Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2016


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Agora na zona leste de POA faz 6,4oC! Se não nublar/ventar podemos ter uma negativa a caminho!

Eu não ia dizer nada, mas já temos MM e duvido que chegue perto de 0°. Se limpar mais tarde talvez chegue aos 2° nos locais mais frio da cidade como prevê a MetSul. Ademais, está muito úmido: 82%.

 

Aqui ótimos 7,7°. Só falta as nuvens irem embora, mas duvido.

Link to comment
Share on other sites

Hoje falo de Curitiba, onde agora faz 9 graus com céu nublado.

Estou dando sorte nessa linda cidade: cheguei domingo, num dia lindo, que teve 13 de máxima e 3 de mínima. Ontem vi geada aqui e peguei um grau de manhã cedo. Desci de trem até Morretes, onde a máxima não passou de 17 e deu pra ficar de casaco à tarde, mesmo com sol.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona norte, temos tanto altocúmulos quanto nuvens de MM (estratos), mas que não chegam a encobrir o céu, além de uma névoa. Como dito pelo Daniel, a lua tenta aparecer, de forma tímida, no meio das nuvens.

 

Aqui na ZS temos céu totalmente coberto por MM e garoa inapreciável ...

Link to comment
Share on other sites

Minha estação no Cruzeiro continua offline, mas em breve teremos novidades... O problema parece ser mesmo no weatherlink.

 

Que lástima!

 

Bruno, tem uma coisa que eu queria te perguntar e tinha esquecido, mas lembrei agora.

 

Como se saiu aquela estação de Herval, que você e o Diego instalaram ?

 

Nesses últimos 60 dias (MP de junho e está de julho) deu pra tirar uma ''prova real'' né ?

 

Como ficou ? Um pouco abaixo das expectativas de vocês ?

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, boa noite. Canela está muito gelada! O dia hoje foi extremamente gelado, e vi que vou ter que encomendar mais lenha pra enfrentar o frio! Aqui vamos com temperatura na casa dos 4 graus! Vejam que bela iniciativa de um conhecido em Canguçu, ele está reflorestando a cidade com Araucárias: http://www.cangucuonline.com.br/index.php?menu=noticia&categoria=7&noticia=13731

Link to comment
Share on other sites

Pessoal o que tem na atmosfera ja que a temperatura aqui no norte do Parnaa em 850hpa ta parecido com o auge da mp em torno nos 9c mas nao ta frio em superfice seria uma bruta inversao termica?, porque agora a temperatura esta em 14 graus e nao desce disso mesmo o ceu estando com poucas nuvens, qual seria o motivo?

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis amanhece com ótimos 6,2oC no norte da ilha e 8,0oC na sede do Ciram, ambas na ilha.

 

Urupema com -4,8oC no Ciram e -3,6oC na PWS, e a Villagio Grando com -3,0oC são as menores do estado.

 

Modelos em bom acordo para a formação de um ciclone extratropical em conjunto com o avanço de um novo anticiclone polar a partir de162h/168h.

 

O Europeu é o mais agressivo neste cenário, mostrando condições favoráveis a neve ampla no dia 27. Outros modelos não suportam esta opção mais intensa, mas todos de uma maneira ou outra mostram mais uma forte erupção a caminho...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Manhã começando com baixas temperaturas em parte do Centro-Sul do continente, com destaque para o centro-sul do Paraná, com registro de -1,3°C em General Carneiro, 1°C em Palmas, 2°C em Guarapuava e Entre Rios.

Na região leste, devido à MM que se formou no comecinho da noite de ontem as temperaturas permanecem há quase 12h estagnadas nos 8°C na maioria das estações curitibanas.

Santa Catarina com -3°C em Herciliópolis e negativas generalizadas na serra.

Rio Grande do Sul com registros negativos ou perto de negativar em muitas áreas daquele estado. A menor temperatura em Santa Rosa com -3°C na baixada.

No Uruguai, geadas generalizadas e vários registros negativos, assim como no imenso departamento de Buenos Aires onda há registros bem interessantes de mínimas negativas.

Paraguai com mínimas em torno dos 3/4°C em algumas PWS.

