Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2016


Recommended Posts

O ACOPLADO ME APAVORA!! ALTO RISCO DE 2/3 EVENTOS DE GEADA TARDIA, DANOSA, ENTRE OUTUBRO/NOV.

 

Tenho observado isso também, Ronaldo. Desde que você vem chamando a atenção e comprovando a eficácia deste modelo, sabendo interpretar. Parabéns!

 

 

Em que site consigo ver o acoplado?

 

 

http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/~rpnum/meteogramas/meteo_acopladot062.shtml

 

Tem que olhar todos os dias.... ele indica tendencia.... e olhar com carinho o campo pressão (Dica Coutinho)

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Tenho observado isso também, Ronaldo. Desde que você vem chamando a atenção e comprovando a eficácia deste modelo, sabendo interpretar. Parabéns!

 

 

Em que site consigo ver o acoplado?

 

 

http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/~rpnum/meteogramas/meteo_acopladot062.shtml

 

Tem que olhar todos os dias.... ele indica tendencia.... e olhar com carinho o campo pressão (Dica Coutinho)

 

:good: :good:

Link to comment
Share on other sites

VALEU.

 

O INPE MELHOROU DE DOIS ANOS PARA CÁ, ANTES NEM OLHAVA, AGORA É UM DOS QUE USO NO DIA A DIA.

 

E a tendência é melhorar cada vez mais...

 

No Final do ano passado foi aprovada uma emenda pro INPE comprar um novo Super Computador, que irá substituir o atual Tupã (atualmente defasado) futuramente.

 

http://brazilianspace.blogspot.com.br/2015/10/inpe-quer-novo-supercomputador.html

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

Pela METSUL, teremos dias a fio de frio em PORTO ALEGRE! O ar polar entra forte, com baixíssima sensação térmica amanhã e deixará o final de semana gélido, assim como o início da semana que vem. Não teremos extremos de mínimas, mas, pessoalmente, acho mais interessante a sensação do frio como um todo do que recordes de mínimas. PORTO ALEGRE tem sido muito beneficiada neste ano no quesito frio, pois tem tido dias seguidos com sensação "gelada", mesmo sem um ar polar significativo atuando, devido à umidade do ar.

Nem considero que o frio irá chegar, mas que ele irá sim AUMENTAR! Já estamos com sensação de frio e inverno há muitos dias.

Hoje a temperatura está amena, mas tem um ventinho mais frio na rua, que dá uma sensação mais gelada. Felizmente, o tempo severo passou!

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

CPTEC-INPE começa a indicar a previsão de chance de neve para o Sul:

"O modelo de previsão de tempo ETA 15Km (embora seja pequena) indica que haverá condição para ocorrência de neve ou chuva congelada nas áreas da Serra Gaucha e Catarinense entre o sábado (16/07) e domingo (17/07). Nas demais áreas do Sul do Brasil, haverá queda significativa nas temperaturas máximas e mínimas. Desta forma há previsão para formação de geadas sobre algumas áreas dessas localidades. Nas áreas da Serra da Mantiqueira a partir do inicio da segunda-feira (18/07) tambem haverá condição para formação de geada."

 

nbU31lz.png

 

"Além deste avanço do sistema frontal, entre o sábado e o domingo, haverá a formação de uma área de baixa pressão à leste do RS, devido a um Vórtice Ciclônico (VC) que atuará em 500 hPa. A presença destes sistemas provocará um intenso gradiente de pressão e consequentemente aumentará os ventos sobre a costa entre o RS e SC já nesta nesta sexta e se propagará até o sul do RJ no sábado. Este padrão deverá desencadear também rajadas de vento fortes, que poderão alcançar os 80 Km/h em alguns pontos. Outro aspecto associado a este segundo pulso ciclônico, não frontal, é o reforço do ar frio sobre parte da Região Sul do Brasil. No RS haverá chance de neve na região de serra. "

 

O7VHRB6.png

gp1Tpyd.png

 

Link to comment
Share on other sites

Ar frio já atuando sobre o norte da Argentina e a maior parte do Rio Grande do Sul!

O42ikLi.png

 

Eu não fico surpreso com a guinada do GFS nos últimos dias, e com o incremento dos modelos CMC e ECMWF. O que me deixou de certa forma frustrado foi que o GFS, por ser um modelo reconhecido e amplamente usado, com altíssima tecnologia, se saiu péssimo a médio prazo, com variações gigantes mesmo nas rodadas principais (00 e 12Z). Concordando com o Caio, os nacionais + Brams foram sensacionais. O que menos variou, para minha surpresa, foi o CMC.

 

A neve me parece muito factível numa área até ampla nas serras gaúcha e catarinense, e se bobear precipita até nos campos de Palmas, sul do Paraná.

