Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RELATÓRIO: PORTO ALEGRE, DÉCADAS DE 80 E 90!


João Tur POA
 Share

Recommended Posts

Bom dia, amigos do BAZ!

Desde 1984 que faço anotações pessoais sobre o tempo em Porto Alegre. Meu interesse por meteorologia, começou no dia 24/08/1984, no histórico dia que nevou na capital gaúcha!

São anotações de um adolescente e de um adulto, pois anoto até hoje.Transcreverei textos feitos por mim na época, e, pasmem, alguns feitos pela minha falecida avó Mosa, que faleceu em 28/07/14 com 95 anos. Ela anotava sobre o tempo todos os dias. O período que eu não me encontrava em Porto Alegre, eu peguei algumas informações na agenda dela, como foi o caso da onda de frio de julho de 1990, quando dia 22/07 eu embarquei para os EUA e perdi boa parte daquela sequência de massas de ar polar!

Comparei as anotações com dados do INMET e, normalmente, tudo sempre bateu direitinho com o que estava anotado despretensiosamente.

Achei interessante compartilhar essas informações com os amigos e penso que possa ajudar a compreender melhor a dinâmica climática da nossa capital gaúcha.

As informações serão postadas aos poucos.

Abraços a todos e, desde já, muito obrigado!

João Nicolau de Araujo Aloisio

Link to comment
Share on other sites

1) A GRANDE ENCHENTE DE 1983 EM SC

Bem, antes de relatar sobre a neve de Porto Alegre, não poderia deixar de comentar sobre meu primeiro impacto meteorológico, um fato que me marcou e me entristeceu muito na época com o que vi, pois já estava com 11 anos e já compreendia melhor as coisas.

Eu não anotava ainda sobre o clima (pois as anotações começaram com a neve de 24/08/84, como já falei), mas lembro cada detalhe:

Em 1983, fiz a minha primeira viagem mais longa, em excursão, de ônibus (27 horas levamos, por causa da enchente e pelo perigo que estavam as estradas), no mês de julho, até o Rio de Janeiro, na companhia da minha saudosa e querida Vó Lourdes!

Bem, NUNCA esquecerei as cenas terríveis que presenciamos naquele ano, que depois vim saber, era de EL NIÑO forte e, comprovadamente, foi uma das piores enchentes enfrentadas pelo Estado de SC! Cenas desoladoras, de pessoas que perderam tudo, víamos da estrada.

Talvez esse tenha sido o primeiro impacto meteorológico da minha vida, sinceramente.

Antes eu imaginava que tinha sido a neve em Porto Alegre, em 24 de agosto de 1984, ano e dia que comecei a observar melhor o tempo, mas não! A enchente, presenciada do ônibus, naquelas minhas férias de julho, na minha primeira excursão, tinha sido o marco inicial para que eu me interessasse sobre o tempo e suas curiosidades. Aquilo, apesar de muito triste, me deixou fascinado por aprender mais e ler mais sobre o assunto.

 

2) NEVE EM PORTO ALEGRE! O FANTÁSTICO DIA 24/08/1984

Foi um dia muito estranho e surreal!

Começo com essa frase, porque define muito bem o que foi mesmo.

Era uma sexta-feira. Eu fui dormir na quinta-feira animado, pois no dia seguinte não teríamos uma aula normal: era dia de gincana no Colégio Rosário, escola que eu estudei da 6ª série até o 2º ano do segundo grau, sem pagar nada na época, pois minha mãe era professora (filho de professor tinha gratuidade).

A noite anterior não foi muito fria. A temperatura máxima daquele dia, ocorreu na madrugada ou primeiras horas muito cedo da manhã. Foi em torno de 16°c (INMET). Logo após 8h da manhã, tínhamos vento, chuva. Minha mãe, muito precavida (felizmente) disse mais cedo: “João Nicolau, te agasalha, pois está dando no rádio que vai esfriar depois! Falei com teu avô, João, e ele me disse. Pega um casaco mais pesado, filho!”. Como eu digo: mãe só muda o endereço. Elas sempre avisam. E é muito bom que as ouçamos!

Dito e feito.

A temperatura começou a cair, cair, cair... Não parava de cair. Quando foi 15h, no meio da tarde, a gente estava dentro da sala de aula na gincana e “congelando”! Sim. Naquele horário, estava sendo registrada a mínima do dia. Pasmem, no meio da tarde. Nunca mais vi acontecer isso tão pronunciado, como ocorreu naquela ocasião! Pelo menos que eu me lembre, claro.

Ao olhar pela janela a chuva caindo, fui eu que dei o primeiro grito:

“Olha, colegas, é neve!”.

Um colega se virou pra mim e disse:

“Dãããããã! Que neve, cara? Tá doido?”

Eu disse:

“Então, olha!”.

Daí a gritaria foi geral. E a gincana praticamente acabou. Foi todo mundo para o pátio e pra fora do Colégio para ver a neve cair. Era lindo!

Claro que ela caía e não acumulava muito naquela região! Poucas as árvores que ficaram com os flocos, algumas eu vi. No entanto, nos morros da cidade de PORTO ALEGRE, foram feitos bonecos de neve lindos! Partes mais altas foram beneficiadas. E a serra gaúcha praticamente toda. Que dia INESQUECÍVEL! Nem que eu viva 120 anos irei esquecer aquele momento!

Dia seguinte, só pra constar, teve sol. Mínima em torno de 3°c e máxima de 12°c (dados INMET). Lembro, como se fosse hoje, que o dia seguinte tinha um vento bem gelado! Era sábado. E eu fiquei até mais tarde na cama, embaixo das cobertas. Oh, coisa boa! Isso estava escrito nas minhas anotações pessoais de adolescente! KKKKKK

Dados do mês anterior julho:

Julho de 1984 teve temperatura muito em “altos e baixos”, mas teve bons períodos frios também! Dia 26/07/84 foi a mínima de 2,2°c. A máxima do mês foi dia 05/07 (bem início do mês) com 30,2°c. Quase sempre temos calor nos meses de inverno, mesmo que seja por um só dia. O que temos que olhar é a frequência com que esse calor ocorre e tirarmos uma conclusão disso.

Link to comment
Share on other sites

 

2) NEVE EM PORTO ALEGRE! O FANTÁSTICO DIA 24/08/1984

Foi um dia muito estranho e surreal!

....

Ao olhar pela janela a chuva caindo, fui eu que dei o primeiro grito:

“Olha, colegas, é neve!”.

Um colega se virou pra mim e disse:

“Dãããããã! Que neve, cara? Tá doido?”

Eu disse:

“Então, olha!”.

Daí a gritaria foi geral. E a gincana praticamente acabou. Foi todo mundo para o pátio e pra fora do Colégio para ver a neve cair. Era lindo!

Claro que ela caía e não acumulava muito naquela região! Poucas as árvores que ficaram com os flocos, algumas eu vi. No entanto, nos morros da cidade de PORTO ALEGRE, foram feitos bonecos de neve lindos! Partes mais altas foram beneficiadas. E a serra gaúcha praticamente toda. Que dia INESQUECÍVEL! Nem que eu viva 120 anos irei esquecer aquele momento!

 

Que momento mágico, João!!!

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=201

5a4e89d68209c_download(1).jpg.72651af77ca4f197042ee2f247a2901e.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

ANOS DE 1985 A 1988

 

O ANO DE 1985 TEVE UM ÓTIMO FRIO EM JULHO! Claro, não posso deixar de citar, houve a GRANDE NEVE NO PNI, que eu vi estampada nas revistas e foi notícia. Eu tinha ido ao dentista, acompanhado de minha mãe, e lembro a revista da época, "Manchete", noticiando aquele acontecimento histórico e raro, pela intensidade que foi! E foi um ano de um bom frio no Sul também! Ano que minha prima (infelizmente falecida com 18 anos em 2003) nasceu. A noite do nascimento dela era gélida! (11/07/1985). Temperaturas naquela semana variavam de 3°c a 4°c em Porto Alegre nas madrugadas. Muito frio! Lembro bem da madrugada que ela nasceu, pois pernoitava nos meus avós, quando foram avisados.

