Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

William,

é por isso que na previsão do GFS de chuvas para 15 dias, mostra pouca chuva acumulada no centro-oeste, sudeste, sul e todo estado da Bahia entre os dias 4 a 11 de abril.

Está muito longe ainda, quero que passe muita água(muita chuva) embaixo da ponte do rio Muriaé aqui na área urbana, antes desse frio.

Link to comment
Share on other sites

Logo no início do ano, os institutos de previsão do tempo e clima importantes do Brasil estavam indicando a possibilidade do outono típico começar mais cedo esse ano. Se estiverem certos, essa previsão do GFS faz sentido...

 

-----------------------------------------------------------

 

Domingo de Páscoa com cara de alto verão em JF, com sol e calor, fez 30,6C de máxima. Não choveu.

Link to comment
Share on other sites

Logo no início do ano, os institutos de previsão do tempo e clima importantes do Brasil estavam indicando a possibilidade do outono típico começar mais cedo esse ano. Se estiverem certos, essa previsão do GFS faz sentido...

 

-----------------------------------------------------------

 

Domingo de Páscoa com cara de alto verão em JF, com sol e calor, fez 30,6C de máxima. Não choveu.

Mas esta massa de ar frio nao tem nada demais, 13 graus de minima para Porto Alegre e 8 graus na Campanha com maximas amenas.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, fez 16c em BH em janeiro deste ano.Se fizer de novo com essa massa polar não tem nada de impressionante.

 

Nenhum sinal que vai ter recorde de menor maxima tb.

 

Porem, qualquer coisa que tire essa umidade e esse bafo quente do verão ja ta bom demais.

 

A ultima vez que vesti uma roupa de frio por aki foi em setembro do ano passado. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Pra mim, qualquer refresco já estava bom.

 

Hoje mesmo ainda fez calor na capital paulista.

Chuva, apenas em alguns pouquíssimos pontos isolados da cidade, com acumulados inferiores a 4 mm (SAISP e CGE).

 

Mirante (Aut.): 21,5°C / 29,5°C

 

Extra-oficialmente, foi a mínima mais alta do mês até agora. :heat:

 

No momento, aeroportos ainda nos 24/25°C. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Feliz domingo de páscoa atrasado a todos os amigos aqui do BAZ.

 

Sexta feira dia 25 tive a menor máxima do ano aqui por Indaial... Agradáveis 22,5°C

 

Em contra partida no dia sábado dia 26 a máxima já foi para os 33°C

 

E hoje domingo de páscoa fez 31°C

 

Por hora próximo da meia noite vai fazendo belos 18°C

 

Na expectativa que está próxima e primeira MP do ano possa trazer algum refresco, pelo que vi não será nada forte, mas se fizer uns 13/14° de mínima e uns 19/20° de máxima já vai estar de bom tamaho.

Link to comment
Share on other sites

Esta semana segundo os mapas de chuva das Climatempo os maiores acumulados serão no sul de Minas.

 

Verifiquei os acumulados de chuva em algumas estações do CEMADEN(em especial os das cidades mais afetadas pelas chuvas nos dias 10 e 11) e notei desvios positivos bastante elevados em Jundiaí(Santa Gertrudes, com mais do que o dobro do normal) e Guarulhos(Soberana, também com mais do que o dobro do normal e quase alcançando os 400mm). Nas outras estações estão variando entre 200,0 e 299,9mm.

 

Se em fevereiro a pressão atmosférica média estava baixa, este mês de março está tendo pressão ainda mais baixa. Vários sistemas de baixa pressão ocorreram este mês(e esta semana terá mais um!). Estou no aguardo do boletim agroclimatológico mensal de março para ver esses dados. Quinta-feira(a partir das 10:00) veremos o balanço final das chuvas de março pelo INMET.

Link to comment
Share on other sites

De Janeiro a Março deste ano: 785mm de chuva. BATEMOS A META, OK !

 

Agora, já pode parar de chover e começar o frio !

 

Renan é voce ? :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Tambem espero o frio agora , ja choveu muito !

 

Aquecendo muito aqui e abafado 27°C

 

Sim sou eu :laugh:

 

Felizmente choveu o que é esperado no verão e com isso recuperamos nossas represas. A crise hídrica acabou.

 

Agora, podemos voltar a focar nossa atenção ao FRIO ! E o GFS insiste na onda polar semana que vem, enquanto o Europeu não coloca nada além de um refresco bobo.

Link to comment
Share on other sites

De Janeiro a Março deste ano: 785mm de chuva. BATEMOS A META, OK !

