Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Campos do Quiriri - bela e pouco conhecida região catarinense


DSoares
 Share

Recommended Posts

Olá, pessoal. Neste tópico tentarei mostrar um pouco sobre uma região pouco conhecida pela maioria de vocês: os Campos do Quiriri.

 

Estes campos ficam localizados no nordeste do estado de Santa Catarina, e avançam para o extremo sudeste do estado do Paraná.

 

Com o passar dos dias eu vou colocando maiores informações sobre essa região, que tem altitudes elevadas, chegando a aproximadamente 1540 metros do lado de SC, e chegando a quase 1680 metros no lado paranaense.

Como o nome diz, a maior parte da região é composta por campos de altitude, com "ilhas de mata mais fechada em regiões mais protegidas dos ventos.

 

Eu possuo duas estações meteorológicas na região:

 

* Uma num topo, o segundo em altitude do lado catarinense, chamado de Bradador. Fica a aproximadamente 1530 metros de altitude, venta pra caramba e tem máximas bem interessantes. Pode ser acessada pelos links: https://www.weatherlink.com/embeddablePage/show/7135fc967b484b698655eb862e8c46c4/summary e https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISANTACA34

 

* Outra numa leve encosta, quase no fundo de uma baixada ventosa. Chamo ela de Estação Campos do Quiriri. Ela funciona via rádio, e está offline neste momento

 

Aqui vão algumas fotos do local:

 

wxpGEs4.jpg

 

pE1KZOP.jpg

 

PuREF2a.jpg

 

lwzoSgj.jpg

 

43bHKWN.jpg

 

Minha estação Campos do Quiriri numa manhã de -3,3ºC com UR na casa dos 75% apenas

X22ayuf.jpg

 

Nesta imagem dá para notar o morro queimado, já que queimadas ocorrem pelo mato seco no inverno e muito vento na região. Ainda dá para notar uma casinha no alto de um dos morros. Lá fica a estação Bradador

daqRjZy.jpg

 

SHCiaK6.jpg

 

VEHD1ye.jpg

 

 

Como são remotas, em ambas eu perdi alguns dias de dados de junho e julho. Uma pena, pois foram meses bem frios. Entretanto eu tenho alguns dados da estação Campos do Quirir que eu gostaria de compartilhar com vocês neste último mês de junho de 2016.

 

OLHEM AS MÍNIMAS!!!

 

fDcc75r.jpg

 

 

Com o passar do tempo eu vou postando mais informações e mais fotos que eu tenho do local.

 

Abraços!

Edited by DSoares
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Meu senhor, preciso fazer um trekking nesse lugar urgênte !! É incrível, se tratando de paisagens e de clima...

Parabéns por estar desbravando essa região na raça Diego, são dados de mínimas e máximas que além de impressionantes, talvez eram inimagínaveis para muitos há pouco tempo atrás. Sempre no trajeto Joinville-Curitiba observo essas montanhas na região de Garuva, vindo do Paraná pra cá também da pra notar a grande altitude das escarpas e os campos de cima da serra !

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aew Diego

Na expectativa das novas informações...

Já houvi falar muito nessa região, apesar de estar relativamente perto de Jaraguá, nunca visitei.

Uma pergunta, qual é o estado da estrada para os campos?

-7,9 que belezura....

Imagina essa baixada, na manhã do recorde de -9,5°C em Campo Alegre :prankster: :heart:

Link to comment
Share on other sites

Meu senhor, preciso fazer um trekking nesse lugar urgênte !! É incrível, se tratando de paisagens e de clima...

Parabéns por estar desbravando essa região na raça Diego, são dados de mínimas e máximas que além de impressionantes, talvez eram inimagínaveis para muitos há pouco tempo atrás. Sempre no trajeto Joinville-Curitiba observo essas montanhas na região de Garuva, vindo do Paraná pra cá também da pra notar a grande altitude das escarpas e os campos de cima da serra !

 

Tão perto da gente né? E eu só fui conhecer em 2013...

