Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

Não sendo muito científico, a minha esperança é de que tenhamos um inverno bom ou com ondas de frio marcantes. Nos anos 90 e 2000 recordo-me de invernos bem atrasados com potentes ondas de frio, como foi 1994 e 2000. Em 2007 tivemos calor intenso mesmo no final de março, e um início de abril quente. Em 2013 não foi quente, mas o frio intenso demorou para chegar, vindo só em julho.

 

Digo isso porque até o dia de hoje minha menor temperatura até agora neste 2016 foi de ELEVADÍSSIMOS 17,2° lá em 3 de março. Não tenho certeza, mas creio que este seja a maior mínima que já registrei desde 1996 do início do ano até 5 de abril. A falta de frio é ABSOLUTA até o momento, ao menos nas terras baixas do Sul, com exceção da Campanha.

 

Agora deliciosos 32,3° com 62%. A nebulosidade está aumentando e segurando o aquecimento.

 

Do jeito que tá, o que vier é lucro.

Vendo as temperaturas no resto do RS, SC e PR, me sinto um privilegiado. Temos 21,3 graus e 12 mm acumulados hoje. Ontem foram 41 mm acumulados. Somando os 31 mm de sábado, já temos 84 mm. Creio que fecha a semana passando os 200 mm.

 

É Dable, vc é o verdadeiro reclamão de barriga cheia.

 

Teus dias ai tem tido máximas entre 21/22... Isso tem sido as minhas mínimas por aqui, quando não ficam entre 23/24 como tem acontecido nos últimos dias e máximas superiores a 30 todo dia... É isso já vem acontecendo a uns 10 dias aproximadamente.

 

Podemos trocar, quer ? :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

É Dable, vc é o verdadeiro reclamão de barriga cheia.

 

Teus dias ai tem tido máximas entre 21/22... Isso tem sido as minhas mínimas por aqui, quando não ficam entre 23/24 como tem acontecido nos últimos dias e máximas superiores a 30 todo dia... É isso já vem acontecendo a uns 10 dias aproximadamente.

 

Podemos trocar, quer ? :laugh: :laugh:

 

Não, obrigado, prefiro como está, hehehe :laugh:

O quadro na região sul é deprimente, não posso reclamar mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Tempo está incrivelmente maluco por aqui hoje, com variações grandes de temperatura à medida em que entra nuvem, sai nuvem...está constantemente balançando a temperatura entre 28,9C (máxima do dia) até 24,5C. Pelo menos hoje está bem típico de início de Abril. A mínima também foi amena, de 17,1C.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, eu enfatizo dois pontos trazidos pelo Diego magistralmente da seguinte forma:

 

1- meio grau de latitude a mais. It really counts… é a diferença entre Passo Fundo e Soledade, entre Pelotas e Arroio Grande, entre Guaíba e Camaquã, entre Livramento e Rosário do Sul, entre São José dos Pinhais e a Serra de Dona Francisca, entre Apiaí e São Paulo, etc.

 

2- o relevo de Herval é acidentadíssimo. Quem está na cidade desavisado não duvidaria que pudesse ser o planalto catarinense. É todo dobrado o terreno. A zona norte da cidade onde se encontra a estação é ímpar.

 

Na minha visão Herval tem o inverno mais frio do RS. Veremos.

 

 

Nunca. Alias a cidade da zona sul mais fria do estado é Pinheiro Machado - RS.

 

Não querendo ser chato, mas...

 

Tens alguma estação lá que mostre claramente isso ? Esta é uma afirmação com muita convicção.

 

Necessitarias por uma estação lá e fazer um comparativo com a estação que o diego e o Bruno botaram lá.

 

Pinheiro Machado X Herval.

 

Acho que se fosse o Diegão teria optado e aconselhado a por lá. Ele é o Bruno acho que são os que têm mais Pws particulares e devem saber qual local e mais propício para um extremo mais acentuado.

 

Obs: não precisa vir com 5 pedras nas mãos, e apenas um questionamento. :hi:

 

 

Olha a diferença entre Pinheiro Machado e Herval é de quase 200 metros de altitude, para uma distancia em linha reta ínfima.

