Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2016


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Porto Alegre com 27,1°c no Centro Histórico no momento (16h07min) pelo METROCLIMA.

Amanhã começa a mudança do tempo na fronteira e, mais precisamente na quarta-feira, aqui. O dia começará ainda quente na quarta e terminará frio.

Mesmo longe, o "friozão" que o Nazar postou anteriormente é um bom sinal! Pelo Europeu, ao menos, após o frio do dia 07 até dia 10/07, não teríamos bloqueio aqui no RS.

Ainda vamos ter frio muito intenso neste inverno de 2016.

Link to comment
Share on other sites

Um detalhe que tenho reparado e me chamado atenção aqui na região de Indaial e que a tempos não acontecia, são as folhas das bananeiras bem amarelas e algumas até marrons (mortas) devido as geadas que atingiram a região com certa força, o que não ocorria desde 2000.

 

E não só as bananeiras, várias plantas de clima quente e sensíveis ao frio estão com as folhas amarelas.

Link to comment
Share on other sites

Incrível o gradiente de temperatura entre o litoral norte e nordeste catarinense com o restante do estado.

 

Nordeste catarinense entre 16/18°C (nível do mar)

 

Planalto norte catarinense entre 24/26°C (700/900m)

 

Já se percebe entre Blumenau e Indaial

 

Aqui tivemos 22,8C e indaial teve 24,2C, tudo com sol

 

Além dos 25,1C de Rio do Sul

Link to comment
Share on other sites

Incrível o gradiente de temperatura entre o litoral norte e nordeste catarinense com o restante do estado.

 

Nordeste catarinense entre 16/18°C (nível do mar)

 

Planalto norte catarinense entre 24/26°C (700/900m)

 

Já se percebe entre Blumenau e Indaial

 

Aqui tivemos 22,8C e indaial teve 24,2C, tudo com sol

 

25,5°C na área central da cidade e bem ensolarado.

 

No geral a área central e alguns bairros são 1°C mais quente que o local da estação do Inmet.

Inmet de Indaial fica numa área considerada rural, zero urbanização e bem arborizada.

Assim que sobrar um tempinho quero ir lá bater umas fotos da estação e dos arredores.

 

No dia mais frio do ano que nem a automática e nem a convencional reportou dados, essa estaçãozinha que um amigo tem no centro da cidade reportou mínima de 1,7°C.

 

Eu acredito que no Inmet fez entre 0,5 / 1,5°

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS temos uma bomba entrando no Cone Sul em 216h.

 

Pelo CMC temos sucessivas erupções na grade.

 

Pelo Global temos uma bomba que deve gelar o mês de julho a partir de 216h.

 

Pelo Europeu temos outra fraca a moderada erupção em 216h.

 

O ETA aponta uma forte incursão entre 192h e 216h.

 

Pelo CFS temos indicativos de forte incursão por volta do dia 15.

 

A AAO arrisca mudança em alguns de seus membros.

 

Tudo o que não podemos esperar nesta primeira quinzena de julho é monotonia.

Link to comment
Share on other sites

Incrível o gradiente de temperatura entre o litoral norte e nordeste catarinense com o restante do estado.

 

Nordeste catarinense entre 16/18°C (nível do mar)

 

Planalto norte catarinense entre 24/26°C (700/900m)

 

Já se percebe entre Blumenau e Indaial

 

Aqui tivemos 22,8C e indaial teve 24,2C, tudo com sol

 

25,5°C na área central da cidade e bem ensolarado.

 

No geral a área central e alguns bairros são 1°C mais quente que o local da estação do Inmet.

Inmet de Indaial fica numa área considerada rural, zero urbanização e bem arborizada.

Assim que sobrar um tempinho quero ir lá bater umas fotos da estação e dos arredores.

 

No dia mais frio do ano que nem a automática e nem a convencional reportou dados, essa estaçãozinha que um amigo tem no centro da cidade reportou mínima de 1,7°C.

 

Eu acredito que no Inmet fez entre 0,5 / 1,5°

 

Qual dos 2 dias foi mais frio aí? O vento foi implacável em matar a mínima do dia 12, que provavelmente ficaria abaixo dos 3,3 do dia 13

 

Me deu raiva também esse descaso, se ainda fosse uma das estações era QUASE aceitável ...