 

Geada: deve ser forte e ampla em boa parte do PR, MS e SP na segunda-feira, e não vejo muitos institutos alertarem sobre isso. Culturas mais sensíveis, principalmente em baixadas, podem ter perdas se nada for feito (em especial sudoeste de SP e MS, e oeste, centro e sul do PR).

Link to comment
Share on other sites

Essas rajadas de ventos previstas pra sábado sao impressionantes!.....

O potencial destrutivo do modelo é grande.

Na verdade Henrique eu queria te fazer um baita elogio....

Pergunto fazer o quê? (com essa informação)

 

Abração

 

PS: desde que acompanho este meu hobby (exceto pelo Zeca de Santa Maria) é a primeira que vejo uma possibilidade de tempo onde severo onde não está escrito se chover a tarde iremos no período matinal.

No aguardo do frio que VEM vindo.

Link to comment
Share on other sites

Sol e chuva em Maringá agora 22 c.... a sensação de abafamento está bem ruim.... parece pior do que os 30 c que deu ontem..... agora começou a chover novamente...

 

Aqui pancadas fortes desde cedo.

 

GFS seguiu a 12Z do CMC de ontem e colocou a alta mais ao sul após o domingo, garantindo mais frio no decorrer da próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

By coutinho "DOMINGO; Intensa massa polar em SC. Céu claro a sol e algumas nuvens, pode ter intervalos de muitas nuvens a nublado entre o oeste a serra na madrugada/manhã, mais no planalto sul. Chance de neve no topo da serra na madrugada/manhã (remota chance de acumular, atenção as telas anti granizo da região acima dos 1300/1400 m). Sincelo nos cumes na madrugada/ manhã. Nevoeiro isolado na madrugada/começo da manhã."'

Link to comment
Share on other sites

By coutinho "DOMINGO; Intensa massa polar em SC. Céu claro a sol e algumas nuvens, pode ter intervalos de muitas nuvens a nublado entre o oeste a serra na madrugada/manhã, mais no planalto sul. Chance de neve no topo da serra na madrugada/manhã (remota chance de acumular, atenção as telas anti granizo da região acima dos 1300/1400 m). Sincelo nos cumes na madrugada/ manhã. Nevoeiro isolado na madrugada/começo da manhã."'

 

Então você também é daqueles que não perde nenhuma atualização do Coutinho?

:good2:

Vou estar de plantão pra quem sabe pegar a primeira neve na minha propriedade em Ausentes, logo logo me mando pra lá.

Link to comment
Share on other sites

Agora fiquei surpreso, o Coutinho coloca a frase "CHANCE DE NEVE".......pois é pessoal, tudo indica que o fenômeno vai aparecer sim, da forma mais forte desde 2013 ao que parece. A chance de acumular nos pontos mais altos é muito elevada. Estou de olho naquele pinico da neve na região de Urubici...........AQUI:

Link to comment
Share on other sites

Insisto com o pessoal, agosto de 2010 e julho de 2013 foram exceções, muito difícil se repetir no curto e médio prazo, é coisa para 15 20, ou 30 anos...ou talvez 50...

A projeção de nebulosidade não deixa dúvida, alguma precipitação terá entre sábado e domingo no Alto da Serra do Botucaraí, e aí pode ser neve sim.

Preparando a caravana, vou convidar o Dick e o Robson aqui,e de repente o Bernardo(TV Soledade), para irmos a Itapuca, sábado à noite.

Link to comment
Share on other sites

Insisto com o pessoal, agosto de 2010 e julho de 2013 foram exceções, muito difícil se repetir no curto e médio prazo, é coisa para 15 20, ou 30 anos...ou talvez 50...

A projeção de nebulosidade não deixa dúvida, alguma precipitação terá entre sábado e domingo no Alto da Serra do Botucaraí, e aí pode ser neve sim.

Preparando a caravana, vou convidar o Dick e o Robson aqui,e de repente o Bernardo(TV Soledade), para irmos a Itapuca, sábado à noite.

 

Vai nevar em Soledade. Prepare a câmera para as filmagens ! Na torcida para acumular alguma coisa. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Insisto com o pessoal, agosto de 2010 e julho de 2013 foram exceções, muito difícil se repetir no curto e médio prazo, é coisa para 15 20, ou 30 anos...ou talvez 50...

A projeção de nebulosidade não deixa dúvida, alguma precipitação terá entre sábado e domingo no Alto da Serra do Botucaraí, e aí pode ser neve sim.

Preparando a caravana, vou convidar o Dick e o Robson aqui,e de repente o Bernardo(TV Soledade), para irmos a Itapuca, sábado à noite.

 

Desculpe, mas se referes ao episódio histórico de neve em si ou a não ter ocorrido bem em Soledade?

