Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Geada em Matão - 18/07/2016


Vinicius Lucyrio
 Share

Recommended Posts

Com mínima negativa pela primeira vez desde o ano de 2000 (-0,1°C), a geada foi ampla e forte em vários pontos!

 

28282709202_f0abf2461f_h.jpg2016-07-18_08-12-58 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

28353729296_cd694c207d_h.jpg2016-07-18_08-13-31 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

27770391174_01b03c6f97_h.jpg2016-07-18_08-14-05 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

28308288061_715c6895f8_h.jpg2016-07-18_08-14-29 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

28387026855_e1cbd75027_h.jpg2016-07-18_08-15-08 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

27771160043_d64003a0a0_h.jpg2016-07-18_08-15-43 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

28308314401_aeb6796080_h.jpg2016-07-18_08-16-04 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

28282764002_f7cb650c41_h.jpg2016-07-18_08-16-27 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

28387057935_1bb43838f5_h.jpg2016-07-18_08-17-08 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

28308342301_e86d2c27ef_h.jpg2016-07-18_08-18-10 by Vinicius Lucyrio, no Flickr

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vinicius vc conhece algo sobre a estação da Ciiagro de Borborema???? Lá deu -0,1 a de Barretos deu -0,5 c... é muito frio, bateu muitas cidades aqui no sul.... eu conheço itajobi sp, e sei que lá a amplitude térmica é muita grande, pra mim essa é acaracterística maior que diferencia o frio dessa região com o frio do norte do Pr... outra coisa as cidades de Sp que conheço ficam sempre muito próximas de rios, itajobi mesmo é bem pequena e tem ate pontes na área urbana , portanto está próximo a baixadas onde o frio é maior de manhã e de noite... outro fato curioso em no aeroporto de rio preto é difícil baixar de 10 c...

Link to comment
Share on other sites

GEADAS ASSIM E MAIS FORTE ESTOU ESPERANDO PARA NOVEMBRO E ATÉ DEZEMBRO!

 

BOAS FOTOS.

 

Obrigado Coutinho!!! :clapping:

 

Vinicius Lucyrio,

 

frio de 2016 está bombando na terras de Matão :clapping: , primeira negativa desde 2000.

 

Quanto marcou aí em Matão no mês de julho de 2000?

Você mesmo mediu ou foi temperatura do Ciaagro?

 

Eu meço desde 2009, e foi meu recorde. Em 2000 deu -2,5°C no dia 17 de Julho e -0,5°C no dia 21 de Julho (a última negativa), na estação de uma fazenda daqui.

 

Senti frio só de ver estas fotos. Espetáculo!! :clapping:

 

Obrigado Marcos!!!! Realmente tava um espetáculo. O mais legal foram as pessoas parando no acostamento a todo momento pra tirar fotos e filmas, admiradas.

 

Linda as imagens! Baita geada próximo a estrada!

 

Valeu Caio! Consegui tirar aquelas fotos num momento de tranquilidade, já que essa via tá sempre cheia de caminhões naquele horário - e tava com um movimento razoável na segunda.

 

Vinicius vc conhece algo sobre a estação da Ciiagro de Borborema???? Lá deu -0,1 a de Barretos deu -0,5 c... é muito frio, bateu muitas cidades aqui no sul.... eu conheço itajobi sp, e sei que lá a amplitude térmica é muita grande, pra mim essa é acaracterística maior que diferencia o frio dessa região com o frio do norte do Pr... outra coisa as cidades de Sp que conheço ficam sempre muito próximas de rios, itajobi mesmo é bem pequena e tem ate pontes na área urbana , portanto está próximo a baixadas onde o frio é maior de manhã e de noite... outro fato curioso em no aeroporto de rio preto é difícil baixar de 10 c...

 

Evandro, não sei onde fica a estação de Borborema, mas ela é relativamente nova. Mas faz todo sentido, e acredito que em 95% das baixadas do centro-norte de SP tenha baixado de zero na manhã de segunda. E a temperatura sobe muito à tarde. É um frio bem vampiresco mesmo hehe.

Link to comment
Share on other sites

Um entendi valeu Vinícius...

outra dúvida,

E na área urbana de Matão da diferença as mínimas?

 

É a diferença básica entre topo e baixada. Aqui os maiores desníveis são de 30/40 metros. Creio que em toda a cidade, sem exceção (incluindo Centro), tenha ficado abaixo dos 2°C. Havia geada nos canteiros da Av. Padre Nélson e da Rua Sinharinha Frota, e Av. Baldan, costumeiramente movimentadas pela manhã. A ilha de calor aqui é muito discreta.