Consta nas minhas anotações:

"Essa noite nasceu a primeira menina da família, minha priminha Lisiane! Os meus tios e dindos nos acordaram na madrugada. Fazia um frio danado e o vô e a vó tiveram que sair para o hospital. Antes, eles me deixaram em casa".

Uma lástima, amigos, eu não encontrar no site do INMET disponíveis os dados de julho de 1985. Se alguém tiver, por favor, pode postar. Mas garanto, houve dias gélidos naquele mês!

O ANO DE 1986, pelo visto, foi "XOXO”, nem quente, nem frio. Era daqueles anos que fazia um frio de manhã e de tarde já tínhamos 22°c ou 23°c. Parecia um julho mais para primavera do que para inverno, mas não era calor.

Vários relatos meus, escritos na época (quando eu tinha perto ou já 14 anos em 1986, ou seja, adolescente), falam do surpreendente inverno naquele ano, com temperaturas muito comportadas e amenas. Pena eu não ter encontrado no INMET, também, os dados daquele inverno, mas pelos relatos ele foi fraco. Gostaria de ver se as informações por mim anotadas batem com os dados oficiais. Nem todos os meses e anos o INMET disponibiliza, infelizmente.

O ANO DE 1987, pelas minhas anotações, foi mais dinâmico. Teve períodos de frio, mas teve, também, muito calor no inverno. Foi o ano dos meus 15 anos. Lembro que minha avó Lourdes tinha feito um blusão de lã branco muito bonito para eu usar no dia do almoço comemorativo e não pude usá-lo.

Consta no meu diário: "Hoje foi minha festa de aniversário. Foi um dia de calor. Muita gente de manga curta. Não pude usar o blusão que a vó Lourdes fez pra mim! Tive que colocar somente camisa e calça, porque não dava pra aguentar o calor".

OBS: Meu aniversário é dia 27/07, pleno inverno.

 

O INESQUECÍVEL INVERNO DE 1988!

Bom, amigos, o inverno de 1988 poderia dizer que foi o que mais me marcou até hoje!

Explico!

Eu já estava mais crescido. Faria 16 anos dia 27/07. Curtia muito o frio, como curto até hoje. E foi um ano que tive muitas festas no Colégio e bailes durante o inverno, nas gélidas madrugadas!

Foi um ano de LA NIÑA muito forte. Ano de frio praticamente ininterrupto.

Uma das minhas anotações já marcantes: sobre o dia 31/05 daquele ano!

ABRIL DE 1988 já foi frio em muitos dias. Até postei sobre esse mês no grupo do whatsapp com alguns dados. MAIO teve frio e terminou GÉLIDO.

Dia 31/05 daquele ano, está nas minhas anotações:

“Hoje fui pro colégio e tive que colocar meu casaco mais pesado. O vento minuano sopra forte e parece que vai levar a gente. No rádio estão dizendo que a sensação térmica na rua é perto de 0°c”. Era mesmo. Doía até os ossos. Dia que não vou esquecer. Parecia um gélido dia de julho, miolo do inverno gaúcho.

Não houve praticamente sol neste dia. Todo dia quase nublado.

Pelo INMET, dia 30 já estava frio. Teve mínima de 4,5°c, que se deu à noite, com a entrada de ar mais frio. Tempo muito nublado.

Dia 30/05 eu havia ido visitar minha madrinha e ela me mostrou o jornal ZERO HORA. Dizia: “ANTARES prevê muito frio neste ano”. Era um famoso instituto meteorológico da época. Acertaram. Foi um frio terrível mesmo.

Voltando a 31/05, lembro a força do vento gélido na rua e que houve alguns registros de flocos de neve nas partes mais altas da serra. Pelo INMET, a mínima foi de 4,3°c (Bem cedo e com muito vento! Imaginem a sensação!) e a máxima foi de 14,6°c na parte mais quente da tarde, mas a sensação não deve ter passado de 6°c durante o dia ou 7°c no máximo, pois o vento foi constante!

 

JUNHO DE 1988:

JUNHO teve muitas noites frias.

Nas minhas anotações: noite de 24/06 para 25/06. Festa da Rainha do Colégio ROSÁRIO.

Minha mãe preocupada que eu precisava comprar um blaser quente de veludo para ir, pois estaria MUITO FRIO! Eu comprei, coloquei ainda um blusão de lã mais fino por baixo e saí bem arrumado para a grande noite, que teria uma amiga concorrendo ao título!

Na saída, fora do ambiente quente, achávamos que iríamos congelar.

“Que frio , horrível!”, gritou a Tita, mãe da minha amiga! Realmente, parecia que iria congelar nossos ossos.

Pelos dados do INMET, naquela madrugada, estava 3,2°c em Porto Alegre. Muito frio mesmo.

 

JULHO DE 1988:

Sem querer cansar demasiadamente, mas julho teve um frio terrível! Lembro que foi o aniversário de 3 anos, da minha prima que tinha nascido em 1985.

Um fato interessante de julho deste gélido ano! Começou com um “calorzinho”, agradecido por muitos. Lembro de uma vizinha, Dona Eni, comentando: “Foi bom esse calorzinho, para esquentar os ossos das velhas!”. KKKKK Verdade. Foi um alento para o frio.

Depois disso, veio um ar polar atrás do outro.

Vejam a sequência de temperaturas geladas em alguns dias de julho, segundo o INMET.

Mínimas e máximas do dia 07/07 ao dia 14/07.

NOTA: Dia 10 foi festejado, com 1 dia antes da data correta, o aniversário da minha prima. No meu diário das temperaturas estava: “Hoje foi o aniversário da Liziane. Que dia frio! Estava de luvas, cachecol e um casaco novo, que ganhei de presente da minha vó Mosa. Nem de tarde esquentou”. Verdade! Segundo o INMET, dia 10/07 a máxima, num lindo dia de sol, foi de apenas 12,3°c em PORTO ALEGRE!

83967;07/07/1988;0000;13.2;;

83967;07/07/1988;1200;;7.4;

83967;08/07/1988;0000;14.6;;

83967;08/07/1988;1200;;2.3;

83967;09/07/1988;0000;13;;

83967;09/07/1988;1200;;1.8;

83967;10/07/1988;0000;12.3;;

83967;10/07/1988;1200;;2.1;

83967;11/07/1988;0000;13.1;;

83967;11/07/1988;1200;;2;

83967;12/07/1988;0000;13.4;;

83967;12/07/1988;1200;;5.5;

83967;13/07/1988;0000;16.6;;

83967;13/07/1988;1200;;7.7;

83967;14/07/1988;0000;17.4;;

83967;14/07/1988;1200;;5.6;

 

NESTE ANO, NEVOU EM ITAMONTE, MINAS GERAIS, no Parque Nacional do Itatiaia, no dia 14/07/1988 . Embora a informação não seja sobre PORTO ALEGRE, não poderia deixar de compartilhar, pois CONFIRMA TODO O FRIO daquele gélido ano. Vejam o vídeo abaixo da época:

Link to comment
Share on other sites

Belíssimo relato!

Como os outros colegas comentaram, há muita riqueza de detalhes, o que é excelente.

Fico ansioso pra ver os anos seguintes, inclusive aqueles que não são tão memoráveis por aqui como 91, 92, 93 (apesar deste último termos aquela erupção do final de julho bastante comentada aqui).

Link to comment
Share on other sites

João Tour,

 

Minha irmã primogênita de minha família foi morar em 1984 em Porto Alegre com um arquiteto gaúcho(mora aí até hoje, é artesã e vende seus produtos na barraca do Rink da Redenção aos domingos), pegou muito calor em boa parte do ano de 84, mas em agosto por ocasião da nevada histórica de Porto Alegre,sentiu a primeira onda de frio forte, meu primeiro sobrinho estava com 1ano, como não tinham esperiência com frio forte e criança no berço, acordaram na madrugada pós-nevada com o bebê chorando quase congelado, estava todo frio, ainda bem que não teve pneumonia, no final ficou tudo bem.

