Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Estação Vacas Gordas


caiobonvenuto
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal do BAZ,

 

Depois de tanto tempo, consegui colocar os dados da estação metereologica de Vacas Gordas online.

 

Ainda não está enviando os dados pelo computador oficial. Consegui mandar os dados via LINUX (Weewx)e ainda preciso configurar um outro notebook para o envio constante. Mas vou deixar os dados enviando o maior tempo possivel nestes próximos dias.

 

https://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=-28.11620522,-49.64987183&sp=ISANTACA91

 

 

Um grande abraço,

 

Caio Bonvenuto

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pela iniciativa!!!

 

Vacas Gordas / Uribici/SC:

 

Temperatura mínimas absolutas mensais:

 

xx,xºC = xx/1/201x

xx,xºC = xx/2/201x

xx,xºC = xx/3/201x

-2,2ºC = 29/4/2016

-3,5ºC = 19/5/2016

-7,3ºC = 13/6/2016

-7,2ºC = 24/7/2013

xx,xºC = xx/8/201x

xx,xºC = xx/9/201x

xx,xºC = xx/10/201x

xx,xºC = xx/11/201x

xx,xºC = xx/12/201x

 

Mínima absoluta:

-7,3ºC = 13/6/2016

 

Fonte:@Carlos Dias, Climaterra.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Mais uns dois dias e ela estará full time... tive que levar o notebook pra limpar pq estava esquentando demais... agora vou instalar o sistema e configurar no note que vai ficar ligado direto.

 

Assim que tiver tudo engrenado eu aviso, mas já vai estar quase totalmente ligado a partir de agora.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

A estação está na casa que minha mãe está morando, na vila principal de Vacas Gordas, coordenadas: Lat: -28.12 Lon: -49.65 Elev: 1323 m. Na minha casa, ainda não tem acesso a internet, embora em breve há possibilidade de ter (Agora estou colocando a energia elétrica ainda). Em breve tirarei fotos da estação e postarei aqui.

Link to comment
Share on other sites

Agora terminei a configuração do computador oficial. Já está mandando. Espero que não haja muita interrupção de fluxo de informações daqui pra frente. Mas será um período de teste, afinal, nunca usei este software (weewx). Ficarei atento para corrigir possíveis defeitos...

 

Que mande os dados então!

Link to comment
Share on other sites

Reparei que chega um momento na madrugada que ela para de mandar dados, depois volta.

 

Sabes se é algum problema do software? Ou pode ser que a bateria dela esteja fraca (a bateria que fica na estação em si).

 

Se tiver que trocar, a bateria se chama CR 123A, que era usada em máquinas fotográficas, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Resolvida a questão da bateria, Caio trouxe pra nós. Agora preciso ver porque as marcas de milimitros não está coerente.

 

 

Valeu Caio!!!

 

Passei na tua casa mas não havia ninguém, desculpa não ter avisado antes. Que bom que você conseguiu pegar onde deixei e já instalou!

 

Mande fotos da estação!

 

Forte abraço!

Link to comment
Share on other sites

A estação está funcionando muito bem. É preciso ainda ver a exata localização, mas me parece que Vacas Gordas tem potencial ligeiramente menor que Urupema para as mínimas.

 

Tem apresentado uma queda mais lenta, porém mais constante e também demora um pouco mais a esquentar.

 

Será interessante acompanhar quando Urupema voltar ao ar, provavelmente nesta semana de acordo com nova tentativa que será empreendida pelo Alessandro (Sec Municipal), primeiramente na sua casa, em uma planície logo atrás da avenida principal da cidade.

 

Outros pontos do município poderão ser testados, mas quando chegar o wlip.

 

O problema que identifiquei semana passada foi que roubaram o modem 3G, havia muito tempo. Pois tive que ir ao local para identificar o problema. Tentamos um novo mas não conseguimos fazer conexão com o roteador configurado com o hautespot.