 

Ele diz que Herval está mais propensa a picos de temperatura por causa do relevo acidentado da cidade, diga-se de passagem tanto para baixo como para cima. Mas mesmo que isso seja uma verdade não podemos afirmar que Herval seja mais frio que Pinheiro Machado.

 

Muito pelo contrário tudo indica que em uma média anual Pinheiro Machado é sim mais frio que Herval e qualquer outra cidade da zona sul do RS, até a consultoria Climatempo sabe disso. Veja no site a projeção que eles colocam para Herval e para Pinheiro Machado na previsão do tempo.

 

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/1621/herval-rs

 

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/4477/pinheiromachado-rs

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa, tenho quase certeza que Pinheiro Machado tem média anual mais baixa que Herval. Aliás, tenho certeza que terá.

 

Meu ponto é sobre o inverno. Nessa estação pequenos km ao sul são uma gande vantagem em um cenário brasileiro em que é um parto termos frio avançando. Isso sem falar na proteção que os morros ao norte de Herval exercem sobre a zona norte da cidade. No verão temos todo estado dominado por ar quente, e o que conta é a altitude para a amaenizar. Latitude em nada conta, tanto que o recorde de calor do RS é de Jaguarão, extremo sul do Estado. Porém, no inverno a coisa muda de figura. Tanto é verdade que essa mesma Jaguarão tem média de julho mais fria que Caxias, e Santa Vitória do Palmar bate Canela.

 

Tenho uma teoria de que, EM JULHO, exclusivamente EM JULHO, ganhamos 1 grau de latitude a cada 180 metros de altitude a mais. Ou seja: um local ao nível do mar no paralelo 30S tem e mesma média de julho de um local ao no paralelo 29S e com 180 metros de altitude, mantidas as outras variáveis iguais (distância pro mar, vegetacao, urbanização e formato do relevo). Exemplos: São José dos Pinhais (900 metros) tem média de julho igual a de Camaquã (nível do Mar). São Francisco de Paula (900 metros) tem média de julho igual a de Rocha no Uruguay (nível do Mar), etc.

 

Tendo em vista que a estação do Herval está nos 260 metros e tem meio grau de latitude a mais, teríamos que ter um local com relevo semelhante em Pinheiro Machado com altitude de 350 metros e com morros de 470 metros ao norte da estacao. Se tivesse isso, estaríamos "even". Ambas as cidades. Como não há, creio que a estação de Herval trará médias de julho e JJA mais baixad que Canguçu/Pinheiro Machado.

Link to comment
Share on other sites

hedsgpa, seu cartesianismo me impressiona as vezes.

 

E quando você diz: "Mas mesmo que isso seja uma verdade não podemos afirmar que Herval seja mais frio que Pinheiro Machado." Não é exatamente o que você garganteia, só que ao contrário? Você é pródigo em afirmar que Pinheiro Machado é mais fria sem ter provas.

 

Eu já te disse: uma estação em um local comum de Pinheiro Machado é IGUAL ao topo de Canguçu, se este não é ainda mais frio que PM.

 

Agora, se você se coçar, conseguir algum contato com alguém de Pinheiro Machado que encontre uma baixada que justifique o potencial escondido de Pinheiro, eu dou o braço a torcer. Do contrário, reveja seu conceito.

Link to comment
Share on other sites

hedsgpa, seu cartesianismo me impressiona as vezes.

 

E quando você diz: "Mas mesmo que isso seja uma verdade não podemos afirmar que Herval seja mais frio que Pinheiro Machado." Não é exatamente o que você garganteia, só que ao contrário? Você é pródigo em afirmar que Pinheiro Machado é mais fria sem ter provas.

 

Eu já te disse: uma estação em um local comum de Pinheiro Machado é IGUAL ao topo de Canguçu, se este não é ainda mais frio que PM.