 

Agora quando o calor fica forte ou não, vai com o marido para a casa de veraneio no Imbé.

Link to comment
Share on other sites

Belíssimo relato!

Como os outros colegas comentaram, há muita riqueza de detalhes, o que é excelente.

Fico ansioso pra ver os anos seguintes, inclusive aqueles que não são tão memoráveis por aqui como 91, 92, 93 (apesar deste último termos aquela erupção do final de julho bastante comentada aqui).

Obrigado, Daniel! Olha, logo (segunda ou terça) estarei postando 3 anos: 1989, 1990 e 1991. Já te adianto , que a grande surpresa em 1991, foi no último dia de julho! Tenho anotações interessantes dessa onda de frio. Abraços e valeu pelo apoio!

Link to comment
Share on other sites

João Tour,

 

Minha irmã primogênita de minha família foi morar em 1984 em Porto Alegre com um arquiteto gaúcho(mora aí até hoje, é artesã e vende seus produtos na barraca do Rink da Redenção aos domingos), pegou muito calor em boa parte do ano de 84, mas em agosto por ocasião da nevada histórica de Porto Alegre,sentiu a primeira onda de frio forte, meu primeiro sobrinho estava com 1ano, como não tinham esperiência com frio forte e criança no berço, acordaram na madrugada pós-nevada com o bebê chorando quase congelado, estava todo frio, ainda bem que não teve pneumonia, no final ficou tudo bem.

 

Agora quando o calor fica forte ou não, vai com o marido para a casa de veraneio no Imbé.

Legal, Marinho! Eu vou seguido no brique da Redenção. Qual tipo de artesanato que tua irmã vende? De repente, alguma vez, já até comprei dela! Kkkkk Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

ANOS DE 1989 A 1991

 

Anos que a dinâmica climática foi grande aqui no RS!

Em 1991, último dia de julho, um frio absurdo, que foi uma grande surpresa, após dias de calorzinho.

Vejam abaixo ano por ano e citações de minhas anotações pessoais na época.

Vou postando ano a ano aos poucos.

Obrigado a todos que estão acompanhando as postagens!

Grande abraço!

João Nicolau (João Tur POA)

 

1) ANO DE 1989

Este ano não teve nem perto o frio de 1988, que foi praticamente constante de maio a julho! No entanto, foi dentro da normalidade climática gaúcha, intercalando frio com calorzinho e bons períodos de trégua.

Nas minhas anotações da época, há uma que define bem o ano:

Dia 21/07/1989:

"Hoje amanheceu mais quente que ontem, mas esquentou menos de tarde! Ontem a gente teve frio de manhã cedo, mas de tarde fez um calorzinho. Quanto eu voltava do colégio, ao meio dia, já senti calor, pois tinha saído de blusão de lã de manhã. Eu vi que fez uns 25°c ontem de tarde, muito quente para julho. Ano passado fazia frio quase todos os dias. A gente gelava de manhã para ir pra aula. Este ano está fazendo bem menos frio..."

De fato! Fui olhar no INMET. Dia 20/07 fez uma mínima de 8,8°c de manhã cedo e à tarde fez 25,6°c. Amplitude térmica grande!

Já no dia 21/07, conforme eu escrevi acima, amanheceu mais "quente", com 13,3°c e fez 21°c na parte da tarde.

 

Períodos de mais frios naquele ano:

 

JUNHO DE 1989:

De 10 a 14/06.

Dia 12/06, PORTO ALEGRE teve uma mínima de 4,1°c, mas chegou a 18,8°c na parte da tarde.

Foram 4 dias mais frios um pouco, mas NADA comparado a este junho que tivemos agora em PORTO ALEGRE. Aliás, vai ser difícil outro igual, pois junho de 2016 foi o mais frio desde 1949!

Minha anotação pessoal do dia 12/06: "Hoje estava muito frio de manhã cedo! Segunda-feira dá preguiça de ir pra aula, ainda mais com frio. Escutei no rádio que estava uns 5°c. Coloquei casaco bem pesado. De tarde ficou uma temperatura mais gostosa".

Bate direitinho com a informação acima. Claro que os 5°c foram passados por alguma rádio. A oficial mínima foi 4,1°c.

 

JULHO DE 1989

Julho teve altos e baixos na temperatura, mas foi normal do que se espera.

Começou muito frio!

Frio foi mais intenso na semana de 02/07 a 08/07/89. No dia 3/07, foi registrado pelo INMET 3,9°c. No dia 05/07 foi registrado 4,3°c.

Uma anotação minha do dia 03/07:

"Começamos a semana com bastante frio! Vontade de não sair debaixo da coberta hoje cedo. Deram 4°c no rádio! Coloquei um casaco pesado para ir pra aula. Ainda bem que as férias de julho estão perto e vou poder ficar um pouco mais na cama depois..."

Anotações de um jovem na época com 17 anos! Bem típicas pra idade. KKKKKKKKKKKKK Eu lendo hoje acho engraçado.

 

Por aqui, encerro o ano de 1989.

Logo postarei o ano de 1990.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

ANO DE 1990

 

Este ano teve, com certeza, bem mais frio que 1989, segundo minhas anotações e dados do INMET!

Junho de 1990 já foi mais frio do que junho de 1989. No entanto, o GRANDE DESTAQUE para este ano foi JULHO! No início, julho não teve nada demais ou significativo de frio naquele ano, mas após o dia 18/07 até dia 01/08, a sequência de frio foi incrível!

Vou procurar me deter mais nos meses principais de frio: junho e julho, ok? Se em algum ano (como foi o caso de 1999) houve frio excepcional em agosto ou setembro, eu citarei com certeza.

 

JUNHO:

Este mês teve mais períodos de frio e mínimas mais baixas do que junho do ano anterior.

O destaque para o período mais frio, fica de 10 a 17/06 (claro que houve outros com frio também, mas esse destaca mais).

No dia 11/06 fez 3,1°c de mínima. No dias 16 e 17/06 fez 3,5°c respectivamente. Mesma temperatura nestes dois dias, até décimos iguais.

Claro que essas temperaturas são com base no INMET! Em outras partes da cidade, SEMPRE pode ter feito menos.

Anotação do dia 11/06: "Estava gelado hoje de manhã! Saí para o cursinho pré-vestibular bem agasalhado. O professor de geografia no curso explicou sobre as massas polares e como elas entram e saem do RS. Foi interessante a aula até, pois eu gosto de meteorologia..."

Esses assuntos sempre me interessaram e, com quase 18 anos de idade, eu estava no auge de leituras sobre o assunto. Na época eu tentei vestibular para Direito e passei, mas não me achei no curso e anos depois mudei para Turismo.

 

JULHO:

Este mês teve uma sequência incrível de frio, como já citei acima, a partir do dia 18/07! Dia 19/07 já estava gelado e permaneceu assim, até 01/08. Foram sucessivas incursões de ar polar, deixando a média do mês mais baixa, pois ele não havia começado com muito frio.

Foi um ano mágico pra mim, pois eu e meu irmão (eu com quase 18 anos e meu irmão com quase 15) ganhamos do nosso tio uma viagem à Disneyworld! Foi incrível! Nosso embarque foi no antigo aeroporto de PORTO ALEGRE, num dia gélido (22/07), lembro como se fosse hoje. Era um JUMBO FRETADO da VARIG, levando umas 300 crianças , adolescentes, jovens e adultos direto até Miami.

A sequência de frio do dia 19/07 até dia 22/07, quando eu estava aqui ainda, eu anotei. Depois do dia 22/07, as anotações que tenho estavam na agenda da minha querida e saudosa vó Mosa, que faleceu em 28/07/14, com 95 anos e anotava todos os dias sobre seus afazeres e sobre as temperaturas. Ela gostava muito de falar sobre o tempo e o observava também!

