Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2016


Rafael D
 Share

Recommended Posts

  • Replies 993
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

William o Weathercloud é legal, mas tem que deixar o software aberto e o computador ligado. Eu uso WeatherlinkIP, daí fica complicado de deixar sempre o PC ligado, pois não precisa.

 

 

Estranho , eu cadastrei a de Goncalves ai so pediu o login e senha do weatherlink e ja comecou a subir os dados , ja no caso das outras estacoes funciona como no wunder tem que deixar o pc ligado , na davis é tranquilo

 

Mas veja que o teu banner não atualiza...e não aparecem tuas estações nem Gonçalves no mapa.. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante esta notícia:

 

[...]

"De acordo com Figueroa, uma das limitações dos modelos globais americanos, europeus e de outros centros mundiais de meteorologia é não representar muito bem duas forçantes (mudanças impostas no balanço de energia planetária que, tipicamente, causam alterações na temperatura global) que têm forte influência no tempo e clima da América do Sul: a forçante topográfica, associada aos Andes, e a forçante térmica, devido à liberação de calor latente das nuvens na Amazônia.

 

“A maioria dos modelos numéricos atmosféricos globais falha na representação da cordilheira dos Andes devido ao fato de que ela é muito estreita e sua altura varia abruptamente em poucos quilômetros de distância”, afirmou.

 

Esse problema matemático tem um impacto muito grande no transporte da umidade da Amazônia para o Sul e o Sudeste do país e, consequentemente, na previsão de tempo e de clima sazonal especialmente para estas duas regiões, explicou o pesquisador.

 

“Ao melhorar nosso modelo climático atmosférico global para representar melhor as regiões montanhosas da América do Sul e a formação das nuvens na Amazônia será possível melhorar as previsões de tempo e de clima sazonal no Brasil. Esse será nosso grande diferencial com relação a outros modelos globais e uma contribuição brasileira à comunidade cientifica internacional”, estimou Figueroa."

 

[...]

 

Link pra matéria completa: http://agencia.fapesp.br/previsao_de_tempo_no_brasil_sera_mais_precisa_nos_proximos_meses/22645/

Link to comment
Share on other sites

Interessante mesmo.

 

-----------------

 

Sampa teve manhã diferente hoje, com céu nublado e, pasmem, amena.

A automática do Mirante registrava 24,3°C às 12h verão (11h solar).

 

A alegria durou pouco: no início da tarde, o sol saiu entre nuvens e a temperatura disparou. :cray:

Já bateu nos 29,2°C.

Link to comment
Share on other sites

Início de noite com predomínio de nuvens altas, assim como foi essa quinta feira.

Como os ventos não voltaram a soprar do mar, assim como ontem e anteontem, então a temperatura ainda está em 28 graus na Mooca.

 

Uma pena das chuvas por enquanto estarem sendo bem isoladas pelo estado de SP.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

esse frio que o GFS está prevendo para os dias 13 e 14 é que deverá empurrar uma frente fria e as chuvas rapidamente para o interior e litoral da Bahia.

 

No mapa do GFS 12Z no período de 12 a 20 de fevereiro indica grandes acumulados de chuvas na Bahia, extremo norte de Minas etc. Secando com as chuvas para Rio, Minas e São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

BOA NOTÍCIA!

 

Um dos Radares da USP (USP Leste) voltou a operar hoje! Mais um radar cobrindo a RMSP!

 

Versão 20km: http://www.chuvaonline.iag.usp.br/radar_each.php

Versão 100km: http://www.climatempo.com.br/radar-sp/

Rodolfo, você acha que com essa Frente Fria que está prevista, o Nordeste terá outro mês acima da média em pleno El nino forte?

Vi que os valores da OMJ vão estar bem negativos a partir do dia 14 na região

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, você acha que com essa Frente Fria que está prevista, o Nordeste terá outro mês acima da média em pleno El nino forte?

Vi que os valores da OMJ vão estar bem negativos a partir do dia 14 na região

 

 

Sinceramente, não estou acreditando em um Fevereiro tão chuvoso para o Nordeste. Julgando propriamente as variações previstas de OMJ e mais o consenso do CFS.

