Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

As 10 cidades mais frias em SC as 1:00h da manhã:

 

-3,3°C Urupema(Centro)

-1,7°C Água Doce(Villagio Grando)

-1,7°C São Joaquim(Vacas Gordas)

-1,4°C Ponte Alta do Norte

-1,3°C Bom Jardim da Serra(Morro da Igreja)

-0,7°C Monte Carlo

-0,7°C Painel

-0,6°C Otacílio Costa

-0,6°C Fraiburgo

-0,3°C Ponte Serrada

 

Aqui em Indaial estagnou nos 8°C e não cai mais.

O céu está limpo e estrelado e não há nada de vento.

No geral achei que teríamos uma queda mais acentuada, mas estagnou em todos os locais.

 

Acho que Urupema deve ir a -4,x° no máximo e as demais devem ficar entre -1,5° / -2,5°

Por aqui nada de sub-5, acho que com sorte deve ficar entre 6,5° / 7,5°

 

Boa noite a todos e até o amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

As 10 cidades mais fria as 2:00h da manhã em SC:

-3,6°C Urupema(Centro)

-1,7°C Ponte Alta do Norte

-1,4°C São Joaquim(Vacas Gordas)

-1,2°C Otacílio Costa

-1,1°C Painel

-1,1°C Bom Jardim da Serra(Morro da Igreja)

-0,8°C Água Doce(Villagio Grando)

-0,7°C Ponte Serrada

-0,7°C Monte Carlo

-0,7°C Lebon Régis

 

Indaial faz 7,5°C

Link to comment
Share on other sites

 

 

No norte do Paraná, no dia 16 de Setembro de 1975 começou um vento frio que se transformou em gelado o que ocasionou a geada negra, que simplesmente dizimou a cultura cafeeira do estado.

 

Que geada foi essa de 16/09/1975, Melo? Desconheço qualquer evento histórico nesta data, só no dia 18 de Julho mesmo.

Neste dia 16 de Setembro a mínima foi de 16,2°C em Maringá e 17,5°C em Londrina.

 

Tens razão, Vinícus!

 

Foi o mesmíssimo evento iniciado em 18 de Julho de 1975.

 

Aí vai o link com uma reportagem especial da Gazeta do Povo, mas recomendo muito o documentário que postei antes. É uma obra-prima.

 

O dia antes do fim

Manhã gelada de 18 de julho de 1975 alterou em definitivo a economia, a geografia e a cultura do estado do Paraná

 

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/40-anos-da-geada-negra/o-dia-antes-do-fim-0cq6bwgyf403z8w3q8e5k6ow5

Link to comment
Share on other sites

Bom demais, um frio histórico para um mês de abril tomou conta do Sul do Brasil nos últimos dias e as chuvas voltaram desde a tarde de quinta para minha região Noroeste do Rio,sul do Espírito Santo, Zona da Mata mineira(parte), chove sem parar aqui, que continue mais até o sábado, foram 31 dias sem chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Uma coleção de mínimas negativas na madrugada/manhã de hoje em Santa Catarina e algumas estações do Rio Grande do Sul.

 

Histórica foi a mínima de Soledade/bairro Farroupilha que registrou -1,1ºC,ficando 0,1ºC menor do que a mínima registrada na antiga estação Soledade do Instituto Coussirat gaúcho, que foi de -1,0ºC em abril de 1939.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas notáveis no RS e SC, no dia 29/4/2016

 

São José dos Ausentes /RS (PWS) = -2,6 ºC

Soledade (B. Farroupilha)/RS = -1,1ºC

 

Água Doce (Dsoares)/SC = -1,7ºC

Vacas Gordas (Uribici)/SC = -2,2ºC

BJ Serra (Faz Sta Rita)/SC = -1,9ºC

Urupema/SC = -4,0ºC

São Joaquim/SC = -1,4ºC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em SC a despeito dos recordes, poderíamos ter tido marcas ainda menores. Não fosse a entrada de nebulosidade no meio da madrugada, o que fez a temperatura subir no meio da madrugada na maioria das estações.