Anotação minha do dia 21/07: "Hoje é sábado e o dia é gelado demais! Estou muito feliz, pois amanhã eu e meu irmão vamos pra Disney! Vamos sair daqui com um friozão e pousar lá com calor, pois lá é verão".

Dia 21/07, a temperatura variou entre 4,5°c e 11°c, segundo o INMET. GELADO MESMO! No dia anterior que foi GÉLIDO: de 4,4°c a 8,7°c (MÁXIMA MUITO BAIXA!).

Dia do meu embarque para os EUA (22/07) , estava 2,4°c pela manhã! GÉLIDO! Pousamos já de noite em Miami, pois o voo saiu inicio da tarde daqui, com 27 °c lá! Diferença muito grande!

Dia 28/07, quando eu já estava lá, minha avó anotou: "Hoje é sábado e a Dona Irma viria fazer a faxina, mas ligou que devido ao gelo que está não irá vir. Ela está gripada, coitada. O frio é horrível. Não dá vontade de sair de casa hoje".

Fui olhar no INMET: Dia 28/07 foi terrível o frio mesmo! Fez entre 2,5°c a 13°c em PORTO ALEGRE! Bateu direitinho com a anotação dela.

 

Coloco abaixo, a incrível sequência de frio (mínimas e máximas), segundo dados do INMET, desde o dia 19/07 até 01/08/1990.

Com isso, encerro as principais informações de frio do ano de 1990.

Logo que puder, postagem de 1991.

 

83967;19/07/1990;0000;11.7;;

83967;19/07/1990;1200;;5.5;

 

83967;20/07/1990;0000;8.7;;

83967;20/07/1990;1200;;4.4;

 

83967;21/07/1990;0000;11;;

83967;21/07/1990;1200;;4.5;

 

83967;22/07/1990;0000;12;;

83967;22/07/1990;1200;;2.4;

 

83967;23/07/1990;0000;16.6;;

83967;23/07/1990;1200;;5.4;

 

83967;24/07/1990;0000;15.7;;

83967;24/07/1990;1200;;9.4;

 

83967;25/07/1990;0000;17;;

83967;25/07/1990;1200;;5.2;

 

83967;26/07/1990;0000;17.5;;

83967;26/07/1990;1200;;5.2;

 

83967;27/07/1990;0000;14.5;;

83967;27/07/1990;1200;;7.7;

 

83967;28/07/1990;0000;13;;

83967;28/07/1990;1200;;2.5;

 

83967;29/07/1990;0000;15;;

83967;29/07/1990;1200;;4.2;

 

83967;30/07/1990;0000;14;;

83967;30/07/1990;1200;;2.7;

 

83967;31/07/1990;0000;16.6;;

83967;31/07/1990;1200;;6.5;

 

83967;01/08/1990;0000;19;;

83967;01/08/1990;1200;;4.5;

Link to comment
Share on other sites

ANO DE 1991

 

O ano de 1991 teve muitos "altos e baixos" na temperatura em Porto Alegre! No entanto, por incrível que pareça, foi um ano que marcou minha juventude (eu estava ainda com 19 anos), por ter uma MP muito forte entrando no último dia de julho e deixando o início de agosto gélido! Foi impressionante a força com que aquela MP entrou naquele ano, após dias de muito calor para a época em PORTO ALEGRE.

 

JUNHO DE 1991

Junho começou quente.

Pelo INMET fez 27,8°c dia 01/06, 30°c dia 02/06 e 29,8°c dia 03/06. Calor de verão praticamente!

Foi um mês com alternância nas temperaturas incrível. Parecia uma "gangorra".

Os períodos mais frios de junho daquele ano foram:

 

De 22 a 25/06: (Vejam temperaturas abaixo do INMET):

 

83967;22/06/1991;0000;14.2;;

83967;22/06/1991;1200;;8;

 

83967;23/06/1991;0000;15.6;;

83967;23/06/1991;1200;;6.1;

 

83967;24/06/1991;0000;16.8;;

83967;24/06/1991;1200;;4.3;

 

83967;25/06/1991;0000;20.8;;

83967;25/06/1991;1200;;5.9;

 

 

De 28/06 a 02/07: (Temperaturas abaixo do INMET)

 

83967;28/06/1991;0000;16.8;;

83967;28/06/1991;1200;;9.4;

 

83967;29/06/1991;0000;15;;

83967;29/06/1991;1200;;6.8;

 

83967;30/06/1991;0000;17.3;;

83967;30/06/1991;1200;;5.5;

 

83967;01/07/1991;0000;19.3;; (AQUI JÁ JULHO)

83967;01/07/1991;1200;;5.2;

 

83967;02/07/1991;0000;20.2;;

83967;02/07/1991;1200;;6.5;

 

Nas minhas anotações da época, eu achei: (Anotação do dia 29/06/91)

"Hoje está frio. Tem feito muito calor fora de época esse ano. O mês começou quente e anteontem a gente teve uns 28°c..." (na verdade, a oficial foi 27,4°c pelo INMET).

 

 

JULHO

Como já aparece acima, julho começou com um frio e teve uma sequência de MPS depois, algumas bem fortes, pelas temperaturas que se observou! Mesmo assim, teve momentos bem quentes também!

 

Vejam abaixo a sequência, pelo INMET, a partir do dia 03/07:

DESTAQUE: DIA 13/07 TEVE UMA MÍNIMA E MÁXIMA MUITO BAIXAS!

Achei uma anotação minha do dia 14/07:

"Ontem o dia já foi um gelo, pois nem esquentou durante o dia. Ficou frio o dia todo! Hoje de manhã estava muuuuito frio..."! (frisei bem o frio... kkkkkk)

Olhem a mínima oficial do INMET dia 14/07: foi DE 0,9°C em PORTO ALEGRE. E no dia 15/07 fez 0,6°c! DIAS GÉLIDOS MESMO!

 

83967;03/07/1991;0000;14.8;;

83967;03/07/1991;1200;;10;

 

83967;04/07/1991;0000;12.3;;

83967;04/07/1991;1200;;7.4;

 

83967;05/07/1991;0000;16.2;;

83967;05/07/1991;1200;;7.3;

 

83967;06/07/1991;0000;17.8;;

83967;06/07/1991;1200;;9.3;

 

83967;07/07/1991;0000;16.5;;

83967;07/07/1991;1200;;9.2;

 

83967;08/07/1991;0000;18.1;;

83967;08/07/1991;1200;;10.9;

 

83967;09/07/1991;0000;26.5;;

83967;09/07/1991;1200;;13.5;

 

83967;10/07/1991;0000;17;;

83967;10/07/1991;1200;;11.2;

 

83967;11/07/1991;0000;12.8;;

83967;11/07/1991;1200;;7.9;

 

83967;12/07/1991;0000;12.4;;

83967;12/07/1991;1200;;6.7;

 

83967;13/07/1991;0000;10.2;;

83967;13/07/1991;1200;;3.3;

 

83967;14/07/1991;0000;11.4;;

83967;14/07/1991;1200;;0.9;

 

83967;15/07/1991;0000;15.1;;

83967;15/07/1991;1200;;0.6;

 

83967;16/07/1991;0000;16.5;;

83967;16/07/1991;1200;;6;

 

APÓS ESSE FRIO INTENSO, esquentou muito! Dia 17/07 chegou a 25,9°c. Dia 18/07 chegou a 28,5°c. Dia 20/07 chegou a 30,6°c e dia 21/07 chegou a 30,8°c.

ANO DE ALTOS E BAIXOS NA TEMPERATURA...

 

NO ENTANTO, A GRANDE SURPRESA, NO ÚLTIMO DIA DE JULHO DAQUELE ANO ESTAVA PRA CHEGAR!

Após fazer 28,7°c dia 29/07 e 29,1°c dia 30/07, não passou de 15,6°c a temperatura dia 31/07! Como? Estava começando a ingressar uma FORTÍSSIMA MP, que marcou aquele ano! Incrível o frio que fez após o calorão!

