Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2016


Recommended Posts

18Z GFS novamente mostra a projeção de sucessivas incursões, sem bloqueio.

 

Aumentou um pouco o frio da próxima MP, porém ainda longe do potencial do Europeu. Tendência de fortalecimento do anticiclone.

 

Para Sudeste, o GFS está com uma projeção horrorosa , ainda bem que não há consenso com os demais modelos.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Modelos erraram pra cá hoje de novo. Previam entre 24 e 25, mas a máxima ficou em 22,9°C no Rio Branco. Fez 22,5°C no Centro e 22°C no Santa Luzia, mesmo com sol o dia todo. Apesar disso, agora ainda estamos na casa dos 15°C e o nevoeiro não deve permitir queda maior. Amanhã deve esquentar mais ainda.

Link to comment
Share on other sites

O clima seco domina uma extensa área do território nacional. Não há formações nebulosas importantes em nenhum estado do Centro-Sul do país e o clima é momentaneamente de meia-estação, com temperaturas altas durante a tarde, principalmente no oeste dos estados e em todo o Centro-Oeste. No Rio Grande do Sul, a situação está agravada devido à maior proximidade com as instabilidades que atingem o Uruguai, o q gera um incremento de ar tropical q avança pelo norte e vai de encontro ao mau tempo, alimentando a frente semi-estacionária na altura do Rio da Prata. Logo na retaguarda do sistema, as temperaturas já apresentavam valores baixos no final da tarde, com diversas estações reportando valores <8°C no departamento de Buenos Aires. Parece q pelos próximos dias o frio vai atuar com intensidade nakela região e depois disso, pelo q os modelos indicam, o ar frio deve avançar com tudo até o Brasil, atingindo principalmente o Sul e parte do Sudeste. Olhei hj alguns mapas com projeções de temperatura para a semana q se aproxima e tudo leva a crer q teremos outro evento importante se iniciando na quarta-feira, além disso as análises diárias postadas no BAZ, pelo Caio (sempre atualizadas) são bastante otimistas qto ao frio q se aproxima.

Voltando ao "veranico" q estamos presenciando, observei q no finalzinho da tarde várias estações paraguaias reportavam valores acima dos 28°C e na região do Chaco valores acima dos 31°C. Na estação "Estancia Campo 13", Departamento Alto Paraguai - 155m de altitude a temperatura era de 30,6°C. As extremas do dia nakela localidade, pelos dados da PWS foram 19,7°C e 33,7°C. Outra localidade, Rancho Quemado - 123m, reportava 29,8°C por volta das 17:40 h (possivelmente a hora do poente). Nesta última, as extremas foram 18,3°C e 31,3°C (há uma boa coerência nos dados das estações locais e acredito q estejam corretos). Na onda de frio do mês passado as menores temperaturas foram registradas nos dias 8: 4,3°C ◆ 9: 4,5°C ◆ 11: 2,7°C ◆ 12: 0,3°C ◆ 13: 0,9°C ◆ 22: 4,3°C ◆ 23: 2,0°C ◆ 24: 4,1°C. No dia 27/6 sob atuação da Baixa Fria q provocou a nevada nas serras de Córdoba, a estação paraguaia registrou ao longo de 24 h uma variação de apenas 0,9°C (10,7/11,6°C), valor impressionante para uma localidade tão continentalizada (observei outras estações da região sul do Chaco e constatei valores extremos bem parecidos).

Temperaturas extremas em algumas estações do Sul e Sudeste do Brasil, hj:

2,2/19,8°C Fazenda Potreirinhos/Ausentes/RS - 1.149m

3,2/19,6°C Bairro Reserva/Maria da Fé/MG - 1.430m

3,4/16,6°C Cantinho do Verde/Itamonte/MG - 1.830m

3,4/19,7°C Vacas Gordas/Urubici/SC - 1.323m

3,8/12,9°C Furnas/Resende/RJ - 2.470m

4,0/24,6°C Piraquara/PR - 892m (amplitude térmica de 20,6°C, bem acima dos valores observados nas outras estações da região de Curitiba, isso devido ao frio noturno exclusivo das áreas muito baixas e desurbanizadas, q é o caso da minha estação q fica em uma várzea).

