Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

Por incrível que pareça, CHOVE COM TROVOADAS E RELÂMPAGOS neste momento em Livramento. :shok: :shok:

Não estava no script!!

Esquisito! As instabilidades estão se espalhando pelo oeste e centro do RS. A MetSul, pelo Metroclima, não dá chuva para cá amanhã, mas vi dois colegas do BAZ divulgarem chuva para POA. Acredito neles, hehe. O tempo à tarde ficou com cirrus e sol translúcido. Creio que chove amanhã, mas fraco.

 

Aqui máxima de 30,7° com até 30%!!! Agora faz 21,9° com 71% e muitos cirrus. Vento ESE fraco.

Link to comment
Share on other sites

 

Alguns mapas de temperaturas colocam as médias da região de CDJ e Bocaína como semelhantes. Salvo engano, na região da Bocaína só há relato de neve em Cunha (não confirmado) ao sul de São José do Barreiro. CDJ tem fotos, livros a respeito. Bocaína o acesso é mais difícil.

 

Fora dessas cotas de grande altitude aqui no estado, o "potencial" de neve em SP está na parte sul: Apiaí, Ribeirão Branco, Guapiara, Itararé... Cidades com relativa facilidade de serem atingidas por frentes frias e maior precipitação no inverno.

 

Só a título de curiosidade... o ponto mais alto da Serra da Bocaina é o Pico do Tira o Chapéu (2.088m). Vegetação rala e aberta nas redondezas, típica de montanha, e ao mesmo tempo bem próximo ao mar. Certeza de que neve nesse local não é coisa extremamente rara, pena que não há fotos:

 

topo_do_Ti_2222010_40579.jpg

Link to comment
Share on other sites

Dois dias necessários de sol e já chove novamente sobre o Noroeste do Paraná. Tá difícil! O curioso é que pelo GFS essa mesma área de baixa pressão irá continuar influenciando o tempo no sul do Brasil até o começo da próximo semana. Já pelo sábado/domingo estando sobre o mar, impulsionaria ar mais ameno sobre a região, trazendo novamente aquele clima outonal.

Link to comment
Share on other sites

Por incrível que pareça, CHOVE COM TROVOADAS E RELÂMPAGOS neste momento em Livramento. :shok: :shok:

Não estava no script!!

Esquisito! As instabilidades estão se espalhando pelo oeste e centro do RS. A MetSul, pelo Metroclima, não dá chuva para cá amanhã, mas vi dois colegas do BAZ divulgarem chuva para POA. Acredito neles, hehe. O tempo à tarde ficou com cirrus e sol translúcido. Creio que chove amanhã, mas fraco.

 

Aqui máxima de 30,7° com até 30%!!! Agora faz 21,9° com 71% e muitos cirrus. Vento ESE fraco.

 

Ontem pela manhã, o céu ficou deste jeito aqui, com sol translúcido e nuvens altas. À tarde nublou de vez e abafou muito.

Agora está mais agradável e segue bem nublado, com 19,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

Hoje em Nova Russas amanheceu com céu claro e muito sol , o diferente é que surgiu muita nebulosidade alta nas

ultimas horas, céu tá branção quase todo encoberto, temperatura em elevação.

 

SUDESTE COM OU SEM ZCAS?

Na climatempo é apenas sistema frontal, na carta sinótica do CPTEC é ZCAS.

Nas imagem da circulação em 500 HPa temos algo parecido com a Alta da Bolívia mas sem o VCAN do nordeste,

mas em 250 HPa já temos o nosso VCAN.

250.jpg.9bde6bfed8e031fe0d660187b6d19e96.jpg

500.jpg.f25cadf03550f94b0c71e2d1a2c4b294.jpg

Link to comment
Share on other sites

06Z do GFS aumentou a previsão de chuva pra cá nos próximos 10 dias. Agora prevê um pouco mais de 100 mm.

 

3CmGiH7.png

 

5a4e89bc84711_gfs(3).thumb.png.3b590226344cf0a5fcd2df88c83acc45.png

 

As chuvas estão previstas pra começar nesta sexta. No sábado, com CAPE elevado e mais volume previsto, ela tende a ser mais forte.

Março é o mês mais chuvoso do ano.

