Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

O GLOBAL T126L28 já indica um ''refresco'' a partir do dia 21, ao menos para o Sul, coincidindo com uma previsão do europeu postada anteriormente pelo coutinho.

 

Tem tempo ainda.

 

Mas antes, também o Sul vai passar por instabilidades na semana que vem.

 

É certo que a anomalia é gritante e o estrago está feito, mas temos umas perspectivas aí. Me parece.

Link to comment
Share on other sites

Estava vendo aqui no histórico do BAZ o monitoramento e previsão da onda de frio do final de Junho/11. Que saudades de ver o pessoal todo comentando e urrando de alegria. Tem uma foto do Evandro ao lado de um carro coberto de gelo, várias fotos lindíssimas da nevada ocorrida na serra catarinense, IAG-USP registrando 02 graus, a CALOROSA BARRETOS COM 2,2 GRAUS, entre outros dados incríveis.

 

- TUDO ISSO ME DÁ CADA VEZ MAIS SAUDADES DO INVERNO e mais desprezo por este Abril/2016.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de calor em Blumenau, meus extremos foram 21.7/32.3, um dia bem abafado com umidade alta o tempo todo.

Agora no fim da tarde nublou totalmente, o que quer dizer que a mínima vai ser bem elevada. Tenho 26.4C agora.

 

As médias de abril no Alertablu até hoje (08/04) são:

22,9/32,6 (+4,7/+4,7)

 

Reparem na semelhança com fevereiro:

23,1/32,2

 

Diferença pro mês de fevereiro:

-0,2/+0,4

 

Aberração. Apenas isso. à esta altura até torço pra algum recorde pra não passar em branco essas máximas absurdas :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de calor em Blumenau, meus extremos foram 21.7/32.3, um dia bem abafado com umidade alta o tempo todo.

Agora no fim da tarde nublou totalmente, o que quer dizer que a mínima vai ser bem elevada. Tenho 26.4C agora.

 

As médias de abril no Alertablu até hoje (08/04) são:

22,9/32,6 (+4,7/+4,7)

 

Reparem na semelhança com fevereiro:

23,1/32,2

 

Diferença pro mês de fevereiro:

-0,2/+0,4

 

Aberração. Apenas isso. à esta altura até torço pra algum recorde pra não passar em branco essas máximas absurdas :sarcastic:

 

Espero que final do mês compense este início terrível. Que dê muito frio do dia 21 ao dia 24....rsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Até o dia 7 em Juiz de Fora/INMET: +02,6ºC a anomalia positiva de temperatura. :negative:

 

Acho que foi o moretão que comentou aqui...

 

A minha ''calorosa'' Indaial tá caminhando para os +6/+7 de anomalia nestes primeiros 7 dias.

 

Agosto de 2015 foi o mês com a maior anomalia já registrada na estação de Indaial, ficou entre +3,5/4,0

 

 

Sabe o que eu quero ver um dia ?

 

Um mês entre JJA fechar com uma anomalia de -3,0/4,0 também.

 

Por que a balança não pode pesar só pra um lado.

Link to comment
Share on other sites

Em Brusque ontem a noite tivemos várias trovoadas até o início da madrugada. Hoje o dia foi mais ameno. Em casa desta vez foi mais amenos que nas estações, tive apenas 31°C de máxima. Nadica de chuva e uma noite abafada com temperatura estagnada. Acredito em alguma chuva ainda.

 

Quem mora em cidades amenas até é tranquilo. Mas quem mora em cidades quentes, não aguenta mais este prolongamento do verão. O fórum está movimentado pela impaciência do refresco. Acho que irei ver fotos de 2013, kkkk

Link to comment
Share on other sites

Até o dia 7 em Juiz de Fora/INMET: +02,6ºC a anomalia positiva de temperatura. :negative:

 

Acho que foi o moretão que comentou aqui...

 

A minha ''calorosa'' Indaial tá caminhando para os +6/+7 de anomalia nestes primeiros 7 dias.

 

Agosto de 2015 foi o mês com a maior anomalia já registrada na estação de Indaial, ficou entre +3,5/4,0

 

 

Sabe o que eu quero ver um dia ?

 

Um mês entre JJA fechar com uma anomalia de -3,0/4,0 também.

 

Por que a balança não pode pesar só pra um lado.

 

 

Em Curitiba na média das máximas já caminha para uma anomalia de 8º.

Link to comment
Share on other sites

Estou estarrecido com as postagens das anomalias positivas de temperatura dos amigos catarinenses.

 

Irmãos, os meus +02,6C não se comparam ao absurdo aí de SC ! Isso me faz lembrar de Agosto do ano passado, quando eu fiquei 15 dias sob temperaturas ridiculamente altas na serra catarinense.

 

Mas, sem desespero. Se continuar este padrao até Junho, aí sim podemos nos desesperar, hehehe!

