Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016

Recommended Posts

As 5 menores temperaturas em SC as 15h:

4,0°C Bom Jardim da Serra(M.I)

5,4°C Urupema(M.T)

7,3°C São Joaquim(Epagri)

7,4°C Tangará

8,8°C Urubici(Mundo Novo)

Aqui vão algumas imagens da região serrana de Rio dos Cedros, município localizado ao norte de Indaial e aproximadamente 35KM de distância daqui.

Um ''oásis'' no meio do calor insuportável aqui do baixo vale, no geral as temperaturas lá são em média 5/6° menores que a região de Indaial/Blumenau.

Belíssima região! Pra galera de $$$ de Blumenau e região deve ser um local bastante aprazível...

Veja que impressionante a nevada de 2013 há apenas 680m de altitude na região dos lagos

neve-rio-dos-cedros.jpg

15402_resize_fixo_576_432.JPG

Edited by Guest

Aqui vão algumas imagens da região serrana de Rio dos Cedros, município localizado ao norte de Indaial e aproximadamente 35KM de distância daqui.

Um ''oásis'' no meio do calor insuportável aqui do baixo vale, no geral as temperaturas lá são em média 5/6° menores que a região de Indaial/Blumenau.

Belíssima região! Pra galera de $$$ de Blumenau e região deve ser um local bastante aprazível...

Sim Caio, exite muita gente da região de Blumenau, Jaraguá do Sul, Timbó, Indaial que tem casas lá.

Mas como você bem deduziu, a maioria das casas tem um alto cu$to.

As mais básicas giram em torno dos 250 mil, as padrões na casa dos 400/500 mil e as cinematográficas perto de 1 milhão.

Mas isso tudo depois de uns 10/15 anos pra cá.

No final da década de 90 você conseguia imóveis nessa região por 80 mil reais.

E as mais emperequetadas em torno dos 200 mil.

Mas os tempos mudam né :prankster: :prankster:

Edited by Guest

5,4°C Urupema(M.T)

7,4°C Tangará

Essa estacao de Tangara fica em montanhas em volta da cidade?Porque a cidade fica a apenas 600 mts de altitude acho impossivel ela competir com Sao Joaquim.

Podemos dizer que o ar frio chegou a influenciar o centro do Amazonas!!

Incrível, né Marcos ?

Como você acha que foi no episódio de Julho/75 lá no AM e PA ?

Foi o episódio em que cravou 0,0° em Vilhena. Não sei muito bem, porque a floresta densa e úmida, cheia de água aquecida, certamente enfraquece mais rapidamente a entrada da mp na medida em que o ar frio avança. Mas no S do AM imagino que uns 5° a menos do que no evento atual chegou a fazer. Não me recordo qual mp, mas acho que a de jul/2013, que trouxe máximas de 20° no S do AM. Imagino que tenha dado uns 8°/12° nas cidades do sul do estado e até 13° no Centro, já que fez 17° em Manaus. Terror total, hehe.

Aqui 16,1° e 50%. Vamos ficar nisso.

Marcão, se não me engano foi o de Julho/2010. Lembro como se fosse hoje da cidade de Epitaciolândia (AC) registrando 13 graus À TARDE.

Naquele evento, houve um super bloqueio no Sudeste e um super impulso do ar frio e das instabilidades para o Norte.

Sei não Deivid, o mês da abril mais quente dos registros foi o de 1973, com média de 23.8ºC, o que deve se manter no posto, mas acho que o segundo lugar está garantido

Pena que a convencional está essa M**** e não tenho dados pra comparar

Caio/Rodolfo/Coutinho/Vinicius.

O que vocês acham a respeito desta possibilidade de neve apontada por alguns modelos para o dia 01/02 ?

Eu não vejo nenhuma possibilidade neste momento, Deivid.

É um forte reforço de fato, mas sem nenhum fator especial que suporte a ocorrência de neve ou até mesmo precipitação. Além do mais o frio é insuficiente.

Deivid, vou me corrigir.

Há uma janela pequena de temperatura propícia a formação de neve no amanhecer de sábado. Mas só temperatura, pois não vejo nenhum modelo indicando precipitação entre 03h e 06h da manhã deste dia. Portanto, se estiver mais seco, como parece o maior consenso, não teremos a ocorrência do fenômeno. Porém, o Mbar é o único que indica alguma precipitação próxima a serra do RS, o que sempre deixa margem para não descartar totalmente uma surpresa e outra de relatos isolados.

Incrível, né Marcos ?

Como você acha que foi no episódio de Julho/75 lá no AM e PA ?

Foi o episódio em que cravou 0,0° em Vilhena. Não me recordo qual mp, mas acho que a de jul/2013, que trouxe máximas de 20° no S do AM. Imagino que tenha dado uns 8°/12° nas cidades do sul do estado e até 13° no Centro, já que fez 17° em Manaus.

Marcão, se não me engano foi o de Julho/2010. Lembro como se fosse hoje da cidade de Epitaciolândia (AC) registrando 13 graus À TARDE.

Naquele evento, houve um super bloqueio no Sudeste e um super impulso do ar frio e das instabilidades para o Norte.

Perfeito, Renan.

Essa friagem de julho de 2010, à qual você se refere, se espalhou pelo Centro-Oeste e atingiu até o sudoeste do Amazonas. Em Eirunepe-AM (6ºS), 100 metros de altitude, a temperatura variou de 17ºC a 11ºC, nos dias 17 e 18/7/2010.

Caio,

A neve de julho de 2013 nessa região serrana de Rio dos Cedros foi incrível, nevadas como está que ocorreu lá raramente acontecem em São Joaquim.

Teve locais com mais de 15cm de neve acumulada.

Eu tinha várias fotos guardadas em outro computador da região toda, mas consegui apenas algumas para complementar com as que você postou.