 

Agora, se você se coçar, conseguir algum contato com alguém de Pinheiro Machado que encontre uma baixada que justifique o potencial escondido de Pinheiro, eu dou o braço a torcer. Do contrário, reveja seu conceito.

 

Eu fico intrigado com essas afirmações do hedsgpa quando se trata de Porto Alegre e Pinheiro Machado, parece algum tipo de fixação que transcende fatos, provas e argumentos consistentes. Creio que tenha a ver com emoção, paixão... As mesmas que norteiam algumas pessoas e suas convicções políticas nesses tempos atuais.

Link to comment
Share on other sites

Diego, o relevo de Canguçu é muito mais empolgante que o de Pinheiro Machado. Enquanto essa última é um planalto de 450 metros, Canguçu, área urbana, oscila entre 350 e 490 metros, sendo boa parte da área central da cidade uma baixada de 350 metros rodeada por elevações que ficam entre 420 e 490 metros.

Link to comment
Share on other sites

hedsgpa, seu cartesianismo me impressiona as vezes.

 

E quando você diz: "Mas mesmo que isso seja uma verdade não podemos afirmar que Herval seja mais frio que Pinheiro Machado." Não é exatamente o que você garganteia, só que ao contrário? Você é pródigo em afirmar que Pinheiro Machado é mais fria sem ter provas.

 

Eu já te disse: uma estação em um local comum de Pinheiro Machado é IGUAL ao topo de Canguçu, se este não é ainda mais frio que PM.

 

Agora, se você se coçar, conseguir algum contato com alguém de Pinheiro Machado que encontre uma baixada que justifique o potencial escondido de Pinheiro, eu dou o braço a torcer. Do contrário, reveja seu conceito.

 

Eu fico intrigado com essas afirmações do hedsgpa quando se trata de Porto Alegre e Pinheiro Machado, parece algum tipo de fixação que transcende fatos, provas e argumentos consistentes. Creio que tenha a ver com emoção, paixão... As mesmas que norteiam algumas pessoas e suas convicções políticas nesses tempos atuais.

 

Exato, eu particularmente acho que a cidade de Ponte Serrada no oeste catarinense tenha baixadas para bater de igual pra igual com São Joaquim, Bom Jardim, Urubici... Quiçá Urupema... Isso em fortes incursões polares é claro.

 

Mas enquanto eu não conseguir por uma estação lá pra provar isso, eu não fico afirmando coisas como ''Ponte Serrada é mais fria que as cidades do planalto sul''

 

Hedsgpa você não tem algum contato ou amigo que tenha disponibilidade para instalar uma estação em algum local que você considere frio em Pinheiro Machado ?

 

Assim acabaria de vez com qualquer discussão, teríamos dados para confrontar

Link to comment
Share on other sites

Tempo está incrivelmente maluco por aqui hoje, com variações grandes de temperatura à medida em que entra nuvem, sai nuvem...está constantemente balançando a temperatura entre 28,9C (máxima do dia) até 24,5C. Pelo menos hoje está bem típico de início de Abril. A mínima também foi amena, de 17,1C.

Como eu disse ontem, nada de mínimas expressivas em Sampa, mesmo com céu limpo na maior parte da noite/madrugada.

 

Algumas mínimas de hoje:

- CGE-São Mateus: 16,4°C

- CGE-Capela do Socorro: 17,0°C

- IAG: 17,4°C

- Mirante (Conv.): 18,8°C

 

Em Barueri (Aut. INMET): 18,4°C

 

-------------

 

Como disse o Rodolfo, poderemos sim é encostar no recorde absoluto de máxima para abril no Mirante, que é 33,4°C registrados em 02/04/1999.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos. Choveu forte no fim da noite de ontem e madrugada de hoje com alguns raios e trovões aqui em Pombal, no sertão paraibano. Foram acumulados 28,4 mm. Isso nas previsões do GFS seria um Distúrbio de Leste?

