Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Sol resolveu aparecer na última hora com o forte vento noroeste que passou a soprar, tenho 28,1C com UR em 58%

 

No centro a temperatura disparou de 25,6 pra 27,8 em 15 minutos com a forte ventania

 

Maiores temperaturas em SC(13h):

Joinville Pirabeiraba 36,5

Joinville Vila Nova 36,4

Schroeder 36,1

 

Será que algum dia os modelos conseguirão prever essa nebulosidade marítima do litoral? :sarcastic:

 

O que mais me surpreendeu nessa manhã foi os 31,3C de Criciúma, bem cedo. Imagina acordar numa situação dessas, parece meio da tarde

 

Por pouco, Garuva liderou de máxima: 37,16ºC

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sol resolveu aparecer na última hora com o forte vento noroeste que passou a soprar, tenho 28,1C com UR em 58%

 

No centro a temperatura disparou de 25,6 pra 27,8 em 15 minutos com a forte ventania

 

Maiores temperaturas em SC(13h):

Joinville Pirabeiraba 36,5

Joinville Vila Nova 36,4

Schroeder 36,1

 

Será que algum dia os modelos conseguirão prever essa nebulosidade marítima do litoral? :sarcastic:

 

O que mais me surpreendeu nessa manhã foi os 31,3C de Criciúma, bem cedo. Imagina acordar numa situação dessas, parece meio da tarde

 

Por pouco, Garuva liderou de máxima: 37,16ºC

 

Não preciso nem dizer o quão Blumenau ficou aquém do esperado kkkk

 

Máxima de 29,6 no centro e 29,0C em casa. O sol só foi aparecer mesmo a partir das 13h :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Manjar dos Deuses esse mês de Setembro aí em Sampa ! Aqui está ruim e vai piorar, pode apostar nisso.

Mas aqui deve piorar também.

Em se tratando de setembro, fatalmente teremos dias quentes (Acima de 30°C) pela frente. :sad:

Convencional do Mirante nos últimos 4 dias:

 

10/09 => 15,3 / 27,0

11/09 => 16,4 / 29,1

12/09 => 16,2 / 31,0

Hoje => 18,5 / 31,8 (Máxima da automática, por enquanto)

 

Suponho que agora a média das máximas também ja está acima da média ?

Link to comment
Share on other sites

Desculpem se fui ríspido. Quando postei a previsão estava falando de Maringá e por consequência do Paraná... e pra encerrar somos todos Paraná e i clima do norte é clima do Pr assim como o clima de Curitiba.

:good2:

 

Com relação ao inverno q está terminando, me sinto esgotado...

Sinto q envelheci alguns anos em apenas poucos meses rs

Nos países de clima frio, a maioria da população sofre de diversas maneiras ao atravessar os duros meses do inverno mas se sente revigorada com a chegada da primavera.

No meu caso, o desgaste foi grande.

2016 vai ficar marcado pra sempre na minha memória, mas não me alegro com a chegada da primavera.

Gostaria de poder fc OFF pelos próximos 6 ou 7 meses. Não pensar em nada relacionado ao tempo e ao clima. Acho q só kem vive de meteorologia TODOS OS DIAS, mesmo q informalmente como eu, sabe como é desgastante.

 

Um grande abraço :friends:

 

:girlwitch:

:lazy:

:lazy:

 

Link to comment
Share on other sites

Fábio de Nittis, como está a situação por aí? Os ventos do ciclone na costa da província de Buenos Aires chegam a 140km/h!

 

Está sudoeste a 37 km/h. Rajada máxima de 51,5 km/h às 20h04 na estação automática. No Aeroparque, rajada máxima de 58 km/h. Ezeiza está com rajadas de 63 km/h agora e já chegou a 87 km/h.

Link to comment
Share on other sites

....... Não pensar em nada relacionado ao tempo e ao clima. Acho q só kem vive de meteorologia TODOS OS DIAS, mesmo q informalmente como eu, sabe como é desgastante.

 

Um grande abraço ....

 

EU TE AMO.

 

Beijos

 

Vdd eu fico noiado muito doido.... com tempo tem hr q da ate saturação de falar se clima

Link to comment
Share on other sites

Hoje Buenos Aires teve um dia todo nublado, co muito vento desde o começo da tarde. A temperatura variou entre 10,8ºC e 16ºC. Agora 13ºC, com vento sudoeste a 18 km/h na estação automática do SMN, mas há rajadas fortes. No Aeroparque o vento sopra a 24 km/h e em Ezeiza a 40 km/h.