 

Hoje aqui amanheceu sem nuvens e com algum vento (médios de 18 km/h na estação mais próxima), igual a todos os últimos dias. Mínima de 24°C, agora faz 29,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Alguns locais vão tendo um tarde muito agradável

 

As 14h:

 

Morro das Torres: 12,5°C

Morro da Igreja: 12,8°C

Mundo Novo/Urubici: 13,8°C

Urupema/Centro: 15°C

São Joaquim: 16°C

Água Doce: 16°C

 

 

Até mesmo Indaial está com uma tarde agradável, temperatura no momento é de 22°C

 

Percebe-se que o frio está mais restrito ao planalto sul, nas demais regiões não está tendo aquele calorão, mas também não está ''frio'', nas demais regiões a tarde tá oscilando entre 21/26°

Link to comment
Share on other sites

Fico aqui pensando, o Brasil é basicamente um país tropical, onde as médias/altas temperaturas predominam na maior parte do seu território.

 

Algumas cidades da serra do RS e SC tem tardes com máximas inferiores aos 10°C e boa parte do Sul consegue ter 3/5 dias com máximas inferiores aos 15°C durante o inverno.

 

Ai em contrapartida boa parte do norte de minas pra cima, pegando o norte, nordeste, parte do centro-oeste não sabem o que é ter uma mínima na casa dos 15°C nem mesmo durante o inverno (Estas mais restrita ao nordeste e norte)

 

Estamos em pleno ''verão'' e cidades como Urupema/São Joaquim vão tendo temperaturas MÁXIMAS que boa parte do Brasil não terá nem no ápice do inverno.

 

Tenho um tio que mora em São Luís no Maranhão, e conversando com ele ano passado, ele disse que desde quando se mudou para lá em 1999 o dia mais frio que fez lá foi no inicio dos anos 2000, mas ele não se lembra com exatidão o ano que fez 17°C de mínima e a população andava na rua com casacos cachecóis, como se fosse algo fora do comum (digamos que pra região seja mesmo).

 

Chega a ser engraçado, pra quem tá acostumado com um inverno mais moderado como o nosso.

Link to comment
Share on other sites

Ai em contrapartida boa parte do norte de minas pra cima, pegando o norte, nordeste, parte do centro-oeste não sabem o que é ter uma mínima na casa dos 15°C nem mesmo durante o inverno (Estas mais restrita ao nordeste e norte)

No norte de MG e parte da Bahia, o famoso "ar polar velho", sempre comentado pelo Coutinho, faz milagres.

 

Já vi a automática de Águas Vermelhas-MG, na divisa com a Bahia, marcar 4,x°C.

Já vi temperaturas de 5, 6, 7 e 8°C em toda metade norte de MG.

 

No ano passado (Se não me engano), Correntina, no oeste baiano, registrou 10,x°C.

 

Mas são poucos dias no ano e :vampire: :vampire: , frio "vampiríssimo".

 

Mesmo fazendo 5°C pela manhã, durante o dia chegam nos 28, 29, 30°C.

 

Tudo isso devido ao ar extremamente seco de junho, julho, agosto... naquelas paragens.

Link to comment
Share on other sites

Ai em contrapartida boa parte do norte de minas pra cima, pegando o norte, nordeste, parte do centro-oeste não sabem o que é ter uma mínima na casa dos 15°C nem mesmo durante o inverno (Estas mais restrita ao nordeste e norte)

No norte de MG e parte da Bahia, o famoso "ar polar velho", sempre comentado pelo Coutinho, faz milagres.

 

Já vi a automática de Águas Vermelhas-MG, na divisa com a Bahia, marcar 4,x°C.

Já vi temperaturas de 5, 6, 7 e 8°C em toda metade norte de MG.

 

No ano passado (Se não me engano), Correntina, no oeste baiano, registrou 10,x°C.

 

Mas são poucos dias no ano e :vampire: :vampire: , frio "vampiríssimo".

 

Mesmo fazendo 5°C pela manhã, durante o dia chegam nos 28, 29, 30°C.

 

Tudo isso devido ao ar extremamente seco de junho, julho, agosto... naquelas paragens.

 

Eu sei aldo, a região de vitória da conquista por exemplo no sul da bahia quase todo ano tem uma sub 10.