 

O geral tende a ser abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

William o Weathercloud é legal, mas tem que deixar o software aberto e o computador ligado. Eu uso WeatherlinkIP, daí fica complicado de deixar sempre o PC ligado, pois não precisa.

 

 

Estranho , eu cadastrei a de Goncalves ai so pediu o login e senha do weatherlink e ja comecou a subir os dados , ja no caso das outras estacoes funciona como no wunder tem que deixar o pc ligado , na davis é tranquilo

 

Mas veja que o teu banner não atualiza...e não aparecem tuas estações nem Gonçalves no mapa.. :russian:

 

 

O meu nao atualiza porque ela precisam do programa aberto e nas minhas nao estao , ja as Davis não , de Gonçalves eu testei uma semana e exclui , porque só pode ter 3 estaçoes cadastradas ... É só escolher wlip la, ele pede o login e senha e pronto nao precisa de mais nada , pras davis é bem melhor mesmo esquema do wunder pra deixar ON , pode testar :good2:

 

 

Tivemo chuvas pela regão novamente , aqui só chuviscou no fim da tarde , as maximas estão caindo com o passar dos dias , tenho 16°C agora e céu limpo !

Link to comment
Share on other sites

ECMWF E GFS 18Z ESTÃO DANDO 12/13ºC DE MÍNIMA EM SÃO PAULO DAQUI A 10 DIAS!

 

SERÁ?

 

Só para efeitos de comparação:

 

Menor Temperatura de todos os tempos no Mirante em Fevereiro: 11,1ºC (10/02/1949).

 

Menor Temperatura no Mirante pós-2000 em Fevereiro: 14,7ºC (23 e 24/02/2001).

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo. Se você estiver ainda aí, eu gostaria de saber se tem algo de especial no geopotencial de 552 gpm em 500 hpa?

Faço essa pergunta já que nos modelos, sempre é mostrada uma linha destacada que separa os valores maiores de 552 gpm dos menores. Isso sempre me deixou muito intrigado.

 

No exemplo abaixo, pode-se ver claramente que há uma linha preta que separa os valores acima de 552 (tons amarelados, alaranjados, vermelhos) dos valores inferiores (tons esverdeados, azulados, roxos) nas proximidades do polo sul.

 

mEDWQOa.png

 

Grato desde já.

 

OBS.: Tive de pegar a imagem que o Vinicius postou ontem já que eu tentei várias vezes upar no imgur, mas toda hora dava 'over capacity' :negative:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui acumulei 80,4 mm com esta última chuvarada. Fevereiro mal começou e estamos quase na média do mês, que é de 108 mm, praticamente atingindo a marca nos bairros ao norte.

 

Tive variação de 21,9° a 28,5°, mas não baixei dos 69%. Agora faz 24,3° com 83%. Vamos ver se nos próximos dias nós NÃO tenhamos eventos extremos, porque já está ficando demais.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo. Se você estiver ainda aí, eu gostaria de saber se tem algo de especial no geopotencial de 552 gpm em 500 hpa?

Faço essa pergunta já que nos modelos, sempre é mostrada uma linha destacada que separa os valores maiores de 552 gpm dos menores. Isso sempre me deixou muito intrigado.

 

No exemplo abaixo, pode-se ver claramente que há uma linha preta que separa os valores acima de 552 (tons amarelados, alaranjados, vermelhos) dos valores inferiores (tons esverdeados, azulados, roxos) nas proximidades do polo sul.

 

Grato desde já.

 

OBS.: Tive de pegar a imagem que o Vinicius postou ontem já que eu tentei várias vezes upar no imgur, mas toda hora dava 'over capacity' :negative:

 

A Linha de 552gpm em 500hpas representa a mesma coisa que a de 1013hpas em superfície. Ou seja é um número referencial que determina o que é alta e baixa pressão em médios níveis. Valores acima de 552 são considerados Anticiclones, assim como valores abaixo disso são considerados Vórtices Ciclônicos (nome dado a sistemas de baixa pressão em altitude).