 

Eu tenho anotações daquela época, falando nesse calor. E eu escrevi, também, no dia 31/07: "Escutei na rádio hoje que estava vindo uma forte massa polar, que já cruzou o Chile, Argentina e está chegando aqui pra nós! O meteorologista disse que o frio será muito forte! Em algumas cidades da serra gaúcha pode chegar a uns -7°c ou menos..."

 

De fato! Foi incrível e impressionante a força daquela MP! Vejam a sequência das temperaturas, que abriu agosto com um frio extraordinário. Mínimas em máximas em PORTO ALEGRE (como todas as postagens acima):

 

83967;31/07/1991;0000;15.6;;

83967;31/07/1991;1200;;12.8;

 

83967;01/08/1991;0000;13;;

83967;01/08/1991;1200;;5;

 

83967;02/08/1991;0000;11.4;;

83967;02/08/1991;1200;;1.6;

 

83967;03/08/1991;0000;13.2;;

83967;03/08/1991;1200;;1.3;

 

83967;04/08/1991;0000;15.8;;

83967;04/08/1991;1200;;3.2;

 

Dia 02/08 foi 1,6°c a mínima na capital gaúcha oficial, mas a sensação térmica deve ter ficado em -5°c ou -6°c, pois, pasmem, ainda tinha vento! Frio incrível.

Tínhamos uma senhora que era nossa empregada doméstica, muito querida, Dona Zilma. Lembro do comentário dela até hoje, quando chegou ali em casa:

"Dá pra encarangar na rua , de tanto frio, Dona Cristina! Achei que fosse congelar de tanto frio!" (Dona Cristina é minha mãe, Maria Cristina). Essa frase soa nos meus ouvidos até hoje.

 

Essa foi a incrível MP de início de agosto de 1991. Aqui termino o relato sobre ondas de frio relevantes de 1991!

 

Logo postarei mais anos dos anos 90!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Valeu pelos elogios, amigos!

Muito bom saber que minhas despretensiosas anotações podem ajudar, comparando as mesmas com dados oficiais, a entender melhor a dinâmica do clima de PORTO ALEGRE!

Em breve, assim que tiver tempo, postarei sobre 1992, que, já adianto, teve um junho "fora da casinha" nas temperaturas e um julho que compensou depois, pelo frio que fez.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

ANO DE 1992

 

Este ano foi muito curioso, climatologicamente falando!

Explico: o mês de junho foi totalmente "fora da casinha nas temperaturas". Claro, teve alguns momentos de frio, mas teve muitos dias de calor! Para terem uma idéia, junho de 1991 teve 10 dias com temperatura superior a 25°c em PORTO ALEGRE, fora muitos acima de 20°c. Eu relatei isso em algumas descrições minhas.

No entanto, JULHO compensou! Houve momentos de muito frio neste mês e o inverno se fez mais presente. Alguns períodos, inclusive, com mínimas muito baixas registradas pelo INMET, sobre as quais achei descritas nos meus relatos pessoais.

 

JUNHO

 

Mês de junho teve calor logo no seu começo naquele ano!

Vejam as temperaturas dos dias 05/06 a 08/06, segundo o INMET:

 

83967;05/06/1992;0000;27.5;;

83967;05/06/1992;1200;;15.8;

 

83967;06/06/1992;0000;23.6;;

83967;06/06/1992;1200;;14;

 

83967;07/06/1992;0000;30.9;;

83967;07/06/1992;1200;;15.6;

 

83967;08/06/1992;0000;30.6;;

83967;08/06/1992;1200;;20.8;

 

Após esse calor, entrou um ar polar, que foi, por incrível que pareça, responsável pelo frio mais significativo do mês:

Vejam a sequência do INMET de 10 a 13/06:

 

83967;10/06/1992;0000;15.7;;

83967;10/06/1992;1200;;8.6;

 

83967;11/06/1992;0000;16.6;;

83967;11/06/1992;1200;;9;

 

83967;12/06/1992;0000;18.2;;

83967;12/06/1992;1200;;5.2;

 

83967;13/06/1992;0000;22.8;;

83967;13/06/1992;1200;;6.6;

 

Nos meus escritos, estava:

12/06: "Hoje estava muito frio de manhã para ir pra Faculdade (na época eu fazia Direito, na RITTER DOS REIS, em Canoas, mas deixei depois, pois não me adaptei ao curso e não era minha "praia"). Depois de tanto calor, ao menos fez uns dias mais parecidos com junho..."

 

Voltou a esquentar muito depois!

Olhem como começou o inverno astronômico, dia 21/06/92!

 

Sequência de 18/06 a 26/06, para terem uma noção da dinâmica de junho daquele ano!

 

83967;18/06/1992;0000;25.4;;

83967;18/06/1992;1200;;12.4;

 

83967;19/06/1992;0000;24.1;;

83967;19/06/1992;1200;;11.8;

 

83967;20/06/1992;0000;26.9;;

83967;20/06/1992;1200;;11.3;

 

83967;21/06/1992;0000;27.4;;

83967;21/06/1992;1200;;14.6

;

83967;22/06/1992;0000;20.5;;

83967;22/06/1992;1200;;16;

 

83967;23/06/1992;0000;23.4;;

83967;23/06/1992;1200;;15.2;

 

83967;24/06/1992;0000;26.3;;

83967;24/06/1992;1200;;13.8;

 

83967;25/06/1992;0000;26.9;;

83967;25/06/1992;1200;;16.8

;

83967;26/06/1992;0000;29.5;;

83967;26/06/1992;1200;;16.6;

 

VEJAM A DIFERENÇA de JUNHO DE 1992 para JUNHO de 2016, por exemplo! Claro que 2016 não é parâmetro, pois PORTO ALEGRE, por exemplo, teve o junho mais frio desde de 1949! Isso é raro. No entanto, fica a constatação.

Amigos:

Peço licença de publicar até junho por enquanto. Com tempo vago, publicarei de JULHO DE 1992, que compensou o mês anterior, felizmente!

Grande abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

João, incrível seus relatos, muito interrasante aprender mais sobre o clima de um lugar nessa perspectiva. Eu tenho interesse no frio também desd cedo, uns 12/13 anos...o que mais tarde me levou a gostar da climatologia como um todo, e hj já estou no final da graduação de geografia, mas nunca tive o mesmo afinco que o seu em escrever os relatos tão minusciosamente. Parabéns !!

Link to comment
Share on other sites

CONTINUANDO, AMIGOS...

 

JULHO DE 1992

 

Esse mês foi bem mais frio que o mês anterior (junho). Teve bons períodos de frio e foi gelado como um todo! Claro que houve dias de aquecimento, como foi o caso do dia 13/07, quando a temperatura chegou, segundo o INMET, a 28,1°c, muito normal para os padrões do inverno gaúcho, mas o frio predominou.

 

Nas minhas anotações:

06/07/1992:

"Dia foi muito frio hoje! Nem esquentou durante o dia quase. A previsão para amanhã é de bem mais frio de manhã cedo. Terá geada em quase todo RS...".

Realmente, dia 06/07/92, PORTO ALEGRE teve uma mínima de 5°c e uma máxima de 12,4°c. DIA GELADO!

No dia seguinte, que eu mencionei no relato, teve uma mínima de 1,8°c em PORTO ALEGRE e a máxima chegou a 12,6°c.

 

Teve, no entanto, uma sequência grande de frio nesse mês que preciso destacar! Foi do dia 15/07 a 25/07. Frio praticamente constante, com uns dois ou 3 pulsos de ar polar pelo visto.

Minhas anotações comprovam como o frio foi intenso:

24/07/1992: "Hoje o dia foi de novo gelado! Fazem muitos dias que está fazendo frio forte de manhã. A casa está gelada, pois nem o aquecedor que o pai comprou está dando conta de tanto frio...".

