Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2016


Rafael D
 Share

Recommended Posts

O que atua no Nordeste ZCIT ou VCAN?

Segundo a carta sinótica do CPTEC, é a ZCIT.

 

---------------

 

Mais outro dia agradável aqui em Sampa. O único problema é que por enquanto não tivemos chuva.

Faz 25 graus na Mooca.

Na convencional do Mirante (18 UTC, 15h): 19,8°C / 26,8°C

 

Bem que essa chuvarada prevista para o PR podia vir mais para norte, pegando SP, MG, ES... :cray:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 993
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alguem tem alguma previsao pra esse outono/inverno pro Brasil?se vai ser abaixo ou acima da media?

 

Eu dou um palpite que pelo que esta acontecendo no verao mesmo o inverno nao sendo frio eu acho que tambem sera um inverno com pouquissmos veranicos.

 

 

Será um Outono/Inverno bem próximo da normal climatológica ou seja bem melhores que dos últimos 2 anos. No final do inverno entrando na primavera pode haver situações de frio intenso já que desenha uma situação de normalidade durante Outono se encaminhando para Lã Nina de meados do Inverno para frente.

Link to comment
Share on other sites

Previsão por consenso - precipitação - MAR-MAI

27ysnxz.png

vq5d0w.gif

 

Pra mim essas previsoes omitem muito...particularmente a falta de chuva no ES e no Norte de Minas, sendo algo "bem provavel".Talvez mais provavel que no litoral de Pernambuco como mostrado no mapa.

 

Em NENHUMA das previsoes passadas foi colocado a falta de chuva nesses lugares como algo provavel.Imagina quem depende dessas previsoes?

 

Fora que nao fazem ajustes depois.

Link to comment
Share on other sites

Chovendo muito aqui , contrariando o gfs pra hoje , vamos ate o momento 17C 30mm , 250mm no mes , ja indo um pouco acima da media

 

Nussss, quanta chuva aí em Fevereiro heim, aqui tenho só 111,2mm, mas a situação é pouco preocupante, pois as represas da cidade tiveram grande recuperação graças às chuvas de Janeiro (acima de 80% da capacidade as duas principais).

 

Um verão sem nenhum bloqueio monstro até agora. GLÓRIA !

 

 

Deu uma cara de outono agora a tarde , a chuva parou e limpou rapido , esfriou e temos uma forte neblina por aqui no momento 16°C

Link to comment
Share on other sites

Tem várias estações do INMET que já ficaram meses fora do ar. Não há nada de normal em uma estação ficar 4 meses fora do ar. E não é uma só, são várias. Ou não há competência, ou não há interesse, ou não há recursos para mantê-la, sendo melhor desativá-la. A estação tem que funcionar corretamente, caso seja impossível, sou a favor do desligamento.

 

Não é preciso falar das estações mais baratas (convencionais) que continuam tendo erros bizarros em pleno 2016.

 

Nem tudo no INMET é ruim e deve haver muitos profissionais competentes, mas há muitas defasagens inaceitáveis para o ano de 2016. Não há nada que elogiar.

 

--

 

Por aqui dia nubladão e abafado. Um dia com temperatura de verão, mas com tempo escuro, cara de outono. Faz 26°C.

 

Nascer: 06:04:36 (+00:00:39)

Por-do-sol: 18:53:05 (-00:00:55)

Duração do dia: 12:48:29 (-00:01:34)

Meio dia: 12:28:50 (-00:00:08)

 

Tambem acho.Radares que ficam em manuntencao por 4 meses ou mais...demoram 30minutos pra atualizar em meio a um pais com tempestades de verao que se formam de uma forma muito rapida.Ate atualizar ja choveu e dissipou.A maior cidade da America Latina nao tem um radar decente, a ponto que uma empresa privada como a Climatempo é obrigada a ter seu proprio radar pq se depender de governo tamo tudo ***

Link to comment
Share on other sites

A chuva voltou neste início de semana no norte do PR, por sorte elas não vieram de forma tão agressiva, foram 10 mm ontem e 40 mm nesta terça feira, mesmo assim a condições das estradas rurais é precária e preocupante, o sol voltou no fim de tarde depois de um dia todo chuvoso, no momento temos 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim essas previsoes omitem muito...particularmente a falta de chuva no ES e no Norte de Minas, sendo algo "bem provavel".Talvez mais provavel que no litoral de Pernambuco como mostrado no mapa (...)

O gráfico mostra a chance da precipitação ser maior ou menor que 50% da distribuição de chuvas (normal 1981-2010), usando previsão por consenso entre modelos (a resposta é dada por probabilidade comparando-se as previsões de vários modelos e assim diferentes metodologias).

