os dias 20/10 e 21/10. Essa é a grande vantagem em relação às terríveis ondas quentes de 2014 e 2015, pois nunca sabíamos quando o inferno terminaria. A pior parte era ver o Rodolfo postando os mapas de anomalias do geopotencial que indicavam permanência do quadro de anticiclones em 500hpa. :laugh: :laugh:

Verdade. :good2:

 

Aleluia!!!

Já chove em áreas de Sampa.

 

Aqui na zona norte já caiu um "chuvisqueirinho" mas ouço trovoadas contínuas não muito distantes.

Céu nubladão por aqui.

 

Congonhas e Campo de Marte entre 27 e 28°C.

Mesmo assim, a automática do Mirante bateu nos 33,7°C antes de virar o tempo. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.