Olhem a sequência de dias frios, segundo o INMET:

 

83967;15/07/1992;0000;12;;

83967;15/07/1992;1200;;5.4;

 

83967;16/07/1992;0000;11.8;;

83967;16/07/1992;1200;;3.6;

 

83967;17/07/1992;0000;11.6;;

83967;17/07/1992;1200;;6;

 

83967;18/07/1992;0000;14;;

83967;18/07/1992;1200;;7.3;

 

83967;19/07/1992;0000;13;;

83967;19/07/1992;1200;;6.2;

 

83967;20/07/1992;0000;16;;

83967;20/07/1992;1200;;3;

 

83967;21/07/1992;0000;15.4;;

83967;21/07/1992;1200;;8.6;

 

83967;22/07/1992;0000;11.8;;

83967;22/07/1992;1200;;3;

 

83967;23/07/1992;0000;11.5;;

83967;23/07/1992;1200;;5.2;

 

83967;24/07/1992;0000;11.5;;

83967;24/07/1992;1200;;5.4;

 

83967;25/07/1992;0000;19.6;;

83967;25/07/1992;1200;;6.6;

 

Concluímos, portanto, que o tão pouco comentado ano de 1992, teve um junho bem acima da média, mas que julho compensou o mês anterior. No miolo do inverno o frio se fez presente na capital gaúcha!

 

AGOSTO DE 1992

Estou citando normalmente somente junho e julho dos anos que posto, para não ficar cansativo.

No entanto, o início de agosto de 1992 merece um destaque! Começou o mês muito frio.

Nas minhas anotações dia 02/08/1992:

"Dia muito gelado hoje! Agosto começou com muito frio já ontem. Domingo gelado, com as pessoas passeando muito agasalhadas, pois nem esquentou quase durante o dia. Aquecedor continua ligado aqui em casa, pois a casa está super gelada... "

A anotação acima foi feita dia 02/08. Vejam que agosto começou gelado mesmo e dia 02/08 o frio foi grande de manhã cedo.

 

Olhem a sequência abaixo das temperaturas do dia 01/08 ao dia 03/08, segundo o INMET:

83967;01/08/1992;0000;11.1;;

83967;01/08/1992;1200;;6.8;

 

83967;02/08/1992;0000;11.6;;

83967;02/08/1992;1200;;1.8;

 

83967;03/08/1992;0000;16.2;;

83967;03/08/1992;1200;;4;

 

Aqui termino o ano de 1992.

 

Logo que puder, postarei 1993, 1994 e assim por diante.

ABRAÇOS A TODOS!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

CONTINUANDO...

ANO DE 1993

 

JUNHO:

Este mês me surpreendeu bastante, ao ler meus relatos e ao confirmar os dados do INMET. Teve um bom frio! Houve dias mais amenos, obviamente, mas o frio predominou de uma maneira geral.

A mínima absoluta do mês ocorreu logo no seu início (02/06/1993): foi de 1,4°c (dados do INMET).

A máxima absoluta foi dia 26/06, com 26,5°c, num dia de GRANDE AMPLITUDE TÉRMICA, pois a mínima neste mesmo dia teria sido 8,8°c!

 

Meus relatos pessoais da época:

01/06:

"Estava muito frio hoje de manhã, pois tinha um vento gelado na rua! Foi difícil levantar e ir para a FACULDADE..." (Na época eu cursava Direito, na RITTER DOS REIS, em Canoas. Deixaria o curso até o final do ano e me dedicaria a trabalhar com TURISMO, cursando a Faculdade a partir de 1995).

Confirmei os dados do INMET:

A mínima foi de 4,0°c e a máxima não passou de 14°c em PORTO ALEGRE neste dia! Frio forte mesmo.

 

02/06:

"Estava congelante hoje de manhã! Vi muita geada perto do aeroporto, ao passar de trem até Canoas! Doía os ossos da gente de tanto frio..."

Com certeza! Foi o dia que citei acima da mínima absoluta do mês: 1,4°c!

 

A maior sequência de frio em junho de 1993, olhando o INMET, deu-se no seu início até dia 11/06! Claro que houve breve aquecimento, com máximas de 23°c até, mas predominou muito o frio! Vejam abaixo:

 

83967;01/06/1993;0000;14.1;;

83967;01/06/1993;1200;;4;

 

83967;02/06/1993;0000;15;;

83967;02/06/1993;1200;;1.4;

 

83967;03/06/1993;0000;18.2;;

83967;03/06/1993;1200;;7.2;

 

83967;04/06/1993;0000;17.4;;

83967;04/06/1993;1200;;14.8;

 

83967;05/06/1993;0000;17.4;;

83967;05/06/1993;1200;;11;

 

83967;06/06/1993;0000;23;;

83967;06/06/1993;1200;;13;

 

83967;07/06/1993;0000;23.1;;

83967;07/06/1993;1200;;11.7;

 

83967;08/06/1993;0000;21.2;;

83967;08/06/1993;1200;;13.4;

 

83967;09/06/1993;0000;14.6;;

83967;09/06/1993;1200;;10;

 

83967;10/06/1993;0000;14.4;;

83967;10/06/1993;1200;;6.4;

 

83967;11/06/1993;0000;14.8;;

83967;11/06/1993;1200;;6;

 

AQUI termino JUNHO de 1993.

Surpreendeu vocês? A mim surpreendeu bastante. Não lembrava de tanto frio neste ano pouco comentado.

Em breve postagem de JULHO DE 1993.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

CONTINUANDO...

ANO DE 1993

 

...

 

Surpreendeu vocês? A mim surpreendeu bastante. Não lembrava de tanto frio neste ano pouco comentado.

Em breve postagem de JULHO DE 1993.

Abraços a todos!

É um bom exemplo de como a nossa memória não é infalível e pode nos enganar.

Daí a importância de um banco de dados.

 

Relatos interessantes. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelos elogios, amigos! É um relatório simples da minha vivência pessoal. No entanto, fico feliz que esteja causando interesse na galera.

Grande abraço!

 

CONTINUANDO...

 

JULHO DE 1993:

Pesquisando julho de 1993, constatei um mês com bons períodos de frio, também, e com uma mínima absoluta muito baixa no dia 16/07: -0,2°c!

Houve, obviamente, períodos de maior aquecimento. A máxima absoluta do mês foi dia 20/07, com 30,5°c, exatamente 4 dias depois da mínima absoluta! Achei interessante e curioso isso. :good:

 

Meus relatos pessoais:

Dia 07/07/93:

"Hoje o dia foi todo frio! Praticamente não esquentou. Até a tarde foi muito gelada...".

De fato! Dia 07/07, a mínima foi, segundo o INMET, de 5,2°c e a máxima foi de 12,2°c. Não esquentou nem na parte da tarde mesmo...

 

Tem também o relato da noite de 15 para 16/07 (madrugada do dia 16), que foi gélida, com a mínima absoluta do mês de -0,2°c:

"Noite passada foi fria demais! Parecia que meus pés não queriam esquentar, de tanto frio que fazia. Nem as 3 cobertas que coloquei pra dormir adiantavam...".

 

De 07 a 17/07 foi um período de frio praticamente ininterrupto! Muito gelado mesmo. Surpreendeu a mim estes dados do INMET, num primeiro momento. NO ENTANTO, meu relato do dia 18/07 disse tudo: "Hoje finalmente esquentou um pouco mais! Tivemos dias e dias de muito frio. Eu gosto do frio, mas demais também cansa...". Dia 18/07 chegou a 22°c na parte da tarde.