 

Ele divide a resposta 3 possibilidades (chamado de tercil): abaixo, normal ou acima da média. Regiões em sem coloração não há consenso entre os modelos (variação muito pequena nos tercis). Eles tem resolução de 2,5º x 2,5º. Existem outros modelos/ajustes com resoluções bem maiores para respostas mais "precisas", mas mesmo assim podem ser bons indicadores de tendência, se interpretados corretamente.

 

SP-Capital:

28usr6b.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa é demais, a maior capital da América Latina não ter um radar decente.

 

O Radar de São Roque da aeronáutica serve pra que então.

 

Colegas postam direto as imagens do Radar de São Roque com a evolução das chuvas na região metropolitana de São Paulo, as imagens são atualizadas de 5 em 5 minutos, melhorou e muito a partir de março de 2015.

 

O descaso da Rainha é tanto, que ela criou o Cemaden em 2012, foram instalados vários radares no Brasil, centenas e centenas de estações pluviométricas(só na capital paulista são 56 estações, tem também nas cidades da área metropolitana paulista, do litoral sul ao litoral norte de São Paulo está todo coberto de estações do Cemaden(governo da Rainha), 114 estações hidrológicas instaladas, mais 150 vão entrar em operação em 150 cidades de risco de inundação, foram criadas Salas de Situação em vários estados para acompanhar o risco de inundação(pesquise no site da ANA).Estações pluviométricas telemétricas estão sendo instaladas desde o ano de 2014 em vários municípios brasileiros.Aqui na minha região foram 5 estações hidrológicas telemétricas em janeiro de 2016.

 

 

Infelizmente o GFS está indicando a concentração de grandes volumes de chuvas para o Paraná, parte de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!! A terça-feira foi outro dia ensolarado e de bastante calor em Buenos Aires. Hoje a temperatura variou entre 23ºC e 32,5ºC, com sensação térmica de 34,4ºC. Agora tempo aberto, com 26ºC e sensação térmica de 27,5ºC.

 

Amanhã teremos outro dia de calor muito intenso, com mínima de 24ºC e máxima de 33ºC, além de URA elevada, que promete levar a sensação térmica às alturas. Por isso o Ministério de Energia determinou que as empresas façam cortes de luz amanhã entre 13h e 16h para poupar o sistema energético. À noite o tempo muda e há possibilidade de chuva. Amanhã o sol nasce às 6h36 e se põe às 19h37.

 

Depois da mudança de tempo, reza a lenda que teríamos pelo menos três dias frescos por aqui. A temperatura prevista pelo SMN entre quinta e sábado é de 16-19ºC para as mínimas e 26-28ºC para as máximas, dando uma pausa neste verão opressor.

Link to comment
Share on other sites

Essa é demais, a maior capital da América Latina não ter um radar decente.

 

O Radar de São Roque da aeronáutica serve pra que então.

 

Colegas postam direto as imagens do Radar de São Roque com a evolução das chuvas na região metropolitana de São Paulo, as imagens são atualizadas de 5 em 5 minutos, melhorou e muito a partir de março de 2015.

 

O descaso da Rainha é tanto, que ela criou o Cemaden em 2012, foram instalados vários radares no Brasil, centenas e centenas de estações pluviométricas(só na capital paulista são 56 estações, tem também nas cidades da área metropolitana paulista, do litoral sul ao litoral norte de São Paulo está todo coberto de estações do Cemaden(governo da Rainha), 114 estações hidrológicas instaladas, mais 150 vão entrar em operação em 150 cidades de risco de inundação, foram criadas Salas de Situação em vários estados para acompanhar o risco de inundação(pesquise no site da ANA).Estações pluviométricas telemétricas estão sendo instaladas desde o ano de 2014 em vários municípios brasileiros.Aqui na minha região foram 5 estações hidrológicas telemétricas em janeiro de 2016.

 

 

Infelizmente o GFS está indicando a concentração de grandes volumes de chuvas para o Paraná, parte de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

 

 

Só uma correção a maior cidade da America Latina é a Cidade do México.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe se existe estação do INMET em Bom Jardim da Serra seja - SC...?Convencional ou automáticas?

 

 

M.IGREJA FICA EM B.JARDIM A UNS 20/30 KM DA SEDE.

 

Ah certo, é porque vi uma estação referente a cidade de Bom Jardim da Serra no site do INMET na área de "valores extremos" e não conhecia essa estação.

Link to comment
Share on other sites

anomalia de chuvas, últimos 30 dias:

 

http://i.imgur.com/ndpZhTu.gif

 

População. Apesar da diferença minima a cidade do México é mais populosa com 21.340.000 ante a cidade de São Paulo com 21.000.000.

ok entendi, vc está considerando o "aglomerado populacional total" - as regiões metropolitanas e não cada cidade separadamente. :good:

Link to comment
Share on other sites

Os modelos vem concordando com a vinda de uma MP no início de março (chegando no sudeste?) :good2:

 

gkaBtRU.png

 

Sei que é cedo mas GFS é radical e traz mais uma já para os dias 6-7 (olha essa mancha azul na argentina) :rofl:

 

9JlFFPL.png

 

Está interessante até para a Blumenau dos verões longos

 

Dur0CFW.png

Link to comment
Share on other sites

Aliás, grande parte de GO, TO, DF e parte de MT com temperaturas muito altas para a época, devido a um fevereiro atipicamente seco.

