Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Não sabia que o GFS era troll.

 

http://wxmaps.org/outlooks.php

 

O cenário que ele aponta de fato não é dos mais invernais, mas num raio que vai de SDL até SP, não mostra grandes anomalias em relação às médias. Nem positivas nem negativas.

Porém, sacramentar algo pro mês inteiro, sendo que o horizonte de razoável certeza vai só até dia 11, é temerário. Seja pra achar que teremos revival de 2012/2015, seja pra achar que teremos la buemba polar.

Link to comment
Share on other sites

Tem alguma variável ou borboleta que esta zoando tudo.

Ou ate um cenario sem similar no passado recente.

AAO Negativo

Neutralidade para La nina

JMA ?

Oceano Atlantico frio..... ?

 

 

 

Estou impressionado com a instabilidade de todos os modelos.....

0z no geral Muito frio

12z no geral frio normal

 

Também estou!

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que trollagem deveria ser motivo pra suspensão.

 

Por que esse ano eu só tenho lido trollagem de um certo indivíduo, que fala e afirma coisas totalmente incompatíveis com a nossa realidade vivida até o momento.

 

Sei que posso ter passado dos limites algumas vezes, e peço desculpas por cada palavra exagerada e alterada que eu possa ter cometido, mas eu acho que coerência e um pouco de sanidade com a realidade deveriam ser prioridade aqui no fórum.

 

Peço também aos Administradores que tomem uma providência sobre isso, assim como eu já fui advertido por ter quebrado alguma regra, acho que esse tipo de trollagem também é digno de alguma solução cabível.

 

E tem mais, venho percebendo que não é só eu que tenho me desapontado como esse tipo de trollagem, a tempos vejo mais pessoas insatisfeitas e desapontadas por ter que ler esse tipo de coisa em um fórum onde o ambiente é tão agradável, didático e apreciável.

 

Não me interessa desde quando fulano ta aqui, se desde 1990, 2002, 2013, 2016 todos aqui temos os mesmos direitos e principalmente deveres.

 

Imaginem uma criança na escola afirmando que tal dia o mundo vai acabar, todo dia a mesma história e a mesma tecla, chega uma hora que os pais são chamados para tomar uma solução.

 

Paro por aqui, pois o tópico não é direcionado para este tipo de assunto, aqui o foco é o clima, mas quero tentar explicar aos demais o que vem acontecendo ultimamente.

 

Grato :hi:

 

Prezado Deivid, reclamações serão aceitas via mp. Mas adianto que o referido usuário não ofendeu ninguém.

Link to comment
Share on other sites

Para todos os usuários: RECLAMAÇÕES APENAS VIA MP. Vamos manter este espaço APENAS para monitoramento e previsão.

 

Policiem-se para não ser ofensivos ou grosseiros com outros usuários.

 

Qualquer dúvida, estou à disposição.

 

---/---

 

Noto um certo padrão dominante nos modelos em quase todos os invernos. No de 2016, claramente a tendência se forma, se desmonta no médio prazo e volta com força poucos dias antes. Está difícil fazer previsão do tempo em 2016!

Link to comment
Share on other sites

Rafael, esqueça esse GFS, ele já provou que é uma verdadeira negação para previsões de médio e longo prazo... Uma grande b@#$%&... Até mesmo em muitas ocasiões o GFS se mostrou completamente instável e volátil em suas rodadas a 96h do evento por exemplo... Apesar de seus dados serem processados por um supercomputador norte-americano, tecnicamente deveria ser o mais confiável, porém o modelo parece nao fazer jus à sua tecnologia. Este ano o padrão atmosférico está totalmente divergente ao de 2015, nem de longe consigo vislumbrar alguma semelhança, ao meu ver vejo como mínimas senão 0% a chance de se repetir agosto 2015. Agosto 2016 está muito mais para agosto 2013, pode ter certeza. O CFS é o modelo que melhor capta previsões de médio prazo, alias ele é justamente feito para expor tendências e pelo que vejo com pouquíssimas divergências aqui e ali no geral ele tem sido certeiro e não vejo o porque de não acertar para este mês. Nao tire conclusões precipitadas, nao generalize um mês inteiro com base em saídas de pouca credibilidade ainda estando a pelo menos 10 dias de algo forte. Eu pessoalmente so consigo dar credibilidade a esses modelo com pelo menos 72h, exceto o CFS que tem se mostrado bastante confiável. Keep calm e espere o friozão chegar de renguear cusco :good2: (é assim que se escrever?? :mail: Hehe) abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

 

VALEUUUU FERNANDO!!!!