 

Vejam a incrível sequência gelada de 07 a 17/07, segundo o INMET:

 

83967;07/07/1993;0000;12.2;;

83967;07/07/1993;1200;;5.2;

 

83967;08/07/1993;0000;17.5;;

83967;08/07/1993;1200;;3.4;

 

83967;09/07/1993;0000;20;;

83967;09/07/1993;1200;;5.4;

 

83967;10/07/1993;0000;14.8;;

83967;10/07/1993;1200;;10.2;

 

83967;11/07/1993;0000;14.1;;

83967;11/07/1993;1200;;9.9;

 

83967;12/07/1993;0000;12.5;;

83967;12/07/1993;1200;;9;

 

83967;13/07/1993;0000;13.8;;

83967;13/07/1993;1200;;6.4;

 

83967;14/07/1993;0000;11.8;;

83967;14/07/1993;1200;;6;

 

83967;15/07/1993;0000;12.4;;

83967;15/07/1993;1200;;3.9;

 

83967;16/07/1993;0000;16.5;;

83967;16/07/1993;1200;;-0.2;

 

83967;17/07/1993;0000;12.1;;

83967;17/07/1993;1200;;4.6;

 

FINAL DO MÊS, dias 30 e 31/07, ainda teve MUITO FRIO! Encontrei um relato meu sobre o dia 31/07.Neste dia a mínima foi de 5,2°c e a máxima não passou de 9,4°c o dia inteiro. DIA GÉLIDO!

 

Vejam os últimos dois dias, segundo o INMET:

 

83967;30/07/1993;0000;10.6;;

83967;30/07/1993;1200;;7.4;

 

83967;31/07/1993;0000;9.4;;

83967;31/07/1993;1200;;5.2;

 

ENCERRO AQUI, JULHO de 1993.

 

ABRAÇOS!

Link to comment
Share on other sites

AGOSTO DE 1993.

Não iria postar sobre agosto de 1993. No entanto, coloco abaixo a sequência interessante de temperaturas daquele ano, pois é MUITO INTERESSANTE, com MUITA VARIAÇÃO!

 

Quem está lendo meus relatos, deve ter chegado a mesma conclusão:

INCRÍVEL!

1991, 1992 e 1993 tiveram seus inícios de agosto GELADOS! Foi uma sequência de anos que agosto iniciou com muito frio!

 

Vejam temperaturas do INMET dia a dia para Porto Alegre!

Abraços!

 

83967;01/08/1993;0000;12;;

83967;01/08/1993;1200;;5;

 

83967;02/08/1993;0000;15.4;;

83967;02/08/1993;1200;;1.4; MÍNIMA ABSOLUTA DO MÊS

 

83967;03/08/1993;0000;18.5;;

83967;03/08/1993;1200;;3;

 

83967;04/08/1993;0000;20.1;;

83967;04/08/1993;1200;;4.6;

 

83967;05/08/1993;0000;26.6;;

83967;05/08/1993;1200;;6.8;

 

83967;06/08/1993;0000;30.7;;

83967;06/08/1993;1200;;14.8;

 

83967;07/08/1993;0000;31; MÁXIMA ABSOLUTA DO MÊS

83967;07/08/1993;1200;;14.8;

 

83967;08/08/1993;0000;21.6;;

83967;08/08/1993;1200;;11.3;

 

83967;09/08/1993;0000;11.4;;

83967;09/08/1993;1200;;6.8;

 

83967;10/08/1993;0000;14.9;;

83967;10/08/1993;1200;;1;

 

83967;11/08/1993;0000;17.2;;

83967;11/08/1993;1200;;2.6;

 

83967;12/08/1993;0000;19;;

83967;12/08/1993;1200;;5;

 

83967;13/08/1993;0000;23.2;;

83967;13/08/1993;1200;;6;

 

83967;14/08/1993;0000;22;;

83967;14/08/1993;1200;;5;

 

83967;15/08/1993;0000;25.3;;

83967;15/08/1993;1200;;9.6;

 

83967;16/08/1993;0000;26;;

83967;16/08/1993;1200;;10;

 

83967;17/08/1993;0000;18.8;;

83967;17/08/1993;1200;;7.2;

 

83967;18/08/1993;0000;13.5;;

83967;18/08/1993;1200;;5.6;

 

83967;19/08/1993;0000;19.2;;

83967;19/08/1993;1200;;3;

 

83967;20/08/1993;0000;19.4;;

83967;20/08/1993;1200;;4;

 

83967;21/08/1993;0000;20.5;;

83967;21/08/1993;1200;;10;

 

83967;22/08/1993;0000;22.8;;

83967;22/08/1993;1200;;10.4;

 

83967;23/08/1993;0000;19;;

83967;23/08/1993;1200;;10.5;

 

83967;24/08/1993;0000;24.5;;

83967;24/08/1993;1200;;11.4;

 

83967;25/08/1993;0000;25.6;;

83967;25/08/1993;1200;;9;

 

83967;26/08/1993;0000;27.3;;

83967;26/08/1993;1200;;11.2;

 

83967;27/08/1993;0000;29.2;;

83967;27/08/1993;1200;;12.8;

 

83967;28/08/1993;0000;30.7;;

83967;28/08/1993;1200;;15.4;

 

83967;29/08/1993;0000;26.6;;

83967;29/08/1993;1200;;16;

 

83967;30/08/1993;0000;27.8;;

83967;30/08/1993;1200;;15.3;

 

83967;31/08/1993;0000;19.1;;

83967;31/08/1993;1200;;14.6;

Link to comment
Share on other sites

CONTINUANDO, AMIGOS...

1994!

Acredito que seja um ano bem esperado para meus relatos, pois teve uma nevada excelente no Sul e períodos de frio que deixaram sua marca registrada.

No entanto, é bom salientar, antes de entrarmos nos meses TOP do inverno de 1994, que maio naquele ano foi bem quente, como um todo, com poucos períodos mais frios e frescos e que junho não foi dos mais frios na sua totalidade. A partir do dia 23/06 que o frio intensificou muito, trazendo uma semana gelada para PORTO ALEGRE.

 

Não coloco, normalmente o mês de maio nos relatos aqui, para não se estender muito. No entanto, vejam a sequência de alguns dias pelo INMET. Veranico de maio se manifestou bem naquele ano:

 

PERÍODO DE 01 A 09/05/94:

 

83967;01/05/1994;0000;30.5;;

83967;01/05/1994;1200;;17.8;

 

83967;02/05/1994;0000;30.5;;

83967;02/05/1994;1200;;19;

 

83967;03/05/1994;0000;29;;

83967;03/05/1994;1200;;18.2;

 

83967;04/05/1994;0000;26;;

83967;04/05/1994;1200;;19.8;

 

83967;05/05/1994;0000;26.6;;

83967;05/05/1994;1200;;16;

 

83967;06/05/1994;0000;28.5;;

83967;06/05/1994;1200;;14;

 

83967;07/05/1994;0000;30.5;;

83967;07/05/1994;1200;;18.3;

 

83967;08/05/1994;0000;31.5;;

83967;08/05/1994;1200;;18;

 

83967;09/05/1994;0000;25.2;;

83967;09/05/1994;1200;;16.8;

 

 

PERÍODO DE 14 A 24/05/94:

 

83967;14/05/1994;0000;23.5;;

83967;14/05/1994;1200;;16.4;

 

83967;15/05/1994;0000;23.8;;

83967;15/05/1994;1200;;15.8;

 

83967;16/05/1994;0000;26.5;;

83967;16/05/1994;1200;;16.7;

 

83967;17/05/1994;0000;23.4;;

83967;17/05/1994;1200;;16.6;

 

83967;18/05/1994;0000;27.4;;

83967;18/05/1994;1200;;16.2

;

83967;19/05/1994;0000;25.1;;

83967;19/05/1994;1200;;16.4;

 

83967;20/05/1994;0000;26.3;;

83967;20/05/1994;1200;;14.8;

 

83967;21/05/1994;0000;26.6;;

83967;21/05/1994;1200;;15.2;

 

83967;22/05/1994;0000;24.2;;

83967;22/05/1994;1200;;16;

 

83967;23/05/1994;0000;27.6;;

83967;23/05/1994;1200;;19;

 

83967;24/05/1994;0000;27.5;;

83967;24/05/1994;1200;;16.6;

 

Eu procurei meus relatos na época e encontrei sobre o calor no início do mês:

08/05:

"Hoje tivemos muito calor! Parece verão. Estamos de manga curta há dias e ainda não se conseguiu usar roupas de outono/inverno. Espero que venha o frio até o final do mês ao menos..."