4,1/10,4°C Morro Massena/Itamonte/MG - 2.582m

4,9/26,2°C Patrocínio/MG - 957m (esta me surpreendeu e pode ter ocorrido formação de geada na madrugada em pleno oeste de Minas Gerais! Amplitude térmica atingiu 21,3°C)

5,2/22,0°C Villaggio Grando/Herciliópolis/SC - 1.246m

6,1/22,7°C Serra Dona Francisca/SC - 868m

6,3/20,2°C Fazenda Santa Rita/Bom Jardim da Serra/SC - 1.317m

6,4/24,2°C Bairro Farroupilha/Soledade/RS - 646m

7,3/26,5°C Luziânia/GO - 883m

7,5/24,0°C São José dos Pinhais/PR - 908m

7,6/25,0°C Campina do Simão/PR - 917m

O litoral paranaense novamente ficou com as máximas mais baixas do Estado: 17,6°C Guaraqueçaba, 18,4°C Morretes, 19,4°C Paranaguá e 20,4°C Guaratuba. As nuvens baixas pairaram sobre a costa durante todo o período. Ontem foi o nevoeiro..

 

Temperaturas altas no começo da noite, principalmente no RS. (No oeste/noroeste do Paraná e de SP as temperaturas também estão elevadas mas é uma situação comum qdo não há eventos polares ou qdo não ocorrem instabilidades abrangentes).

13603523_492857070911934_1512658497759039546_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

O começo da manhã de hj repetiu as mesmas condições de ontem, com nevoeiro em Piraquara e poucas nuvens altas. O frio se concentrou nas baixadas e às 6:30h as temperaturas variavam entre 5°C e 10°C no planalto curitibano..

13603343_492900437574264_6950443131152012416_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

O sol descendo a linha do horizonte no final do dia, visto da janela do meu quarto..

13582170_492903254240649_5553511906739151341_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Link to comment
Share on other sites

Acho bizarro essas mínimas baixas do centro-oeste.Nem aki com a ultima MP fez tudo isso.

 

Isso mostra o quanto essa Alta esta monstra e forte pelo interior do pais.Subsidencia pura, sem ar polar.Em compensação a seca fica mais brava.

 

A nebulosidade no centro-leste de Minas tem impedido noites com bastante frio.

 

Alias uma discussão para outro dia e o fato de que cidades como Brasilia raramente ter de facto entrada de ar polar, o que causa baixas temperaturas no inverno e justamente a subsidencia.Uma FF passando em cima de Brasilia dificilmente se ve nas cartas sinópticas e normalmente chega bem fraco.O que baixa a temperatura mesmo e a ALTONA SECA em cima da cabeça.A prova disso e que la não costuma ter tardes frias a menos que chova..por isso as menores máximas são registradas no verão e não no inverno por la.

 

Por aqui ja fazem 8 dias que a temperatura não chega a 25c, bem diferente do que os modelos diziam.E vai continuar assim...

 

a tendencia de maximas amenas e dias nublados em BH continua pq a alta continua soprando vento de leste pra ca:

 

segunda = alta marítima parada jogando umidade

 

Q8YDgVxm.png

 

quinta = pre-frontal/aquecimento

 

puGfpq4m.png

Link to comment
Share on other sites

Acho bizarro essas mínimas baixas do centro-oeste.Nem aki com a ultima MP fez tudo isso.

 

Isso mostra o quanto essa Alta esta monstra e forte pelo interior do pais.Subsidencia pura, sem ar polar.Em compensação a seca fica mais brava.

 

A nebulosidade no centro-leste de Minas tem impedido noites com bastante frio.

Parece q a secura do planalto central, a continentalidade e a grande altitude colaboram para o frio vampiro q faz em alguns pontos da região.

Na região de Belo Horizonte, em Itabirito/Nova Lima (vc deve conhecer) as mínimas até q são razoáveis, se comparadas com outras localidades de altitude na mesma área.