 

(http://www.tropicaltidbits.com/analysis/models/?model=gfs&region=samer&pkg=z500_vort&runtime=2016040506&fh=6&xpos=0&ypos=728)

(http://www.tropicaltidbits.com/analysis/models/?model=gfs&region=samer&pkg=T850&runtime=2016040506&fh=6&xpos=0&ypos=728)

Acredito que seja. O mapa de precipitação mostra muita chuva no litoral e pouquíssima no interior (provavelmente garoas causadas pelos "restos" dos distúrbios), coisa típica dos distúrbios.

 

5a4e89c4355ff_GFS-OndasdeLeste.thumb.png.8caee07d5f36048d6a1765778ed56575.png

 

O início das ondas de leste geralmente indica o fim da estação das chuvas no interior.

Link to comment
Share on other sites

Ontem fomos de 20° C a 30,8° C.

 

À noite fomos agraciados com as frescas rajadas do sudeste, foi muito bom. Mas...

 

20,1° de mínima hoje não foi nada surpreendente. Também, com aquela ventania toda...

 

29,5° C às 17 horas. E já temos de volta o vento sudeste, só que mais fraco do que ontem no mesmo horário.

Link to comment
Share on other sites

Bom o fato é que essa estação do CTG está muito parecida com a Chácara Bubols.

 

Hoje:

 

Bubols: 19,6/23,8

CTG: 19,2/24,1

 

Hoje conseguiu ser um décimo mais fria, mas ontem e Domingo a Bubols foi mais fria. Sinceramente acho difícil grande diferença entre duas. A Bubols ainda tem se mostrado mais ventosa. Médias parecidas, talvez com esta do CTG tendo uma amplitude maior. Mas de média final acho bem improvável grande diferença.

Link to comment
Share on other sites

Bom o fato é que essa estação do CTG está muito parecida com a Chácara Bubols.

 

Hoje:

 

Bubols: 19,6/23,8

CTG: 19,2/24,1

 

Hoje conseguiu ser um décimo mais fria, mas ontem e Domingo a Bubols foi mais fria. Sinceramente acho difícil grande diferença entre duas. A Bubols ainda tem se mostrado mais ventosa. Médias parecidas, talvez com esta do CTG tendo uma amplitude maior. Mas de média final acho bem improvável grande diferença.

 

Moretão, com tempo encoberto/chuviscando todos os dias continuará sendo assim. Com esse tempo o relevo é irrelevante. Esse panorama só vai mudar na semana que vem...

Link to comment
Share on other sites

Como o william disse, hoje tivemos a temperatura mais baixa em algumas estações da mantiqueira, inclusive nas dele, em especial para mim o cantinho, quebrando seu recorde de 6,1c de 22 de janeiro,foi um reocorde quebrado com 0,1c a menos, mas ja foi alguma coisa! no momento 11,6c la, boa noite a todos!

Link to comment
Share on other sites

hedsgpa, seu cartesianismo me impressiona as vezes.

 

E quando você diz: "Mas mesmo que isso seja uma verdade não podemos afirmar que Herval seja mais frio que Pinheiro Machado." Não é exatamente o que você garganteia, só que ao contrário? Você é pródigo em afirmar que Pinheiro Machado é mais fria sem ter provas.

 

Eu já te disse: uma estação em um local comum de Pinheiro Machado é IGUAL ao topo de Canguçu, se este não é ainda mais frio que PM.

 

Agora, se você se coçar, conseguir algum contato com alguém de Pinheiro Machado que encontre uma baixada que justifique o potencial escondido de Pinheiro, eu dou o braço a torcer. Do contrário, reveja seu conceito.

 

Eu fico intrigado com essas afirmações do hedsgpa quando se trata de Porto Alegre e Pinheiro Machado, parece algum tipo de fixação que transcende fatos, provas e argumentos consistentes. Creio que tenha a ver com emoção, paixão... As mesmas que norteiam algumas pessoas e suas convicções políticas nesses tempos atuais.

 

Exato, eu particularmente acho que a cidade de Ponte Serrada no oeste catarinense tenha baixadas para bater de igual pra igual com São Joaquim, Bom Jardim, Urubici... Quiçá Urupema... Isso em fortes incursões polares é claro.