 

É um trabalho complicado, mas prazeroso...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aew Diego

Na expectativa das novas informações...

Já houvi falar muito nessa região, apesar de estar relativamente perto de Jaraguá, nunca visitei.

Uma pergunta, qual é o estado da estrada para os campos?

-7,9 que belezura....

Imagina essa baixada, na manhã do recorde de -9,5°C em Campo Alegre :prankster: :heart:

 

Também pensei nisto, Jonathan..no dia dos -9,5ºC em Campo Alegre o negócio deveria estar espetacular lá por cima..

 

A estrada para os Campos só é complicada no trecho de serra, que é bem íngreme e em estado de conservação ruim, com muitas fendas e pedras. Se o tempo está seco, as vezes dá para tentar subir com carro normal. Se não estiver, apenas 4x4 ou moto para garantir a chegada até os Campos..

Link to comment
Share on other sites

De tanto o Diego falar dele já fui lá duas vezes...

 

HAHAHA verdade..

 

Obrigado por compartilhar as belíssimas fotos..

 

Eu fui no dia 12 de junho lá para o alto, um dia depois de você.

 

E veja só, no dia 13 de junho é que foi a mínima mais baixa daquela onda de frio: meros -7,9ºC :heat: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Muito bonita e interessante a região! Em algumas fotos nem parece que é no Brasil.

Também devo parabenizá-lo pelas belas fotos. :good:

 

Valeu, Tstorm (é o Stanley né?)

 

A região é singular mesmo..

Não, sou o Yarlen, o Stanley é o StormPicosPI. :good:

 

Isso mesmo, desculpa pela confusão! Abs

Link to comment
Share on other sites

Fantásticas as imagens e o local!

 

É preciso elogiar e agradecer aqui o empenho em disponibilizar duas estações no local, desbravando mais uma região de interessantíssimas características climáticas.

 

Parabéns por disponibilizar esses dados ao público e a nós! Grande Diego!

 

Caião, obrigado pela força e pelas palavras!

 

Essas empreitadas sao complicadas, mas valem a pena quando se tem vontade de conhecer a dinâmica de uma região ainda tão pouco monitorada!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Diego Soares,

a segunda foto lembra a paisagem do ParnaSJ, naquela foto da fazenda(que fica numa baixada) e sede com vegetação toda queimada de geadas.

São Campos de Altitude diferentes do Alto de Itatiaia.

Muito importante seu monitoramento com lugares com clima bem distinto(lugares bem frios, outros quentes e úmidos).

 

Fotos legais.Poucos lugares no Brasil tem essa paisagem distinta.

 

Imagina um monitoramento nas baixadas altas do ParnaSJ,com mínimas baixíssimas.

Link to comment
Share on other sites

Diego Soares,

a segunda foto lembra a paisagem do ParnaSJ, naquela foto da fazenda(que fica numa baixada) e sede com vegetação toda queimada de geadas.

São Campos de Altitude diferentes do Alto de Itatiaia.

Muito importante seu monitoramento com lugares com clima bem distinto(lugares bem frios, outros quentes e úmidos).

 

Fotos legais.Poucos lugares no Brasil tem essa paisagem distinta.

 

Imagina um monitoramento nas baixadas altas do ParnaSJ,com mínimas baixíssimas.

 

Valeu, nani! Obrigado pelas observações pertinentes! A estacao fica perto da fazenda.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Realmente espetacular! Lembra muito os Aparados da Serra: mesma vegetação (aparentemente), mesmo relevo, mato aqui e ali. Maravilhoso.

 

E mínimas maravilhosas também! Tá loco!! :shok: :shok: :shok:

 

Hoje mais um bom registro: -6,1ºC, Marcos...

 

Esse ano está saindo melhor que a encomenda :good2:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Diego

Desde quando a estação dos Campos existe?

Teria como postar as min e max diárias de abril e maio?

 

Dia, Jonathan. Existe desde setembro do ano passado, aos trancos e barrancos hehehe...

 

Os dados estão em meu laptop, na minha casa. Hoje a noite posso trazê-los aqui para o tópico..