Na Serra da Mantiqueira, destaque para Furnas com mínima elevada de 5,8°C e baixos índices de UR durante a madrugada.

 

FRIO INTENSO EM BUENOS AIRES. ..

13710427_498835686980739_1765242382640615946_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

URUGUAI E DO RS..

13724108_498835383647436_2188424685943304813_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

PARAGUAI

13719446_498835580314083_2458355270371351535_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Tarde ensolarada no leste do Paraná ontem, com 16,6°C de máxima em Piraquara.

As imagens são de Pinhais, a primeira com vista para os prédios do bairro Jardim Botânico, leste da capital.

13735117_498721583658816_471849354453931542_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13730889_498714210326220_4710856305231639446_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

 

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis amanhece com ótimos 6,2oC no norte da ilha e 8,0oC na sede do Ciram, ambas na ilha.

 

Urupema com -4,8oC no Ciram e -3,3oC na PWS, e a Villagio Grando com -3,0oC são as menores do estado.

 

Modelos em bom acordo para a formação de um ciclone extratropical em conjunto com o avanço de um novo anticiclone polar a partir de162h/168h.

 

O Europeu é o mais agressivo neste cenário, mostrando condições favoráveis a neve ampla no dia 27. Outros modelos não suportam esta opção mais intensa, mas todos de uma maneira ou outra mostram mais uma forte erupção a caminho...

A geada que atingiu Floripa nesta semana! 13738177_904350943026961_5956249630545620550_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

(Jackie Chaser)

Link to comment
Share on other sites

O Europeu é o mais agressivo neste cenário, mostrando condições favoráveis a neve ampla no dia 27. Outros modelos não suportam esta opção mais intensa, mas todos de uma maneira ou outra mostram mais uma forte erupção a caminho...

 

 

A última rodada GFS 06Z caminha na direção deste cenário mais forte do Europeu.

Link to comment
Share on other sites

Caio eu até pensei q vc teria lucrado mais, ficando em Floripa rs

 

Tranquilo. Lucrei bastante com a família na fazenda de um amigo, conhecendo um local/cidade que não conhecia. Passeando e comendo muito bem.

 

Além disso a experiência de dirigir na terrível serra da rocinha, uma das piores estradas que já passei, porém curtindo a belíssima paisagem dos Campos de Cima da Serra.

 

Valeu muito a ida a Ausentes!

Link to comment
Share on other sites

Já no sul catarinense oque está acontecendo são dias com bastante sol e nuvens e quando chega a noite chega muita nebulosidade dificultando a queda rápida, essa noite o tempo só foi abrir após a meia noite quando fazia 9.0°C, amanhecemos com 5.1°C em casa e 3.2°C no abrigo que improvisei na frente do escritório, parece que na próxima noite o céu vai estar mais limpo e assim poderemos ter uma noite mais fria e com geada no amanhecer de quinta-feira.

O único empecilho que está dificultando as geadas aqui é a nebulosidade, pois as tardes estão entre 14°C e 16°C.

Link to comment
Share on other sites

Caio eu até pensei q vc teria lucrado mais, ficando em Floripa rs

 

Tranquilo. Lucrei bastante com a família na fazenda de um amigo, conhecendo um local/cidade que não conhecia. Passeando e comendo muito bem.

 

Além disso a experiência de dirigir na terrível serra da rocinha, uma das piores estradas que já passei, porém curtindo a belíssima paisagem dos Campos de Cima da Serra.

 

Valeu muito a ida a Ausentes!

 

KKKKKKKKKKKKK

Você subiu por Timbé então?

Cara eu sou obrigado a subir aquilo toda a semana, pois não tenho outra opção, realmente é muito ruim, principalmente com carro baixo.

Aquela estrada é uma BR, e falta 28 km para pavimentar e melhorar infinitamente a vida das pessoas e das indústrias...

É uma vergonha nacional.

Link to comment
Share on other sites

KKKKKKKKKKKKK

Você subiu por Timbé então?

Cara eu sou obrigado a subir aquilo toda a semana, pois não tenho outra opção, realmente é muito ruim, principalmente com carro baixo.

Aquela estrada é uma BR, e falta 28 km para pavimentar e melhorar infinitamente a vida das pessoas e das indústrias...