 

Final de maio deu uma esfriada, mas nada demais. No dia 30/05 fez 8,4°c de mínima, segundo o INMET.

 

 

JUNHO DE 1994:

Esse mês começou agradável e com um friozinho muito de leve, com o ar frio que estava dia 30/05 sobre o RS já perdendo força.

Seu começo foi "xoxo", dia 07/06 chegou um bom frio, depois aqueceu por uns dias de novo e ficou xoxo novamente e.... no final do mês quase, pelo dia 23/06 o GELO começou a tomar conta.

 

Vejam pelo INMET o período de 07 a 10/06:

 

83967;07/06/1994;0000;17;;

83967;07/06/1994;1200;;10.8;

 

83967;08/06/1994;0000;15.2;;

83967;08/06/1994;1200;;7.4;

 

83967;09/06/1994;0000;18.5;;

83967;09/06/1994;1200;;4.8;

 

83967;10/06/1994;0000;22.6;;

83967;10/06/1994;1200;;6.2;

 

Meus relatos:

09/06/1994: "Hoje a manhã estava gelada. Tive, pela primeira vez este ano, colocar um casaco mais grosso para sair pro trabalho. Meus colegas todos comentavam o frio que fazia. Muito cafezinho quente para os passageiros hoje de manhã, que foram na agência..." .

Explico: 1994 foi o ano que comecei no TURISMO e já trabalhava numa agência naquele ano. Iniciei minha atividade como agente de viagens em 21/03/1994.

 

No entanto, foi no final do mês que o frio veio MUITO FORTE!

 

Vejam a sequência gelada das temperaturas em PORTO ALEGRE, segundo o INMET, dos dias 23/06 a 29/06...

Tivemos dois dias com 2°c cravados, segundo o INMET, aqui na capital gaúcha! Notem que dia 27/06 a mínima tinha sido 4,6°c e, no dia seguinte, foi 2,8°c. No último dia de muito frio fez 2°c cravados novamente, com uma grande amplitude térmica, chegando na parte da tarde a 20°c.

O ar deveria estar bem seco e pode ser que tenha entrado um "reforço de ar frio" dia 27 para 28/06.

 

83967;23/06/1994;0000;17;;

83967;23/06/1994;1200;;8.4;

 

83967;24/06/1994;0000;14.5;;

83967;24/06/1994;1200;;10.4

;

83967;25/06/1994;0000;10.5;;

83967;25/06/1994;1200;;6.7;

 

83967;26/06/1994;0000;14.8;;

83967;26/06/1994;1200;;2;

 

83967;27/06/1994;0000;15.6

83967;27/06/1994;1200;;4.6;

 

83967;28/06/1994;0000;16.8;;

83967;28/06/1994;1200;;2.8;

 

83967;29/06/1994;0000;20.2;;

83967;29/06/1994;1200;;2;

 

MEUS RELATOS:

29/06:

"Que dias e final de semana passado gelados que tivemos! Nossa... Esse ano custou a chegar o friozão bem forte mesmo, mas estes últimos dias foram de gelar. Minha vó Lourdes reclamou muito do frio, pois ela detesta inverno. Tadinha! Para quem não gosta estes dias foram de doer mesmo...".

 

NA CONTINUAÇÃO, assim que tiver tempo, postarei JULHO DE 1994.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

João,

 

Teria como você postar também os relatos de ondas de calor, tempestades severas ?

 

Oi, amigo!

Sobre ondas de calor, posso olhar meus relatos sim! Tenho algumas anotações. Tempestades não costumava anotar muito. Talvez porque temporal ou tempestade seja um assunto que não me chama muito atenção. KKKKKKKK . No entanto, posso ver se tenho alguma coisa.

Primeiro pretendo terminar a década de 90 toda sobre o frio. Depois farei o que pediste, pode deixar! :good:

Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

JULHO DE 1994

 

Esse mês teve dias gelados no RS! Foi um mês especial, pois assistiríamos no dia 17/07 a Grande Final da Copa do Mundo, quando, após 24 anos de jejum, conseguimos o título de TETRACAMPEÕES. Aliás, lembro por dois motivos daquele dia:

1) Primeiro, porque era um dia especial e com muita esperança de conseguirmos o título e eu estava muito nervoso vendo o jogo. Faltavam 10 dias para eu completar 22 anos de idade.

2) Segundo, porque, após tanto frio naquele ano, aquele dia estava um dia quase de verão. Sim! Fazia mais de 28°c e eu estava de camiseta de manga curta. Lembro bem. Olhando os dados do INMET, essa informação, que tinha sido anotada na época por mim, procede.

 

Mas... vamos aos fatos mais no início do mês!

Uma FORTE onda de frio tomou conta do RS no dia 07/07/94.

Minhas anotações da época:

07/07/94:

"Hoje anunciaram no rádio que vem muito frio por aí! O Cléo Khun (meteorologista conhecido aqui no RS) disse que pode até nevar nos próximos dias. Vai esfriar muito pelo jeito. Já estou me preparando..."

FATO.

Dia 08/07/94 o ar polar já tinha tomado conta do Estado e nevou em muitas cidades! Gramado, cidade muito turística da nossa Serra Gaúcha, teve uma de suas maiores nevadas. Até em cidades quase sem altitude nevou naquela ocasião.

No dia 08/07 a temperatura mínima em PORTO ALEGRE foi de 04,4°c e a máxima não passou de 10,5°c, segundo o INMET. Dia gélido.

No dia 09/07 encontrei nas minhas anotações:

"Hoje na Zero Hora (Zero Hora é nosso jornal daqui) tinham fotos lindas da neve de ontem! Nevou muito! Tempo que a gente não via uma nevada tão boa aqui no RS..."

O frio ficou por alguns dias muito forte.

 

Vejam a sequência das temperaturas:

DADOS: INMET

 

83967;07/07/1994;0000;15.5;;

83967;07/07/1994;1200;;10.2;

 

83967;08/07/1994;0000;10.5;;

83967;08/07/1994;1200;;4.4;

 

83967;09/07/1994;0000;9.6;;

83967;09/07/1994;1200;;3.6;

 

83967;10/07/1994;0000;12.2;;

83967;10/07/1994;1200;;5;

 

83967;11/07/1994;0000;17.3;;

83967;11/07/1994;1200;;2.4;

 

Após esse friozão todo, a temperatura foi subindo, subindo e tivemos 1 semana de "calorzinho". Alguns dias lembravam pleno verão, porque chegaram perto ou atingiram 30°c durante a tarde.

 

Minhas anotações:

16/07/94:

"Hoje fez muito calor. Pareceu um dia de verão. Parece que amanhã para a final da COPA estará muito quente também. Vai dar para comemorar só de manga curta, se o BRASIL ganhar. Tomara que ganhe. Nunca consegui ver o BRASIL ganhar um título de COPA DO MUNDO até hoje...".

Sim! Eu nasci em 1972 e o Brasil tinha ganho seu último título em 1970.

 

Vejam a sequência das temperaturas de 14 a 21/07/94. Foi um bom veranico.

DADOS: INMET

 

83967;14/07/1994;0000;23.8;;

83967;14/07/1994;1200;;12.8;

 

83967;15/07/1994;0000;27;;

83967;15/07/1994;1200;;12.8;

 

83967;16/07/1994;0000;29;;

83967;16/07/1994;1200;;14;

 

83967;17/07/1994;0000;28.7;;

83967;17/07/1994;1200;;15.6;

 

83967;18/07/1994;0000;26.5;;

83967;18/07/1994;1200;;15;

 

83967;19/07/1994;0000;29.7;;

 

83967;19/07/1994;1200;;18.1;

 

83967;20/07/1994;0000;30.5;;83967; (neste dia, tem uma falha do INMET, pois não informaram a mínima)

 

21/07/1994;0000;30;;

83967;21/07/1994;1200;;21;

 

Continua... Em breve posto mais informações.

 

Já adianto, que o frio voltou forte após o calorzinho.

 

Obrigado a todos que estão acompanhando e curtindo minhas postagens!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.