Link to comment
Share on other sites

Insisto com o pessoal, agosto de 2010 e julho de 2013 foram exceções, muito difícil se repetir no curto e médio prazo, é coisa para 15 20, ou 30 anos...ou talvez 50...

A projeção de nebulosidade não deixa dúvida, alguma precipitação terá entre sábado e domingo no Alto da Serra do Botucaraí, e aí pode ser neve sim.

Preparando a caravana, vou convidar o Dick e o Robson aqui,e de repente o Bernardo(TV Soledade), para irmos a Itapuca, sábado à noite.

 

Desculpe, mas se referes ao episódio histórico de neve em si ou a não ter ocorrido bem em Soledade?

O episódio em si,o quadro geral, as cidades atingidas pelo fenômeno,a quantidade acumulada etc...

Não é um quadro que se repete todos os anos.

E também por não ter atingido Soledade é uma exceção, pois na imensa maioria das vezes que ocorreu neve no sul do PR, nordeste de SC em cidades de altitudes semelhantes à nossa, nevou tmbm por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Apucarana chovendo com muitas trovoadas as vezes com pancadas bem fortes, e faz 19,1c

 

Tá abafado aí tb??? Aqui em Mga 19 agora.... rumo aos 4 domingo...(pensamento positivo kkkkk)

 

Frio não tá, mas nao chega a estar abafado mas agora a temperatur caiu pros 17c mas deve voltar a aumentar ja que o ar quente continua até a noite de amanha por aqui, e ainda bem que esta chovendo porque senão estaria uns 28 graus aqui em Apucarana e uns 30 ai em Maringa facil.

 

E sobre 4c acho difici nao é tao potente como a de junho mas sera duradoural chutaria uns 6 graus tanto pra aqui em Apuca quanto pra ai em Maringa e em Londrina tbm chuto uns 6 pra lá na area urbana de lá, mas no Simepar deve baixar de 4c facil em Londrina.

 

Mas o mais importante é que sera um frio duradouro deveremos ter sub-10 por uma semana pelo menos provavelmente mais, começando este domingo, to louco pra esse veranico acabar só mais um dia de sofrimento hehehe

Link to comment
Share on other sites

Bom dia galera de Porto Alegre!

 

Só pra avisar que eu e o David já estamos aqui no Ibis Budget perto da Rodoviária!

 

Abraços! :pleasantry:

 

Foi um prazer conhecer vocês, Diego e David!

Obrigado pela oportunidade que deram de eu poder mostrar um pouco da nossa capital gaúcha, fazendo uma caminhada cultural. Gosto demais de mostrar minha cidade aos que vêm de fora. Todos são sempre bem vindos!

Boa viagem a Ushuaia amanhã e que peguem muito frio e neve por lá!

Voltem sempre!

 

Para PORTO ALEGRE, a previsão é de vento gelado o dia todo amanhã e o sábado será frio como um todo.

Domingo gélido e com um lindo sol! Previsão da METSUL de máxima não passando de 13°c ou 14°c no domingo. Muito gelado! Teremos muitos dias com manhãs frias, pelo menos até quinta-feira.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Sol e chuva em Maringá agora 22 c.... a sensação de abafamento está bem ruim.... parece pior do que os 30 c que deu ontem..... agora começou a chover novamente...

 

Aqui pancadas fortes desde cedo.

 

GFS seguiu a 12Z do CMC de ontem e colocou a alta mais ao sul após o domingo, garantindo mais frio no decorrer da próxima semana.

 

Depois da chuva que deve ocorrer durante este sábado, o tempo deve ficar seco pelo menos até os primeiros dias do mês de agosto. O lado bom é que as mínimas serão relativamente boas. O lado ruim é a secura durante as tardes. Espero que as previsões mudem. Não gosto de tempo muito seco.

Link to comment
Share on other sites

:hang1:

Sol e chuva em Maringá agora 22 c.... a sensação de abafamento está bem ruim.... parece pior do que os 30 c que deu ontem..... agora começou a chover novamente...

 

Aqui pancadas fortes desde cedo.

 

GFS seguiu a 12Z do CMC de ontem e colocou a alta mais ao sul após o domingo, garantindo mais frio no decorrer da próxima semana.

 

Depois da chuva que deve ocorrer durante este sábado, o tempo deve ficar seco pelo menos até os primeiros dias do mês de agosto. O lado bom é que as mínimas serão relativamente boas. O lado ruim é a secura durante as tardes. Espero que as previsões mudem. Não gosto de tempo muito seco.

 

Também não curto tempo seco...

 

É muito bom ver 4 conterrâneos da nosso maravilhoso Norte do Paraná, por aqui...

 

temos que quebrar a cultura dos nossos amigos, familiares e conhecidos que aqui não faz frio. Vamos continuar a espalhar o nosso pequeno conhecimento sobre o clima aos nossos conterrâneos..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.