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Diego

Desde quando a estação dos Campos existe?

Teria como postar as min e max diárias de abril e maio?

 

Dia, Jonathan. Existe desde setembro do ano passado, aos trancos e barrancos hehehe...

 

Os dados estão em meu laptop, na minha casa. Hoje a noite posso trazê-los aqui para o tópico..

 

Abs.

Beleza Diego...

Muito interessante comparar as temperaturas daqui com o planalto sul e os campos de palmas....

No aguardo dos dados.... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Diego

Desde quando a estação dos Campos existe?

Teria como postar as min e max diárias de abril e maio?

 

Dia, Jonathan. Existe desde setembro do ano passado, aos trancos e barrancos hehehe...

 

Os dados estão em meu laptop, na minha casa. Hoje a noite posso trazê-los aqui para o tópico..

 

Abs.

Beleza Diego...

Muito interessante comparar as temperaturas daqui com o planalto sul e os campos de palmas....

No aguardo dos dados.... :good2:

 

Acabei me esquecendo ontem hehehhehe

 

Mas de hoje não passa!

 

A verdade é que aqui no alto do Quiriri as baixadas são mais ventosas que nos Campos de Palmas e Planalto Sul, além da maritimidade bem maior.

 

Entretanto, em ocasiões pontuais, esses -7,9ºC provam o potencial da região, haja vista que a diferença foi relativamente pequena para o Planalto Sul e fez mais frio que minha estação nos campos de Palmas na mesma onda de frio.

Link to comment
Share on other sites

Diego

Desde quando a estação dos Campos existe?

Teria como postar as min e max diárias de abril e maio?

 

Dia, Jonathan. Existe desde setembro do ano passado, aos trancos e barrancos hehehe...

 

Os dados estão em meu laptop, na minha casa. Hoje a noite posso trazê-los aqui para o tópico..

 

Abs.

Beleza Diego...

Muito interessante comparar as temperaturas daqui com o planalto sul e os campos de palmas....

No aguardo dos dados.... :good2:

 

Em anexo, os dados de abril e maio de 2016

5a4e89dceb25c_AbrilCamposdoQuiriri.thumb.jpg.999e230c2d2aeef2ef3759c75036d6ec.jpg

5a4e89dd00b65_MaioCamposdoQuiriri.thumb.jpg.bf8f9f41234ed743e351cf56d9652a8e.jpg

Link to comment
Share on other sites

Hummm.... :russian: :russian: Olhando os Meses de Abril/Maio/Junho/Julho, não é nem uma Urupema ou Bom Jardim...Mas bate de frente com General Carneiro, Ponte Serrada, Ponte Alta do Norte e Vacaria/Basf....

Média Simples:

Campos do Quiriri: 12,6°C

Ponte Alta do Norte: 12,9°C

Ponte Serrada: 13,8°C

General Carneiro: 14,4°C

Vacaria/ Basf: 13,0°C

:clapping:

Link to comment
Share on other sites

Hummm.... :russian: :russian: Olhando os Meses de Abril/Maio/Junho/Julho, não é nem uma Urupema ou Bom Jardim...Mas bate de frente com General Carneiro, Ponte Serrada, Ponte Alta do Norte e Vacaria/Basf....

Média Simples:

Campos do Quiriri: 12,6°C

Ponte Alta do Norte: 12,9°C

Ponte Serrada: 13,8°C

General Carneiro: 14,4°C

Vacaria/ Basf: 13,0°C

:clapping:

 

Vdd, Jonathan. Uma pena que perdi os dados de junho.

 

A diferença de latitude pesa neste quesito. Alguns dias de frio no Planalto Sul mal fizeram cócegas aqui no extremo Nordeste de SC.

 

Além do que é uma meia baixada ventosa, diferentemente de BJS e Urupema.

 

Mas em mínima absoluta só perde por poucos décimos para BJS e Urupema

Link to comment
Share on other sites

 

Dia, Jonathan. Existe desde setembro do ano passado, aos trancos e barrancos hehehe...