Link to comment
Share on other sites

Em algumas MPs bem fortes, mais no meio do inverno, acredito que possa bater Urupema nas mínimas. De médias jamais. Também deve ser mais fria em mínimas que a Fazenda Santa Rita. Imagino mais ou menos como o Cruzeiro.

 

Essa estação apresentou o "sério' problema de ter muito vento na última MP. Ou o anemômetro estava errado.

 

As últimas noites não tiveram vento e então ela foi bem melhor. Acredito as três estações tiveram condição semelhante de tempo. Mínimas:

 

Santa Rita: 3,8°C

Vacas Gordas: 2,3°C

Urupema: 0,2°C (7 horas da manhã)

 

Ontem:

 

Santa Rita: 3,5°C

Vacas Gordas: 1,3°C

Urupema: -0,02°C (7 horas da manhã)

 

Por estarem na mesma longitude Santa Rita e Vacas Gordas, poderia se pensar que esta última fosse mais quente (nas mínimas). Mas apesar disso, o recorte no litoral catarinense, deixa Vacas Gordas 20 quilômetros mais continental que Santa Rita e isso é uma sensível diferença.

 

Não parece, mas a continentalidade de Urupema deve pesar bastante. E por este recorte no litoral, que São José dos Ausentes, bem mais a Sul não consegue mínimas tão baixas

 

Distancia do Oceano:

 

Ausentes (Potreirinhos): 70 km

Bom Jardim da Serra (Epagri): 68 km

Fazenda Santa Rita: 73 km

Cruzeiro 87 km

Urupema: 115 km

Link to comment
Share on other sites

Em algumas MPs bem fortes, mais no meio do inverno, acredito que possa bater Urupema nas mínimas. De médias jamais. Também deve ser mais fria em mínimas que a Fazenda Santa Rita. Imagino mais ou menos como o Cruzeiro.

 

Essa estação apresentou o "sério' problema de ter muito vento na última MP. Ou o anemômetro estava errado.

 

As últimas noites não tiveram vento e então ela foi bem melhor. Acredito as três estações tiveram condição semelhante de tempo. Mínimas:

 

Santa Rita: 3,8°C

Vacas Gordas: 2,3°C

Urupema: 0,2°C (7 horas da manhã)

 

Ontem:

 

Santa Rita: 3,5°C

Vacas Gordas: 1,3°C

Urupema: -0,02°C (7 horas da manhã)

 

Por estarem na mesma longitude Santa Rita e Vacas Gordas, poderia se pensar que esta última fosse mais quente (nas mínimas). Mas apesar disso, o recorte no litoral catarinense, deixa Vacas Gordas 20 quilômetros mais continental que Santa Rita e isso é uma sensível diferença.

 

Não parece, mas a continentalidade de Urupema deve pesar bastante. E por este recorte no litoral, que São José dos Ausentes, bem mais a Sul não consegue mínimas tão baixas

 

Distancia do Oceano:

 

Ausentes (Potreirinhos): 70 km

Bom Jardim da Serra (Epagri): 68 km

Fazenda Santa Rita: 73 km

Cruzeiro 87 km

Urupema: 115 km

 

Interessante sua análise, Moretão. Assino embaixo e acrescento mais um dado. A estação da Fazenda Santa Rita está em um local que pode ser considerado como encosta, se fosse na baixada que tem na mesma propriedade, com certeza teríamos até 2°C a menos, o problema é a falta de estrutura para colocar ela na baixada.

Sei que pode parecer um teste muito amador, mas no meu ponto de vista funciona. Eu tinha um carro com termômetro e as temperaturas eram bem proximas das estações, e o legal é você passar por Urubici, São Joaquim, Bom Jardim e ver os locais mais frios pelo termômetro do carro. Aí você já tem uma noção. E realmente, Vacas Gordas sempre apresentou um comportamento incrível quando passava por lá, era bonito de ver a temperatura caindo quando passava por lá. Se conseguirmos uma baixada lá, vai ser pau a pau com Urupema. Estou muito contente com essa empreitada do Caio, era meu sonho instalar uma estação em Vacas Gordas. Espero agora algumas MPs fortes, como aquela de 2012... Essa estação fará bonito, podem apostar!