 

Sobre as rodagens:

 

- Já para este final de semana um novo reforço deve chegar com tudo entre a noite de hoje e a madrugada de quinta.

 

- Tanto o Europeu como o GFS vem intensificando a espessura e o frio em altura. Sendo notável desde a 12Z de ontem até a 00Z de hoje.

 

- Com frio em altura e um fraco cavado e altos níveis que deve trazer alguma instabilidade no amanhecer/meio dia de sábado. O que deixa o cenário aberto para não se descartar alguma precipitação invernal nos pontos mais altos da serra geral na passagem das instabilidades, caso tenham potencial para provocar alguma precipitação sobre a borda da serra.

 

- O sábado deve ser muito gelado e o amanhecer de domingo deve registrar as menores marcas do ano. Possibilidade de geada também na região metropolitana de Curitiba no domingo.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui decepcionou, novamente a MM atacou durante a madrugada. De nenhuma bateríamos nosso recorde.

 

Urupema foi -4,06°C, recorde. Bom Jardim da Serra foi a -2,57°C, recorde. Recorde em Campos Novos foi a -1°C. Destaque para a Serra Dona Francisca que teve excelentes 0,7°C.

 

-4,06°C - Urupema

-2,57°C - Bom Jardim da Serra

-2,2°C - Urubici

-1,97°C - Ponte Alta do Norte

-1,7°C - Água Doce

-1,63°C - Otacílio Costa

-1,62°C - São Joaquim

-1,32°C - Lages

-1,21°C - Monte Carlo

-1°C - Fraiburgo

-1°C - Campos Novos

-0,84°C - Campo Belo do Sul

-0,79°C - Vargem

-0,77°C - Ponte Serrada

-0,5°C - Caçador

-0,48°C - Brunópolis

-0,32°C - Lebon Régis

-0,12°C - Painel

-0,04°C - Rio das Antas

 

Negativas registradas em pelo menos 19 cidades. Digno de inverno!

Link to comment
Share on other sites

Esse estagnamento foi decepcionante, mas não me surpreendeu, o europeu indicava nebulosidade desde o início da noite e ela veio só mais tarde, ou seja, estamos no lucro.

 

Mínima de 6.1ºC, apenas 0.8º a menos do que eu registrava às 23h. Alertablu registrou 8.7 e Indaial bateu a mínima do evento de 12/09 com 7.5 (contra os 7.8 da data)

 

Tem uma névoa fraca encobrindo o céu agora de manhã, pode ser que estanque as máximas, espero que pra isso ao menos ela nos sirva :mosking:

 

A maior surpresa da noite de ontem é o resfriamento brutal que ocorreu entre as 17h e as 17:30h, a temperatura despencou pra 12ºC antes do início da noite, mostrando todo o poder do ar seco polar

 

Essa MP é realmente mais poderosa do que o esperado pelos modelos... pena que a nebulosidade e os ventos não têm ajudado a ninguém

Link to comment
Share on other sites

Nova mínima recorde para abril nos meus dados: 7,4°!! O INMET cravou 7,0°.

 

Confesso que fiquei decepcionado pela mínima. Esperava ao menos 6°. POA destoou um pouco do interior, ao contrário de ontem. Mas parece que tivemos nebulosidade à noite. Em compensação agora não está esquentando e faz 10,8° com 76%.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal. Sou Rafael Bernardino, fundador da MeteoFloripa, e hoje com o nome Conexão GeoClima. Tivemos uma geada bem fraca aqui no bairro Capoeiras, lado continental de Florianópolis. Segue algumas imagens:

 

naI5S9T.jpg

 

6WTdpy.jpg

 

wSCS2Fj.jpg

 

 

Fiz essas fotos por volta das 05h30 da manhã. Segundo informações da minha mãe, por volta das 06h50 e 07h30, o terreno aqui de casa estava ainda mais branco do que eu tinha registrado.