 

Mas enquanto eu não conseguir por uma estação lá pra provar isso, eu não fico afirmando coisas como ''Ponte Serrada é mais fria que as cidades do planalto sul''

 

Hedsgpa você não tem algum contato ou amigo que tenha disponibilidade para instalar uma estação em algum local que você considere frio em Pinheiro Machado ?

 

Assim acabaria de vez com qualquer discussão, teríamos dados para confrontar

 

 

Conheço bem as 3 cidades. Herval, Pinheiro Machado e Canguçu e sei que PM é a mais fria. Claro não tenho como provar, mais acho que os fatos geográficos falem por sim.

 

De todo modo vale a observação em todas elas.

Link to comment
Share on other sites

hedsgpa, seu cartesianismo me impressiona as vezes.

 

E quando você diz: "Mas mesmo que isso seja uma verdade não podemos afirmar que Herval seja mais frio que Pinheiro Machado." Não é exatamente o que você garganteia, só que ao contrário? Você é pródigo em afirmar que Pinheiro Machado é mais fria sem ter provas.

 

Eu já te disse: uma estação em um local comum de Pinheiro Machado é IGUAL ao topo de Canguçu, se este não é ainda mais frio que PM.

 

Agora, se você se coçar, conseguir algum contato com alguém de Pinheiro Machado que encontre uma baixada que justifique o potencial escondido de Pinheiro, eu dou o braço a torcer. Do contrário, reveja seu conceito.

 

Eu fico intrigado com essas afirmações do hedsgpa quando se trata de Porto Alegre e Pinheiro Machado, parece algum tipo de fixação que transcende fatos, provas e argumentos consistentes. Creio que tenha a ver com emoção, paixão... As mesmas que norteiam algumas pessoas e suas convicções políticas nesses tempos atuais.

 

 

Não tem paixão alguma. Alias sem tem é por tua parte, que se sente ofendido por eu ter tido que nos últimos os invernos em POA (LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO MAXIMAS, APENAS MÁXIMAS) tem sido mais interessantes que aqui em Curitiba.

 

Implicou comigo por causa disso, e o que eu digo sobre POA tem comprovação sim diferente deste caso de PM. Basta acessar os dados do INMET e ver que em diversos anos recentes a média das máximas no inverno tem sido igual, ou inferior em POA, apesar de não ser a normal climatológica da cidade ou seja o movido a paixão aqui é você.

Link to comment
Share on other sites

18Z do GFS tirou o pequeno refresco que dava pra semana que vem. Em compensação, aumentou o volume de chuva, prevendo 300 mm para os próximos 9 dias. Somando esse valor com os 84 mm que já choveu desde sábado, teríamos praticamente 400 mm em 10 dias.

Acho que frio, só em maio. Tá visto que abril vai ser o mês da chuva.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, com tempo encoberto/chuviscando todos os dias continuará sendo assim. Com esse tempo o relevo é irrelevante. Esse panorama só vai mudar na semana que vem...

 

Mas é que tá muito perto, muito pouca diferença, perto demais! Eu fiz esta comparação com algumas estações "frias" e "quentes" do vale do Itajaí em dias nublados. Talvez não tenha nada a ver.

 

Hoje arriscaria dizer que com tempo seco terás próximo de 1°C a menos na estação nova em noites secas, e parece que as máximas serão mais altas. Na média final acho difícil grande diferença! Mas vamos aguardar é claro, pois tudo pode mudar!

 

--

 

Renan não era hoje que teríamos recordes. Amanhã é que começa a ter alguma chance em algumas áreas, mas especialmente quinta e sexta na maior parte do Estado.

 

Aqui no Vale do Itajaí, em Indaial, achei uma marca de 36°C no dia 17/04/2002. Portanto, bem difícil de ser batido. Ainda tenho em outro arquivo um marca de 37,2°C no dia 11 porém este valor não aparece no BDMEP. Em Blumenau tem máxima de 36,4°C e Brusque de 35,6°C. Resta aguardar!