 

Quis me referir mais ao nordeste e parte do norte, pois tem regiões do norte que na famosa ''friaça'' baixam dos 10°C também

Link to comment
Share on other sites

Tenho um tio que mora em São Luís no Maranhão, e conversando com ele ano passado, ele disse que desde quando se mudou para lá em 1999 o dia mais frio que fez lá foi no inicio dos anos 2000, mas ele não se lembra com exatidão o ano que fez 17°C de mínima e a população andava na rua com casacos cachecóis, como se fosse algo fora do comum (digamos que pra região seja mesmo).

 

Chega a ser engraçado, pra quem tá acostumado com um inverno mais moderado como o nosso.

Certa vez, há muitos anos, viajei de ônibus de São Luís-MA até Belém-PA, durante a noite.

 

A ponte sobre o rio Gurupi, divisa entre os 2 estados, estava em reforma.

Todo mundo tinha que descer do ônibus na beira do rio, atravessar tudo (Bagagem, etc) de barco e pegar outro ônibus na outra margem para seguir viagem.

 

Eram cerca de 2h da madrugada e estávamos na beira do rio esperando os barcos.

Era um local de mata, com grandes árvores (Na época).

Eu estava de camiseta e, para mim, estava uma noite agradável, com céu super-estrelado e uns 21/22°C.

 

Tinha um rapaz ao meu lado, de camisa de manga curta, encolhido e tremendo de frio.

Ele me perguntou se eu não estava com frio.

Para não parecer gozação, falei que estava mais ou menos (Mentira...).

 

Ele me falou que era de Belém e tinha ido visitar parentes em São Luís.

Só conhecia essas 2 capitais.

 

Aí fiquei pensando: acho que ele nunca tinha passado por temperaturas inferiores a 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Chega a ser engraçado, pra quem tá acostumado com um inverno mais moderado como o nosso.

Certa vez, há muitos anos, viajei de ônibus de São Luís-MA até Belém-PA, durante a noite.

 

A ponte sobre o rio Gurupi, divisa entre os 2 estados, estava em reforma.

Todo mundo tinha que descer do ônibus na beira do rio, atravessar tudo (Bagagem, etc) de barco e pegar outro ônibus na outra margem para seguir viagem.

 

Eram cerca de 2h da madrugada e estávamos na beira do rio esperando os barcos.

Era um local de mata, com grandes árvores (Na época).

Eu estava de camiseta e, para mim, estava uma noite agradável, com céu super-estrelado e uns 21/22°C.

 

Tinha um rapaz ao meu lado, de camisa de manga curta, encolhido e tremendo de frio.

Ele me perguntou se eu não estava com frio.

Para não parecer gozação, falei que estava mais ou menos (Mentira...).

 

Ele me falou que era de Belém e tinha ido visitar parentes em São Luís.

Só conhecia essas 2 capitais.

 

Aí fiquei pensando: acho que ele nunca tinha passado por temperaturas inferiores a 22°C.

 

Aldo, ano passado durante a Oktoberfest em Blumenau eu estava na fila para atirar no tiro ao alvo com as ''espingardas'' de ar-comprimido e fiquei conversando com um cidadão que era de Belém-PA também.

 

Ele tinha uma irmã que mora em Blumenau e durante o ano de 2013 ficou morando aqui, mas final do ano voltou e em 2015 retornou só pela festa, ai quando esbarro com esse pessoal lá do calor, já toco no fator frio/calor, ele me disse que foi embora em novembro de 2013 mas que a vontade já era ter ido em Agosto, relatou que nunca passou tanto frio na vida dele, disse que só não ficou morando por aqui por causa do frio, falou que andar todo ''encasacado'' não é a praia dele :rofl:

 

O coitado pegou justamente o último ano que teve inverno por aqui, na mesma ocasião que nevou aqui nas cidades baixas aqui do vale.

 

Ele disse que na manhã que nevou e que os morros estavam todos brancos do acumulo de neve ele disse que aquilo não é coisa de gente morar, que ver por filme é melhor :laugh:

 

Vamos dizer que pra nós que somos daqui não é tudo aquilo mesmo, mas pra uma pessoa que vive acostumado a extremos tipo 25°C / 35°C vir pra cá e da o ''azar'' de pegar uns 5°C / 20°C fica meio puxado mesmo..

