Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ajuda - Possível local para estação em Teutônia/RS


fredericowessel
 Share

Recommended Posts

Pessoal, peço ajuda aos caçadores de baixadas. Tenho dois locais aqui em Teutônia que poderia instalar uma Davis. Minha ideia seria colocar uma estação para teste no local por um tempo (1 ou 2 meses) e se esse local for melhor que a Welp, eu iria transferir a estação de local já que o capim tá curto e o dólar tá alto! hehe

 

1ª Opção

 

Localização: 29°25'20.72"S 51°43'19.47"O

Altitude: 153m

opcao1.thumb.gif.f189d5715d6996b589e80f470d19a758.gif

 

 

2ª Opção

 

Localização: 29°24'52.26"S 51°42'55.89"O

Altitude: 195m

opcao2.thumb.gif.347d134ca9c6c0091eae34bb19746bb6.gif

 

E aí, vale a pena investir ou seria mais do mesmo, em relação a Linha Welp?

Link to comment
Share on other sites

Baixada a 190 metros aí acho que vai dar um bom valor hein??

 

Welp está a que altitude?

 

Sobre estação: tem um modelinho interessante, esse do Cantinho do Verde, que não custa tanto...as vezes para fazer uns testes de alguns meses pode ser uma boa...

 

 

Essa do Cantinho se saiu muito boa mesmo apresenta sempre bons valores nas maximas !

 

Fred acho que a da 2° mais top colocaria la !

Link to comment
Share on other sites

Esse mesmo modelo tem na estação de Colombo na RM de Curitiba. Tem valores muito condizentes com a região em relação aos dados oficiais! WS-1400IP, é bem completa tem tudo, inclusive sensor de insolação/UV e já vem com um "weather link" IP para conectar os dados direto na internet sem a utilização de um PC ou Notebook. Estou pensando em comprar.

Segue o link da estação de Colombo e da estação à venda.

http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IPARANCO2

http://www.ambientweather.com/amws1400ip.html

Sobre a baixada creio que a 02ª opção, por se tratar de uma baixada mais pronunciada em maior altitude, registre marcas mais interessantes.

Link to comment
Share on other sites

Baixada a 190 metros aí acho que vai dar um bom valor hein??

 

Welp está a que altitude?

 

Sobre estação: tem um modelinho interessante, esse do Cantinho do Verde, que não custa tanto...as vezes para fazer uns testes de alguns meses pode ser uma boa...

 

Welp é 53m Diego e ao redor fica na faixa dos 80 a 100 m.

 

A questão da 2ª opção é que ela não é o fundo da baixada. Na verdade a 1ª opção é um prolongamento da 2ª. Se olharem no Google Earth talvez fique mais claro.

Tem também dois locais no município vizinho, Westfália, um a 415m de altitude e outro a 425m.

 

415m - 29°24'2.27"S 51°42'59.64"O

paissandu.thumb.gif.4ad5c10f8b6ceaf29b9fd77ce4cac46f.gif

425m - 29°22'49.64"S 51°43'54.91"O

horst.thumb.gif.b3d0a9ebb0267cfe9d1d66a31f43ec04.gif

 

Nos dois casos, um dos lados da baixada é aberto e é o começo de um vale, não sei se o ar acaba escoando todo para o vale. Deem uma conferida no Google Earth se possível.

Quanto a estação, eu sou Davis de carteirinha. Tem uma assistência técnica autorizada numa cidade aqui perto que os caras já me emprestaram WLIP enquanto o meu novo não chageva para a estação da Welp, então eu pegaria uma Vue ou 6151 emprestada deles, se bobear até consigo um WLIP e deixar online para testes.

Link to comment
Share on other sites

Com esta diferença de altitude para a Linha Welp, certamente você obterá valores melhores que a Linha Welp em qualquer uma das duas baixadas.

 

Esta primeira do município vizinho tem cara de topo, e a diferença da altitude pode não fazer tanta diferença por este motivo. Mas como você disse, ela tem uma abertura gigante a sul e isto tende a ser bem prejudicial. Mesmo assim a tendência é de ser mais fria pelo menos 1°C nas noite mais frias (secas). Noites sem úmidas e/ou sem influência de MP chuto uns 2°C mais fria.

 

A segunda de Whestphalia pareceu melhor, mas se o fundo não for plano também deve escoar para áreas mais baixas. Um resultado um pouco melhor que a primeira.