 

É interessante ressaltar, que neste momento havia temperatura de 6.9ºC no Aeroclube de Floripa, além de 11/12ºC na estação do InMet. Eu moro em uma "baixada" do bairro.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal,

 

Juiz de Fora se encaminha para registrar a tarde mais fria de sempre para o mês de Abril. Lembrando a todos que a mais fria já registrada foi em Abril/2004, com 15,2C. Acontece que a temperatura está estagnada entre 13C e 14C desde o início da manhã, e tudo indica que continuará assim ao longo da tarde. Está chovendo e segue bem frio para o horário.

Link to comment
Share on other sites

Manaus com 23 graus e rajadas de Sul no momento, já deve ter gente andando de casaco por lá :mosking:

 

Impressionante! Será efeito do ar frio polar que chegou a Amazônia? Me parece que sim!

 

Ontem a cidade de Letícia, na Colômbia, divisa com Benjamin Constant - AM, a 4 de latitude sul, teve mínima de 18oC e máxima de 20oC!

Link to comment
Share on other sites

Manhã nublada em boa parte do estado de São Paulo, e chuva fraca na metade norte. A madrugada foi novamente gelada devido ao céu limpo, e tive mínima de 9,7°C. Por volta das 8:30 ficou totalmente nublado e a temperatura estagnou. Faz 15,5°C neste momento e chove fraco. Em toda a faixa central, oeste e norte o dia deve continuar assim, nublado e muito frio para os padrões de abril.

 

JjQmZYu.gif

 

Algumas cidades nas regiões de Ribeirão Preto e Barretos estão com viés de queda de temperatura neste momento. Faz 16,4°C em Altinópolis e 16,7°C em Batatais. Em Borborema faz 15,7°C.

Link to comment
Share on other sites

As nuvens podem ter atrapalhado um pouco o resfriamento noturno, mas em compensação poderá garantir uma tarde MUITO fria para abril! Aqui em POA está nublado e faz apenas 12,7° com 69%. Venta fraco de O a 4,8 km/h. Assim não passaremos dos 14°, e eu terei a menor ou segunda menor máxima dos meus registros para o mês desde 1996!! Com a mínima recorde, será certamente o dia mais frio que já vi em abril até hoje. :good2:

Link to comment
Share on other sites

As nuvens podem ter atrapalhado um pouco o resfriamento noturno, mas em compensação poderá garantir uma tarde MUITO fria para abril! Aqui em POA está nublado e faz apenas 12,7° com 69%. Venta fraco de O a 4,8 km/h. Assim não passaremos dos 14°, e eu terei a menor ou segunda menor máxima dos meus registros para o mês desde 1996!! Com a mínima recorde, será certamente o dia mais frio que já vi em abril até hoje. :good2:

Exatamente o mesmo que ocorre por aqui, a nebulosidade tem predominado e no centro a temperatura ainda não passou dos 16ºC

 

Frio delicioso

Link to comment
Share on other sites

Manaus com 23 graus e rajadas de Sul no momento, já deve ter gente andando de casaco por lá :mosking:

 

Impressionante! Será efeito do ar frio polar que chegou a Amazônia? Me parece que sim!

 

Ontem a cidade de Letícia, na Colômbia, divisa com Benjamin Constant - AM, a 4 de latitude sul, teve mínima de 18oC e máxima de 20oC!

 

Muito provavelmente já que tem cidades mais ao norte com efeitos do ar polar!

 

São Gabriel da Cachoeira-AM, na Linha do Equador, com 21,6ºC ao meio dia :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos do Amazonas e Roraima ao meio dia

 

https://i.gyazo.com/42d26baa0e743b80b5f850832028b6ee.png

 

Friagem chegou a Boa Vista?? :shok:

A automática registra chuva desde 1h da madrugada.

 

Marcava 24,6°C ao meio-dia.

 

Provavelmente, deverão ter máxima invertida: 27,7°C na automática a 0h UTC (21h de ontem).

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, a manhã começou molhada e garoenta.

 

Depois, céu encoberto e tempo seco, que prevalece no momento aqui na zona norte.

 

Por enquanto, a máxima na automática do Mirante é 16,3°C.

Mínima de 11,8°C na convencional.

 

O GFS indicava avanço de nebulosidade para hoje em boa parte de centro-sul.

Achei que poderia ser algum erro. :mosking:

Pelas mensagens postadas hoje, estava certo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.