É uma vergonha nacional.

 

Apenas desci, não imagino como seja a subida. E olha que eu estava de caminhonete.

 

Ruim é pouco. É o pior trecho de BR que já passei na vida. Quando asfaltar deve ficar uma das rodovias mais belas do país, pois a paisagem é linda.

Link to comment
Share on other sites

Mbar/Cosmo e Europeu seguem sendo os cenários mais interessantes.

 

CMC coloca o anticiclone mais potente.

 

GFS vai intensificando pouco a pouco. Ainda distante do potencial do Europeu.

 

Global e ETA desta vez menos intensos.

 

No geral um bom cenário vai se desenhando para os dias 27 e 28, talvez tiro curto, mas com outro avanço de ar frio no radar para o início de agosto.

 

AAO caminhando para fase negativa.

 

2016 vai saindo muito bem pra compensar o JJA mais quente da história na maior parte do Sul do Brasil em 2015.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ontem fiquei vasculhando o monitoramento de agosto 2013, e antes da nevada do dia 26/27 o cenário era muito difícil para tal evento, assim como 2010, ou seja existem nevadas que podem ocorrer sem grandes alardes e sem grandes bombas polares, e daqui pra frente é só essa a minha torcida, uma neve daquelas. E se tratando de neve nós últimos anos agosto se saiu bem.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

O gelado inverno de 2016 continua comparecendo com toda força! Dias gelados em PORTO ALEGRE, que devem continuar pelo menos até sexta-feira. Calorzinho será breve no domingo e segunda que vem.

Ontem estive em Gramado, passeando com uma amiga do Rio de Janeiro e seu filhinho de 4 anos. Estava gelado o dia inteiro por lá. Turistas curtindo muito o "clima Europeu" da cidade!

Agora (10h19min) temos 8,6°c ainda no Centro Histórico, segundo o METROCLIMA. GELADO.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

O gelado inverno de 2016 continua comparecendo com toda força! Dias gelados em PORTO ALEGRE, que devem continuar pelo menos até sexta-feira. Calorzinho será breve no domingo e segunda que vem.

Ontem estive em Gramado, passeando com uma amiga do Rio de Janeiro e seu filhinho de 4 anos. Estava gelado o dia inteiro por lá. Turistas curtindo muito o "clima Europeu" da cidade!

Agora (10h19min) temos 8,6°c ainda no Centro Histórico, segundo o METROCLIMA. GELADO.

Abraços a todos!

 

Espetacular essa temperatura em POA para o horário, quem dera se aqui na minha cidade ocorresse esse tipo de situação, João. Quero dizer: Até acontece de fazer esse frio nesse horário, mas é RARO, precisa de haver uma massa de ar frio extremamente forte atuando.

 

Como há apenas resquícios de massa polar neste momento por aqui, a temperatura está amena, faz 18,3ºC agora e a mínima foi de 12,2. O tempo está carregado, com "cara de chuva" a qualquer momento.

Link to comment
Share on other sites

Bela mínima aqui. Tive 5,1°, exatamente o mesmo valor do INMET. É o menor valor de julho até agora. Às 7:15 estava nublado e aberto no horizonte, mas é bem provável que o tempo tenha fechado pouco antes do amanhecer ou no nascer do sol, já que a queda foi razoável. Neste horário cravava 4,0° no Sarandi e na Lomba do Pinheiro.

 

Agora 9,2° com 78%.

Link to comment
Share on other sites

Eu só subo a serra agora quando tiver nevando forte e com perspectiva de continuar por pelo menos mais umas 5 horas.

 

Ja fiz 700km duas vezes esse ano subindo pra lá e só peguei frustração!

 

A primeira em Junho eu até sabia que era bem difícil, fui mais mesmo pelo frio violento que era previsto e valeu a pena...

-8°C no amanhecer do dia 12 não é todo dia que se pega.

 

Mas agora este último final de semana foi o fim, o GFS indicando uma janela monstruosa de neve que começava a meia noite de domingo com duração de 12 horas e praticamente NADA, apenas uma granular de curta duração que só acumulou nas calhas das casas e nas valetas no chão.