 

Agora, já pode parar de chover e começar o frio !

 

Renan é voce ? :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Tambem espero o frio agora , ja choveu muito !

 

Aquecendo muito aqui e abafado 27°C

 

Sim sou eu :laugh:

 

Felizmente choveu o que é esperado no verão e com isso recuperamos nossas represas. A crise hídrica acabou.

 

Agora, podemos voltar a focar nossa atenção ao FRIO ! E o GFS insiste na onda polar semana que vem, enquanto o Europeu não coloca nada além de um refresco bobo.

 

Tá difícil, Renan. O ECMWF dá uma solução bem chata para nós do Sudeste, que é a alta avançando ao largo do litoral e uma alta forte em 500mb. De certa forma, atenuaria a atuação dos ventos marítimos e tornaria os dias quentes e secos, bem ao contrário do que esperamos. Mas enfim, dias assim são perfeitamente normais ainda em abril. Vamos aguardar que o frio vem!

Link to comment
Share on other sites

Boa, Vini...historicamente o frio costuma dar as caras por aqui na segunda quinzena de Abril, mas há casos de entradas polares na primeira quinzena.

 

Enquanto isso, o Rio de Janeiro continua FERVENDO, malgrado estarmos no final de Março. Estações na cidade indicando por volta de 36 graus :heat:

 

Aqui faz 29,8C :heat:

Link to comment
Share on other sites

Sim, o GFS ASSASSINOU o frio na 6z e na 12z não mudou de ideia, linha de 10º que passava sobre o centro de SC agora não passará nem do Uruguai, mas nada está definido...

 

Hoje tive uma manhã bem fria, mínima de 15,6C, frio vampiresco proporcionado pelo ar seco. Não vejo uma nuvem desde sábado, um belo céu azul.

 

Ontem tive variação de 17,7/29,7 e tempo 100% aberto com um vento muito agradável e umidade baixa.

 

Agora, 7 horas depois dos 15,6 já tenho 31,0C com URA em 40%, calor seco, normal do outono.

Link to comment
Share on other sites

Renan e William, discordo de vocês :onthequiet: (que continue as chuvas em abril acima da média), que o frio fique para os últimos dias de abril,como ocorreu nos dias 29 e 30 de abril de 2014, estão lembrados, -4,9 no PNI/Marcão, 4,2 em São Lourenço(menor para abril desde 1968) e aqui em Laje onde medi nos dias 29 e 30 as menores mínimas para abril. As mínimas de Maria da Fé e Juiz de Fora esqueci, quanto marcou?

 

Aqui em Laje do Muriaé esse março de 2016, foi o único em que medi as chuvas acima da média de 30 anos no meu monitoramento. Os meses de primavera/verão 2015/2016 ficaram abaixo da média.

 

Renan,

imagina o caos que seria hoje em dia na Zona da Mata se chovesse nos meses de janeiro, fevereiro e março de algum ano futuro, as mesmas chuvas ocorridas em Juiz de Fora num passado longíquo(monitoramento do engenheiro Luiz Creuzol).

 

1896

jan 555 mm

fev 438

mar 259

total 1252 mm

 

1906

jan 590 mm

fev 309

mar456

total 1355 mm

 

1916

jan 480 mm

fev 293

mar453

total 1226 mm

 

 

1924

jan 589 mm

fev 467

mar 237

total 1293 mm

 

Nos 4 anos citados teve enchentes no rio Muriaé, na cidade de Muriaé choveu muito também nos anos de 1916 e 1924, os anos anteriores não tinha monitoramento de chuvas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que frio?O GFS ja matou todo o frio.

Matou geral!

Nem vai chegar na fronteira, com minima de 22 graus em Porto Alegre e maxima de 30.

O CFS indica abril acima da media no conesul.

 

Já ia dizer isso.

O friozinho mequetrefe que mostrava, desapareceu. Em Livramento, máximas acima de 30 graus no próximo final de semana, com umidade.

O verão não acabou, segue firme e forte.

Link to comment
Share on other sites

Renan e William, discordo de vocês :onthequiet: (que continue as chuvas em abril acima da média), que o frio fique para os últimos dias de abril,como ocorreu nos dias 29 e 30 de abril de 2014, estão lembrados, -4,9 no PNI/Marcão, 4,2 em São Lourenço(menor para abril desde 1968) e aqui em Laje onde medi nos dias 29 e 30 as menores mínimas para abril. As mínimas de Maria da Fé e Juiz de Fora esqueci, quanto marcou?

