Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2016


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Essa enorme baixa de 986Hpa seria bem conveniente para a entrada do frio. Eu tinha visto também essa mp continental grande na grade do GFS, essas aparições mostram que o padrão já está se alterando.

 

Por aqui mais um dia de verão com mínima nos 23/24 com a temperatura atingindo 33/36 na cidade, mas desde as 2 da tarde ja vejo vários cb's surgindo no céu e espero não escapar de uma tempestade para aliviar o calor :heat:

 

O frescor está cada vez mais próximo, acredito que a temperatura pode chegar a uns 16/17C, o que não aconteceu muitas vezes desde o início de dezembro

 

LUvUXV5.png

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 993
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Na capital paulista, depois de manhã com muitas nuvens, o tempo abriu no início da tarde e o sol veio com tudo. :heat:

 

Mirante (Conv., 15h, 18 UTC): 20,2°C / 30,7°C.

 

Por enquanto, nenhum sinal de chuva.

A umidade está baixa: 37% na automática do Mirante (Chegou a 33%) e os ventos sopram de NO.

Aqui na zona norte temos poucas nuvens baixas (Cumulus e stratocumulus) e alguns cirrus.

 

Espero sinceramente queimar a língua :laugh: mas meu palpite é que hoje não chove...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui tive máxima de 35,9° sem baixar dos 49%. Sensação bateu os 45°.

 

A pouco tivemos uma chuva bem rápida. Peguei gotas enormes na rua com sol e aquele bafo horroroso, depois uma pancada muito rápida com sol. Aqui em casa "esfriou" e agora tenho 32,4° com 60%. Uma delícia, como se pode ver.

 

Chove agora com mais força a leste de POA. O radar mostra uma núcleo MUITO potente sobre Viamão, creio que com granizo. Se não tivemos refresco aqui, ao menos não tivemos uma tempestade.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas absolutas - 2016

 

-01,2 - PNI CAMPO BELO RJ

 

01,6 - PNI FURNAS RJ

 

05,6 - URUPEMA SC

05,7 - PNI MASSENA MG

 

06,1 - ITAMONTE CV MG

06,4 - MORRO DA IGREJA SC

06,6 - BOM JARDIM DA SERRA SC

 

08,4 - SÃO JOAQUIM SC

08,5 - MORRO DAS TORRES SC

08,5 - JOINVILLE SERRA DF SC

08,8 - CAMPO ALEGRE SC

08,8 - BOM JESUS RS

 

09,2 - NOVA FRIBURGO RJ

09,4 - URUBICI MN SC

09,4 - MARIA DA FÉ MG

09,7 - PAPANDUVA SC

09,8 - RIO NEGRINHO SC

Link to comment
Share on other sites

Hoje finalmente o sol apareceu por bons momentos, após 3 dias escondido. Mesmo assim algumas pancadas de chuva ocorreram. Estradas rurais estão parcialmente ou totalmente danificadas. O caso mais problemático é o da PR 323. Uma cratera engoliu a pista e todo o fluxo de veículos que, segundo estimativas da Polícia Rodoviária é de 15 mil carros por dia, está fazendo o desvio por pelo menos três vias da área urbana.

 

g_img3807.JPG

 

g_img3831.JPG

 

Fonte: http://www.tribunadecianorte.com.br/cidades/2016/02/erosao-na-pr-323-em-cianorte-avanca-e-bloqueio-na-pista-e-total/2092153/

Link to comment
Share on other sites

Mínimas absolutas - 2016

 

-01,2 - PNI CAMPO BELO RJ

 

01,6 - PNI FURNAS RJ

 

05,6 - URUPEMA SC

05,7 - PNI MASSENA MG

 

06,1 - ITAMONTE CV MG

06,4 - MORRO DA IGREJA SC

06,6 - BOM JARDIM DA SERRA SC

 

08,4 - SÃO JOAQUIM SC

08,5 - MORRO DAS TORRES SC

08,5 - JOINVILLE SERRA DF SC

08,8 - CAMPO ALEGRE SC

08,8 - BOM JESUS RS

 

09,2 - NOVA FRIBURGO RJ

09,4 - URUBICI MN SC

09,4 - MARIA DA FÉ MG

09,7 - PAPANDUVA SC

09,8 - RIO NEGRINHO SC

 

 

Eu acho uma vergonha divulgarem a menor temperatura do Brasil uma coisa tao alta quando se tem lugares que fazem temperaturas negativas!!! Isso é negar o fato...a verdade!!! Ai ai INMET...Buraco de dados.