 

Assim como na superfície, em todos os níveis da atmosfera (925-850-700-500-250hpas) existe um Geopotencial referencial que determina o que são sistemas de alta e baixa pressão. A única diferença é que em superfície chamamos esses valores de pressão atmosférica, e em altitude chama-se esses valores de Geopotencial, pois se usam medidas diferentes para medição, (HPA-mbar em Superfície e GPm em Altitude).

 

Espero que tenha esclarecido hehe.

Link to comment
Share on other sites

A Linha de 552gpm em 500hpas representa a mesma coisa que a de 1013hpas em superfície. Ou seja é um número referencial que determina o que é alta e baixa pressão em médios níveis. Valores acima de 552 são considerados Anticiclones, assim como valores abaixo disso são considerados Vórtices Ciclônicos (nome dado a sistemas de baixa pressão em altitude).

 

Assim como na superfície, em todos os níveis da atmosfera (925-850-700-500-250hpas) existe um Geopotencial referencial que determina o que são sistemas de alta e baixa pressão. A única diferença é que em superfície chamamos esses valores de pressão atmosférica, e em altitude chama-se esses valores de Geopotencial, pois se usam medidas diferentes para medição, (HPA-mbar em Superfície e GPm em Altitude).

 

Espero que tenha esclarecido hehe.

 

Pode ficar sossegado que você esclareceu muito bem. Parabéns pela explicação. Vai também servir de aprendizado também para os outros usuários que verem esse post.

 

Não sabia que a linha de 552 gpm era a mesma coisa que os 1013 hpa em superfície. Se for ver bem, então em boa parte do mundo a circulação é anticiclônica.

 

Antes eu pensava que pudesse ser algum parâmetro para neve.

Geralmente nas fortes erupções polares, essa linha de 552 consegue pegar parte do sul do Brasil em forma de um cavado.

Link to comment
Share on other sites

 

Pode ficar sossegado que você esclareceu muito bem. Parabéns pela explicação. Vai também servir de aprendizado também para os outros usuários que verem esse post.

 

Não sabia que a linha de 552 gpm era a mesma coisa que os 1013 hpa em superfície. Se for ver bem, então em boa parte do mundo a circulação é anticiclônica.

 

Antes eu pensava que pudesse ser algum parâmetro para neve.

Geralmente nas fortes erupções polares, essa linha de 552 consegue pegar parte do sul do Brasil em forma de um cavado.

 

De certa forma tem haver com parâmetro pra neve. Pois valores abaixo desse limiar são geralmente cavados (quando não é uma circulação fechada), que no inverno são envolvidos pela circulação do Jato Subtropical e/ou Polar, e neste caso, havendo outros fatores em superfície, como umidade, espessura grande de ar frio, colaboram para a queda da branquinha.

Link to comment
Share on other sites

De certa forma tem haver com parâmetro pra neve. Pois valores abaixo desse limiar são geralmente cavados (quando não é uma circulação fechada), que no inverno são envolvidos pela circulação do Jato Subtropical e/ou Polar, e neste caso, havendo outros fatores em superfície, como umidade, espessura grande de ar frio, colaboram para a queda da branquinha.

 

Muito obrigado mesmo Rodolfo!

Ajudou bastante!

Já imaginava mesmo que tivesse a ver com neve (claro que junto com as outras variavéis como umidade, nebulosidade, tipo da nebulosidade, etc...), pois sempre que comentam do cavado que pode trazer neve em áreas do sul, nos modelos aparecem aquela curva verde pegando parte da região.

 

Ah! E reparei mesmo que quando é superfície, chamam de pressão e quando é em altitude, chamam de geopotencial.

No caso do geopotencial, eles usam o valor da altitude em que a determinada pressão está situada (por exemplo, 850 hpa está à 1440 metros de altura (que pode ser abreviado em 144), 500 hpa há está em 5920 metros de altura (que pode ser abreviado em 592)).

Link to comment
Share on other sites

Agradecido pela aula, Rodolfo e Daniel.

 

E vejam só o anticiclone bonito que o GFS está mostrando. Estamos em Junho ???