 

Aqui em Laje do Muriaé esse março de 2016, foi o único em que medi as chuvas acima da média de 30 anos no meu monitoramento. Os meses de primavera/verão 2015/2016 ficaram abaixo da média.

 

Renan,

imagina o caos que seria hoje em dia na Zona da Mata se chovesse nos meses de janeiro, fevereiro e março de algum ano futuro, as mesmas chuvas ocorridas em Juiz de Fora num passado longíquo(monitoramento do engenheiro Luiz Creuzol).

 

1896

jan 555 mm

fev 438

mar 259

total 1252 mm

 

1906

jan 590 mm

fev 309

mar456

total 1355 mm

 

1916

jan 480 mm

fev 293

mar453

total 1226 mm

 

 

1924

jan 589 mm

fev 467

mar 237

total 1293 mm

 

Nos 4 anos citados teve enchentes no rio Muriaé, na cidade de Muriaé choveu muito também nos anos de 1916 e 1924, os anos anteriores não tinha monitoramento de chuvas.

 

Tive 1,2°C em casa dia 30 de Abril

 

MP pelo Europeu

 

i25hTWk.png

 

 

No momento varias areas de chuva pelo sul de MG , aqui muito nublado e abafado !

Link to comment
Share on other sites

Renan e William, discordo de vocês :onthequiet: (que continue as chuvas em abril acima da média), que o frio fique para os últimos dias de abril,como ocorreu nos dias 29 e 30 de abril de 2014, estão lembrados, -4,9 no PNI/Marcão, 4,2 em São Lourenço(menor para abril desde 1968) e aqui em Laje onde medi nos dias 29 e 30 as menores mínimas para abril. As mínimas de Maria da Fé e Juiz de Fora esqueci, quanto marcou?

 

Aqui em Laje do Muriaé esse março de 2016, foi o único em que medi as chuvas acima da média de 30 anos no meu monitoramento. Os meses de primavera/verão 2015/2016 ficaram abaixo da média.

 

Renan,

imagina o caos que seria hoje em dia na Zona da Mata se chovesse nos meses de janeiro, fevereiro e março de algum ano futuro, as mesmas chuvas ocorridas em Juiz de Fora num passado longíquo(monitoramento do engenheiro Luiz Creuzol).

 

1896

jan 555 mm

fev 438

mar 259

total 1252 mm

 

1906

jan 590 mm

fev 309

mar456

total 1355 mm

 

1916

jan 480 mm

fev 293

mar453

total 1226 mm

 

 

1924

jan 589 mm

fev 467

mar 237

total 1293 mm

 

Nos 4 anos citados teve enchentes no rio Muriaé, na cidade de Muriaé choveu muito também nos anos de 1916 e 1924, os anos anteriores não tinha monitoramento de chuvas.

 

Nani, neste ano eu marquei 08,7C na minha estação e o INMET acusou 09,6C, salvo engano.

 

Que absurdo de chuva nestes anos citados, Nani. Realmente seria um caos para os dias de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Quando for a missa de sétimo dia da MP projetada pelo GFS me avisem rs

 

Mas é com muito pesar que o modelo infelizmente sepultou o frio que vinha sendo previsto para a próxima semana. 12z do Europeu continua não só a mostrar um situação de bloqueio como também intensificou o mesmo.

Se a 00z ainda mostrar a MP pegando um pouco o sudeste, a 12z nem mostra isso.

 

Hoje foi mais um dia quente aqui em Sampa. Mas ao menos os ventos passaram a soprar do oceano na parte da tarde e por isso agora temos 26c na Mooca e 22c em Parelheiros.

Link to comment
Share on other sites

Belas fotos essas Will.

 

Por aqui estávamos com céu encoberto mais cedo. Só que agora o tempo deu uma limpada e pode-se ver a lua que já está em sua fase minguante.

 

Por conta dos ventos marítimos a sensação lá fora está mais agradável. Apesar disso, a temperatura não caiu tanto em relação à ontem. Temos 23 graus na Mooca contra 24 graus de ontem na mesma hora.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o frio não voltar, o tópico de monitoramento não vai bombar. Precisamos logo do retorno das massas polares ! Estamos fartos de todo dia ser a mesma coisa: "Amanheceu com 20,x graus, as nuvens foram aumentando e à tarde ocorreu um temporal, agora está mais fresco, fez muito calor hoje, etc".