 

 

DEU CERTO O NOVO WEATHERLINK!!!!!!

 

Um dos locais mais interessantes e frios finalmente com sua Davis!!! Parabéns a todos os envolvidos: Fernando, Eugênio, Ronaldo!!!

 

Agora com o meu WlIP lá funcionando a minha estação de Ratones deve demorar um pouco mais até resolver o problema ocorrido com o WLIP que estava no Cruzeiro. O meu WLSerial de Urupema é incompatível com minha nova Vue...

Link to comment
Share on other sites

 

 

VALEUUUU FERNANDO!!!!

 

 

DEU CERTO O NOVO WEATHERLINK!!!!!!

 

Um dos locais mais interessantes e frios finalmente com sua Davis!!! Parabéns a todos os envolvidos: Fernando, Eugênio, Ronaldo!!!

 

Agora com o meu WlIP lá funcionando a minha estação de Ratones deve demorar um pouco mais até resolver o problema ocorrido com o WLIP que estava no Cruzeiro. O meu WLSerial de Urupema é incompatível com minha nova Vue...

 

Valeu Caio!!!! Agradeço demais sua ajuda!!!

Link to comment
Share on other sites

Sensacional essa nova estação online na serra catarinense. Parabéns a todos os envolvidos !

 

Pergunta: Ela tende a superar Urupema nas mínimas ?

 

Olha, sinceramente eu não acho que vá superar Urupema nas noites mais frias. Ela não tem uma característica de baixada pronunciada, porém pode superar nas grandes ondas de frio pela altitude. Acho que em termos de média pode ser um páreo muito duro. Veremos...

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos! A quarta-feira foi ensolarada, mas de temperatura baixa e com vento em Buenos Aires, acentuando a sensação de frio. Hoje variamos entre 8,3ºC e 13,1ºC. Agora poucas nuvens e ainda faz 11,4ºC.

 

Amanhã devemos ter mais nebulosidade. A temperatura varia entre 8 e 15ºC. O sol nasce às 7h44 e se põe às 18h15.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns Fernando!

 

Eu tenho opinião contrária do Caio.

 

Acredito que esta estação só possa superar Urupema em algumas MPs. Assim como a estação atual do Cruzeiro, que empatou com Urupema, em -8,3°/-8,4°C em 2014. Nesta ocasião pode ter feito menos no local atual.

 

Já nas MPs mais fracas/normais Urupema levará mais vantagem, pois seca mais rápido e consegue acumular mais frio em menos tempo. Então na média mínima Urupema "baterá". Pelo menos no forte do inverno. No verão não sei.

 

Aqui no Vale do Itajaí dia ameno e nublado. Muito agradável.

 

13935063_1827123514188750_5364455518359793513_n.jpg?oh=35319a19f0f023c1615835d1f83c70a3&oe=58132468

Link to comment
Share on other sites

22:00h:

Temperaturas - picos do nordeste:

*Pico do Barbado-BA (2033m): 10C

*Pico das Almas-BA (1958m): 13C

*Pico do Papagaio-PE (1260m): 17C

*Pico da Serra Branca-CE (1154m): 18C

*Pico do Jabre-PB (1197m): 16C

 

Extremos cidades - Pernambuco 22h:

*Triunfo (1055m) - 19C

*Recife (4m) - 25C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Link no wunderground da estação do Cruzeiro:

 

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISANTACA97

 

Por favor, coloquem no Charlier!

 

Estação a 1469m em SC :shok: :shok: :shok: :shok:

Espetáculo!

 

Na verdade é um pouco mais, pelo gps do proprietário 1500m redondo, por outros 1490m.

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida a região montanhosa do oeste de Minas Gerais dispõe de um excelente potencial para registros de baixas temperaturas no período noturno, fato q até bem pouco tempo atrás era conhecido apenas pelos habitantes locais e pelos viajantes q pernoitavam ou visitavam a região.

Os topos em sí não apresentam valores térmicos interessantes em termos de frio. São os vales e as baixadas profundas, próximos aos topos elevados q atingem os 1.200/1.300m q guardam o melhor do clima regional.

PATROCÍNIO/MG:

Três fatores exercem influência fundamental no aspecto climático local: Continentalidade, estabilidade e baixos índices de URA no semestre de "inverno". Aliado à estes fatores, está o relevo fortemente acidentado.