Link to comment
Share on other sites

Em algumas MPs bem fortes, mais no meio do inverno, acredito que possa bater Urupema nas mínimas. De médias jamais. Também deve ser mais fria em mínimas que a Fazenda Santa Rita. Imagino mais ou menos como o Cruzeiro.

 

Essa estação apresentou o "sério' problema de ter muito vento na última MP. Ou o anemômetro estava errado.

 

As últimas noites não tiveram vento e então ela foi bem melhor. Acredito as três estações tiveram condição semelhante de tempo. Mínimas:

 

Santa Rita: 3,8°C

Vacas Gordas: 2,3°C

Urupema: 0,2°C (7 horas da manhã)

 

Ontem:

 

Santa Rita: 3,5°C

Vacas Gordas: 1,3°C

Urupema: -0,02°C (7 horas da manhã)

 

Por estarem na mesma longitude Santa Rita e Vacas Gordas, poderia se pensar que esta última fosse mais quente (nas mínimas). Mas apesar disso, o recorte no litoral catarinense, deixa Vacas Gordas 20 quilômetros mais continental que Santa Rita e isso é uma sensível diferença.

 

Não parece, mas a continentalidade de Urupema deve pesar bastante. E por este recorte no litoral, que São José dos Ausentes, bem mais a Sul não consegue mínimas tão baixas

 

Distancia do Oceano:

 

Ausentes (Potreirinhos): 70 km

Bom Jardim da Serra (Epagri): 68 km

Fazenda Santa Rita: 73 km

Cruzeiro 87 km

Urupema: 115 km

 

Interessante sua análise, Moretão. Assino embaixo e acrescento mais um dado. A estação da Fazenda Santa Rita está em um local que pode ser considerado como encosta, se fosse na baixada que tem na mesma propriedade, com certeza teríamos até 2°C a menos, o problema é a falta de estrutura para colocar ela na baixada.

Sei que pode parecer um teste muito amador, mas no meu ponto de vista funciona. Eu tinha um carro com termômetro e as temperaturas eram bem proximas das estações, e o legal é você passar por Urubici, São Joaquim, Bom Jardim e ver os locais mais frios pelo termômetro do carro. Aí você já tem uma noção. E realmente, Vacas Gordas sempre apresentou um comportamento incrível quando passava por lá, era bonito de ver a temperatura caindo quando passava por lá. Se conseguirmos uma baixada lá, vai ser pau a pau com Urupema. Estou muito contente com essa empreitada do Caio, era meu sonho instalar uma estação em Vacas Gordas. Espero agora algumas MPs fortes, como aquela de 2012... Essa estação fará bonito, podem apostar!

 

Fernando,

 

Eu pesquisei no BAZ e achei os dados que o Caio Bonvenuto, o Caio César, o Diego Soares, e mais colegas que coletaram em Vacas Gordas, em julho de 2013 (ano da nevasca forte).

 

Eu não sei se esses dados de Julho de 2013, foram coletados, no mesmo lugar, da atual estação de Vacas Gordas?

 

Os dados estão no print abaixo:

 

viewtopic.php?f=118&t=15224&p=384788&hilit=vacas+gordas#p384788

5a4e89ca82a3d_Julho2013VacasGordas.JPG.85c61fb7bd37c10ffd40960fd8783d00.JPG

Link to comment
Share on other sites

-7,2°C realmente é um dado muito interessante... Só não lembro como que foram as demais estações da região.

 

Fernando,

 

Falando em termo de carro, eu não sei como funciona a maioria, mas o do meu carro é muito, mas muito condizente com a C° das estações.

 

Geralmente nunca oscila mais que 1°C

 

É bem por aí mesmo. Eu tinha um corsa hatch 2009.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.