 

Teve outro dia que no site deles tava a menor temperatura como 15c algo assim.

Link to comment
Share on other sites

Variação de 25,1° a 35,9°. Agora, meia-noite, faz 26,4° com 78%. Ar-condicionado do quarto ligado a horas, porque aqui onde estou faz 30,6°.

 

Felizmente este inferno vai acabar, e a MetSul inclusive aumentou o refresco. Não chega a 30° mesmo com sol na semana que vem. Minha última máxima abaixo dos 30° foi dia 5/2. GRAÇAS A DEUS!

Link to comment
Share on other sites

Variação de 25,1° a 35,9°. Agora, meia-noite, faz 26,4° com 78%. Ar-condicionado do quarto ligado a horas, porque aqui onde estou faz 30,6°.

 

Felizmente este inferno vai acabar, e a MetSul inclusive aumentou o refresco. Não chega a 30° mesmo com sol na semana que vem. Minha última máxima abaixo dos 30° foi dia 5/2. GRAÇAS A DEUS!

 

Adoro Porto Alegre já pensei morar seriamente ai. E um dos motivos que não me deixa é esse verão. Arrego fácil. O pior de tudo ai que diferente do Centro-Oeste que faz todo dia acima de 35º durante meses é que lá é quente com ar extremamente seco quase sempre caindo abaixo de 25%.

Porto Alegre é calorão de 35º ou mais por dias e com alta umidade e é algo surreal.

Link to comment
Share on other sites

Do nada começa uma ventania muito forte aqui em Santo André com direito a curto circuitos no horizonte.

Sinistro. Muito barulho. Seguramente ventos de 40 km/h ou mais.

 

Temper caindo bem na maioria da capital e acompanhada de chuva. Apenas na Zona Lost ainda não está chovendo e segue abafado.

Nas estações onde a chuva tá terminando, ficou em torno de 20/25 mm até agora.

Chuvinha refrescante sem ser catastrófica. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas absolutas - 2016

 

-01,2 - PNI CAMPO BELO RJ

 

01,6 - PNI FURNAS RJ

 

05,6 - URUPEMA SC

05,7 - PNI MASSENA MG

 

06,1 - ITAMONTE CV MG

06,4 - MORRO DA IGREJA SC

06,6 - BOM JARDIM DA SERRA SC

 

08,4 - SÃO JOAQUIM SC

08,5 - MORRO DAS TORRES SC

08,5 - JOINVILLE SERRA DF SC

08,8 - CAMPO ALEGRE SC

08,8 - BOM JESUS RS

 

09,2 - NOVA FRIBURGO RJ

09,4 - URUBICI MN SC

09,4 - MARIA DA FÉ MG

09,7 - PAPANDUVA SC

09,8 - RIO NEGRINHO SC

 

O Mario informou 6,7ºC dia 11/02 na estação Oregon dele em São José dos Ausentes.

Link to comment
Share on other sites

Adoro Porto Alegre já pensei morar seriamente ai. E um dos motivos que não me deixa é esse verão. Arrego fácil. O pior de tudo ai que diferente do Centro-Oeste que faz todo dia acima de 35º durante meses é que lá é quente com ar extremamente seco quase sempre caindo abaixo de 25%.

Porto Alegre é calorão de 35º ou mais por dias e com alta umidade e é algo surreal.

Pois vou te confessar que este é um dos motivos que me incentiva a sair da cidade. Eu não só perdi o gosto pelo verão e o calor em si como comecei a realmente odiar esta época, que é a mais desagradável que existe, não só pelo calor, mas socialmente falando.

 

Mínima de 24,8°. Que beleza..............

Link to comment
Share on other sites

Vou compartilhar uma coisa aqui com vocês que, apesar de distante, vai dar uma animada nos amantes de frio. E digo: O OUTONO ESTÁ CHEGANDO.

 

[...]

 

Vamos acompanhando!!