Entre os dias 12 e 17 de Junho: 8,9/9,7/7,2/8,6/9,7/9,0.

As menores máximas: 17,2°C dia 13, 17,0°C dia 14 e 16,8°C dia 30.

A estação fica à 1.298m de altitude.

Hj: 11,8/19,3°C.

Em Alphaville, 1.335m as extremas de hj foram: 12,3/18,3°C (máxima parecida com a da Serra da Bocaina, 1.737 m, bem mais ao sul e perto do mar).

Link to comment
Share on other sites

Finzinho de noite com céu limpo por aqui.

Essa noite de sábado está sendo "quente". Não tivemos por aqui na zona leste a brisa marítima do final da tarde e esse é o principal motivo da temperatura não ter caído muito.

Faz 19 graus no aero de Congonhas e por lá o vento chegou a soprar um pouco do mar entre o final da tarde e começo da noite.

Link to comment
Share on other sites

Neste domingo de diferenças enormes entre as estações de topo e as baixadas, as menores de Santa Catarina foram em Urupema com 2,2oC, Urubici - Vacas Gordas com 3,2oC e Bom Jardim da Serra com 4,8oC. Os topos ficaram na média com mínimas entre 9oC e 11oC na serra. Quente!

 

E nas rodadas atualizadas o Europeu vai mantendo seu padrão, encontrando um meio termo com o GFS. Ainda assim está ligeiramente mais forte que o modelo americano para o próximo pulso.

 

A notícia mais importante do Europeu foi, como esperado, o abandono da idéia do bloqueio mostrando outro pulso em 216h/240h. Padrão antecipado pela maioria dos modelos.

 

No geral ainda não há nenhuma bomba no horizonte, mas também não há onda de calor a vista. Prevalece o indicativo de sucessivos pulsos de ar frio, entre fracos e moderados no decorrer do mês.

 

O padrão negativo da AAO até meados de maio, que colaborou para o excelente início do inverno climático, me parece ser, neste momento, o ingrediente que nos falta para a liberação do ar frio antártico para as médias latitudes do Centro-Sul do Brasil.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Manhã de forte nevoeiro no Rio, aeroportos da cidade reportam 1 km de visibilidade, no momento faz entre 20° e 22°. Em casa, na zona norte da cidade tive mínima de 18,1°, alta devido o nevoeiro que se formava desde as 22h.

 

LPYa8qP.jpg

 

Aqui também, nevoeiro desde cedo e mínima de 15,8C. Dava a impressão de garoa

Link to comment
Share on other sites

O calorzinho atual me lembra 2013, quando postei no twitter dia 14/07 que estava usando bermuda em Curitiba 09 dias antes da neve! Assim, como em 2000 quando um amigo veio me perguntar no início de julho se não teria mais inverno, pois estava muito quente!

 

Estou comentando apenas para lembrar que sempre antes de bons eventos de frio sempre esquenta! E assim como agora, em 2013 tínhamos um bloqueio ocorrendo!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Dia lindo em Porto Alegre, e muito raro, neste gelado inverno de 2016. Hoje está um calorzinho gostoso e o porto-alegrense está aproveitando para atividades ao ar livre. Frio retorna a partir de quarta-feira, tomando bem conta de todo RS e SC já na quinta-feira. Mesmo que não seja uma bomba polar, a sensação de frio aumenta, após 4 dias quentes. Excelente restante de domingo a todos!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos! Em Buenos Aires, após o abril mais frio em 54 anos e maio mais frio em 60 anos, junho também foi pelo mesmo caminho. Infelizmente não tenho calculadas as médias mensais, mas até dia 20 estava sendo o mês de junho mais frio desde 1984. Não sei se terminou assim porque o fim do mês foi mais ameno, mas de qualquer forma registramos média das mínimas de 6,4ºC, média das máximas de 14,8ºC e média simples de apenas 10,6ºC. Em termos de média simples, não tínhamos mês tão frio desde julho de 2012, quando a média foi de 9,8ºC. Com o frio, estamos tendo frequentes cortes de energia elétrica, apesar do aumento nas tarifas aplicados no começo do ano (no meu caso, um aumento de ~~suaves~~ 894% agora no inverno). Um desses cortes queimou meu modem, por isso estive offline nas últimas semanas.