 

Ainda deve ventar muito de madrugada e amanhã de manhã o vento começa a diminuir, até se tornarem fracos à noite. Ainda haverá muita nebulosidade de manhã, mas à tarde o sol deve aparecer. A temperatura varia entre 10ºC e 16ºC novamente. O sol nasce às 6h54 e se põe às 18h45.

Link to comment
Share on other sites

É chocante o aquecimento pré-frontal no litoral paulista nesta noite. À tarde, uma estação do Ciiagro em Ubatuba registrou 40,1°C, e uma outra (Rio Escuro) 39,7°C.

 

Às 23h, Barra do Una tinha 35,4°C, o mesmo valor de Ubatuba (Rio Escuro). Ilhabela com 34,4°C às 22h. Detalhe: as 3 tiveram elevação nas últimas horas. Vai ter cidade amanhecendo com 32/33°C!!!!

Link to comment
Share on other sites

É chocante o aquecimento pré-frontal no litoral paulista nesta noite.

 

Culpa do Ciclonão!

 

Quanto mais intenso o ciclone, mais forte é o aquecimento da pré-frontal :diablo:

Pensou se este ciclone tivesse acompanhado a massa polar de junho ou a de agosto deste ano?

Teríamos tido muito frio e neve generalizada no sul do país.

Link to comment
Share on other sites

É chocante o aquecimento pré-frontal no litoral paulista nesta noite. À tarde, uma estação do Ciiagro em Ubatuba registrou 40,1°C, e uma outra (Rio Escuro) 39,7°C.

 

Às 23h, Barra do Una tinha 35,4°C, o mesmo valor de Ubatuba (Rio Escuro). Ilhabela com 34,4°C às 22h. Detalhe: as 3 tiveram elevação nas últimas horas. Vai ter cidade amanhecendo com 32/33°C!!!!

Realmente impressionante!! Forte de Copacabana com 31,6° à meia-noite e o Mirante com 25,8°. Nem CDJ escapou: à meia-noite fazia 19,6° com apenas 36% de umidade!!

 

Enquanto isso rajada de 90 km/h no Chuí, e tem partes da cidade sem luz. Aqui em POA vento moderado e tenho 16,6° com 57%. Céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

Ciclone Extratropical na sua fase matura, gerando belas imagens de Satelite nesta manhã.

 

K6bbgZg.gif

 

Recente Passagem do ASCAT (Satelite que registra os Ventos) mostrou a estrutura da robusta circulação deste ciclone. É possível observar como o pico máximo de ventos, está bem longe do centro da baixa, o que é clássico de sistemas extratropicais.

 

DRaTWGA.png

 

Estimativa do GFS indica pressão mínima de 971hpas. Partes da costa da Argentina e Uruguai, incluindo Mar del Plata podem ter ventos com força equivalente a de Furacão Categoria 1, assim como o Morro da Igreja experimentou ontem.

 

TT8iKbT.png

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma boa queda essa madrugada, chegou a 14ºC no Alertablu nos bairros mais frios deve ter ficado em uns 12ºC.

 

Agora céu completamente limpo e muito vento terral, tendência da temperatura dar uma disparada com o ar seco e sol já fortinho.

 

Primeira quinzena de setembro vai ficar acima da média nas temperaturas aqui e abaixo da média na chuva, começo de primavera estranho.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, a estação do INMET no Mirante de Santana registrou 21,9°C de mínima hoje. :heat:

Foi a 1ª mínima igual ou maior que 20°C desde 25 de abril, quando registrou 20,6°C.

Vamos ver se confirma até 21h. Se chover...

 

Uma observação: a mínima no Mirante na manhã de 16/07 foi 20,6°C.

Mas o valor definitivo deverá ser sub-20 já que a temperatura às 15h (18h UTC) era 17,3°C.

 

O interessante é que só em algumas áreas centrais e na zona norte da cidade que a noite/madrugada foram mais quentes.

 

No resto da cidade, as mínimas foram sub-20.

 

Alguns exemplos:

CGE-Capela do Socorro: 14,5°C

CGE-Barragem (Parelheiros): 15,0°C

CGE-São Mateus: 15,0°C

IAG: 16,4°C

CGE-M'Boi Mirim: 17,1°C

CGE-Itaquera: 17,7°C

CGE-Ipiranga: 18,2°C

CGE-Cidade Ademar: 18,3°C

CGE-Vila Formosa: 18,7°C

CGE-Vila Prudente: 19,0°C

Aeroporto de Congonhas: 19,3°C

 

Tempos interessantes (By Mafili)...

 

--------------------

Agora, céu nublado por aqui, abafado. :heat:

Aeroportos entre 26 e 27°C.