 

E já estamos nessa desde Outubro, pois a primavera foi tórrida. Já basta ! Que venha Abril, o frio e o retorno de vários bazianos que só aparecem quando esfria.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o frio não voltar, o tópico de monitoramento não vai bombar. Precisamos logo do retorno das massas polares ! Estamos fartos de todo dia ser a mesma coisa: "Amanheceu com 20,x graus, as nuvens foram aumentando e à tarde ocorreu um temporal, agora está mais fresco, fez muito calor hoje, etc".

 

E já estamos nessa desde Outubro, pois a primavera foi tórrida. Já basta ! Que venha Abril, o frio e o retorno de vários bazianos que só aparecem quando esfria.

 

Amanheceu com 19,8° C, uma marca até razoável para a noite quente de ontem. :sarcastic:

 

Aliás, ontem fomos de 20,4° C a 32,1°C. A tarde foi bem desagradável.

 

Sei que isso é perfeitamente normal, mas concordo plenamente: deu.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o frio não voltar, o tópico de monitoramento não vai bombar. Precisamos logo do retorno das massas polares ! Estamos fartos de todo dia ser a mesma coisa: "Amanheceu com 20,x graus, as nuvens foram aumentando e à tarde ocorreu um temporal, agora está mais fresco, fez muito calor hoje, etc".

 

E já estamos nessa desde Outubro, pois a primavera foi tórrida. Já basta ! Que venha Abril, o frio e o retorno de vários bazianos que só aparecem quando esfria.

 

 

Verdade Renan, estamos precisando de um pouco mais de emoção.

Enquanto isso estou fazendo um esforço danado para instalar um aerogerador em Ausentes e assim ter energia para deixar minha estação on antes que venha o forte do inverno, tenho uma grande expectativa em relação a esta estação.

O problema esta sendo lidar com a ansiedade também hehe.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o frio não voltar, o tópico de monitoramento não vai bombar. Precisamos logo do retorno das massas polares ! Estamos fartos de todo dia ser a mesma coisa: "Amanheceu com 20,x graus, as nuvens foram aumentando e à tarde ocorreu um temporal, agora está mais fresco, fez muito calor hoje, etc".

 

E já estamos nessa desde Outubro, pois a primavera foi tórrida. Já basta ! Que venha Abril, o frio e o retorno de vários bazianos que só aparecem quando esfria.

 

 

Verdade Renan, estamos precisando de um pouco mais de emoção.

Enquanto isso estou fazendo um esforço danado para instalar um aerogerador em Ausentes e assim ter energia para deixar minha estação on antes que venha o forte do inverno, tenho uma grande expectativa em relação a esta estação.

O problema esta sendo lidar com a ansiedade também hehe.

 

Pelas fotos que já vi do seus aposentos em ausentes, o local lá tem um forte potencial para uns -10,x ou mais.

Seria bem interessante termos ela ON no ápice do inverno.

 

Eu chuto um -11,2°C esse ano por lá.

 

Vamos usar a positividade a nosso favor :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o frio não voltar, o tópico de monitoramento não vai bombar. Precisamos logo do retorno das massas polares ! Estamos fartos de todo dia ser a mesma coisa: "Amanheceu com 20,x graus, as nuvens foram aumentando e à tarde ocorreu um temporal, agora está mais fresco, fez muito calor hoje, etc".

 

E já estamos nessa desde Outubro, pois a primavera foi tórrida. Já basta ! Que venha Abril, o frio e o retorno de vários bazianos que só aparecem quando esfria.

 

 

Verdade Renan, estamos precisando de um pouco mais de emoção.

Enquanto isso estou fazendo um esforço danado para instalar um aerogerador em Ausentes e assim ter energia para deixar minha estação on antes que venha o forte do inverno, tenho uma grande expectativa em relação a esta estação.

O problema esta sendo lidar com a ansiedade também hehe.

 

Pelas fotos que já vi do seus aposentos em ausentes, o local lá tem um forte potencial para uns -10,x ou mais.

Seria bem interessante termos ela ON no ápice do inverno.

 

Eu chuto um -11,2°C esse ano por lá.

 

Vamos usar a positividade a nosso favor :laugh:

 

Este vai ser o terceiro inverno que vou monitorar este local, ou seja em 2013 eu não tinha nem o terreno em Ausentes imagina a minha frustração com esses dois últimos invernos, depois de tanta neve em 2013, depois de tantos anos na estrada atrás da neve... Em agosto de 2014 vi formar geada sobre o carro no fim da tarde mesmo com sol no topo dos morros, ou seja não é todo lugar que se ve isso.

E se tudo correr bem com a ajuda do Frederico Wessel vamos deixar on para o inverno sim.