Link to comment
Share on other sites

Renan, acredito que esse padrão de calor vai ser quebrado no Sul na 2ª quinzena de abril.

 

Estou na torcida para esfriar bastante em maio no Sul e que avance para nós do Sudeste.Torça para que seu passeio no feriado de Corpus Cristi no Cantinho do Verde seja com muito frio e massa polar velha, para tirar fotos de geadas.

 

Muito calor no Norte/Noroeste do Rio, sul do Espírito Santo e Zona da Mata mineira.

Link to comment
Share on other sites

William,

a estação do PNI saiu do BazCharlier, pesquisei no Weatherlink, chegou a marcar 3,9ºC ás 20 h 27, agora voltou a mostra NA na temperatura.

 

Tem alguma noção do que pode ter acontecido na estação PNI/Marcão?

 

Parece que estão tentando colocar ela em furnas novamente , deve ter perdido sinal ....

Link to comment
Share on other sites

Falando em onda de frio, tô pensando em ir no tópico de julho de 2013 relembrar o acompanhamento daquele petardo do dia 23 para que eu possa sentir um pouco de frio.

 

19:30 e ainda temos 26 graus na Mooca.

 

Eu tenho feito isso nos últimos dias, só que de vários eventos. Já reli o monitoramento das massas polares de Junho/2010, Junho 2011, Setembro 2012, Julho 2013. Alivia a Tensão Por Frio (TPF) dos bazianos, hehehe

Link to comment
Share on other sites

Mais outra noite de ilha de calor por aqui. Enquanto temos quentes 24 graus na Mooca, faz agradáveis 20 graus em locais menos urbanos como Parelheiros, Capela do Socorro, São Mateus.

 

Depois de uma tarde quase desértica com máxima de 31,1ºC, neste momento o termômetro por aqui registra "agradáveis" 18,4ºC. Ainda está quente demais para o meu gosto e ontem, no mesmo horário, a temperatura estava na casa dos 16ºC. Mínima de 14,7ºC hoje cedo.

 

Esse mês está triste... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Aqui está muito mais agradável do que o resto do Brasil.

 

Agora faz 20,5°. Mas o mais impressionante é que minha mínima até agora neste mês foi de 20,0°! VINTE graus! A máxima de 26,1° hoje só ocorreu porque o tempo ficou fechado (e ainda tive um toró que acumulou 12,0 mm). O Brasil está literalmente dominado pelo ar tropical.

Link to comment
Share on other sites

INMET/24 HORAS ESTÁ QUASE +6°C, SE FOSSE VERÃO SERIA O MAIS QUENTE ATÉ HOJE!

 

 

E com o calorão previsto, quase que confirmado, a começar na próxima semana invadindo a segunda quinzena do mês?

 

Essa anomalia tende a aumentar, visto que a segunda quinzena de abril já mais amena por aí. O que elevaria o desvio da normal.

 

Mais um mês absolutamente histórico pela frente? Possivelmente.

 

 

Obs: voltando a postar depois de umas férias do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu tenho feito isso nos últimos dias, só que de vários eventos. Já reli o monitoramento das massas polares de Junho/2010, Junho 2011, Setembro 2012, Julho 2013. Alivia a Tensão Por Frio (TPF) dos bazianos, hehehe

 

 

Aonde encontro esse histórico? Há tempos atrás tentei achar alguma coisa antiga e não consegui achar.

Link to comment
Share on other sites

BINGO, FALEI COM O MARRFILE, O CAIO JÁ DEVERIA TER VOLTADO.....

 

QUANDO DER LIGUE, TEM NEGÓCIOS PARA TÍ.

 

Cidades que já tiveram marcas quebradas ou igualadas de máxima em abril/SC nesta onda de calor. Total de 41 estações com marcas históricas.

 

37,1 Garuva*/+

37,0 Schroeder*/+

37,0 Blumenau/Furb/igualou

36,4 Joinville*/+

36,3 Luiz Alves*/+

35,9 São João do Itaperiú*/+

35,9 Lontras*/+

35,8 Jaraguá do Sul*/+

35,5 Massaranduba*/+

35,0 José Boiteux*/+

33,9 Antônio Carlos*/+

33,4 Videira*/+

33,4 Joaçaba/Inmet/++

33,3 Petrolândia*/+

33,3 Lebon Régis*/+

33,2 Major Vieira/Inmet/+

33,2 Rio Negrinho/Inmet/+

33,1 Rio Negrinho*/+

33,1 São Miguel do Oeste/Inmet/+

33,0 Chapecó*/+

32,9 Rio do Campo/Inmet/+

32,4 Mafra*/+

32,4 Chapecó/Inmet/+

31,7 Lebon Régis/AGF Radar/+

31,6 Fraiburgo*/+

31,2 Caçador /Inmet/convencional/+

31,0 Campos Novos*/+

31,0 Monte Carlo*/+

30,9 Itaiópolis*/+

30,8 Lages/Inmet/convencional/+

30,7 Ponte Serrada*/+

30,7 Campo Belo do Sul*/+

30,6 Curitibanos/Inmet/++

30,4 Campos Novos/Inmet/+

30,0 Santa Cecília*/+

29,1 Matos Costa*/+

29,1 Bom Jardim*/+

28,8 Água Doce*/+

28,0 S.Joaquim/Climaterra/+

27,5 Urupema*/+

22,8 Morro da Igreja/B.Jardim/Inmet/+

 