Brasília está com média das máximas mais de 3°C acima do normal neste mês.

 

-------------

 

Em Sampa, tivemos manhã com muitas nuvens, mormaço e aberturas de sol.

Para quem estava na rua, a sensação de abafamento era grande.

 

A automática do Mirante bateu nos 29,5°C.

 

No momento, chove com trovoadas em praticamente toda cidade.

Menos aqui no meu bairro (Tucuruvi, zona norte) :mosking: , onde tivemos uma pancada rápida há pouco.

Mas continuam os trovões.

 

Tem posto do SAISP na cidade de Mauá, no ABCD, que já acumula 82 mm. :shok:

Problemas à vista, já que o rio Tamanduateí nasce lá. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Estação do Cemaden em Garuva-SC com 137 mm somente hoje, acumulado do mês de fevereiro aproxima-se de 600 mm.

Fica perto da divisa com o Paraná.

Fica aqui do lado, mas essa chuva toda ficou restrita por lá mesmo. Pouco abaixo, bem menos chuva, inclusive no acumulado mensal.

Garuva fica no "pé" da serra do Mar.

Certamente tem um grande componente de chuva orográfica (De relevo).

 

É a cidade (área central) mais pé de serra de SC. Do centro até o começo da serra acho que não dá 1 km em linha reta. Já do centro até o topão do Quiriri são 8 km.

 

Presume-se que chova bem mais que Joinville. Joinville chove bem, mas mais em áreas a Oeste. Em boa parte da planície não chove tanto. O Diego pode falar melhor.

 

Mas veja só.... Para ver como é... Ano passado fui tentar medir os acumulados de estações do CEMADEN de Garuva, Joinville e Schroeder. E reparei que estações do CEMADEN também falham como as do INMET e ninguém conserta. Várias estações apresentavam o valor "0" em dezenas de leituras de dias chuvosos.

 

Agora vou vir aqui como alguns fazem e elogiar o CEMADEN? Do que adianta ter estações que não funcionam? Ou que funcionam quando querem?

 

Realmente é um descaso as estações do INMET e do CEMADEN. Nada funciona direito!!! Só fazem inauguração, mas ninguém mantém!

Link to comment
Share on other sites

Eu vejo muita gente dizer que prefere as estações automáticas porque eliminam o fator humano.

 

Só que, como qualquer instrumento eletrônico de medição, necessitam:

- Calibração periódica, conforme instruções do fabricante;

- Equipes de manutenção suficientes.

 

Isto é, continuam precisando de gente.

 

As convencionais dão muito menos problemas de manutenção.

A "encrenca" é que, conforme "o vento me soprou" :mosking: , o INMET paga tão mal para observadores que muita gente sai e vai trabalhar em outra área para ganhar melhor.

E eles têm dificuldade para repor esse pessoal e, evidentemente, treinar.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Outro dia desgastante em Buenos Aires por causa do calor. A mínima hoje foi de 22,4ºC, enquanto que a máxima disparou até os 34,7ºC que, combinados com a alta umidade do ar, resultaram em sensação térmica máxima de 37ºC. À tarde tivemos aumento de nebulosidade e por volta das 20h tivemos algumas gotas, indicando a chegada da frente fria e do ar fresco que deve deixar as temperaturas muito mais agradáveis nos próximos dias. A temperatura baixou bem depois das 20h e agora faz apenas 24,5ºC.

 

De acordo com o SMN, há possibilidade de chuva isolada esta madrugada e também amanhã à noite. A temperatura nesta quinta cai bastante e varia entre 19ºC e 27ºC. O sol nasce às 6h37 e se põe às 19h36.

Link to comment
Share on other sites

Noite extremamente quente com 27,5° e 71%. De quebra aparece uma camada de estratus "do nada" e fecha o tempo para o lado sul. Isso depois de bater 34,3° sem baixar dos 51%.

 

Contando os segundos para o leve alívio a partir do final de semana. Fevereiro fechará muito acima da média, além de ter sido um mês chato com calor literalmente constante. O verão 2016 até agora foi ótimo para quem ficou semanas na praia. Quem ficou na cidade foi uma bela merda.

 

Não vejo a hora do mês de março chegar.

Link to comment
Share on other sites

Nossa Marcos! 27 graus á meia noite no horário normal? Que calor viu? Ao menos o verão já está no fim e daqui a menos de um mês vem o outono astronômico.