 

Estou ignorando totalmente a latitude. Me parece que a região fica a Nordeste de Teutônia. Então tu pode perder alguns pouco décimo por causa disso.

 

Acredito que o sol não faça diferença nas mínimas, somente nas primeiras horas da noite. Nas máximas, caso pegue pouco sol, ela não esquentará muito no inverno,

 

O Google Earth engana muito. As duas da cidade vizinha devem ter valores menores, pois há muita diferença de altitude. Nenhuma das quatro parece ter o perfil ideal que é ser o "final" da baixada, o fundo. Isto pode resultar em perda por escoamento ou por vento constante.

 

Contudo, todas devem obter valores melhores que a Welp.

 

Saudações.

Link to comment
Share on other sites

Com esta diferença de altitude para a Linha Welp, certamente você obterá valores melhores que a Linha Welp em qualquer uma das duas baixadas.

 

Esta primeira do município vizinho tem cara de topo, e a diferença da altitude pode não fazer tanta diferença por este motivo. Mas como você disse, ela tem uma abertura gigante a sul e isto tende a ser bem prejudicial. Mesmo assim a tendência é de ser mais fria pelo menos 1°C nas noite mais frias (secas). Noites sem úmidas e/ou sem influência de MP chuto uns 2°C mais fria.

 

A segunda de Whestphalia pareceu melhor, mas se o fundo não for plano também deve escoar para áreas mais baixas. Um resultado um pouco melhor que a primeira.

 

Estou ignorando totalmente a latitude. Me parece que a região fica a Nordeste de Teutônia. Então tu pode perder alguns pouco décimo por causa disso.

 

Acredito que o sol não faça diferença nas mínimas, somente nas primeiras horas da noite. Nas máximas, caso pegue pouco sol, ela não esquentará muito no inverno,

 

O Google Earth engana muito. As duas da cidade vizinha devem ter valores menores, pois há muita diferença de altitude. Nenhuma das quatro parece ter o perfil ideal que é ser o "final" da baixada, o fundo. Isto pode resultar em perda por escoamento ou por vento constante.

 

Contudo, todas devem obter valores melhores que a Welp.

 

Saudações.

 

Muito obrigado Moretão. A minha grande dúvida sempre com relação as baixadas é esta questão do escoamento do ar frio, já que aqui em Teutônia/Westfália, ao meu ver, não há praticamente nenhuma baixada sem que exista uma área aberta em que geralmente há um declive que escoe esse ar frio. Vou dar um giro nestes 4 locais na quinta-feira pela manhã para analisar melhor.

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Tem também dois locais no município vizinho, Westfália, um a 415m de altitude e outro a 425m.

 

415m - 29°24'2.27"S 51°42'59.64"O

425m - 29°22'49.64"S 51°43'54.91"O

 

Nos dois casos, um dos lados da baixada é aberto e é o começo de um vale, não sei se o ar acaba escoando todo para o vale. Deem uma conferida no Google Earth se possível.

Quanto a estação, eu sou Davis de carteirinha. Tem uma assistência técnica autorizada numa cidade aqui perto que os caras já me emprestaram WLIP enquanto o meu novo não chageva para a estação da Welp, então eu pegaria uma Vue ou 6151 emprestada deles, se bobear até consigo um WLIP e deixar online para testes.

 

Tenho uma estação meteorológica pronta e com servidor configurado, só esperando ser instalada, então vou retomar a busca por um local. A preferência por enquanto é pela área urbana, seria numa baixada num bairro não monitorado aqui. Mas, também vou ver outras opções, considerando ainda as duas opções abordadas anteriormente no tópico (Baixadas de 153m e 195m)

Pretendo no final de semana ir nos possíveis locais e analisar. Hoje estive em um potencial local, que é este:

 

425m - 29°22'49.64"S 51°43'54.91"O

file.php?id=8301&mode=view

 

Abaixo algumas fotos que fiz hoje:

P_20170105_065938_vHDR_Auto.thumb.jpg.19a8805d6843d63d31a4a19919025039.jpg

P_20170105_065949_vHDR_Auto.thumb.jpg.a79b3a0edd8df28c9cba144e688f28f3.jpg

P_20170105_065957_vHDR_Auto.thumb.jpg.0d900257f0a3c8fb07005180bb0c59d3.jpg

P_20170105_070314_vHDR_Auto.thumb.jpg.6b913763f2fc601332b5ea3278365008.jpg

 

Pergunta: Este local teria um comportamente semelhante ao da Lagoa da Harmonia ou seria mais frio?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.