Link to comment
Share on other sites

Pré-frontal bombando no Vale do Paraíba. São José dos Campos tem 31/32°C, Taubaté 33°C e Guaratinguetá 34°C. Os oestes-noroestes são fatais por lá. As mínimas variaram entre 16,8°C e 18,3°C após uma madrugada muito quente em SJC.

 

Aqui em SP, temos agora abafados 25°C, já que o céu está muito nublado, mas a temperatura já caiu um pouco após a máxima de 27/28°C.

Link to comment
Share on other sites

Forte calor nesta tarde aqui na zona da mata, campos das vertentes e interior do RJ, conforme era esperado:

 

Juiz de Fora (casa): 32,0ºC

Juiz de Fora (INMET): 30,2ºC

 

Coronel Pacheco: 34,4ºC

 

Barbacena: 30,1ºC

 

São João del Rei: 32,1ºC

 

Muriaé: 37,6ºC :shok: :heat:

 

Viçosa: 30,8ºC

 

Três Rios: 33,6ºC

 

Valença: 33,2ºC

 

Teresópolis: 28,4ºC

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma boa queda essa madrugada, chegou a 14ºC no Alertablu nos bairros mais frios deve ter ficado em uns 12ºC.

 

Agora céu completamente limpo e muito vento terral, tendência da temperatura dar uma disparada com o ar seco e sol já fortinho.

 

Primeira quinzena de setembro vai ficar acima da média nas temperaturas aqui e abaixo da média na chuva, começo de primavera estranho.

 

Aqui tivemos um pouco de nebulosidade, o que segurou a queda. Está um ótimo dia nos ambientes. O sol que está muito forte. Lembra um pouco as MPs de Outono.

 

Vamos aproveitando os últimos dias agradáveis do ano (para a gente).

Link to comment
Share on other sites

É INCRÍVEL A SECURA DO AR HOJE! Temos 13% de umidade e ainda fortes rajadas de vento. E olha que Blumenau é conhecida pela sua alta umidade durante todo ano, pois vivemos no meio da Mata Atlântica e a poucos kms do mar. To me sentindo no Centro-Oeste. Fica até difícil de respirar para quem ta acostumado com umidade acima dos 50% durante praticamente o ano inteiro... Temos 27,3ºC no Centro da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em umidade baixa, aqui em Sampa a automática do Mirante não passou de 38% durante toda a noite e madrugada. :shok:

 

Congonhas registrava 33% às 2h da madrugada.

A estação do IAG, que fica num parque com muito verde e não muito distante de lagos (Cerca de 300 m) registrava 35% à 0h de hoje (Brasília).

 

O céu continua nublado mas o aumento na velocidade dos ventos está dando uma sensação de refresco. :good:

 

A automática do Mirante registrava 24,3°C às 16h, com rajadas de até 40 km/h de O a ONO e umidade de 56%.

Link to comment
Share on other sites

Alguns valores de UR absurdos em PWS...

Santa Luzia/ Brusque 13%

Parque Ramiro Rudiger/ Blumenau 13%

PWS de Rodeio 4%?

PWS de Jaraguá 6%

Outras PWS de Jaraguá entre 19 e 25%

 

Epagri Corupa 20%

Epagri Schroeder 21%

Epagri Jaragua 21%

 

Bom, não sei a PWs de Rodeio, mas a de Jaragua instalada em cima de uma laje a 3M de altura deve explicar essa anomalia...

Link to comment
Share on other sites

Alguns valores de UR absurdos em PWS...

Santa Luzia/ Brusque 13%

Parque Ramiro Rudiger/ Blumenau 13%

PWS de Rodeio 4%?

PWS de Jaraguá 6%

Outras PWS de Jaraguá entre 19 e 25%

 

Epagri Corupa 20%

Epagri Schroeder 21%

Epagri Jaragua 21%

 

Bom, não sei a PWs de Rodeio, mas a de Jaragua instalada em cima de uma laje a 3M de altura deve explicar essa anomalia...

 

Por aqui, minhas estações variaram entre 13% (Country Club) até 24% (Zona Sul).

 

Bem seco mesmo

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde nublado por nuvens médias por aqui. As chances de termos uma boa chuva com essa frente fria são baixas.

Agora estamos com 23,8 graus na Mooca e umidade bem mais alta em relação ao final da noite de ontem, no momento 62,7%.

 

Impressiona de ver que o ar ficou bem seco até mesmo de madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Uma detalhe importante é que durante algumas poucas aberturas de sol, os raios solares apresentaram um tom mais alaranjado. Isso é muito comum de acontecer em setembro e o grande responsável nem é a poluição local, mas sim os ventos continentais em 850 hpa que trazem fumaça das queimadas que ocorrem no centro norte do Brasil nessa época do ano.

