Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Que dia simplesmente invernal em Curitiba hoje, Kim !

 

Aliás foi um dia bastante significativo para o leste de SC e PR. Tardes frias são aquelas que o povo mais reclama. Ao mesmo tempo, no Brasil central e centro-oeste tivemos uma tarde tórrida, a mais quente deste mês de Agosto até o momento, salvo engano.

Link to comment
Share on other sites

Muito se fala da incursão polar potencialmente forte em 168h, mas a erupção que começa em breve aqui no leste das regiões Sul e Sudeste merece atenção também !

 

Podemos ter marcas muito significativas de frio no Sudeste dia 12/08 ! Quiçá as menores temperaturas desde o evento de Junho/16, pelo menos pra MG, RJ e ES.

 

O ar polar deve pegar com força o leste do Sudeste:

 

YELe1O7.png

 

Isso porque um enorme cavado + baixa em superfície vai dar suporte à entrada desse ar polar, atingindo diretamente aqui:

 

Bzj7Ve2.png

 

R6IORwW.png

 

Ponto para o CMC, pois se não me engano ele foi o primeiro, na semana passada, a indicar esse pulso de ar frio que seria ocasionado pela formação desse sistema de baixa pressão ! Depois foi seguido pelo Europeu, depois pelos demais !

Link to comment
Share on other sites

Muito se fala da incursão polar potencialmente forte em 168h, mas a erupção que começa em breve aqui no leste das regiões Sul e Sudeste merece atenção também !

 

Podemos ter marcas muito significativas de frio no Sudeste dia 12/08 ! Quiçá as menores temperaturas desde o evento de Junho/16, pelo menos pra MG, RJ e ES.

 

O ar polar deve pegar com força o leste do Sudeste:

 

http://i.imgur.com/YELe1O7.png[/ig]

 

Isso porque um enorme cavado + baixa em superfície vai dar suporte à entrada desse ar polar, atingindo diretamente aqui:

 

http://i.imgur.com/Bzj7Ve2.png[/ig]

 

http://i.imgur.com/R6IORwW.png[/im]

 

Ponto para o CMC, pois se não me engano ele foi o primeiro, na semana passada, a indicar esse pulso de ar frio que seria ocasionado pela formação desse sistema de baixa pressão ! Depois foi seguido pelo Europeu, depois pelos demais !

 

 

Falei isso com os Gabrieis ontem , pessoal morrendo por uma onda de frio em 300h e eu to preocupado com a chuva e esse frio a partir de amanha que pelo europeu pode ser bem forte !

 

Tempo não virou ainda aqui , temos 15°C e muito vento céu limpo , torcendo por chuva !

Link to comment
Share on other sites

William, assim como você eu também prefiro curtir o "agora" do que o "daqui a 10 dias". Bora curtir esse frio que está chegando !

 

PS: Os "Gabriéis" resolveram tirar férias juntos aí em Maria da Fé ? :lol: :sarcastic:

 

 

Eu tambem prefio olhar o agora do que sofrer por antecipação kkkk

 

Eles estão atormentando desde sabado aqui kkkkkkkkk

 

 

Eu quero a chuva sera que vem ?

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal!

Aqui em PORTO ALEGRE amanhecemos nublado, mas com sensação de frio. Tem um ventinho gelado e uma umidade no ar.

Confesso que senti mais frio no caminho ao trabalho, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, do que achava que sentiria! A temperatura em si não está tão baixa, pois faz entre 10°c e 11°c na cidade, mas a sensação é de muito frio. Dia invernoso.

Amanhã deve entrar um reforço de ar polar ainda, mantendo o restante da semana com temperaturas baixas pela manhã e agradáveis à tarde.

FRIO MAIS INTENSO deve vir pelo dia 18 ou 19/08 a princípio. Pelo menos os modelos estão convergindo para isso.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

E só para não se alongar muito mais, eis um dos motivos que me leva a crer em mínimas muito importantes na Sexta-feira para a Mantiqueira. O ar extremamente seco em altitude:

 

Se tudo for conforme o previsto, é mais uma chance do PNI chegar a -10 !

 

Boa Renan!

 

Somado a isso teremos uma boa advecção de ar frio em 850hpa que deve atingir o leste do sudeste entre quarta e quinta-feira, com boa sustentação até sexta.

 

Veremos o potencial, mas também acredito em mínimas bem baixas.

Link to comment
Share on other sites

Podem me chamar de maluco levantar a bola agora: mas há chance factível para queda de neve amanhã entre o início da manhã e o fim da noite nos pontos mais altos da Serra Geral em Santa Catarina. Altitudes acima dos 1600m/1700m podem receber o fenômeno.

 

Não tinha dedicado muita atenção, mas os modelos começaram a incrementar...

 

Boa advecção chegando a Mantiqueira...