 

Ai que alegria, é uma satisfação ver perspectivas assim de novo.

 

Por aqui, ontem fomos de 19,8° C a 30° C ''cravados''.

 

4,3 mm acumulados na chuva da madrugada de hoje.

 

Céu encoberto por nuvens altas agora. 25,4° C às 10 horas.

 

O bom por aqui é que à noite basta escancarar as janelas para o apê ficar com uma temperatura ''confortável'', ao redor de 25° C.

 

Tremo só de imaginar o calor úmido noturno de Porto Alegre nessa época. Espero ficar com inveja deles em pouco tempo.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas absolutas - 2016

 

-01,2 - PNI CAMPO BELO RJ

 

01,6 - PNI FURNAS RJ

 

05,6 - URUPEMA SC

05,7 - PNI MASSENA MG

 

06,1 - ITAMONTE CV MG

06,4 - MORRO DA IGREJA SC

06,6 - BOM JARDIM DA SERRA SC

 

08,4 - SÃO JOAQUIM SC

08,5 - MORRO DAS TORRES SC

08,5 - JOINVILLE SERRA DF SC

08,8 - CAMPO ALEGRE SC

08,8 - BOM JESUS RS

 

09,2 - NOVA FRIBURGO RJ

09,4 - URUBICI MN SC

09,4 - MARIA DA FÉ MG

09,7 - PAPANDUVA SC

09,8 - RIO NEGRINHO SC

 

O Mario informou 6,7ºC dia 11/02 na estação Oregon dele em São José dos Ausentes.

Boa Wessel....não sabia..!! Esta estação está no ar..?

Link to comment
Share on other sites

Estação Parque Nacional do Itatiaia - Nascente do Campo Belo (2.438 metros)

 

01/fev: 01,7 / 20,0 - 0,2mm

02/fev: 01,7 / 21,7 - 0,0mm

03/fev: 00,0 / 19,4 - 0,2mm

04/fev: 01,7 / 18,9 - 3,2mm

05/fev: 01,7 / 20,0 - 0,4mm

06/fev: 02,2 / 19,4 - 3,8mm

07/fev: 04,4 / 19,4 - 16,0mm

08/fev: 07,2 / 20,6 - 0,2mm

09/fev: 06,7 / 21,1 - 0,0mm

10/fev: 02,2 / 21,1 - 0,2mm

11/fev: 11,1 / 18,9 - 70,6mm

12/fev: 04,4 / 19,4 - 0,8mm

13/fev: 02,8 / 21,1 - 0,2mm

14/fev: 08,3 / 20,0 - 0,2mm

15/fev: 06,7 / 18,9 - 3,4mm

16/fev: 10,6 / 17,8 - 37,8mm

17/fev: 10,6 / 18,9 - 9,4mm

18/fev: 06,1 / 20,0 - 15,6mm

19/fev: 05,0 / 18,3 - 10,0mm

20/fev: 09,4 / 17,8 - 34,8mm

21/fev: 06,7 / 16,1 - 10,2mm

22/fev: 09,4 / 13,3 - 15,2mm

23/fev: 10,0 / 18,3 - 6,8mm

24/fev: 07,2 / 19,4 - 0,4mm

 

12,2 (05,7 / 19,2 / 00,0 / 21,7) - 239,6mm

 

Link to comment
Share on other sites

De fato, algumas características de Outono estão chegando. Dias atrás, eu comentei que o céu estava mais límpido. E nos últimos dias notei que as noites estão mais úmidas, com umidade próxima dos 90%, há formação de orvalho nos carros expostos na rua, e o vento S/SO aparece de vez em quando.

 

Diria que a principal parte do verão, acaba Sábado. Agora retorna um verão um pouquinho mais brando, semelhante ao de final de Novembro e/ou começo de Dezembro.

 

Na prática, o máximo que pode acontecer é precisarmos menos de ventilador e ar-condicionado. O Outono climático começo daqui a mais de um mês, mas mudança sensível somente daqui a longínquos dois meses (Maio). Mas anima saber que o pior já passou/está passando.