 

A única decepção de junho foi em relação à falta de extremo de frio. Aquela onda de frio histórica por aqui foi uma onda de frio normal de inverno, tanto que ainda não conseguimos baiaxr de 2ºC, sendo que até em 2014 e 2015 isso aconteceu. O mesmo se pode dizer em relação à máxima: naquele episódio a menor foi de 11,4ºC, tão normal que posteriormente foi superada, no dia 20, com uma máxima de 11,3ºC, e quase igualada no dia 26, quando a máxima ficou em 11,5ºC. Por outro lado, não fez calor: desde ABRIL não chegamos aos 20ºC aqui. Impressionante.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Agora em relação ao tempo nos últimos dias, Buenos Aires está escapando do calor que faz no sul do Brasil. Por aqui desde quinta-feira estamos tendo dias de umidade absurdamente elevada e tempo muito escuro, com iluminação pública acesa frequentemente.

 

Quinta-feira foi um dia de muito nevoeiro em toda a cidade, mas especialmente perto do rio. O Aeroparque tinha visibilidade de 2,5 km às 9h, depois abriu um pouco e chegou a 9 km às 14h. Das 15h em diante o nevoeiro voltou, com visibilidade máxima de 4 km. Às 18h20 o nevoeiro alcançou seu ápice: 100 metros de visibilidade.A umidade variou entre 92 e 100%. No Observatório Central, temperatura entre 11 e 18,3ºC neste dia.

 

Na sexta-feira o nevoeiro se intensificou: até 6 da tarde a visibilidade variou entre 100 e 1.500 metros no aeroporto. À noite o fenômeno começou a se dissipar e a visibilidade subiu para 5 km. A umidade variou entre 94 e 100%. A temperatura variou entre 12,9ºC e 16,7ºC no Observatório Central.

 

Ontem o nevoeiro voltou às 8 da manhã e durou boa parte do dia, com visibilidade mínima de 1,2 km às 5 da tarde. Também ontem começou a chover de forma constante em Buenos Aires, a partir do meio da tarde. A temperatura no Observartório Central variou entre 11,6ºC e 15,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

O domingo portenho vai sendo nublado e com momentos de chuvinha fraca isolada. Em alguns pontos da Grande Buenos Aires há pancadas de chuva fortes. A temperatura atual é de apenas 13,7ºC, com URA de 98%.A URA mínima do dia foi de 97% até agora, e a máxima de 100%. A máxima prevista para hoje é de 14ºC. Segundo o Servicio Meterológico Nacional, segue nublado até quarta de manhã, o que significa que teremos, ao todo seis dias e meio consecutivos sem ver o sol na capital argentina.

Link to comment
Share on other sites

Domingo ensolarado e agradável aqui em Barra do Piraí, com mínima de 13,8°C e máxima de 24,1°C

Dessa vez sem nevoeiro e nuvens pra atrapalhar a queda (ontem às 21hs, tinha 18,3°/82%)

 

Sexta, tive variação de 18,0° / 25,0°

 

Ontem, ficou em 16,6° / 26,3°

 

Agora tenho céu limpo e 23,9° com 63%

 

 

Previsão do Foreca/Europeu, completamente o oposto do GFS hehe

IlCLUnQ.png

 

 

Mínimas hoje na região:

 

Resende: 12,8°C

Valença: 14,5°C

Rio Claro: 12,7°C

Três Rios: 13,9°C

Link to comment
Share on other sites

a máxima foi a 30,2 ºC; desde abril não fazia um calor nesse patamar.

 

Incrível Buenos Aires estar desde abril sem atingir os 20 °C, p mim seria muito depressivo, frio praticamente constante. Já acho ruim ficar muito tempo sem atingir uns 27 °C pelo menos. Esse tipo de clima já é praticamente temperado, que se difere do subtropical por ter um inverno bem definido, sem picos de calor.