* Epagri

+ recorde da estação

++ recorde desde que foi instalada.

Link to comment
Share on other sites

Ontem fomos de 18,6° C a 32,5° C. :heat:

 

20° C cravados de mínima hoje.

 

23,9° C já ás 8 horas.

 

Enquanto isso...

 

O modelo GLOBAL T126L28 continua indicando algo mais interessante para o Sul a partir do dia 21.

 

Esse evento só beneficiaria o Sudeste a partir do dia 22, só que de forma muito mais atenuada.

 

A verdade é que esse abril mais está parecendo é a travessia do Saara. :beach:

Link to comment
Share on other sites

 

Eu tenho feito isso nos últimos dias, só que de vários eventos. Já reli o monitoramento das massas polares de Junho/2010, Junho 2011, Setembro 2012, Julho 2013. Alivia a Tensão Por Frio (TPF) dos bazianos, hehehe

 

 

Aonde encontro esse histórico? Há tempos atrás tentei achar alguma coisa antiga e não consegui achar.

 

 

Monitoramentos entre Outubro 2013 até 2016: viewforum.php?f=133

 

Nessa aqui entre Set/2013 e Mar 2012: viewforum.php?f=118

 

E aqui de Fev 2012 em diante: viewforum.php?f=117

Link to comment
Share on other sites

 

O modelo GLOBAL T126L28 continua indicando algo mais interessante para o Sul a partir do dia 21.

 

Esse evento só beneficiaria o Sudeste a partir do dia 22, só que de forma muito mais atenuada.

 

GFS (embora absurdamente instável como é), também segue essa linha do Global, que já é defendida também pelo CFS.

 

Resumo da Ópera: Abril Veranico, com refresco no final do mês apenas (para o Sudeste), é o que temos no menu do cardápio

Link to comment
Share on other sites

Estou estarrecido com as postagens das anomalias positivas de temperatura dos amigos catarinenses.

 

Irmãos, os meus +02,6C não se comparam ao absurdo aí de SC ! Isso me faz lembrar de Agosto do ano passado, quando eu fiquei 15 dias sob temperaturas ridiculamente altas na serra catarinense.

 

Mas, sem desespero. Se continuar este padrao até Junho, aí sim podemos nos desesperar, hehehe!

 

Pois é, este padrão agora de repente pode reservar alguma coisa interessante mais pra frente, como no JJA. Mas o ruim é que estamos muito tempo com calor acima da média o que gera grande impaciência.

 

Brusque teve uma das maiores mínimas da região esta noite. Talvez porque a chuva pegou só área bem ao Norte da cidade. Agora já tenho 30°C com sol entre nuvens.

 

Se aqui está ruim, em Curitiba está pior. A automática amanheceu com 21,7°C. Isso dá 8,9°C acima da média mínima da 61/90! Eu confesso que não lembro nem de temperatura mínima acima de 20°C em Abril, mas como a previsão é de chuva deve baixar a mínima até o fim do dia.

 

Aut: 21,7°C

Campo Comprido: 22,3°C

Kotch Xaxim: 20,8°C

Água Verde: 24°C

Centro: 23,1°C

Bacacheri: 22°C

Afonso Pena (SJP): 21°C

 

Guarapuava já tinha 29,3°C e Palmas 27,7°C há pouco. Muito calor em todo o sul com chance de mais quebra de recordes hoje!

Link to comment
Share on other sites

CFS segue projetando próxima semana muito quente em todo o Centro-Sul do país

 

 

AleMlNfqp4sv8qPxnpIOnxZon3zLPJbjMrQFB0kkqSZQ.thumb.jpg.1262d2cc156953b8bbfbf8ad40038c3f.jpg

 

Porém segue firme e forte numa significativa incursão de ar frio no final do mês!

 

AvVUV0-4y7D3VGUPMqc4EW-xDmqYEPktDBWKvd7IMGyB.thumb.jpg.e2eda9b42e74f2a895a85a93d01514c6.jpg

 

CFS aposta em sistema frontal estacionário sobre SP-RJ no final do mês... Sinal que abril deverá ter alguma água boa ainda!

