Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

FOTOS GEADA - INDAIAL 09/06/2016


deividbecker
 Share

Recommended Posts

Bom Dia turma, eu como todo baziano gosto quando o frio chega nas nossas cidades, ainda mais para quem mora em uma cidade tão quente e baixa como Indaial/SC.

Raramente existe o fenômeno ''geada'' por aqui, ainda mais nesses últimos anos, que entramos em uma escassez de frio.

 

Hoje resolvi madrugar e por volta das 6:40 da manhã eu fui a um bairro que fica aproximadamente 4km de onde eu moro, é um bairro mais retirado, ainda possui estrada de chão, sem grandes empresas e sem asfaltamento e bem arborizado.

E neste local consegui registrar algumas fotos da geada que estava presente no local, ainda que não tão intensa.

 

Este será um local onde eu futuramente colocarei uma estação para captar boas mínimas. Sei que termômetro de carro não serve muito como parâmetro para realizar medição de temperatura, porem o termo do meu carro é muito ponderado, na grande maioria das vezes ele registra 1°C mais quente do que a automática do Inmet.

 

Hoje quando sai de casa, ele estava dando 6°C (compatível aos 5°C que fazia no Inmet/Indaial), no local onde eu registrei as fotos estava oscilando entre 3,0° / 3,5°

Isso me levar a crer que o local onde eu fiz as fotos estava oscilando entre 2,0° / 2,5°, além das fotos da geada, estava muito mais frio que o local onde eu moro.

 

E caso se confirme o pico máximo de frio aqui pro vale na segunda-feira dia 13, neste local onde eu registrei as fotos deve ir entre -2° / 0°.

Segunda-feira irei no mesmo local para registrar as fotos e ver a diferença.

 

Segue as fotos.

 

mq904hm.jpg

 

E6jFHJt.jpg

 

74N0VyT.jpg

 

R0yo0aK.jpg

 

2ZFdzd8.jpg

 

uZ92ejg.jpg

 

JKYRwgR.jpg

 

omWRVez.jpg

 

6gQ2gU6.jpg

 

ypIxx12.jpg

 

ekGkr2C.jpg

 

wzdgKdN.jpg

 

4EGaO9q.jpg

 

jccGe2T.jpg

 

7hiS3Il.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O RS ainda está devendo nas mínimas. Exceção dos Campos de Cima da Serra e de Soledade.

Fico feliz do frio democrático, pegou o sudeste, também. Alegrando os Bazianos daquelas bandas.

A Somar já coloca 50% de chance de nevar.

Vamos ver se o Inmet e CPTEC confirmam, hoje, a possibilidade.

Evidentemente, não precisamos destes institutos para saber...temos nossos próprios "experts"

Aqui, 12

Link to comment
Share on other sites

O RS ainda está devendo nas mínimas. Exceção dos Campos de Cima da Serra e de Soledade.

Fico feliz do frio democrático, pegou o sudeste, também. Alegrando os Bazianos daquelas bandas.

A Somar já coloca 50% de chance de nevar.

Vamos ver se o Inmet e CPTEC confirmam, hoje, a possibilidade.

Evidentemente, não precisamos destes institutos para saber...temos nossos próprios "experts"

Aqui, décimo segundo andar, o termêmtro marcou 4,7. Bem diferente do tempo de Morro Santana, quando o termômetro ficava abrigado e sempre marcava uns 2 ou 3 a menos que isso. Creio que nas baixadas em frente ao Morro, deve ter feito quase zero. E a geada deve ter sido presente. Antes, descia lá para fotografar. Em 2012, tirei belas fotos lá. Também, naquela ocasião, foi forte o frio. Só que , depois, o inverno foi uma droga. Esse ano, totalmente diferente a situação

Link to comment
Share on other sites

Olha aí! Beleza o registro!

 

Aqui em Florianópolis não tive o mesmo empenho pra registrar, mas certamente tivemos geada em alguns pontos da ilha por conta do registro de 2,5oC na estação do Ciram.

 

Quero ver se até segunda eu me motivo para fazer uma caçada por aqui também.

 

Faz sim Caio, e posta aqui pra nós, muito satisfatório ver registro de geada nestas ''áreas mais quentes'' como o baixo vale e litoral.

 

Quanto tu acha que pode ter feito de mínima ai no local das fotos ? Tive conversando com o Frederico e ele disse que de pode ter feito de 2°C pra baixo no pico mínimo.

Visto que é raro a formação de geada com 4/5° por lá, imagino que aqui seja mais difícil ainda.

Link to comment
Share on other sites

Que legal essa geada, meu amigo !

 

Tenho uma esperança de conseguir registrar o fenômeno por aqui também, nos próximos dias. Não deve gear lá em casa, mas sim na baixada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Lá fica a 900m ! Acho bem capaz de amanhecer com gelinhos, e estarei lá para fotografar. Abraços e parabéns pela empreitada.

Link to comment
Share on other sites

E não é que geou mesmo?

 

Luiz, é que tem gente que só considera geada e temperatura do centro.

 

Se gear em 90% da cidade, mas no centro e no inmet não gear e depois de uns dias você falar ''dia 09 de junho geou em Indaial'', tem um ou outro aí que é capaz de te chamar de ''troll'', ''mentiroso''.

 

Mas hoje tive o prazer de levantar cedo e ir atrás dessas imagens, e provar e fechar a boca de um ou outro ai...

 

Inclusive no futuro quero por uma estação neste local, acredito que dê uma diferença de 3° a menos que o Inmet, mas isso só constatando mediante a dados de uma estação :good2:

Link to comment
Share on other sites

Olha aí! Beleza o registro!

 

Aqui em Florianópolis não tive o mesmo empenho pra registrar, mas certamente tivemos geada em alguns pontos da ilha por conta do registro de 2,5oC na estação do Ciram.

 

Quero ver se até segunda eu me motivo para fazer uma caçada por aqui também.

 

Faz sim Caio, e posta aqui pra nós, muito satisfatório ver registro de geada nestas ''áreas mais quentes'' como o baixo vale e litoral.

 

Quanto tu acha que pode ter feito de mínima ai no local das fotos ? Tive conversando com o Frederico e ele disse que de pode ter feito de 2°C pra baixo no pico mínimo.

Visto que é raro a formação de geada com 4/5° por lá, imagino que aqui seja mais difícil ainda.

 

Aqui tive 1,0C, acho que no encano deve ter ficado por aí também, a região mais ao sul das cidades destoou do resto hoje, depois postarei fotos da geada aqui

Link to comment
Share on other sites

DeividBecker,

até que enfim geou, falta agora uma mínima mais baixa, tipo um julho de 2000.

Quem sabe já no domingo as chances da geada aumentem aí. :clapping:

 

Sim, domingo estarei pra serra e não vou poder fotografar, mas na segunda farei questão de levantar as 6 e ir atrás das fotos!!

 

É uma pena não ter nada para registrar a temperatura neste local onde tirei as fotos, ali já deve ter ficado entre 1° / 2° hoje.

 

Na segunda deve ficar entre -2° / 0° ali nesta região :good2:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.