Link to comment
Share on other sites

Vamos dizer que pra nós que somos daqui não é tudo aquilo mesmo, mas pra uma pessoa que vive acostumado a extremos tipo 25°C / 35°C vir pra cá e da o ''azar'' de pegar uns 5°C / 20°C fica meio puxado mesmo..

Pois é...

 

Trabalhei vários anos com um técnico, baiano, já completamente adaptado ao clima de Sampa.

Ele sempre contava que na 1ª ou 2ª semana que ele estava aqui, veio a famosa onda de frio de julho de 1975. :laugh:

Ele dizia que, na época, pensou bem parecido com essa pessoa que você comentou.

Só não voltou correndo para a Bahia porque já ia começar num emprego. :mosking:

Realmente, aí é muito azar. :laugh:

 

---------------------

 

Hoje já deu uma esquentadinha por aqui.

 

Depois de manhã ainda agradável, com alguma chuva leve/chuvisco de vez em quando, o sol saiu entre nuvens entre o final da manhã e o início da tarde.

 

A automática do Mirante bateu nos 24,4°C.

 

Com o "calorzinho", áreas de chuvas já se formaram na cidade.

Já chove em partes das zonas leste e norte.

Aqui ainda não chove mas está bem escuro e dá para ouvir trovões distantes.

Link to comment
Share on other sites

 

Tenho um tio que mora em São Luís no Maranhão, e conversando com ele ano passado, ele disse que desde quando se mudou para lá em 1999 o dia mais frio que fez lá foi no inicio dos anos 2000, mas ele não se lembra com exatidão o ano que fez 17°C de mínima e a população andava na rua com casacos cachecóis, como se fosse algo fora do comum (digamos que pra região seja mesmo).

 

Chega a ser engraçado, pra quem tá acostumado com um inverno mais moderado como o nosso.

 

Primeiro que em São Luís ninguém sequer tem casacos e cachecóis.

Link to comment
Share on other sites

Março começando muito bem, ontem foi batida a mínima do ano(e de dia não passou dos 30C mesmo com sol forte) e hoje a menor máxima. Os 23,6C de Indaial bateram os 24C do final de janeiro.

 

Dia muito agradável em Blumenau, acompanhado desde o meio dia por um chuvisco persistente, que manteve as temperaturas onde estavam. Os acumulados estão entre 8 e 2mm representando chuva pouco significativa. Que março continue assim! :clapping: :clapping:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje pelo terceiro dia consecutivo tivemos sub-20 nas três estações da cidade. Primeira vez no ano que acontece.

 

Amanheceu nublado, depois diminuíram as nuvens, aumentando no fim da manhã e com chuva de tarde. E começou a chove mais forte agora há pouco. Termômetros na casa dos 21/22 com máxima de 25. Discordo que seja um dia agradável. Apenas agora no fim da tarde que está.

 

Hoje todo mundo ou quase todo mundo (meteorologistas) erraram um pouco, todos previam mais calor e menos chuva.

Link to comment
Share on other sites

 

Tenho um tio que mora em São Luís no Maranhão, e conversando com ele ano passado, ele disse que desde quando se mudou para lá em 1999 o dia mais frio que fez lá foi no inicio dos anos 2000, mas ele não se lembra com exatidão o ano que fez 17°C de mínima e a população andava na rua com casacos cachecóis, como se fosse algo fora do comum (digamos que pra região seja mesmo).

 

Chega a ser engraçado, pra quem tá acostumado com um inverno mais moderado como o nosso.

 

Primeiro que em São Luís ninguém sequer tem casacos e cachecóis.

 

É mesmo ? você mora lá ? Putz, desculpa !

 

Você acha que não existe pessoas com um poder aquisitivo maior, que viajam para locais frios ?

Link to comment
Share on other sites

Ontem fomos de 16,2° C a 20,4° C.

 

Com 15,5 mm acumulados.

 

Março começou com o pé direito.

 

Hoje tivemos bem mais calor. Começamos com 16,3° C e a máxima passou de 27° C.

 

E tivemos uma belíssima chuvarada à tarde: 22,8 mm.

 

18,9° C às 18 horas (atualização).