Link to comment
Share on other sites

Podem me chamar de maluco levantar a bola agora: mas há chance factível para queda de neve amanhã entre o início da manhã e o fim da noite nos pontos mais altos da Serra Geral em Santa Catarina. Altitudes acima dos 1600m/1700m podem receber o fenômeno.

 

Não tinha dedicado muita atenção, mas os modelos começaram a incrementar...

 

Boa advecção chegando a Mantiqueira...

 

Caio,

Conhecendo as tuas excelentes análises e tua competência para isso, não duvido mesmo. De repente tenhamos uma boa surpresa amanhã, amigo!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Manhã fria e tarde com aquecimento em Blumenau. A mínima foi registrada no início da madrugada com 12,4C e garoa que perdurava desde o dia de ontem.

Agora, durante a tarde, temos sol e a máxima bateu nos 22,9C.

 

Agora começaremos a ter mínimas mais interessantes com esse ar seco

Link to comment
Share on other sites

Podem me chamar de maluco levantar a bola agora: mas há chance factível para queda de neve amanhã entre o início da manhã e o fim da noite nos pontos mais altos da Serra Geral em Santa Catarina. Altitudes acima dos 1600m/1700m podem receber o fenômeno.

 

Não tinha dedicado muita atenção, mas os modelos começaram a incrementar...

 

Boa advecção chegando a Mantiqueira...

 

 

Opa torceremos , aqui ainda muito calor 24°C e ura de 18% aguardando a chuva pra depois torcer pelo frio !

Link to comment
Share on other sites

Na torcida para essa neve que todos tanto esperam

 

GFS 12Z saiu com uma forte onda de calor pros dias 16 a 18, com temperaturas podendo chegar a 33/35C na faixa leste de SC.

 

Um forte ar tropical trazido pela baixa do chaco dominaria a região sul do Brasil, o Uruguai e norte da Argentina

 

Parece que agosto será (e já está sendo) um mês bem dinâmico, como eu gosto :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Na torcida para essa neve que todos tanto esperam

 

GFS 12Z saiu com uma forte onda de calor pros dias 16 a 18, com temperaturas podendo chegar a 33/35C na faixa leste de SC.

 

Um forte ar tropical trazido pela baixa do chaco dominaria a região sul do Brasil, o Uruguai e norte da Argentina

 

Parece que agosto será (e já está sendo) um mês bem dinâmico, como eu gosto :clapping:

 

Após esse calor todo, pelos modelos, viria um frio MUITO FORTE. O mais forte de agosto e um dos mais fortes de todo o inverno. Oremos.

:clapping:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal,

Não estou querendo ser precipitado mas ao olhar os modelos apenas por curiosidade, ao que parece a vertiginosa queda da AAO terá forte resposta na segunda quinzena de agosto. A ultima saida do ECMWF mostra uma forte alta polar de característica continental adentrando pelo continente por volta do dia 19 onde mostra também uma baixa formada bem próximo ao litoral do sul puxando ar gelado para norte tomando o centro-sul do Brasil. O mesmo quadro é mostrado pelo GFS este por volta do dia 21/22, com alguma variação em intensidade e trajetória... O que nao visualizei com nitidez neste foi a presença da baixa bem formada mostrada pelo europeu... Da mesma forma algo parece começar a ser sinalizado pelo CMC. Existe muito o que variar pelos modelos mas vejo e sinto que algo realmente forte tende a cada vez mais tomar corpo, ainda mais sustentado por índices e variáveis bastante favoráveis para a concretização de um evento intenso. Não sei se estou me arriscando muito ou exagerando demais ainda mais pelo incrível episodio gélido de junho mas, quem sabe, e só "quem sabe" estaremos prestes a vivenciar o maior evento de frio do ano antes de darmos um Oi à primavera. Agosto é dinâmico e repleto de surpresas. Seguimos observando. :good2: :mail:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante esse inverno no Sudeste. Em relação ao Centro-Oeste não houve sequer uma friagem até a Amazônia.

Na verdade, aqui no leste paulista, diferentemente de junho, o mês de julho foi até xoxo, sem maiores emoções.

Mas, antes que me xinguem :mosking: , já vou dizendo que, comparando com 2015 e 2014, está bom demais. :laugh:

 

------------------

 

Com a passagem de frente pelo oceano, os últimos 2 dias têm sido amenos aqui em Sampa, com predomínio de céu nublado e aberturas de sol à tarde, fato já comentado pelos colegas do leste paulista.

 

No Mirante:

Ontem - 13,6°C / 18,8°C

Hoje - 14,6°C / 22,0°C

 

No litoral sul paulista, Iguape variou entre 14,8 e 18,5°C hoje.

Link to comment
Share on other sites

Embora seja uma rodada isolada, a 12z de hoje do GFS veio um pouco tenebrosa para a terceira semana desse mês no leste paulista. Poderíamos ter um pouco de setembro em pleno agosto ainda.