 

Aqui no 'interior', máxima de 22,3C :heat:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Coutinho.

 

O que tinha de errado em uma normal de Santos e Ubatuba que existia por aí era a média mínima. Média mínima de 12/13 é coisa para Imbituba, Laguna não para lá. Mas acho que o INMET corrigiu.

 

Por aqui outra sub-20. Por enquanto, eu não tenho falta do sol. Se vir, que não chegue a 23, como Sábado. Ou então, que passe de 23 mas depois de mínima de 11/12. Senão, não fica bom nos ambientes.

 

13612390_1813681578866277_804079645945363780_n.jpg?oh=bc21bb0a8f99e3fb1cf1398c2f919664&oe=57FB0CB8

Link to comment
Share on other sites

Assim como o Global, o CFS 12Z (fresquinho) também insiste em uma erupção importante em 240h!

 

bxHZzKG.png

 

Entre 216h e 240h já temos consenso de um novo e potencialmente forte pulso entre Global, GFS, CFS, ETA e, menos intenso, CMC. O Europeu também pega novo pulso, mas ainda longe dos supracitados.

 

Nesse mato tem cachorro. Talvez um baita de um jaguara.

Link to comment
Share on other sites

Realmente bastante impressionantes as projeções dessa possível bomba continental. Seria um daqueles eventos em que Ponta Porã não passa dos 5/6 graus à tarde.

 

Hoje um dia normal de inverno em JF, com sol entre nuvens à tarde e céu claro agora à noite. A mínima foi de 10,9C...a máxima, 23,7C. Agora faz frio de 13,9C.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS JUNHO - 2016

 

4,8 - PNI CAMPO BELO (PWS) RJ

5,4 - PNI FURNAS (PWS) RJ

5,7 - MORRO DAS TORRES (AUT/CIRAM) SC

5,8 - URUPEMA (AUT/CIRAM) SC

6,0 - MORRO DA IGREJA (AUT/INMET) SC

6,4 - URUBICI (PWS - VACAS GORDAS) SC

6,8 - URUBICI (EPAGRI) SC

6,9 - PNI MASSENA (PWS) MG

7,2 - BOM JESUS (AUT/CIRAM) RS

7,3 - BOM JARDIM DA SERRA (AUT/CIRAM) SC

7,5 - SÃO JOAQUIM (AUT/INMET) SC

7,9 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (AUT/INMET) RS

8,0 - VACARIA (AUT/INMET) RS

8,2 - PONTE ALTA DO NORTE (AUT/EPAGRI) SC

8,2 - SOLEDADE (PWS) RS

8,4 - ÁGUA DOCE (AUT/CIRAM) SC

8,4 - TANGARÁ (EPAGRI) SC

8,5 - PAINEL (AUT/CIRAM) SC

8,5 - SÃO CRISTOVÃO DO SUL (CIRAM) SC

8,6 - OTACÍLIO COSTA (CIRAM) SC

8,6 - CANELA (AUT/INMET) RS

8,7 - CAXIAS DO SUL (EPAGRI/BASF) RS

8,7 - PAPANDUVA (AUT/EPAGRI) SC

8,9 - PINHAL DA SERRA (AUT/EPAGRI) RS

8,9 - VARGEM (AUT/EPAGRI) SC

Link to comment
Share on other sites

Pode parecer que não, mas essa entrada de calor foi forte para o sul do RS. Pelotas teve hoje máxima de 29ºC na estação agroclimatológica, igualando a marca registrada no trágico julho de 2008. A embrapa esta registrando a mínim agora: 19,4ºC. A maior pra julho pelo menos até 2009 quando tem dados disponíveis. Em Canguçu: 17,3/25³ºC.

Link to comment
Share on other sites

Rafafel BH,

enquanto a estação no Topão Alphaville/Nova Lima registrou de 11,2ºC a 19,5ºC com amplitude pequena de 8,3ºC.

A estação de baixada em Florestal registrou mínima de 6,9ºC a 25,8ºC de máxima, uma alta amplitude de 18,9ºC.