 

Resumo do dia: Dia foi comum de final de Fevereiro ou do começo da primeira quinzena de Março com predomínio do sol. Máximas de 31°C. Agora 24°C ainda! :heat:

 

Às 20 horas:

 

-São Luiz Gonzaga com 28,8°C e PoA com 28°C era as cidades mais quentes (estações oficiais) do sul.

-Urupema 14,26°C e Painel 17,16°C eram as mais frias.

Link to comment
Share on other sites

hoje realmente dá p relembrar as noites abafadas de fevereiro.

 

Fazem 6 meses que faço o uso do ar condicionado aqui para dormir, em outubro e novembro foram poucos dias que usei, já em dezembro inverteu foram poucos os dias que não precisei de ar condicionado, em janeiro e fevereiro todos os dias precisei de ar, em março houveram alguns dias que não teve necessidade de usar e agora em Abril, ao menos nesses primeiros dias, estou usando constantemente de novo diante as madrugadas abafadas.

Link to comment
Share on other sites

William,

acompanho diariamente o weatherlink da estação PNI/Marcão, reparei que a temperatura máxima interna na sala do Posto Marcão é registrada entre 8 h 25 e 8 h 50 min da manhã, faz mais de 30 dias de máximas internas nas manhãs.

 

Corrigindo sua informação da manhã, a mínima no PNI/Marcão foi de 3,9ºC ás 7 h 17 no weatherlink.

Link to comment
Share on other sites

hoje realmente dá p relembrar as noites abafadas de fevereiro.

 

Fazem 6 meses que faço o uso do ar condicionado aqui para dormir, em outubro e novembro foram poucos dias que usei, já em dezembro inverteu foram poucos os dias que não precisei de ar condicionado, em janeiro e fevereiro todos os dias precisei de ar, em março houveram alguns dias que não teve necessidade de usar e agora em Abril, ao menos nesses primeiros dias, estou usando constantemente de novo diante as madrugadas abafadas.

O dia de hoje foi dose, e a noite ESTÁ dose! Faz 27,3° com 78% agora!! P.o. em 23,1°, sendo que bateu 24,4° no dia. Minha máxima foi "modesta": 32,7°, mas sem baixar dos 59%. Lembro só de uma noite quente assim em abril, e foi em 1996 (se houve outras, não recordo). Tenho até gravação desta noite: era piá, peguei a câmera e fui na rua me divertir com a vizinhança. Antes eu foquei no termômetro Incoterm dá época, e marcava 26,1°.

 

Duas décadas... Deus do céu!!!

Link to comment
Share on other sites

18Z do GFS tirou o pequeno refresco que dava pra semana que vem. Em compensação, aumentou o volume de chuva, prevendo 300 mm para os próximos 9 dias. Somando esse valor com os 84 mm que já choveu desde sábado, teríamos praticamente 400 mm em 10 dias.

Acho que frio, só em maio. Tá visto que abril vai ser o mês da chuva.

Pelo visto será o mês da chuva para a campanha. Nesse padrão aqui (e no resto do Brasil) será o mês do calor. :negative:

 

O GFS aumentou o bloqueio sobre uma mp de 1034 mb, continua dando instabilidade com a formação de uma baixa e depois o RETORNO do calor!! :negative: :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

18Z do GFS tirou o pequeno refresco que dava pra semana que vem. Em compensação, aumentou o volume de chuva, prevendo 300 mm para os próximos 9 dias. Somando esse valor com os 84 mm que já choveu desde sábado, teríamos praticamente 400 mm em 10 dias.

Acho que frio, só em maio. Tá visto que abril vai ser o mês da chuva.

Pelo visto será o mês da chuva para a campanha. Nesse padrão aqui (e no resto do Brasil) será o mês do calor. :negative:

 

O GFS aumentou o bloqueio sobre uma mp de 1034 mb, continua dando instabilidade com a formação de uma baixa e depois o RETORNO do calor!! :negative: :negative: :negative:

 

Também notei este pequeno DETALHE. O calor retornaria com tudo no final da grade.