 

Em Valinhos: mais de 50 mm em menos de duas horas. :clapping:

 

Pela imagem do satélite, agora é a vez de Sampa.

Link to comment
Share on other sites

ALDO, AQUI TEREMOS UMA PROVA DE AMOR! TEM UM QUE FICOU 3 ANOS FORA E ACABOU ACHANDO A OUTRA METADE E CASOU EM SÃO LUIZ, AGORA EM MARÇO ELES VEM PARA S.JOAQUIM, ELE SABE O QUE É FRIO ELA NUNCA PEGOU NA VIDA, SERÁ QUE O CASAMENTO DURARÁ? KKK

 

OS MODELOS ESTÃO UMA DROGA, MUDANDO A CADA RODADA!

Vai ter que ser muito amor. :laugh:

 

----------------

 

E ainda chove em quase toda a capital paulista.

 

Até o momento, os acumulados variam de menos de 5 até 32 mm (SAISP e CGE).

 

E o "friozinho" já enfraqueceu: aeroportos nos 21°C.

Link to comment
Share on other sites

ALDO, AQUI TEREMOS UMA PROVA DE AMOR! TEM UM QUE FICOU 3 ANOS FORA E ACABOU ACHANDO A OUTRA METADE E CASOU EM SÃO LUIZ, AGORA EM MARÇO ELES VEM PARA S.JOAQUIM, ELE SABE O QUE É FRIO ELA NUNCA PEGOU NA VIDA, SERÁ QUE O CASAMENTO DURARÁ? KKK

 

OS MODELOS ESTÃO UMA DROGA, MUDANDO A CADA RODADA!

Credo! Que baita contraste. Pobre desta mulher.

Se ainda fosse de Porto Alegre, Sampa, Floripa, tudo bem.

Link to comment
Share on other sites

Uma grande área das Baixadas Litorâneas no Rio de Janeiro foi atingida a partir de 14 horas de segunda por valores extremos de chuvas em poucas horas.

Municípios de Maricá, Saquarema, Itaboraí,Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim

 

Estações do Cemaden ultrapassaram os 150 mm

270 mm Ponta Negra/Maricá

203 mm outra estação do Cemaden

170 mm Itaipu/Niterói

 

258 mm estação Portal Silva Jardim(INEA)

252 mm estação Silva Jardim/INMET.

A coisa foi feia mesmo. :shok:

 

 

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/03/rj-tem-mais-de-seis-mil-desalojados-e-desabrigados-apos-chuva-diz-governo.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/03/chuva-deixa-rastro-de-destruicao-em-municipios-do-rj.html

http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2016/03/marinha-atua-no-resgate-de-moradores-em-condominio-alagado-de-marica.html

http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2016/03/marica-tem-360-desabrigados-e-pede-ajuda-ao-ministerio-da-defesa.html

Link to comment
Share on other sites

 

Tenho um tio que mora em São Luís no Maranhão, e conversando com ele ano passado, ele disse que desde quando se mudou para lá em 1999 o dia mais frio que fez lá foi no inicio dos anos 2000, mas ele não se lembra com exatidão o ano que fez 17°C de mínima e a população andava na rua com casacos cachecóis, como se fosse algo fora do comum (digamos que pra região seja mesmo).

 

Chega a ser engraçado, pra quem tá acostumado com um inverno mais moderado como o nosso.

 

Primeiro que em São Luís ninguém sequer tem casacos e cachecóis.

 

É mesmo ? você mora lá ? Putz, desculpa !

 

Você acha que não existe pessoas com um poder aquisitivo maior, que viajam para locais frios ?

 

Conhece esse país do Oiapoque ao Chui. E não precisa ficar brabo queridão... hehehe

 

Apenas uma coisa é verdade a grande parte da população das regiões Norte e Nordeste não tem sequer roupas de inverno, principalmente casacos e cachecóis. E a elite que venha a ter é algo não muito representativo.

Link to comment
Share on other sites

ALDO, AQUI TEREMOS UMA PROVA DE AMOR! TEM UM QUE FICOU 3 ANOS FORA E ACABOU ACHANDO A OUTRA METADE E CASOU EM SÃO LUIZ, AGORA EM MARÇO ELES VEM PARA S.JOAQUIM, ELE SABE O QUE É FRIO ELA NUNCA PEGOU NA VIDA, SERÁ QUE O CASAMENTO DURARÁ? KKK

 

OS MODELOS ESTÃO UMA DROGA, MUDANDO A CADA RODADA!