 

E pior de tudo, fiquei sozinho acordado até as 5:30 da manhã esperando alguma coisa, com céu fechado e -2°C de temperatura e um monte de relatos de neve em Ausentes, Bom jesus, Bom jardim, Gramado, São chico e onde eu estava, NADA.

 

E a cereja do bolo desta vez foi o dono da pousada olhar nas câmeras que a pancada de neve granular que ocorreu, foi as 5:35 e eu fui dormir as 5:30... é muita gozação!

 

O Mario ai é prova, que eu mandei algumas mensagens, passava das 4... Pra saber como tava Ausentes.

Link to comment
Share on other sites

Eu só subo a serra agora quando tiver nevando forte e com perspectiva de continuar por pelo menos mais umas 5 horas.

 

Ja fiz 700km duas vezes esse ano subindo pra lá e só peguei frustração!

 

A primeira em Junho eu até sabia que era bem difícil, fui mais mesmo pelo frio violento que era previsto e valeu a pena...

-8°C no amanhecer do dia 12 não é todo dia que se pega.

 

Mas agora este último final de semana foi o fim, o GFS indicando uma janela monstruosa de neve que começava a meia noite de domingo com duração de 12 horas e praticamente NADA, apenas uma granular de curta duração que só acumulou nas calhas das casas e nas valetas no chão.

 

E pior de tudo, fiquei sozinho acordado até as 5:30 da manhã esperando alguma coisa, com céu fechado e -2°C de temperatura e um monte de relatos de neve em Ausentes, Bom jesus, Bom jardim, Gramado, São chico e onde eu estava, NADA.

 

E a cereja do bolo desta vez foi o dono da pousada olhar nas câmeras que a pancada de neve granular que ocorreu, foi as 5:35 e eu fui dormir as 5:30... é muita gozação!

 

O Mario ai é prova, que eu mandei algumas mensagens, passava das 4... Pra saber como tava Ausentes.

 

 

PARA PIORAR MAIS UM POUCO, NEVOU DAS +-3 H AS 7 NA CIDADE! EM CASA FORAM 40 MINUTOS (FOI TEMPO QUE FIQUEI ACORDADO, ORA VINHA BEM ORA BEM ESPARSA).

Link to comment
Share on other sites

Minha estação no Cruzeiro continua offline, mas em breve teremos novidades... O problema parece ser mesmo no weatherlink.

 

Que lástima!

 

Bruno, tem uma coisa que eu queria te perguntar e tinha esquecido, mas lembrei agora.

 

Como se saiu aquela estação de Herval, que você e o Diego instalaram ?

 

Nesses últimos 60 dias (MP de junho e está de julho) deu pra tirar uma ''prova real'' né ?

 

Como ficou ? Um pouco abaixo das expectativas de vocês ?

 

Abraço!

 

Bem abaixo das expectativas. Herval é uma cidade fria. Não precisamos da estação para constatar isso. A média de inverno lá é muito baixa. A frustração está nas mínimas. Esse ano não negativou ainda. Por alguma razão desconhecida, a estação tem comportamento de baixada até umas 22 hrs. Após este horário a estação começa a registrar aumento da temperatura, ou até subir. É muito estranho, pois ocorre mesmo com céu limpo. Pensando com o Diego, pensamos em algumas hipóteses:

 

1- a piscina pública de água termal logo ao lado (uns 200 metros de distância) influenciando mais do que imaginávamos.

2- CTG é muito frequentado, enchendo de pessoas, carros, etc.

Link to comment
Share on other sites

Bem abaixo das expectativas. Herval é uma cidade fria. Não precisamos da estação para constatar isso. A média de inverno lá é muito baixa. A frustração está nas mínimas. Esse ano não negativou ainda. Por alguma razão desconhecida, a estação tem comportamento de baixada até umas 22 hrs. Após este horário a estação começa a registrar aumento da temperatura, ou até subir. É muito estranho, pois ocorre mesmo com céu limpo. Pensando com o Diego, pensamos em algumas hipóteses:

 

1- a piscina pública de água termal logo ao lado (uns 200 metros de distância) influenciando mais do que imaginávamos.