Vai acontecer o que achava quase impossível. Abril deste ano vai ser mais quente que abril de 2014 e 2015, e muito mais quente que março deste ano, que foi muito bom.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de fevereiro com sol entre nuvens e umidade muito alta, sempre acima dos 55%. Tive mínima de 20,5C (um pico porque o tempo abriu antes de amanhecer) que não representou muito bem a madrugada e manhã... tive máxima 30,7C em casa.

 

Para quinta-feira a previsão continua apontando aquele calor inclemente com recordes a serem possivelmente batidos.

 

Ansioso pela primeira sub-10 do meu termômetro, mas acho que vai ser só lá em maio do jeito que as coisas andam...

 

O que já notei foi o aumento do movimento por aqui em abril :mosking:

Link to comment
Share on other sites

As nuvens da madrugada deixaram o tempo encoberto e hostil para mínimas mais expressivas, tive calorosos 18,5ºC. Hoje vamos chegar aos 28/29 à tarde.

 

Sei que todos nós estamos ansiosos pelo retorno do frio digno, mas Abril pelo jeito vai ser mesmo uma extensão do verão, devendo o frio aparecer somente no final do mês.

 

- O ECMWF é um SHOW DE HORROR pra MG !

Link to comment
Share on other sites

11 horas e já faz 30°C com muito sol

 

Leandro Puchalski falou na rádio atlântida que amanhã é esperado picos de temperatura entre 36/37° para o norte do estado e vale do itajaí.

 

Acho que vai ter quebra de recorde de temperatura pra abril em algumas cidades.

 

Estou no aguardo dos recordes, afinal recorde de calor é o que mais está tendo após 2013, né...

 

Por aqui, não haverá recordes mas o tempo segue insosso ao extremo. Sol entre nuvens Cumulus, 26,4C

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Pelotas tivemos um forte temporal na madrugada (por volta das 2h), com muitos raios e chuva pesada. Acumulado de 26mm em 30 minutos.

 

Agora a tarde tivemos formação de nevoeiro em pleno meio-dia, com direito a garoa leve e 21,6°C:

 

bC2Hg7o.jpg

 

Agora as 13h30 o nevoeiro já está mais fraco. A temperatura agora é de 22,6°C. Também não estou podendo reclamar muito pois ainda não passamos dos 28°C nesse mês de abril. Um paraíso comparado a maior parte do centro-sul.

Link to comment
Share on other sites

11 horas e já faz 30°C com muito sol

 

Leandro Puchalski falou na rádio atlântida que amanhã é esperado picos de temperatura entre 36/37° para o norte do estado e vale do itajaí.

 

Acho que vai ter quebra de recorde de temperatura pra abril em algumas cidades.

 

Estou no aguardo dos recordes, afinal recorde de calor é o que mais está tendo após 2013, né...

 

Por aqui, não haverá recordes mas o tempo segue insosso ao extremo. Sol entre nuvens Cumulus, 26,4C

 

Por aqui acabei de encostar nos 33°C

 

É, de recordes de calor eu já estou saturado...Naquela brutal onde de calor do inicio de 2014 a estação do Inmet bateu o recorde de 41,2°C (Isso que a estação fica numa área bem arborizada e longe de qualquer ''ilha de calor''). Na mesma ocasião na estação de um amigo que mora no centro bateu 42,1°C

 

Já neste ano e ano passado a dinâmica está sendo a mesma, máximas entre 36/38° (nada que fujo do normal aqui para as terras baixas do vale)

Estou numa torcida muito grande para que neste ou nos próximos invernos a estação quebre o recorde de frio que é de -1,2C° de junho de 2000

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, temos 22,6 graus com chuva fraca, intercalada com pancadas fortes. Um paraíso em comparação com o resto do RS e do Brasil, apesar do forte abafamento.

 

Devias estar aqui no vale pra curtir um 33°C com sessentão de umidade :prankster: :prankster:

 

Ai garanto que tu não ia mais reclamar dos calorão ai da fronteira :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.