Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Rafael D

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2016

Recommended Posts

Chove em SP.

Pluviômetros do Cantareira acumulando valores entre 25,6 e 82,2mm nas últimas 24 horas :shok:

Meudeus! Mais outro tornado? Eu não estava sabendo à respeito desse que ocorreu entre Mairinque e Ibiuna.

Ali só tem alguns sítios...fica longe das duas cidades. Creio que nesses últimos dias devem ter tido mais tornados, mas que atingiram locais mais remotos...

Impressionantes as fts!

Estação Farroupilha/Soledade liderou o BAZ/Charlier a noite toda e a madrugada como a mais fria, a mínima foi de -3,6ºC ás 4 h 23 registrada pelo weatherlink da estação.

Pelas projeções do GFS de ontem, vai registrar 7 dias seguidos de negativas.

Muita geada em Soledade e mínima de -3.6º,há nevoeiro denso agora, é possível que tenha sincelo(nevoeiro congelado), isto é raro em Soledade, geada forte com nevoeiro!!!A mais fria do Brasil novamente! :good2: :shok: :dance2:

Tem frio em altura e vento em Uruprma, no Morro das Torres na casa de -2oC e rajadas de 40km/h.

O Mundo Novo em Uribici também se aproxima de -2oC.

Todos mais frios que as baixadas. Hoje foi a noite dos picos em SC.

DeividBecker,

essa foto histórica da neve em São Joaquim foi tirada no dia 20 de julho de 1957, a data está no canto direito no alto.

Essa massa polar de julho de 1957 foi democrática, muita neve em São Joaquim e o frio avançou forte para Minas Gerais, Rio de Janeiro.

Na cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ marcou 5,3ºC no amanhecer de 22 de julho de 1957, estação em área plana com 91 metros de altitude,fica 38 km ao Sul em linha reta daqui, essa temperatura mínima em julho é a mínima absoluta da estação na série do Inmet de 1961 a 1990.

Edited by Guest

DeividBecker,

pelo GFS 00Z o frio adianta para todo o Rio de Janeiro e Zona da Mata de Minas no amanhecer de domingo, mínimas de 8ºC a 12ºC.

O modelo do Inmet Cosmo 7km X 7km de 12Z de ontem indicava mínimas de 8ºC a 10ºC no amanhecer de domingo.

Muita geada em Soledade e mínima de -3.6º,há nevoeiro denso agora, é possível que tenha sincelo(nevoeiro congelado), isto é raro em Soledade, geada forte com nevoeiro!!!A mais fria do Brasil novamente! :good2: :shok: :dance2:

O leopardo geadero botucaraiensis tá rugindo sem parar!!!

5a4e89cfa9138_download(5).jpg.d4dae6bc9cdfacff5a31f9306eab3e67.jpg

Edited by Guest

Bom dia!! Primeiramente, que bela mínima em Soledade... O que virá semana que vem se hoje já fez -3,6°

Em Indaial, dia começa frio e ensolarado com 9,3°

Nani, obrigado pela correção, achei que fosse de 1955... Sabia que era da década de 50... Então a serra teve 2 grandes nevadas quase que seguida ? 55/57

6Z do GFS se manteve extremamente forte, seguindo a rodada anterior da 0Z

Ygwn8uh.jpg

USulCAN.jpg

wJVVNk7.jpg

xPb1xCT.jpg

4VspI9q.jpg

Porem, aconteceu algo que eu já tinha medo... A atmosfera parece que vai secar mais rápido do que o normal e a janela de neve vai ficar bem restrita, com maior chance para o RS

EAOKNhn.jpg

BvM8LI6.jpg

QtbDnjs.jpg

Porem a chance de geada aumenta significativamente nas terras baixas do vale do itajai, podendo ocorrer nos dias 09, 11, 12 e 13 de Junho, sendo que com maior intensidade nos dias 11, 12 e 13

09/06

SyOkLFG.jpg

11/06

wcmZMBt.jpg

12/06

5czmc0n.jpg

13/06

hNuHBsB.jpg

No amanhecer do dia 13 seria o pico máximo de frio para o baixo vale do itajaí com a mínima para a região de Indaial oscilando entre -1 / -0.

Desde o ano de 2000 que não via uma previsão tão forte aqui pro baixo vale, intensificou pra cá nas últimas rodadas.

NZDPMQK.jpg

Manhã mais fria do ano em Teutônia. A mínima foi de 1,6ºC na Welp e geada fraca em diversos pontos do município. No bairro Languiru a mínima foi de 3,6ºC. Nestas duas estações foram registradas as mínimas do ano. Já na Lagoa da Harmonia e no Morro das Antenas não foram as menores do ano, as mínimas ficaram em 5,1ºC e 4,6ºC respectivamente.

Até por volta de 1h30min as temperaturas estava travadas aqui e depois dessa hora começou a despencar.

snapshot.jpg.59e846a9b430b93249a0d8e3f9e90f0a.jpg

Mafili, gosto dos teus palpites sobre a neve no RS e SC.

Desta vez qual a tua observação sobre esse evento nivoso que se aproxima no final de semana ?

Fraco, médio ou forte intensidade ?

Deivid,

Não sei.

A minha memória climática (que não presta) me diz que estou no Janeiro mais frio da minha existência associado com tornados...

Sobre tornados é característico da região no entanto eu tinha por conceito que (aqui) era necessário uma enorme diferença térmica.

Sobre neve sinceramente não sei....tudo muito diferente....na intensidade....pode secar rápido demais ..não sei.

Urussanga no sul do estado teve uma bela mínima de 4,2°

GFS bota -2,8° no dia 09... -1,9°no dia 10... e -1,3° no dia 11...

Baita sequência de frio pra lá.

Pelo último modelo GFS a faixa com maior precipitação de neve ficaria entre São Fransico de Paula, Cambará e São José dos Ausentes.

Um bom roteiro para quem quer sair de Porto Alegre no Sábado!

As 10 cidades mais frias de SC as 8:30h

-1,8°C Urupema

-0,7°C São Joaquim

-0,6°C Bom Jardim da Serra

0,2°C Rio Rufino

0,6°C Urubici

1,3°C Água Doce

1,7°C Três Barras

1,8°C Bom Retiro

1,9°C Painel

2,1°C Tangará

Impressão minha ou a 06Z mostrou uma alta menos continental?

Se for isso, eu começo a acreditar que as cidades a sudeste e leste em SP não terão mínimas muito abaixo de 10°C devido aos ventos. Em compensação, a sensação de frio será maior.

Aqui em Campinas os ventos mudaram para S/SO desde a madrugada e parou de chover. A temperatura caiu mais e agora faz 15°C.

William, eu estou de olho nesse pontinho azul sobre a Mantiqueira que insiste em não sair de lá. Se nevar, vai acontecer no final de semana, o que facilita ainda mais as coisas.

Ar polar chegando a Juiz de Fora, a estação do INMET tinha 17,2C às 08h. Hoje não devemos passar dos 20 graus com a advecção acontecendo.

Nani,

Adorei essa estação em Três Rios-RJ, cidade irmã de Juiz de Fora, há forte intercâmbio entre as duas. Elas distam apenas 60km uma da outra, e o clima das duas é parecido, só que Três Rios é mais quente por estar 400m mais baixa. Vai ser interessante acompanhar as temperaturas mínimas por lá neste evento que se aproxima.

FRIO/SC. Hoje foi a décima nona negativa no Estado. Se for considerar o dia civil são 20 dias.

zt.GIF.7225c1abcb10145548e76657042dbd91.GIF

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.