 

Por aqui mínimas na casa dos 22/23. Agora o céu está parcialmente nublado e calor de 30/31. Previsão de trovoadas no fim da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Adoro Porto Alegre já pensei morar seriamente ai. E um dos motivos que não me deixa é esse verão. Arrego fácil. O pior de tudo ai que diferente do Centro-Oeste que faz todo dia acima de 35º durante meses é que lá é quente com ar extremamente seco quase sempre caindo abaixo de 25%.

Porto Alegre é calorão de 35º ou mais por dias e com alta umidade e é algo surreal.

Pois vou te confessar que este é um dos motivos que me incentiva a sair da cidade. Eu não só perdi o gosto pelo verão e o calor em si como comecei a realmente odiar esta época, que é a mais desagradável que existe, não só pelo calor, mas socialmente falando.

 

Mínima de 24,8°. Que beleza..............

 

 

É O MESMO MOTIVO QUE FEZ MORAR EM S.JOAQUIM, NÃO TEM PREÇO A QUALIDADE DE VIDA CLIMÁTICA ENTRE NOV A MARÇO AQUI.

Link to comment
Share on other sites

Adoro Porto Alegre já pensei morar seriamente ai. E um dos motivos que não me deixa é esse verão. Arrego fácil. O pior de tudo ai que diferente do Centro-Oeste que faz todo dia acima de 35º durante meses é que lá é quente com ar extremamente seco quase sempre caindo abaixo de 25%.

Porto Alegre é calorão de 35º ou mais por dias e com alta umidade e é algo surreal.

Pois vou te confessar que este é um dos motivos que me incentiva a sair da cidade. Eu não só perdi o gosto pelo verão e o calor em si como comecei a realmente odiar esta época, que é a mais desagradável que existe, não só pelo calor, mas socialmente falando.

 

Mínima de 24,8°. Que beleza..............

 

 

É O MESMO MOTIVO QUE FEZ MORAR EM S.JOAQUIM, NÃO TEM PREÇO A QUALIDADE DE VIDA CLIMÁTICA ENTRE NOV A MARÇO AQUI.

 

 

Compartilho da mesma alegria kk esse ano o Inmet daqui não passou dos 29C e ja chegou a 10C , hoje amanhecemos perto dos 10C novamente , ta uma beleza esse 2016 , isso aliado a 600mm de chuva no ano !

Link to comment
Share on other sites

A fase é tão braba, que a previsão para os próximos 7 dias é de máximas entre 29/33 graus, e dizem que vai "refrescar".

Se 31/32 graus é "refresco", não entendo mais nada. Párem o mundo que quero descer!! :crazy: :shok: :wacko:

A MetSul, pelo Matroclima, dá máximas de 27°/28° para POA em boa parte da semana que vem. Essa é a previsão levando em consideração os microclimas. Algumas áreas da cidade ficarão em 25°/26°. Esta mp será bem mais sentida no S e no E do RS, e parece que teremos uma mudança de padrão, com calor normal à tarde e noite frescas ou agradáveis.

 

Por enquanto 36,3° com 50%. Terror total!

Link to comment
Share on other sites

A fase é tão braba, que a previsão para os próximos 7 dias é de máximas entre 29/33 graus, e dizem que vai "refrescar".

Se 31/32 graus é "refresco", não entendo mais nada. Párem o mundo que quero descer!! :crazy: :shok: :wacko:

A MetSul, pelo Matroclima, dá máximas de 27°/28° para POA em boa parte da semana que vem. Essa é a previsão levando em consideração os microclimas. Algumas áreas da cidade ficarão em 25°/26°. Esta mp será bem mais sentida no S e no E do RS, e parece que teremos uma mudança de padrão, com calor normal à tarde e noite frescas ou agradáveis.

 

Por enquanto 36,3° com 50%. Terror total!

 

Só acredito vendo! O GFS prevê máximas altas pra cá. O dia mais fresco, seria quarta que vem, com máxima de 29 graus.

Sobre a chuva, até agora nada. Pra mim, não virá!!

Link to comment
Share on other sites

O ETA 15 do CPTEC dá um bom e duradouro refresco. O GFS diminuiu e encurtou um pouco, ficando calor a partir de 5ª ou 6ª, mas na média. Pelo visto teremos refresco bom em metade do RS, leste de SC e talvez E do PR. De qualquer forma chove mais no PR e SP.