 

Os dados estão em meu laptop, na minha casa. Hoje a noite posso trazê-los aqui para o tópico..

 

Abs.

Beleza Diego...

Muito interessante comparar as temperaturas daqui com o planalto sul e os campos de palmas....

No aguardo dos dados.... :good2:

 

Em anexo, os dados de abril e maio de 2016

 

É outro planeta! Num dos piores abril da história, ainda conseguiu ter média competitiva com a de um julho normal na área urbana de Sampa!

Link to comment
Share on other sites

Realmnte uma pena...torcemos para q venha bastante frio ainda para vermos todo o potencial.,.

Diego, em algum lugar aqui do forum, o Coutinho escreveu que achava que nevava com certa frequencia no quiriri.,. Você que já conversou com o chakreiro lá, realmente neva com mais frequencia que o restante do planalto norte?

Link to comment
Share on other sites

Beleza Diego...

Muito interessante comparar as temperaturas daqui com o planalto sul e os campos de palmas....

No aguardo dos dados.... :good2:

 

Em anexo, os dados de abril e maio de 2016

 

É outro planeta! Num dos piores abril da história, ainda conseguiu ter média competitiva com a de um julho normal na área urbana de Sampa!

 

Realmente, foi um abril para entrar para a história!

Link to comment
Share on other sites

Realmnte uma pena...torcemos para q venha bastante frio ainda para vermos todo o potencial.,.

Diego, em algum lugar aqui do forum, o Coutinho escreveu que achava que nevava com certa frequencia no quiriri.,. Você que já conversou com o chakreiro lá, realmente neva com mais frequencia que o restante do planalto norte?

 

Vamos torcer!

 

Jonathan, pelo que o chacreiro contou acontece sim, mas geralmente algo bem fraquinho, ralo. Pelo que eu pude interpretar, algo mais para chuva congelada/neve granular do que neve propriamente dita, que ocorre apenas em anos mais intensos como 2013.

 

Mas, a julgar que a fazenda Ciser está numa altitude de aproximadamente 1280 metros, algo mais intenso pode ocorrer nos morros de 1400-1500.

 

A conferir.

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • 2 years later...
  • 3 months later...
Em 09/11/2019 em 12:40, Leandro Leite disse:

Há um tempão ninguém fala nada aqui, mas parece a Inglaterra, já que é campo, quase não tem araucárias, que são tipicamente brasileiras.

 

é que está difícil mantê-la online! Queria muito voltar a deixá-la on, vamos ver se consigo logo..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

A fim de facilitar pesquisas futuras vou deixar aqui relado da minha caçada a neve nos campos do quiriri nos dias 20 e 21 agosto 2020...

 

Modelos vinham apontando grande janela para precipitacao invernal nos campos do quiriri, o que me fez criar coragem e enfrentar longa subida que desconhecia as condições ante a uma semana de fortes chuvas...

 

No dia 20 as 17 horas sai Curitiba e cheguei a base serra as 19 horas, para minha surpresa as condições da estrada eram excelentes sem atoleiros ou qualquer obstáculos, mesmo sem pneus qualquer veículo 4x4 conseguiria subir, o piso estrada rural que leva a fazenda no topo da serra é muito bem compactada e mesmo com grandes chuvas não dificultou em nada a subida... 

 

Cheguei ao topo por volta das 19:15, sem vento e chuva, e me abriguei para o evento em um morro a 1380 metros... 

 

Apartir das 20 horas vento mudou, com fortes rajadas, chuva e nevoeiro... 

 

As 22 já era possível ver chuva congelada, e após esse horário vários períodos de pausa total no vento e chuva, a fortes rajadas e chuva leve... 

 

Pela previsão do site mountain-forecast com 24horas antecedência, averia precipitação neve com acumulados de 2 a 6 cm entre as 22 e 03 horas, o que não ocorreu. 

 

As 23 já era possível ver formação de sincelo na vegetação.