Link to comment
Share on other sites

No norte do Pr está mais ao sul e nao existe muita variação de altitudes , as estações de Sp registram mínimas inferiores até que o oeste do Paraná...

 

agora por observação pessoal sem cunho científico ou de dados, meus parentes do interior de Sp de itajobi quando pegam frio aqui reclamam bastante da sensação de frio.... isso que pegaram mínimas de 8 c... deve ser efeito psicológico de estarem na região sul.... vai saber... kkkk

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito interessante isso q vc falou do centro norte de Sp... e rio preto é muito mais quente que aí??? Ou é efeito ilha calor? Ou efeito baixada? Ontem no aero de rio preto a temperatura variou ente 7 e 25 c.

 

Rio Preto e Ribeirão Preto são cidades grandes. A média anual da primeira está em 23/24°C e da segunda em 22/23°C. Estas tem já uma considerável ilha de calor, assim como Campinas. Há uma diferença até grande se comparar a temperatura no centrão e na periferia. O mesmo podemos observar em São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante isso q vc falou do centro norte de Sp... e rio preto é muito mais quente que aí??? Ou é efeito ilha calor? Ou efeito baixada? Ontem no aero de rio preto a temperatura variou ente 7 e 25 c.

 

Rio Preto e Ribeirão Preto são cidades grandes. A média anual da primeira está em 23/24°C e da segunda em 22/23°C. Estas tem já uma considerável ilha de calor, assim como Campinas. Há uma diferença até grande se comparar a temperatura no centrão e na periferia. O mesmo podemos observar em São Paulo.

 

Vdd isso. Vide Cianorte registrando direto mínimas de -1,x sendo q a estação está no meio de uma plantação....

 

Qual a média anual de Matão? Na Wikipedia fala 22 c ... inverno 18 c e verão 25 c? Tá certo isso?

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante isso q vc falou do centro norte de Sp... e rio preto é muito mais quente que aí??? Ou é efeito ilha calor? Ou efeito baixada? Ontem no aero de rio preto a temperatura variou ente 7 e 25 c.

 

Rio Preto e Ribeirão Preto são cidades grandes. A média anual da primeira está em 23/24°C e da segunda em 22/23°C. Estas tem já uma considerável ilha de calor, assim como Campinas. Há uma diferença até grande se comparar a temperatura no centrão e na periferia. O mesmo podemos observar em São Paulo.

 

Vdd isso. Vide Cianorte registrando direto mínimas de -1,x sendo q a estação está no meio de uma plantação....

 

Qual a média anual de Matão? Na Wikipedia fala 22 c ... inverno 18 c e verão 25 c? Tá certo isso?

 

Quase... 22,2°C de média anual, sendo 24,7°C em Fevereiro e 18,5°C em Junho e Julho. O trimestre mais frio é MJJ, com 18,9°C e o mais quente é JFM com 24,4°C.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius , vou te fazer uma pergunta, da pra ganha dinheiro com meteorologia , tipo trabalho na área administrativa, mas gosto msm é de meteorologia ,para instalar uma estação tem algum patrocínio? Sei lá kkkkk. Meu sonho seria trabalhar com isso...

 

Até dá pra conseguir algum patrocínio pra instalar estações, mas vc precisa bolar muito bem o projeto. E para ganhar dinheiro com meteorologia por si só, melhor encarar o curso de 4/5 anos antes.

Link to comment
Share on other sites

 

Rio Preto e Ribeirão Preto são cidades grandes. A média anual da primeira está em 23/24°C e da segunda em 22/23°C. Estas tem já uma considerável ilha de calor, assim como Campinas. Há uma diferença até grande se comparar a temperatura no centrão e na periferia. O mesmo podemos observar em São Paulo.

 

Vdd isso. Vide Cianorte registrando direto mínimas de -1,x sendo q a estação está no meio de uma plantação....

 

Qual a média anual de Matão? Na Wikipedia fala 22 c ... inverno 18 c e verão 25 c? Tá certo isso?

 

Quase... 22,2°C de média anual, sendo 24,7°C em Fevereiro e 18,5°C em Junho e Julho. O trimestre mais frio é MJJ, com 18,9°C e o mais quente é JFM com 24,4°C.

 

 

Na Wikipedia Maringá está assim:

 

Média ano 21,7

Mais quente jan/fev 24,5

Mais frio jun 17,8

Trim mais quente 24,3

Trim mais frio 18,4

 

Maior máxima 39.4

Maior mínima -0,9 ( nao tem os dados de 1975)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.