2- CTG é muito frequentado, enchendo de pessoas, carros, etc.

 

A piscina é muito grande ? Será mesmo possível ela influenciar no clima das adjacências, mesmo a 200 metros de distância ?

 

Sobre o constante tráfego de carros, pessoas, etc... eu concordo, isso tudo gera calor.

 

Vocês pretendem mudar ela de local, no futuro quem sabe ?

 

Sei que a minha opinião não interessa muito, ainda mais se tratando de um equipamento particular, mas se eu pudesse dar um pitaco... Pinheiro Machado!

 

Confesso que tenho uma certa curiosidade sobre o clima desta cidade.

Link to comment
Share on other sites

Eu só subo a serra agora quando tiver nevando forte e com perspectiva de continuar por pelo menos mais umas 5 horas.

 

Ja fiz 700km duas vezes esse ano subindo pra lá e só peguei frustração!

 

A primeira em Junho eu até sabia que era bem difícil, fui mais mesmo pelo frio violento que era previsto e valeu a pena...

-8°C no amanhecer do dia 12 não é todo dia que se pega.

 

Mas agora este último final de semana foi o fim, o GFS indicando uma janela monstruosa de neve que começava a meia noite de domingo com duração de 12 horas e praticamente NADA, apenas uma granular de curta duração que só acumulou nas calhas das casas e nas valetas no chão.

 

E pior de tudo, fiquei sozinho acordado até as 5:30 da manhã esperando alguma coisa, com céu fechado e -2°C de temperatura e um monte de relatos de neve em Ausentes, Bom jesus, Bom jardim, Gramado, São chico e onde eu estava, NADA.

 

E a cereja do bolo desta vez foi o dono da pousada olhar nas câmeras que a pancada de neve granular que ocorreu, foi as 5:35 e eu fui dormir as 5:30... é muita gozação!

 

O Mario ai é prova, que eu mandei algumas mensagens, passava das 4... Pra saber como tava Ausentes.

 

KKKK verdade, o Deivid indignado que essa neve não vinha, eu tb fiquei um pouco frustado, mas a diferença é que eu estava em casa e mesmo assim vi um pouco de neve, quando não tinha a propriedade em Ausentes fiz centenas de viagens até S.J. e alhures, e engraçado que as maiores neves que peguei foi em Ausentes, agora só falta uma forte na minha propriedade, não desiste Deivid, uma hora você da mais sorte.

Link to comment
Share on other sites

Ausentes Potreirinhos, ainda com 2.3°C as 10:21, ontem no mesmo horário tinha quase 10°C, acredito que hoje a nebulosidade seja menor na maioria das regiões e as mínimas da próxima madrugada serão ainda menores, litoral sul variando entre 11°C e 12 °C agora, céu limpo.

 

TEM SOL, É O REFORÇO DO AR FRIO MESMO. 8,2 AGORA, ONTEM ESTAVA COM 10/11!

Link to comment
Share on other sites

Ausentes Potreirinhos, ainda com 2.3°C as 10:21, ontem no mesmo horário tinha quase 10°C, acredito que hoje a nebulosidade seja menor na maioria das regiões e as mínimas da próxima madrugada serão ainda menores, litoral sul variando entre 11°C e 12 °C agora, céu limpo.

 

TEM SOL, É O REFORÇO DO AR FRIO MESMO. 8,2 AGORA, ONTEM ESTAVA COM 10/11!

 

Realmente deve ser, pois aqui no litoral na sombra está um gelo.

Será que teremos céu limpo essa noite?

Espero que sim.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal de SP estava vendoo Ciiagro a cidade de Borborema , e lá dia 19/07 fez -0,9. Isso Procede??? Essa cidade está no noroeste Paulista, uma das regiões mais quentes de Sp.. Vinícius o que você acha? Se for vdd é incrível...

 

Na verdade este valor de -0,2°C lá foi na segunda-feira pela manhã, após as 7h, já que o método do Ciiagro é das 7 às 7. E procede sim, com toda certeza. Pradópolis teve -1,0°C, Ituverava -0,5°C, Dirce Reis -0,1°C, Onda Verde -1,6°C, Barretos e Olímpia -0,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.