 

Será um bom início de março. Pelo menos encerra o calorão pavoroso.

Link to comment
Share on other sites

Só acredito vendo! O GFS prevê máximas altas pra cá. O dia mais fresco, seria quarta que vem, com máxima de 29 graus.

Sobre a chuva, até agora nada. Pra mim, não virá!!

 

Pelo o que constatei aqui, quanto mais o Rafael reclamar melhor fica. :sarcastic:

 

E já tá dando resultado, tá bonita a última imagem do satélite Goes com a nebulosidade já entrando na fronteira sul do Rio Grande.

 

Por aqui eu não posso reclamar.

 

A máxima ultrapassou os 29° C, mas tivemos duas pancadas a partir das 16 horas e agora, às 17 horas já registramos 22° C ''cravados''.

 

Noite amena à vista.

 

21,6 mm acumulados só nesta tarde! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Depois de bater 36,6° com sensação de 47° (KRAL********!!!), tivemos chuva leve contínua em POA e caímos para 27,9° com 69%. A chuva que estava ao norte se expandiu e engoliu parte da cidade.

 

Mas o radar mostra um FORTE núcleo de instabilidade ao SO de POA. Vai pegar em cheio a cidade. Chuva forte a caminho!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, mais um dia de calor. :heat:

Mas... nada fora do normal, Mirante: 20,5°C / 30,4°C.

 

Agora à tarde, temos pancadas isoladas pela cidade, com trovoadas.

Por aqui, mais barulho do que chuva... mas refrescou bem.

 

----------------

 

Aqui, seguimos firme no verão, "nenhunzinho" sinal de outono.

 

Geralmente, em Sampa, o verão vai até o finalzinho de março (Cadê o Caco?).

Em março o calor já diminui, máximas acima de 32°C começam a rarear.

Mas as características típicas do verão permanecem.

 

Normalmente, as características do outono começam a aparecer na 1ª semana de abril:

- Diminuem as chuvas;

- As chuvas convectivas começam a ficar raras;

- Começam a diminuir a grande quantidade de nuvens e a umidade características do verão;

- Surgem os primeiros dias de céu limpo;

- O céu fica com um azul mais límpido;

- Aumenta a frequência da névoa pela manhã;

- Surgem mais dias com infiltração marítima no final de tarde;

- As noites vão ficando mais frescas;

- Etc, etc.

 

Os colegas daqui podem ficar à vontade para acrescentar/corrigir o que acharem necessário. :)

Link to comment
Share on other sites

Por aqui caiu uma forte pancada de chuva mais ou menos por volta das 16:30.

No momento não chove mais. Temos 24 graus na Mooca.

 

A chuva que estava na região de Sorocaba ontem de noite, conseguiu chegar em Sampa. a parte oeste da cidade acabou sendo mais atingida. Já por aqui, chuva fraca apenas.

Link to comment
Share on other sites

EU também acho que o pior do verão já passou. Aliás, nem dá para reclamar desta vez, pois o verão foi "dentro da casinha" dessa vez, em termos de temperatura e chuva.

 

Hoje conversei com o Alexandre Nascimento da Climatempo, e segundo fui informado ele está prevendo um inverno que COM CERTEZA será mais frio que dos últimos 2 anos. Além disso, fui informado que eles estão trabalhando com 2 análogos recentes: 2010 e 2013

Link to comment
Share on other sites

HÁ DIAS VEM INSISTINDO...

 

Seria perfeito ter anomalias negativas após um fevereiro de mínimas tão horríveis...

 

Mas por enquanto ... calor. Embora não tivemos máxima tão alta o calor foi constante durante a amanhã, a tarde e agora a noite. Mínimas nos 23/24 e máxima nos 33/34, prometendo amanhã ser o pior dia da semana. Agora as 20hs ainda faz 28,5C no centro :heat:

 

Com esses últimos dias, 'fervereiro' deve terminar com máximas um pouco acima do normal e com mínimas muito acima (senão a maior, uma das maiores médias mínimas da história)

 

A última saída do GFS enfraqueceu as mínimas do refresco e encurtou a duração, mas não faz mal, já que tudo que vier é lucro. Imagino algo em torno dos 17/30, caso esteja bem limpo na terça.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.