Numa rápida análise que eu fiz, comparando dados (recentes) do Inmet da cidade de Patrocínio, com os dados da PWS, localizada um pouco ao norte da cidade, constatei diferenças na faixa dos 3/5°C nas mínimas entre ambas ficando os valores mais elevados para a estação do Inmet, assim pude concluir q as geadas são até muito comuns, mais comuns do q talvez se possa imaginar, se levarmos em conta q a PWS poderia NÃO estar localizada no local mais adequado ao registro de mínimas espetaculares para os padrões do Brasil Central.

As altitudes em q se situam as estações não diferem muito. O q conta é a localização de cada uma, no caso o formato do relevo no entorno das mesmas, uma vez q a urbanização parece não exercer grande influência nas temperaturas locais.

Pelo histórico do Inmet, as mínimas absolutas nos meses invernais em Patrocínio são: 1,7°C Maio, 3,2°C Junho, 0,2°C Julho, 1,0°C Agosto. Com base nesses valores mínimos registrados numa área desfavorável à bons registros, dá para se ter uma idéia do que ocorre nos locais propícios ao resfriamento noturno acentuado. Penso que valores entre -3/-4 ou até -5°C já podem ter ocorrido nos baixadões próximos de onde se localiza a PWS.

Diferentemente do q ocorre na Mantiqueira, os índices de URA não variam muito nos topos da região, já q a influência dos ventos úmidos do Atlântico é muito pekena. Normalmente esses índices permanecem baixos noite adentro enquanto a umidade e as baixas temperaturas ficam restritas ao fundo dos vales e baixadas.

 

Selecionei as menores temperaturas mínimas registradas na PWS do município de Patrocínio dos últimos 15 dias. À meu ver, ESPETACULARES! .

*Valores mínimos URA.

 

13923581_120347031741228_2112272418966601239_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

 

Link to comment
Share on other sites

Agosto de 2016 será marcado pela bomba polar mais forte do ano. ANOTEM !!!!!!

Também acredito.

O GLOBAL COLOCA MUITO FRIO DO DIA 14 A 16. NO GERAL A SEMANA QUE VEM SERÁ BEM FRIA DE TERÇA DE NOITE EM DIANTE. GEADA NO CAFÉ DIA 17.

Isto bate com o afundamento da AAO nos últimos dias de julho.

 

Estou bem otimista quanto à segunda quinzena.

 

Do mais, dia agradável aqui: variação de 11,4° a 21,1°. Agora faz 15,0° com 85% e venta de ESE a 10,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

 

Coutinho, muito obrigado pela dica!

Valeu mesmo! Vc foi fundamental na escolha do local!

 

VALEU E MUITO, O MUNICÍPIO É QUE AGRADECE E MUITO, MAIS UM PONTO BOM PARA MONITORAR, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO A QUALIDADE DO FRIO.

Link to comment
Share on other sites

A estação no Cruzeiro registrou mínima de 9,0ºC, ganhando de todas as outras estações de São Joaquim na mínima.

Já na máxima deve surpreender ainda mais.

Estou curioso para ver o comportamento dela em uma MP igual a de agosto de 2014, que a estação do Coutinho no Cruzeiro registrou -8,4ºC.

Agora, se eu tivesse dinheiro, colocaria algumas novas estações em Bom Jardim, aquela cidade precisa ser mais explorada, pois tem baixadas muito boas próximo ao Rio Pelotas.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

esse ciclone-extratropical que o CMC está prevendo para o dia 11, vai puxar ar frio para o Sul de Minas e Mantiqueira, com isso o amanhecer do dia 12 e 13 vão registrar negativas nas estações PWS mais propícias.

Sobraria um bom frio para a Zona da Mata e Noroeste do Rio.

 

Mas só acredito nas mínimas baixas se o 12Z do CMC no dia 10 confirmar, está muito longe ainda.

Link to comment
Share on other sites

A estação no Cruzeiro registrou mínima de 9,0ºC, ganhando de todas as outras estações de São Joaquim na mínima.

Já na máxima deve surpreender ainda mais.

Estou curioso para ver o comportamento dela em uma MP igual a de agosto de 2014, que a estação do Coutinho no Cruzeiro registrou -8,4ºC.

Agora, se eu tivesse dinheiro, colocaria algumas novas estações em Bom Jardim, aquela cidade precisa ser mais explorada, pois tem baixadas muito boas próximo ao Rio Pelotas.

 

 

9,0 EM CASA

 

NA REALIDADE A M´NIMA QUE VAI NO MEU CONTROLE DE LÁ SERÁ 8,3 ONTEM DE NOITE.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.