 

Por aqui um começo da madrugada bem agradável. 21 graus na Mooca.

Esse último decênio de fevereiro tivemos uma grande melhora, sem aquele calor mais intenso e também sem aquele solão durante a tarde como aconteceu em boa parte do mês.

Link to comment
Share on other sites

Tem uma empresa aqui na minha região que trabalha com estações Davis. Vi ontem que instalaram estações em Maratá, São José do Hortêncio, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio e Fazenda Souza (distrito de Caxias do Sul), num projeto da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tentei pesquisar, mas pelo que vi não estão acessíveis por enquanto, uma pena.

Link to comment
Share on other sites

Nossa Marcos! 27 graus á meia noite no horário normal? Que calor viu? Ao menos o verão já está no fim e daqui a menos de um mês vem o outono astronômico.

Isso mesmo. A maldita baixa pressão perto da nossa costa não ajudou em nada a situação: só piorou, porque drenou ar quente do continente para a costa. Aqui ficou mais quente ainda, e reteve calor à noite.

 

Ainda tive uma "bela" mínima de 25,1° agora já tenho 31,0° com 64% e não são nem 10 h da manhã.

 

Estou louco para o fim deste mês

Link to comment
Share on other sites

 

É a cidade (área central) mais pé de serra de SC. Do centro até o começo da serra acho que não dá 1 km em linha reta. Já do centro até o topão do Quiriri são 8 km.

 

Presume-se que chova bem mais que Joinville. Joinville chove bem, mas mais em áreas a Oeste. Em boa parte da planície não chove tanto. O Diego pode falar melhor.

 

Mas veja só.... Para ver como é... Ano passado fui tentar medir os acumulados de estações do CEMADEN de Garuva, Joinville e Schroeder. E reparei que estações do CEMADEN também falham como as do INMET e ninguém conserta. Várias estações apresentavam o valor "0" em dezenas de leituras de dias chuvosos.

 

Agora vou vir aqui como alguns fazem e elogiar o CEMADEN? Do que adianta ter estações que não funcionam? Ou que funcionam quando querem?

 

Realmente é um descaso as estações do INMET e do CEMADEN. Nada funciona direito!!! Só fazem inauguração, mas ninguém mantém!

 

Moretão, Garuva chove mais que Joinville, sim. Fica muito próxima de paredões de 1000 metros a oeste. Joinville tem fama de que só chove, quando a real fama deveria ser pela nebulosidade, que se faz presente em grande quantidade dos dias por aqui. Essa nebulosidade encontra os contrafortes da Serra do Mar a oeste do município que, aí sim, registra maiores índices de pluviosidade comparadas a grande parte da mancha urbana. Não raro o centro, sul e leste de Joinville estão com sol e o oeste carregado de nuvens escuras com precipitação.

 

A minha própria estação, que fica quase no final da mancha urbana ao sul de Joinville, registra valores bem mais baixos de precipitação comparados às do CIRAM, que ficam muito próximos das encostas.

 

Sobre CEMADEN, já reparei nisto também. Mas isso é um mal crônico de todo o Brasil: manutenção. Nem uma simples limpeza de pluviômetro as pessoas realizam.

 

Eu, de uns tempos pra cá, tenho despendido tempo e dinheiro para manter minhas estações. É um trabalho minucioso e massante, mas vamos tentando fazer enquanto for possível.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Agora que vi que o Morro da Igreja teve 15,3 de mínima desta manhã....a segunda mais alta do mês.....E a noticia boa que finalmente a estação de S José dos Ausentes do inmet voltou, depois de meses fora do ar....Conversei com o pessoal da manuntenção de lá e como a estação deu problemas em epoca de fim de ano acabou atrasando....

 

Qto ao Itatiaia , se tudo der certo a estação do Inmet está lá entre maio e julho instalada na parte alta....resta aguardar...pois tudo já foi feito..

Link to comment
Share on other sites

JANEIRO 2016

 

+1,2 - PORTO ALEGRE RS

+1,6 - FLORIANÓPOLIS SC

+0,4 - CURITIBA PR

-0,1 - SÃO PAULO SP

-0,7 - RIO DE JANEIRO RJ

+0,6 - GOIANIA GO

+0,8 - BELO HORIZONTE MG

+0,1 - BRASÍLIA DF

Sinceramente, essa anomalia parece modesta. (Não estou duvidando, apenas imaginava que estava em +1,5° e com tendência a subir). Mas coitada mesmo é Floripa.

 

Felizmente já temos bons núcleos de instabilidade a oeste de POA em direção ao Vale do Rio Pardo. Creio que hoje não escapamos da chuva, ainda que seja rápida e pontual.

 

Agora faz "deliciosos" 35,6° com 51% e um "excelente" vento O a 16,9 km/h. Sensação de uns 90.000°.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.