Link to comment
Share on other sites

18Z GFS novamente mostra a projeção de sucessivas incursões, sem bloqueio.

 

Aumentou um pouco o frio da próxima MP, porém ainda longe do potencial do Europeu. Tendência de fortalecimento do anticiclone.

 

Para Sudeste, o GFS está com uma projeção horrorosa , ainda bem que não há consenso com os demais modelos.

 

Europeu sem incursões polares significativas pra ca...sem bloqueio so no sul:

 

O famoso Marasmo de inverno....so quem mora mais perto do mar sente algo diferente.

 

2t7VClY.png

Link to comment
Share on other sites

Global coloca frio do dia 07/07 até 10/07 aqui. Após, coloca um bom frio para o dia 14/07 também. Europeu não coloca aquecimento nos

dias entre essas MP's, mas ainda frio, entre 11c e 20c . Bom sinal! Julho poderá não ter a mesma constância do frio de junho, mas penso que nos reserva boas surpresas, principalmente na segunda quinzena! A trégua do frio neste final de semana foi muito bem vinda para as atividades ao ar livre e para pedaladas. Eu, inclusive, aproveitei para isso. Bom final de domingo a todos!

Link to comment
Share on other sites

Ao contrário da choradeira precipitada, ou até mesmo desmedida em razão das latitudes brasileiras, os modelos seguem prometendo um mês de julho longe de ser quente no Sul do Brasil.

 

O Global Acoplado do Inpe vem rodada após rodada mostrando um mês de julho que vai esfriando gradativamente, insistindo com um pico de muito frio no miolo do mês. Após a primeira quinzena o frio se intensifica muito, com um terço do mês sendo dominado por um padrão muito abaixo da média. Os meteogramas de Chapecó e Lages seguem muito parecidos.

 

Chapecó

 

XeeFXs3.png

 

Lages

 

u4oycQp.png

 

 

Já o CFS vem variando bastante entre ligeiramente acima e abaixo da média. A última rodada disponível, entretanto, parece corroborar o padrão que o a Acoplado vem insistindo, e mostra um mês de julho predominantemente abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil.

 

13/07 a 23/07

 

TDHMiot.png

 

18/07 a 28/07

 

whEroNc.png

 

23/07 a 02/08

 

x5ejkrP.png

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde "quente" por aqui.

Temos ainda 24,5 graus na Mooca. A máxima chegou aos 27,2 graus.

 

Fez sol forte em SP HJ , chegou fazer calor?

 

Sim Evandro, pelo menos aqui em SP. Nessa época do ano 26, 27 graus já pode ser considerado calor.

 

Tinha uns amigos de Sp aqui em Maringá reclamando do calor falando q aí estava frio.... e eu só pensando "sabe nada inocente"..

Aqui estava os mesmos 27 c daí... kkkk

 

Agora 22 graus nas duas cidades.... eles já devem ter chegado e visto q aí tb não tá frio.

Link to comment
Share on other sites

Caio César: se isso se concretizar, julho de 2016 poderá ser muito parecido com julho de 1990, que intensificou demais o frio na segunda quinzena. Tenho anotações pessoais bem claras do frio que fez naquele ano e comparei com o

os dados do Inmet. Estou confiante! Abraços!

 

Ainda cedo para dar um palpite se a segunda quinzena poderá ser tão fantástica como daquele ano. Mas pela choradeira precoce eu apenas relembro um post clarividente meu em 09/07/2013 quando a choradeira começava a dominar o fórum:

 

Re: Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013

Mensagempor Caio César » terça jul 09, 2013 8:51 pm

 

Se a segunda quinzena colaborar poderemos compensar esta primeira quinzena que está saindo ruim para o Sul, e quem sabe assim terminar próximo a média.

 

Ah, não se esqueçam que no histórico julho de 1990 o frio entrou de verdade apenas entre os dias 19 e 20!!!

 

Mas fez maios frio do que agora na primeira quinzena daquele ano.