E detalhe, isso tudo a 35KM aqui de casa !!!

ukRtbVd.jpg

mdApeQM.jpg

qjOTEgT.jpg

iMBheTb.jpg

0Vjct8I.jpg

Confins com 21c e ventos de 30km/h de NE

Mínima invertida a caminho

A propósito é muito bizarro que Confins 800m esteja com a mesma temperatura que as montanhas do Sul de BH, que estão a 1400 metros e registram 21c/22c agora :prankster:

Caindo bem a temperatura neste fim de tarde em SP:

(16h) Riacho Grande 12,2C Parelheiros 13,0C Jabaquara 14,7C Ipiranga 15,5C Vila Mariana 16,1C Sé 16,3C Santana 16,9C Mooca 18,2C Pinheiros 19,6C

5,4°C Urupema(M.T)

7,4°C Tangará

Essa estacao de Tangara fica em montanhas em volta da cidade?Porque a cidade fica a apenas 600 mts de altitude acho impossivel ela competir com Sao Joaquim.

Sim, é num pico de uns 1200m

A título de curiosidade, em 2010:

São Gabriel da Cachoeira-AM: 18,3 / 22,6 (18/07, Hemisfério Norte :shok: )

Iauaretê-AM: 16,8 / 22,6 (19/07, Idem)

Benjamim Constant-AM: 13,5 / 18,8 (Às margens do rio Amazonas, divisa com Peru e Colômbia)

Epitaciolândia-AC: 10,2 / 12,3 (17/07)

Cruzeiro do Sul-AC: 12,5 / 15,8 (17/07)

Porto Walter-AC: 11,9 / 14,4 (17/07)

Rio Branco-AC: 12,1 / 14,7 (17/07)

Em 1975:

Rio Branco-AC: 6,0°C (19/07)

Cruzeiro do Sul-AC: 7,1°C

Porto Velho-RO: 7,4°C

Humaitá-AM: 8,8°C

Alto Tapajós-PA: 8,4°C (Estação desativada. Ficava no sul do PA)

Benjamim Constant-AM: 9,9°C

Deivid, por essas e outras que esse evento de 2013 é daqueles uma vez no século. Acumular o que acumulou em muitas cidades e áreas baixas do norte de SC e NADA no centro de São Joaquim no dia 23/07/2013, é realmente "once in a century".

As 5 menores temperaturas em SC as 16h:

3,6°C Bom Jardim da Serra(M.I)

5,2°C Urupema(M.T)

5,7°C Joinville(Morro Bradador)

6,9°C Tangará

7,7°C São Joaquim(Epagri)

*Morro da Igreja hoje teve os seguintes extremos: -3,6° / 5,8°

**Essa estação de Tangará realmente é supimpa, extremamente fria e bate de frente com as mais frias de SC, só deve perder mesmo nos extremos.

Edited by Guest

Deivid, por essas e outras que esse evento de 2013 é daqueles uma vez no século. Acumular o que acumulou em muitas cidades e áreas baixas do norte de SC e NADA no centro de São Joaquim no dia 23/07/2013, é realmente "once in a century".

Caio,

Acredito que com a intensidade que aconteceu é só uma vez no século mesmo.

Ano passado eu estive nessa região de Rio dos Cedros que acumulou estes 15cm e conversei com um senhor de aproximadamente 80 anos que sempre morou naquela região.

Ele afirmou que já caiu neve nessa região várias vezes, mas ele disse que nunca viu nada parecido com o que aconteceu em julho de 2013, de acumular o tanto que acumulou, que foi a primeira vez em toda a vida dele que aconteceu isso lá.

5,2°C Urupema(M.T)

6,9°C Tangará

**Essa estação de Tangará realmente é supimpa, extremamente fria e bate de frente com as mais frias de SC, só deve perder mesmo nos extremos.

Minha estação do Bradador voltou....Acho que tá frio por lá também agora com 5,7ºC

http://www.weatherlink.com/user/bradador/index.php?view=summary&headers=1

Chove fraco agora em Friburgo, faz 15,6C. E hj a tarde mais fria do ano, máxima de apenas 19C.

Em tempo, a 12Z do GFS é muito muito boa para o leste do Sudeste, devemos ter mínima sub-10 no Mirante, em Juiz de Fora e vale do paraíba, além de sub-0 em CJ, Monte Verde e Maria da Fé.

PNI terá mínimas muito baixas também, então que o show comece para nós aqui do leste, porque também merecemos.

Deus te ouça Renan!

Espero que sobre alguma coisa para as partes baixas de Itatiaia...rs. :good:

Pelo ritmo de queda, a mínima desta manhã deve ser superada até às 19h aqui em São Paulo.

5,2°C Urupema(M.T)

5,7°C Joinville (Morro do Bradador)

6,9°C Tangará

Minha estação do Bradador voltou....Acho que tá frio por lá também agora com 5,7ºC

http://www.weatherlink.com/user/bradador/index.php?view=summary&headers=1

Positivo Diegão :good:

A propósito o Bradador pertence a qual município ? O local onde está a estação eu quero dizer. Joinville ?

Caio,

A neve de julho de 2013 nessa região serrana de Rio dos Cedros foi incrível, nevadas como está que ocorreu lá raramente acontecem em São Joaquim.

Teve locais com mais de 15cm de neve acumulada.

Eu tinha várias fotos guardadas em outro computador da região toda, mas consegui apenas algumas para complementar com as que você postou.

E detalhe, isso tudo a 35KM aqui de casa !!!

ukRtbVd.jpg

mdApeQM.jpg

qjOTEgT.jpg

iMBheTb.jpg

0Vjct8I.jpg

Deivid terias como upar essa tua coleção de 2013 no Dropbox? :-P

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.