Credo! Que baita contraste. Pobre desta mulher.

Se ainda fosse de Porto Alegre, Sampa, Floripa, tudo bem.

 

Acho que vocês também exageram... Quantas pessoas (inclusive do Nordeste) vão para EUA, Europa (a parte mais fria). E nunca ninguém morreu até hoje por causa disso.

Alias dias atrás passou na TV um rapaz que deixou tudo em Maceió e foi morar em Usuhuaia abriu um negócio e nem imagina de voltar para o Brasil novamente.

Link to comment
Share on other sites

O que não falta é gente sem noção que usa roupa de frio sem o menor cabimento.

Aqui em SP esses dias vi um monte de gente com cachecol por causa desse peido polar.

Tenho certeza que no norte e nordeste tem um monte de gente que tem cachecol, usam qualquer dia nublado como desculpa para ficarem "chic", brasileiro é cheio dessas.

Link to comment
Share on other sites

ALDO, AQUI TEREMOS UMA PROVA DE AMOR! TEM UM QUE FICOU 3 ANOS FORA E ACABOU ACHANDO A OUTRA METADE E CASOU EM SÃO LUIZ, AGORA EM MARÇO ELES VEM PARA S.JOAQUIM, ELE SABE O QUE É FRIO ELA NUNCA PEGOU NA VIDA, SERÁ QUE O CASAMENTO DURARÁ? KKK

 

OS MODELOS ESTÃO UMA DROGA, MUDANDO A CADA RODADA!

Credo! Que baita contraste. Pobre desta mulher.

Se ainda fosse de Porto Alegre, Sampa, Floripa, tudo bem.

 

Acho que vocês também exageram... Quantas pessoas (inclusive do Nordeste) vão para EUA, Europa (a parte mais fria). E nunca ninguém morreu até hoje por causa disso.

Alias dias atrás passou na TV um rapaz que deixou tudo em Maceió e foi morar em Usuhuaia abriu um negócio e nem imagina de voltar para o Brasil novamente.

 

Palavra de quem já morou em Belém do Pará:

 

Quem vem daquelas bandas ''lá de cima'' tem a impressão de que chega ''valente'' pro frio, parece que a gente ''traz o calor'' junto no corpo.

 

Não preciso dizer que na volta de Belém pra Sampa, a minha maior fissura era rever a sensação daquele negócio que chamavam de frio.

 

A hipótese do Melo aqui é a de que, depois de um bom período em áreas de clima muito quente ou sem a presença de frio, os receptores de frio do sistema nervoso ficam ''adormecidos'', eles demoram para ''se tocar'' que a temperatura caiu e avisar o cérebro.

 

Agora, para uma maranhense em São Joaquim, penso que basta uma bela MP pra pessoa ficar ''esperta''. :sarcastic:

 

Tomara que ela goste, mas a adaptação ao novo meio é realmente muito influenciada pelo convívio, disso eu tenho certeza.

Link to comment
Share on other sites

modelos indicavam chance minima de chuva em Porto Alegre nessa noite de terça-feira. Mas choveu e choveu bem 25mm acumulado até as 01:00 da madrugada e 17º.

Passei a noite fora de casa e nem percebi o quanto choveu. Caiu MUITA água!! Acumulei 64,2 mm!! :shok: :shok: Para mim foi surpreendente! Além de uma excelente mínima de 17,2°! Para quem esperava uma chuva leve e noite fresca, está melhor do que a encomenda!

 

O Daimar de Montenegro colocou uma previsão no Facebook mostrando 72 mm para POA. Pelo visto estava correto!

 

Agora faz excelentes 20,3° com 85%. Nublado e com vento de ESE a 12,6 km/h.

Link to comment
Share on other sites

16,2° de mínima hoje. :good: :good:

 

Ontem fomos de 19,3° C a 23,3° C.

 

Tá bacana isso de dar uma ''surra de frio'' :mosking: em Porto Alegre.