Por ela, a temperatura média aqui na região passaria dos 20 graus no período.

 

CihI38y.png?1

 

E muito provavelmente estaríamos sob um pré frontal, pois no mapa das chuvas abaixo, mostra-se a linha de bloqueio entre o sul e oeste de SP.

 

p6leQhG.png?1

Link to comment
Share on other sites

Embora seja uma rodada isolada, a 12z de hoje do GFS veio um pouco tenebrosa para a terceira semana desse mês no leste paulista. Poderíamos ter um pouco de setembro em pleno agosto ainda.

Por ela, a temperatura média aqui na região passaria dos 20 graus no período.

 

 

E muito provavelmente estaríamos sob um pré frontal, pois no mapa das chuvas abaixo, mostra-se a linha de bloqueio entre o sul e oeste de SP.

 

18z veio ainda pior. Por aqui teríamos temperaturas próximas a 40°C em pleno mês de agosto. Como assim? Nunca nem imaginei que isso fosse possível. :shok:

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção o violento cavado em altos níveis que deve atravessar boa parte do RS e SC no dia de amanhã. As cores na projeção do Europeu chegam a indicar o grau máximo da escala, o que reflete uma atmosfera extremamente instável nos níveis mais altos atmosfera, que denota energia potencial disponível para a convecção.

 

Associado a este sistema em 500b teremos ar frio intenso em altos níveis da atmosfera acompanhando o desenvolvimento deste cavado, com valores próximos dos -10oC em 650b e -20oC em 500mb. Nos níveis mais baixos a isoterma de 0oC deve beliscar os 800mb e valores significativamente abaixo de zero já serão registrados entre 750mb e 700mb. Valores até mais comuns as grandes e intensas erupções, o que eleva o grau interessantemente incomum para este evento.

 

Observem as imagens abaixo. No meu acompanhamento para eventos semelhantes desconheço ter visto valores tão extremos de instabilidades em 500mb.

 

Europeu 15Z

 

rrAReFF.png

 

 

GFS 15Z

 

O3X4Cfu.png

 

Tendo em conta que as temperaturas já estão baixas, e tendem a diminuir ainda mais até amanhã pela manhã, quando da passagem deste sistema e da advecção de ar frio, é bastante factível que toda esta instabilidade produza um perfil atmosférico muito frio e valores próximos a 0oC em superfície nos pontos mais elevados da serra geral.

 

Tudo isso me faz considerar a possibilidade da ocorrência de neve pela reunião de três fatores essenciais e particularmente importantes: frio em superfície, instabilidade atmosférica e disponibilidade de frio nas camadas mais elevadas. Neste caso teremos os dois últimos em plena abundância partir apenas dos níveis médios da atmosfera. Uma situação um pouco limítrofe, mas deveras interessante e desafiadora para quem gosta de acompanhar os eventos invernais no Sul do Brasil.

 

Que venha o cavado! Quem sabe ele surpreende...

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção o violento cavado em altos níveis que deve atravessar boa parte do RS e SC no dia de amanhã. As cores na projeção do Europeu chegam a indicar o grau máximo da escala, o que reflete uma atmosfera extremamente instável nos níveis mais altos atmosfera, que denota energia potencial disponível para a convecção.

 

Associado a este sistema em 500b teremos ar frio intenso em altos níveis da atmosfera acompanhando o desenvolvimento deste cavado, com valores próximos dos -10oC em 650b e -20oC em 500mb. Nos níveis mais baixos a isoterma de 0oC deve beliscar os 800mb e valores significativamente abaixo de zero já serão registrados entre 750mb e 700mb. Valores até mais comuns as grandes e intensas erupções, o que eleva o grau interessantemente incomum para este evento.

 

Observem as imagens abaixo. No meu acompanhamento para eventos semelhantes desconheço ter visto valores tão extremos de instabilidades em 500mb.

 

Europeu 15Z

 

rrAReFF.png

 

 

GFS 15Z

 

O3X4Cfu.png

 

Tendo em conta que as temperaturas já estão baixas, e tendem a diminuir ainda mais até amanhã pela manhã, quando da passagem deste sistema e da advecção de ar frio, é bastante factível que toda esta instabilidade produza um perfil atmosférico muito frio e valores próximos a 0oC em superfície nos pontos mais elevados da serra geral.

 

Tudo isso me faz considerar a possibilidade da ocorrência de neve pela reunião de três fatores essenciais e particularmente importantes: frio em superfície, instabilidade atmosférica e disponibilidade de frio nas camadas mais elevadas. Neste caso teremos os dois últimos em plena abundância partir apenas dos níveis médios da atmosfera. Uma situação um pouco limítrofe, mas deveras interessante e desafiadora para quem gosta de acompanhar os eventos invernais no Sul do Brasil.

 

Que venha o cavado! Quem sabe ele surpreende...

 

 

As chances ainda permanecem restritas para os topos de SC?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.