 

São Joaquim-Inmet em julho de 1990

 

01 16,2/7,0

02 16,0/9,5

03 17,5/8,0

04 13,5/7,0

05 14,0/6,0

06 14,6/8,0

07 14,8/8,5

08 11,0/8,0

09 15,0/8,0

10 10,0/5,2

11 13,0/3,0

12 17,5/2,0

13 17,0/3,5

14 12,6/3,0

15 16,0/6,0

16 13,6/9,8

17 17,6/9,6

18 15,0/8,8

19 7,8/0,3 neve

20 0,0/-4,2 neve

21 -0,5/-5,0 neve

22 2,8/-6,0 neve

23 8,8/-4,0

24 10,0/2,8

25 13,0/-0,8

26 17,0/6,5

27 10,0/-3,0 neve

28 5,0/-6,0

29 6,2/-3,0

30 4,8/-3,5 neve

31 7,0/-0,5 neve

 

E COMO COLABOROU!

 

Julho de 2013 também tinha choradeira e uma primeira quinzena ruim, como a minha mensagem a época mostra. E o que aconteceu todos sabemos muito bem.

 

Como se observa, aquele mês de julho de 1990 que todos guardam na memória, foi ter frio intenso apenas após o dia 19, quando abriu a porta do freezer. Passados quase dois terços do mês São Joaquim sequer tinha baixado de 2oC!!!

 

Se serve de consolo aos que me parecem nativos de Yakutsk, ou aos que acham que no passado próximo estávamos na última glaciação, eu não sei. Mas é muito bom lembrar o passado para que aquele discurso nostálgico ou a cobrança indevida de frio intenso constante tenha conexão com a realidade...

Link to comment
Share on other sites

 

Fez sol forte em SP HJ , chegou fazer calor?

 

Sim Evandro, pelo menos aqui em SP. Nessa época do ano 26, 27 graus já pode ser considerado calor.

 

Tinha uns amigos de Sp aqui em Maringá reclamando do calor falando q aí estava frio.... e eu só pensando "sabe nada inocente"..

Aqui estava os mesmos 27 c daí... kkkk

 

Agora 22 graus nas duas cidades.... eles já devem ter chegado e visto q aí tb não tá frio.

 

Depende, na maioria dos bairros ficou em 25/26°C de máxima. Maringá pelo que eu vi fez 28/29°C, o que é bastante calor pra julho. Fora que as manhãs aqui ainda estão mais frescas (13-15°C) e antes estava bem mais frio mesmo, começou a esquentar bem quinta-feira.

 

Por fim, paulistano sempre que vai pra um lugar que em média é mais quente vai comentar que está calor (e vice-versa, tanto que todo mundo acha que de Curitiba pra baixo só faz frio).

Link to comment
Share on other sites

Hoje novamente o calor se fez presente em boa parte do Centro-Sul do país, com temperaturas máximas superando os 30°C em diversas localidades do Rio Grande do Sul (áreas da depressão central e oeste do Estado). Em Santa Catarina e no Paraná as maiores temperaturas variaram entre 27/31°C nas localidades de menor altitude do interior desses estados. Nos planaltos elevados (>800 m) e nas serras (>1.100m) as máximas variaram entre 19/25°C.

Em situações como a que estamos presenciando, com ar tropicalizado atuando em praticamente todas as áreas, a posição geográfica em relações ao Trópico acaba exercendo pouca influência no clima em geral. Assim, o RS esteve mais kente hj do q o Paraná, por exemplo.

Enquanto o interior desfrutou o calor na maior parte do dia, a região costeira catarinense e paranaense tiveram um dia frio para o padrão normal de Julho, com máximas abaixo dos 20°C em todas as cidades próximas do Atlântico.