 

Modelo esemble gfs com 24horas do evento colocava abertura janela de precipitação invernal das 6 horas do dia 21 as 00  horas do dia 22

 

image.png.b784dd40bc1d825d661cad203712b611.png

 

Por volta 5:30 do dia 21 com fortes rajadas comecou precipitação e leve acumulacao chuva congelada misturada a agua-neve e neve granular, que durou ate às 7:10  na cota acima 1200 metros. Não houve graupel. 

 

 

Por volta das 7:30 havia forte nevoeiro cobrindo pico bradador. Meu carregador celular resolveu pifar, bem como meu telefone devido ao frio desligava. Com receio de não poder registrar abortei a subida e optei pelo plano b, voltando ao morro Tijuco preto por ser mais fácil a subida com topo a 1480 metros.

 

No caminho volta a cota acima 1200 metros tinha pequena acumulação de neve e forte sincelo... No telhado da antiga casa do caseiro da entrada fazenda havia neve acumulada. 

 

IMG_20200821_090931845.thumb.jpg.7c81d7afac6ff625ec91a59a5d2d5ab6.jpgIMG_20200821_073210808.thumb.jpg.b715ac5129b125c7e190af322644a3a5.jpg

 

Ao chegar a porteira do Tijuco preto houve pausa na precipitação e aproveite para tirar um cochilo e recarregar as baterias.. Consegui uma leve carga na bateria e registrar algumas fotos do sincelo.

 

IMG_20200821_090016997.thumb.jpg.73936c3c313af1c460f3d47c7ca7032d.jpg

 

As 11 horas voltou a ter fortes rajadas e segui ao Tijuco preto. No caminho observei nuvens carregadas precipirando acima do pico bradador que logo se diciparam deixando visível bela linha de acumulação de neve acima 1450 metros... 

 

IMG_20200427_152145107.thumb.jpg.5b81878765835034105c38e825ce9884.jpg

 

Essa Linha  precipitação não passou por mim no Tijuco preto. Por vários momentos voltou a ficar encoberto por nevoeiros e precipitação passageira de aquaneve, o sincelo não apresentava sinais derretimento. 

 

As 15:00 houve diminuição cobertura nuvens e  chuva leve que limpou o que tinha acumulado no bradador, não sendo mais visível, o sincelo começou a apresentar derretimento forma leve Houve leve aquecimento e diminuição nas rajadas vento disipando todas as nuvens medidas e baixas sendo visível parcialmente o sol acima nuvens altas...

 

Após as 16:00 nuves carregadas  médias voltaram e precipitar agora de forma leve somente neve granular, devido saturação solo não houve nova acumulação. As 16:30 aumentou por poucos minutos a intensidade 

 

 

O modelo ecwmf com 24horas antecedência, previa que somente após as 18 horas haveria inicio precipitação invernal com acumulação entre 1 a 2 cm, o que não observei.

 

ecmwf-deterministic-brazil-total_snow_10to1_cm-8043600.thumb.png.90eed2578cf731f7317e322b18346888.png

 

As 16:40 era visível formação de nova linha de instabilidade a sudoeste do morro Tijuco preto, seguindo pelo vale serra dona Francisca. Como previsto pelo ecmwf. 

 

IMG_20200821_162045043.thumb.jpg.ca166b0a463789ea54a8f6766bfd0dae.jpg

 

As 17:30 era visível precipitacao também noroeste sob o morro aracatuba. Mas estas tambem não chegaram ao local. 

 

Com início noite, voltei a Curitiba, por conta de indicativo menos 5% chance precipitacao ao fim do dia 21 pelo modelo esemble do gfs e ecmwf. Dando fim a jornada aos belos Campos do Quiriri.

 

Esse breve relato de um amador sem nenhum estudo em meterologia e Caçador de neve em treinamento pelos mestres do BAZ.

 

Meu grade agradecimento aos nobres colegas apoiadores e criadores desse fórum, as quais me fizeram me abaixar ainda mais por esse Brasil abaixo de zero.

 

 

E a próxima aonde será? Certo é q estaremos lá 😎.

 

 

 

 

 

  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.