 

Sim, meu caro, Florestal costuma ter mínimas muito baixas - mas com máximas mais altas -, nessas condições de tempo frio e seco na região da RMBH.

 

Já tive sítio não muito longe dali, em Igarapé, onde é comum ter dias com mínima de 5 C e máxima de 25 C. Numa ocasião que BH registrou 8 C, já fez 1 C em Igarape. Alphaville e arredores, por sua vez, se destaca pelas máximas baixas, com sensação de frio durante todo o dia.

Link to comment
Share on other sites

E os modelos, inclusive o Global, reduziram um pouco a bomba, transformando a categoria de erupção forte a moderada, dependendo do modelo que se recorra.

 

O Global ainda projeta uma forte incursão, que vai ganhando reforços e se prolongando ao longo da grade.

 

O Europeu é bem mais ameno, mas parece apoiar um reforço no final da grade.

 

O GFS é mais tiro curto e já aposta em uma estabilização do anticiclone na região do ASAS no longo prazo.

 

De todo o modo, com esta divergência de longo prazo, o certo é que logo após a erupção desta semana a primeira metade da próxima semana já deve ter entrada de novo pulso de ar frio. Ainda com certa divergência no potencial, me parece que teremos algo mais entre forte e moderado, ainda não sendo esta a vez da esperada bomba que julho poderia trazer.

 

Com olho no longo prazo é possível aumentar o apoio dos membros do Ensemble para uma queda da AAO, que se confirmada, poderá ajudar o restante do inverno.

 

Segue o baile...

Link to comment
Share on other sites

E os modelos, inclusive o Global, reduziram um pouco a bomba, transformando a categoria de erupção forte a moderada, dependendo do modelo que se recorra.

 

O Global ainda projeta uma forte incursão, que vai ganhando reforços e se prolongando ao longo da grade.

 

O Europeu é bem mais ameno, mas parece apoiar um reforço no final da grade.

 

O GFS é mais tiro curto e já aposta em uma estabilização do anticiclone na região do ASAS no longo prazo.

 

De todo o modo, com esta divergência de longo prazo, o certo é que logo após a erupção desta semana a primeira metade da próxima semana já deve ter entrada de novo pulso de ar frio. Ainda com certa divergência no potencial, me parece que teremos algo mais entre forte e moderado, ainda não sendo esta a vez da esperada bomba que julho poderia trazer.

 

Com olho no longo prazo é possível aumentar o apoio dos membros do Ensemble para uma queda da AAO, que se confirmada, poderá ajudar o restante do inverno.

 

Segue o baile...

 

Verdade, amigo!

Mesmo assim, a perspectiva de frio continua sendo muito boa! Mesmo sem "bombas", um frio moderado quase constante já é excelente. O que importa, é que bloqueios não teremos a princípio e, a partir de amanhã, principalmente aqui no RS e SC, teremos a volta dos dias gelados, sem prazo para eles acabarem, pois viria uma sequência de incursões polares moderadas.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

De ontem para hoje agora da pra dizer que estamos em pré-frontal.

 

Mínimas subtropicais em torno dos 16/17ºC na região como um todo, típico de outono. Por causa de nossa relativa aproximação com mar as máximas ainda estão comportadas.

 

O tempo segue bom mas as instabilidades estão ganhando força no RS e SC.

Link to comment
Share on other sites

De ontem para hoje agora da pra dizer que estamos em pré-frontal.

 

Mínimas subtropicais em torno dos 16/17ºC na região como um todo, típico de outono. Por causa de nossa relativa aproximação com mar as máximas ainda estão comportadas.

Hoje minha mínima foi de elevadíssimos 18,9°!! No amanhecer fazia 20,1° se não me engano. Isto sim é pré-frontal, hehe.

 

Agora abafado com 26,7° e 51%. Nublado e sol bem fraco. Não sei se chover antes da meia-noite, mas acredito que a mínima já foi.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Joinville, vem sendo um mês de pouca amplitude térmica, não vou dizer que é o 7° ou 8° dia de tempo nublado, pois sabado atarde saiu um solzinho... contudo os dias estão estão sempre entre 16-18°C durante todo o período. Hj cedo fazia 14°C com uma garoa fina, agora faz 18°C em jlle.

 

Férias por aqui?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.