No Paraná:

17,0°C Morretes

17,3°C Ilha do Mel

17,3°C Guaraqueçaba

18,0°C Guaratuba

18,3°C Paranaguá

Em Santa Catarina:

17,0°C Itapoá

18,2°C Joinville (há muitas estações na região e peguei aleatoriamente)

18,9°C Itajaí

O céu nublado, o nevoeiro e os chuviscos tem sido a condição reinante na região há vários dias. Uma explicação para a situação seria: ventos úmidos em baixos níveis soprando do oceano até o litoral e ventos kentes e secos soprando do interior em níveis mais elevados. Os ventos kentes provavelmente estariam "represando" a nebulosidade baixa e densa e até mesmo contribuindo para sua manutenção ao leste das serras, formando uma espécie de Massa de Ar Úmida e relativamente fria na borda de duas condições aparentemente distintas: uma, seca e kente (a do interior) e outra menos seca e menos akecida (a parte oceânica). Uma área de "descontinuidade" estacionária, formada e mantida graças, à meu ver, as montanhas no oeste do litoral.

Eu não sou especialista em meteorologia e posso estar enganado, mas pelas observações diárias (dados, imagens) acredito q possa fazer algum sentido essa hipótese.

 

Nuvens baixas mantém o clima frio nas cidades costeiras entre SC e SP:

13580370_493202724210702_8190118918762397204_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Novamente também foi um dia de grandes variações térmicas nas áreas de baixada dos 3 estados, principalmente do centro da Região até o leste.

Registrei aki em Piraquara uma variação de 19,7°C (5,3/25,0°C). Outras estações na área de Curitiba registraram amplitudes um pouco menores, já q as mínimas ficaram perto dos 10°C: Curitiba no Simepar 9,8/24,7°C (14,9°C) e 10,6/24,2°C (13,6°C) no Inmet. A estação de Colombo registrou 8,9°C e 22,9°C (14,0°C) e no Ahú 9,1/25,2°C (16,1°C).

No interior do Estado, General Carneiro teve a maior amplitude das estações q eu observei, com 20,8°C: 4,7/25,5°C. São Mateus do Sul, 18,1°C: 7,2/25,3°C e Castro 17,8°C: 7,2/25,0°C.

No Sudeste, a estação de Patrocínio no sudoeste de Minas Gerais registrou 20,1°C de variação: 6,2/26,3°C (uma espécie de "Santa Rosa de altitude" no interior de Minas). No Inmet da cidade a variação foi bem menor (à exemplo do Inmet de Santa Rosa): 12,0°C (13,6/25,6°C).

Outros registros no Sudeste:

1,1/15,0°C Furnas/Resende/RJ - 2.470m

4,1/18,4°C Cantinho do Verde/Itamonte/MG - 1.830m

5,1/12,3°C Morro Massena/Itamonte/MG - 2.582m

5,1/22,5°C Sítio da Lage/Maria da Fé/MG - 1.317m (8,0/23,5°C Inmet - 1.281m)

5,6/20,7°C Monte Verde/MG - 1.545m

7,4/20,2°C Campos do Jordão/SP - 1.663m

7,7/25,4°C Barra do Turvo/SP - 660m

9,4/25,6°C Itajubá/MG - 848m

Santa Catarina e RS:

3,2/19,7°C Vacas Gordas/Urubici/SC - 1.323m

3,4/21,0°C Fazenda Potreirinhos/Ausentes/RS - 1.149m (Incrível a diferença da mínima para a estação topo do Inmet (1.229m): 9,8/20,7°C, uma diferença de -6,4°C na estação Potreirinhos. Aki a diferença entre a minha estação [baixada] e a estação de Colombo [área plana em topo,mas possivelmente a melhor estação para mínimas em Curitiba] ficou em 3,6°C e já achei alto o valor).

4,9/25,5°C Castelinho/RS - 691m (20,6°C amplitude)

6,2/22,3°C Villaggio Grando/Herciliópolis/SC - 1.246m

6,7/24,1°C Rio Negrinho/SC - 857m

6,8/23,3°C Caçador/SC - 944m

7,0/24,2°C Videira/SC - 840m

7,3/25,1°C Campina do Simão/PR - 917m

7,7/25,3°C Bairro Farroupilha/Soledade/RS -646m (15,9/25,5°C Inmet - 660m, diferença de -8,2°C na baixada)