E já deixo o convite, se algum baziano estiver passando por Ausentes um dias desses pode chegar que sera bem recebido.

Link to comment
Share on other sites

Esse ano a mínima de dois dígitos negativos finalmente vai sair.

 

Meu palpite é que vai ser um -11,x

 

E to rezando e torcendo muito pra ver um -0,1 aqui na minha Indaial, afinal já vai para 16 anos da última negativa aqui que foi os -1,2 de 2000

 

Essa mínima de 2 dígitos negativos acho que vai sair logo, pois aos poucos estamos monitorando lugares propícios como PNI, Urupema, BJS, e até mesmo a minha estação de Ausentes, claro que tem muitos locais com potencial que falta monitorar, mas penso que logo logo essa mínima vai chegar...

Link to comment
Share on other sites

Esse ano a mínima de dois dígitos negativos finalmente vai sair.

 

Meu palpite é que vai ser um -11,x

 

E to rezando e torcendo muito pra ver um -0,1 aqui na minha Indaial, afinal já vai para 16 anos da última negativa aqui que foi os -1,2 de 2000

 

Essa mínima de 2 dígitos negativos acho que vai sair logo, pois aos poucos estamos monitorando lugares propícios como PNI, Urupema, BJS, e até mesmo a minha estação de Ausentes, claro que tem muitos locais com potencial que falta monitorar, mas penso que logo logo essa mínima vai chegar...

 

Exato, tem muito local com potencial para isso, só basta conseguirmos monitorar.

 

O problema que tivemos 2 invernos seguidos totalmente pífios, sem nenhuma MP potente para testar a sua estação, mas esse ano eu acredito que vamos ter surpresas pela frente.

 

Eu to agendando pra passar um final de semana em junho pelas paragens de Ausentes, caso coincidir no mesmo final de semana te mando uma mensagem por aqui pra tomarmos um 12 anos, eu levo a bebida e o gelo pegamos lá na hora mesmo :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Esse ano a mínima de dois dígitos negativos finalmente vai sair.

 

Meu palpite é que vai ser um -11,x

 

E to rezando e torcendo muito pra ver um -0,1 aqui na minha Indaial, afinal já vai para 16 anos da última negativa aqui que foi os -1,2 de 2000

 

Essa mínima de 2 dígitos negativos acho que vai sair logo, pois aos poucos estamos monitorando lugares propícios como PNI, Urupema, BJS, e até mesmo a minha estação de Ausentes, claro que tem muitos locais com potencial que falta monitorar, mas penso que logo logo essa mínima vai chegar...

 

Exato, tem muito local com potencial para isso, só basta conseguirmos monitorar.

 

O problema que tivemos 2 invernos seguidos totalmente pífios, sem nenhuma MP potente para testar a sua estação, mas esse ano eu acredito que vamos ter surpresas pela frente.

 

Eu to agendando pra passar um final de semana em junho pelas paragens de Ausentes, caso coincidir no mesmo final de semana te mando uma mensagem por aqui pra tomarmos um 12 anos, eu levo a bebida e o gelo pegamos lá na hora mesmo :laugh: :laugh:

 

 

Ok fico no aguardo hehe

:good:

Link to comment
Share on other sites

E aqui, 30,6 graus, calor demais, não aguento mais isso.

Só espero que não seja um daqueles anos (De vez em quando acontece. Acontecia mesmo lá atrás, nos anos 1970/80...) em que o calor entra por abril a fora. :sad:

Não é comum a temperatura chegar aos 30° em abril aqui em Sampa.

Mas fica naqueles 28 / 29°C intermináveis. :heat:

 

-------------

 

Para movimentar um pouco, meses de abril com maiores médias compensadas em Sampa (INMET - Mirante de Santana), desde 1961:

 

2002 - 23,0°C

1990 - 22,8°C

2001 - 22,5°C

1973 - 22,4°C

2005 - 22,3°C

2007 - 21,9°C

 

-------------

 

Em compensação:

 

Abril/1968 - 17,3°C

1972 - 17,9°C

1982 - 18,3°C

Link to comment
Share on other sites

Eu não esperava por esse calor, tanto nessa segunda quinzena de março quanto o que está sendo previsto pro início de abril.

Ano passado já estava bem melhor nessa época e até mesmo em 2014.

Sobre abril de 2002 ter tido a maior média compensanda, me recordo muito bem que aquele mês foi quente, do começo ao fim.

Abril de 2005 também foi, mas ao menos tivemos um bom resfriamento no fim daquele mês.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.