 

AkO-_IJ21pIs18_W2wUS0wQAn7NOGlZ3QrOdd82u-i4k.thumb.jpg.2ac698b29fd052bd0495c2d6c73e9ff4.jpg

 

 

By Rodolfo

Link to comment
Share on other sites

Média provisória de Curitiba até o dia 8

Com base na normal 81/10

 

INMET AUT

 

Mínimas: 18,2° (+3,7)

 

Máximas: 29,3° (+5,5)

 

SIMEPAR

 

Mínimas: 17,7° (+3,2)

 

Máximas: 30,1° (+6,3)

 

 

Abril mais quente do histórico:

 

2002

 

Mínimas: 16,9°C (+2,4)

 

Máximas: 26,3°C (+2,5)

 

Abril mais frio:

 

1968

 

Mínimas: 10,1° (-4,4)

 

Máximas: 22,0 (-1,8)

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé Reserva 6,9°C - 27,2°C

 

Pousada Cantinho do Verde Itamonte 6,0°C - 27,5°C

 

Como explicar a estação do bairro reserva com máxima menor que no Cantinho?

 

400 metros mais alto e não está numa baixada boa como a do Reserva...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé Reserva 6,9°C - 27,2°C

 

Pousada Cantinho do Verde Itamonte 6,0°C - 27,5°C

 

Como explicar a estação do bairro reserva com máxima menor que no Cantinho?

 

 

Aqui ficou cheio de nuvens a tarde toda ontem e la limpo ... isso explica

 

A Davis do observatorio nacional em Braopolis em um pico , deu maxima de 26,7°C ontem isso a 1870m de altitude !

 

E o que falar da estação de Tramonto em Campos do Jordão com 29,9°C ? :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Vários comentários de abril de 2002 ter sido um dos mais quentes.

 

Aqui na região Noroeste do Rio de Janeiro, abril de 2002 teve a 3ª maior média máxima na convencional de Itaperuna-RJ com 33,2ºC.

Em cidades da Zona da Mata e aqui no Noroeste do Rio abril foi o mais seco em dezenas de anos, as chuvas ficaram em 0,0 mm.

Link to comment
Share on other sites

Aqui ficou cheio de nuvens a tarde toda ontem e la limpo ... isso explica

 

A Davis do observatorio nacional em Braopolis em um pico , deu maxima de 26,7°C ontem isso a 1870m de altitude !

 

E o que falar da estação de Tramonto em Campos do Jordão com 29,9°C ? :laugh:

 

Pensei que tinha ficado com céu limpo em toda a mantiqueira ontem.

 

De qualquer jeito, eu acho que o problema de superaquecimento pode ser mais comum do que a gente pensa nessas estações amadoras, e o fenômeno talvez fique mais evidente em estação de montanha, que recebe mais radiação solar.

Link to comment
Share on other sites

Frost, já reparei que na estação do Cantinho do Verde no gráfico de radiação solar, nos dias com nuvens e sol, a radiação chega 600,700 watts/m/quadrado, de repente despenca para 100, 150 watts/m/quadrado,sobe de novo a 600, fica nesse sobe e desce parte da manhã e tarde.

Consulte outros dias de abril e março repare no gráfico de radiação solar.

No gráfico de ontem a radiação solar formou um arco da manhã até a tarde sem o sobe e desce.

Acho que é isso, muita radiação, elevando de repente a máxima uns décimos acima do real.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Frost, já reparei que na estação do Cantinho do Verde no gráfico de radiação solar, nos dias com nuvens e sol, a radiação chega 600,700 watts/m/quadrado, de repente despenca para 100, 150 watts/m/quadrado,sobe de novo a 600, fica nesse sobe e desce parte da manhã e tarde.

Consulte outros dias de abril e março repare no gráfico de radiação solar.

No gráfico de ontem a radiação solar formou um arco da manhã até a tarde sem o sobe e desce.

Acho que é isso, muita radiação, elevando de repente a máxima uns décimos acima do real.

 

O registro na estação de tramonto só vai de encontro com o que eu falei...

Como uma estação quase 100 metros mais alta registra uma temperatura quase 3 graus mais alta do que a outra na baixada?

 

OBS: wow, estação nova? ando meio desligado

 

Como bem o Renan disse ontem na propria VUE vem especificado que em alta radiação ela poder aquecer 1°C , o que eu acho super normal , Gonçalves teve maxima mais alta que o cantinho com altitudes parecidas ... E o que me chamou mais a atençao foi na estaçao do observatorio a 1870m dar quase 27°C ontem , o que indica que na estação do cantinho são altas as chances dela estar bem calibrada e correta , e tambem voces não repararam no vento la quase 0 o que ajuda a aquecer mais ainda , compare com as outras que vão ver como tudo ta correto , olha pra uma só não da criterios

 

1111.jpg.1614efc6de8fa3ad3e08e17ecd421fbb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.