8,5/22,7°C Lontrão/Guarapuava/PR - 944m

8,7/24,6°C Curucaca/Bom Retiro/SC - 939m

8,8/20,3°C Fazenda Santa Rita/Bom Jardim da Serra/SC - 1.317m

8,8/23,4°C Barragem do Salto/Eletra/RS - 801m

9,1/31,0°C Santa Rosa/RS - 230m

9,4/24,1°C Lages/SC - 953m

 

Ar kente atuando nos topos catarinenses:

Neste domingo de diferenças enormes entre as estações de topo e as baixadas, as menores de Santa Catarina foram em Urupema com 2,2oC, Urubici - Vacas Gordas com 3,2oC e Bom Jardim da Serra com 4,8oC. Os topos ficaram na média com mínimas entre 9oC e 11oC na serra. Quente!

São Joaquim/SC : 13,2/20,4°C - 1.345m, Morro da Igreja/SC: 9,0/15,1°C - 1.790m, Morro do Bradador/SC: 13,2/17,7°C - 1.532m.

 

Nevoeiro fraco e 6°C em Piraquara às 7 da manhã:

13558803_493220390875602_1401595719722017028_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13576778_493220744208900_8368982175408754781_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

Link to comment
Share on other sites

Acho bizarro essas mínimas baixas do centro-oeste.Nem aki com a ultima MP fez tudo isso.

 

Isso mostra o quanto essa Alta esta monstra e forte pelo interior do pais.Subsidencia pura, sem ar polar.Em compensação a seca fica mais brava.

 

A nebulosidade no centro-leste de Minas tem impedido noites com bastante frio.

Parece q a secura do planalto central, a continentalidade e a grande altitude colaboram para o frio vampiro q faz em alguns pontos da região.

Na região de Belo Horizonte, em Itabirito/Nova Lima (vc deve conhecer) as mínimas até q são razoáveis, se comparadas com outras localidades de altitude na mesma área.

Entre os dias 12 e 17 de Junho: 8,9/9,7/7,2/8,6/9,7/9,0.

As menores máximas: 17,2°C dia 13, 17,0°C dia 14 e 16,8°C dia 30.

A estação fica à 1.298m de altitude.

Hj: 11,8/19,3°C.

Em Alphaville, 1.335m as extremas de hj foram: 12,3/18,3°C (máxima parecida com a da Serra da Bocaina, 1.737 m, bem mais ao sul e perto do mar).

 

Essa região de Nova Lima/Itabirito tem um clima excelente, cerca de 4 graus mais frio que BH. É um planalto a cerca de 1300 metros de altitude, onde se situam vários condomínios fechados da RMBH, inclusive o Alphaville. Estive lá em meados de junho, em duas ocasiões, e as temperaturas, às 13 horas, eram de 16/17 graus.

 

A propósito, Carlos, onde vc consegue esses dados de máximas e mínimas dessas estações do Alphaville e de Nova Lima. No Wunderground?

 

No mais, BH teve um dia um pouco mais quente que os últimos, mas ainda assim com temperaturas comportadas: Máxima de 24,0º C e mínima de 14,9º C.

 

Desde 11/06, BH só registrou DUAS MÍNIMAS superiores a 15 graus, e em ambas as situações as máximas foram baixas, na casa dos 21/22 graus.

Link to comment
Share on other sites

a máxima foi a 30,2 ºC; desde abril não fazia um calor nesse patamar.

 

Incrível Buenos Aires estar desde abril sem atingir os 20 °C, p mim seria muito depressivo, frio praticamente constante. Já acho ruim ficar muito tempo sem atingir uns 27 °C pelo menos. Esse tipo de clima já é praticamente temperado, que se difere do subtropical por ter um inverno bem definido, sem picos de calor.

Tive máxima de 29,3°. Bem quente!!

 

Confesso que achei o calor bom. É uma renovação. Gosto da variação. Mas pelas postagens do Caio esta variação vai acabar e ficar frio mesmo, hehe. Quero compensação das CATÁSTROFES de 2012 para cá.

 

Minha mínima foi 14,3°. Agora faz 22,5° com 62%.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.