Dar "surra de frio" em nós é a coisa mais barbada do mundo. Já vi POA perder para a Ilha do Mel numa noite sob mp de origem polar.

 

Hoje mínima de 18,8°. Foi a mínima média de março. Agora 28,5° com bons 43%. Será menos quente que ontem e tão seco quanto. Calorzinho bom. Bem cara de fim de verão.

 

POA tem uma clima esquisito. É a mesma cidade que a 3 anos atrás eu já vi com 5º chegando a 3º em algumas partes da cidade com garoa em pleno 3 horas da tarde. Nunca vi isso em nenhuma outra grande cidade do Brasil, mesmo mesmo aqui em Curitiba.

 

Va viu 5,7 de máxima com sol lá?

Link to comment
Share on other sites

Passei a noite fora de casa e nem percebi o quanto choveu. Caiu MUITA água!! Acumulei 64,2 mm!! :shok: :shok: Para mim foi surpreendente! Além de uma excelente mínima de 17,2°! Para quem esperava uma chuva leve e noite fresca, está melhor do que a encomenda!

 

O Daimar de Montenegro colocou uma previsão no Facebook mostrando 72 mm para POA. Pelo visto estava correto!

 

Agora faz excelentes 20,3° com 85%. Nublado e com vento de ESE a 12,6 km/h.

 

Vi essa postagem no Facebook e não levei fé, isso pouco antes de sair pra ir assistir o jogo do Grêmio na arena. Me molhei pra caramba e pela primeira vez em 2016 senti frio. hehe Cheguei em casa 2:30 da manhã encharcado.

 

Aqui em Teutônia não choveu tanto, na faixa de 40 a 50 mm nas últimas 24h, mas em Estrela o acumulado já chega a 98,8 mm, 107,7 mm em Lajeado, 109,7 mm em Venâncio.

Link to comment
Share on other sites

É Março começou confortável no sul do país. Muitas cidades com dificuldade em passar dos 20 e as mais quentes mais longe dos 30. Pelo menos por enquanto.

 

Em Brusque foi quarta madrugada consecutiva com sub-20 em toda a cidade. Mínimas entre 18/19. Amanheceu nublado e logo após se formaram trovoadas que só pararam agora há pouco. Temperatura em 20. Acumulados isolados próximo dos 70 mm aqui.

 

Em SC muitos bons acumulados, próximos dos 100 mm em todo o Estado. Os maiores próximo ao litoral. Se o tempo continuar assim, muitas cidades terão sua menor máxima do ano hoje.

 

Nascer: 06:10:10 (+00:00:35)

Por-do-sol: 18:44:19 (-00:01:01)

Duração do dia: 12:34:09 (-00:01:36)

Meio dia: 12:27:14 (-00:00:13)

Link to comment
Share on other sites

Dar "surra de frio" em nós é a coisa mais barbada do mundo. Já vi POA perder para a Ilha do Mel numa noite sob mp de origem polar.

 

Hoje mínima de 18,8°. Foi a mínima média de março. Agora 28,5° com bons 43%. Será menos quente que ontem e tão seco quanto. Calorzinho bom. Bem cara de fim de verão.

 

POA tem uma clima esquisito. É a mesma cidade que a 3 anos atrás eu já vi com 5º chegando a 3º em algumas partes da cidade com garoa em pleno 3 horas da tarde. Nunca vi isso em nenhuma outra grande cidade do Brasil, mesmo mesmo aqui em Curitiba.

 

Va viu 5,7 de máxima com sol lá?

 

Mas 5º com chuva é bem pior do que 5º com sol por causa da sensação térmica. Sem contar que em algumas situações a chuva pode é atrapalhar a temperatura baixar.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Teutônia segue a chuva fraca, mas aqui no Vale do Rio Pardo e Taquari os volumes estão bem elevados nos outros municípios nas últimas 24h:

 

5a4e89bc8ff65_Semttulo-1.gif.3bfa27696dc320a5d15c3f97a221639a.gif

 

137,4 mm Venâncio Aires

116, 2 mm Cruzeiro do Sul

107,4 mm Lajeado

102,2 mm Estrela

88,6 mm Rio Pardo

73,4 mm Encantado

59,6 mm Taquari

58,6 mm Teutônia

57,2 mm Candelária

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.