Link to comment
Share on other sites

Realmente uma tarde bem seca, pra andar no centro chegava a ser desagradável, pois além da secura ventava muito forte

 

As máximas foram 27,6 no alertablu e 27,0 aqui em casa. No momento tenho 22,5C / 32% e UR mínima foi de 22% (no centro 12% :wacko: )

 

Com toda essa secura poderemos ter uma boa mínima amanhã se o vento colaborar....

 

Aliás, o PO atingiu 2,5C aqui

Link to comment
Share on other sites

Realmente uma tarde bem seca, pra andar no centro chegava a ser desagradável, pois além da secura ventava muito forte

 

As máximas foram 27,6 no alertablu e 27,0 aqui em casa. No momento tenho 22,5C / 32% e UR mínima foi de 22% (no centro 12% :wacko: )

 

Com toda essa secura poderemos ter uma boa mínima amanhã se o vento colaborar....

 

Aliás, o PO atingiu 2,5C aqui

 

Um amigo meu de Blumenau está surpreso com a umidade dentro de casa. O higrômetro dele sempre marca um tanto a menos, mas hoje deu perto de 10%...

Link to comment
Share on other sites

Realmente uma tarde bem seca, pra andar no centro chegava a ser desagradável, pois além da secura ventava muito forte

 

As máximas foram 27,6 no alertablu e 27,0 aqui em casa. No momento tenho 22,5C / 32% e UR mínima foi de 22% (no centro 12% :wacko: )

 

Com toda essa secura poderemos ter uma boa mínima amanhã se o vento colaborar....

 

Aliás, o PO atingiu 2,5C aqui

 

Um amigo meu de Blumenau está surpreso com a umidade dentro de casa. O higrômetro dele sempre marca um tanto a menos, mas hoje deu perto de 10%...

 

o meu marcou 28% dentro de casa

 

Nunca tive umidade tao baixa nem lá fora :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Falando em UR, não sei se alguém viu, mas os 3% de Uberlandia em 12/08 é recorde mundial, ou será que a noticía é falsa.?

Segundo este site:http://deolhonotempo.com.br/index.php/nacional/5899-menor-umidade-relativa-do-ar-do-mundo-junto-com-aoulef-argelia-pode-ter-sido-registrada-em-uberlandia-mg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

CAPITAIS - ANOMALIAS SETEMBRO 2016 (13 DIAS):

 

16,9 (+0,1) - PORTO ALEGRE RS

 

19,3 (+1,8) - FLORIANÓPOLIS SC

 

15,6 (+0,3) - CURITIBA PR

 

19,5 (+1,1) - SÃO PAULO SP

Está excelente!

+0,3 não representa muita coisa e aparentemente estamos dentro do esperado, aliás com uma boa frequência de ondas frias continentais, o q não estava acontecendo há um tempão. O sinal + possivelmente tem a ver com o clima seco pós frontal q eleva bem as máximas.

Florianópolis tem sofrido os efeitos inversos das incursões polares continentais (a meu ver). Duas situações ciclônicas q resfriaram os planaltos mas akeceram a faixa litorânea ao norte da costa gaúcha.

São Paulo por receber apenas os resquícios do ar polar e apresentar situações pré-frontais intensas já vem mostrando um quadro parecido com o dos últimos anos. Se os números positivos vierem acompanhados de valores pluviométricos elevados, ficaria no lucro!

 

Link to comment
Share on other sites

....... Não pensar em nada relacionado ao tempo e ao clima. Acho q só kem vive de meteorologia TODOS OS DIAS, mesmo q informalmente como eu, sabe como é desgastante.

 

Um grande abraço ....

 

EU TE AMO.

 

Beijos

EU TAMBÉM TE AMO!

 

Pra vc, meu amor:

 

Com carinho, por tantas coisas q me ensinou e por tantas outras q não conseguiu me ensinar rs

 

Link to comment
Share on other sites

Uma detalhe importante é que durante algumas poucas aberturas de sol, os raios solares apresentaram um tom mais alaranjado. Isso é muito comum de acontecer em setembro e o grande responsável nem é a poluição local, mas sim os ventos continentais em 850 hpa que trazem fumaça das queimadas que ocorrem no centro norte do Brasil nessa época do ano.

Perfeito! Excelente observação!

A camada de poluição tem surgido justamente com os ventos ciclônicos.

O céu apresenta uma coloração azul acinzentada. Uma tonalidade "morta", triste.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.