 

4qMIT3C.png

 

Frio outonal em pleno Fevereiro ?

 

4PY1Q5a.png

18 graus de mínima em Porto Alegre, 11 graus na região de São Joaquim, 9 graus em Curitiba e 12 graus em São Paulo.

Os mapas bêbados anômalos do GFS e tem gente que ainda acredita. Coisa sem nexo, mesmo sendo verão e o RS ser mais quente que SP em mínimas.

Sei...

Bom dia.

Link to comment
Share on other sites

William, o que houve com a estação do bairro Reserva?

 

Se esfriar bem no outro fim de semana, vai ser legal acompanhar a mínima no Reserva.

 

Espero que o frio seja barrado na altura do sul de São Paulo, litoral do Paraná, talvez assim as chuvas caiam em volumes maiores aqui na região sudeste por uns 3 dias, a partir de 12 de fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Calor forte no Vale do Itajaí. Temos já 31, 32 graus na região com tempo pouco nublado. Expectativa por alguma chuva no fim da tarde e noite.

 

Nascer: 06:51:48 (+00:00:47)

Por-do-sol: 20:07:04 (-00:00:36)

Duração do dia: 13:15:16 (-00:01:23)

Meio dia: 13:29:26 (+00:00:06)

 

*Atualização 13:45

 

Uma hora após meu comentário, já temos trovoada forte, e temperatura na casa dos 25 graus. Instabilidades se formaram muito rápido. Segue chovendo e trovejando.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando que GFS, ecmwf e Climatempo estão dando esse friozinho a partir do dia 12. Não acho que seja uma Loucura dos modelos, pode ser uma tendência, quem sabe.

 

Agora sol entre nuvens e 31,8C. Nenhum dia com máxima abaixo de 30 em Fevereiro por enquanto.

 

BLZ será o fim do verão climático ??? Tomara :)

Link to comment
Share on other sites

Forte calor aqui em Indaial no vale do itajaí, máxima de 34°C com sol e muitas nuvens.... Imagina se fosse um dia de céu azul e sem a presença de nuvens, com certeza encostaria entre 38/39°

 

Por hora trovoada das feias se formando e temperatura em 26°C

 

Queda de 8°C em 1 hora e ainda não começou a chover!

Link to comment
Share on other sites

Muito calor nesse começo de Carnaval aqui na cidade do Rio! Aqui na zona norte tive muito sol durante todo o dia, com máxima de 37,9°C e mínima de 26°C, mas segundo a Geo-Rio a máxima atingiu até 39,1°C na zona oeste. No momento ainda tenho 36°C e céu limpo. Felizmente, as chances de chuva que existiam para o domingo e a segunda estão cada vez menores e o Carnaval deve ser de tempo predominantemente firme! Boa folia a todos!

Link to comment
Share on other sites

William, o que houve com a estação do bairro Reserva?

 

Se esfriar bem no outro fim de semana, vai ser legal acompanhar a mínima no Reserva.

 

Espero que o frio seja barrado na altura do sul de São Paulo, litoral do Paraná, talvez assim as chuvas caiam em volumes maiores aqui na região sudeste por uns 3 dias, a partir de 12 de fevereiro.

 

 

Devo ir la amanha verificar o que aconteceu !

Link to comment
Share on other sites

Dia de muito sol e calor em Sampa.

 

A automática do Mirante bateu nos 33,6°C.

É necessário ver os dados da convencional (O INMET não anda divulgando as máximas) mas é quase certo que hoje tenha sido o dia mais quente de 2016 até agora.

Na automática com certeza foi.

 

Agora à tarde, o tempo deu uma virada legal.

Muita ventania e chove em áreas das zonas leste e sul da capital e no ABCD.

Aqui na zona norte, apenas nuvens escuras e vento, por enquanto.

Deu uma boa refrescada. :yahoo:

 

Congonhas caiu de 33°C às 15h para 22°C às 17, com rajadas de até 70 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Chuva fraca aqui no Jardim Corisco neste momento. Mas com alguns raios.

Hoje choveu forte na região do Grande ABC(ás 15:00) e o maior volume registrado pelo Cemaden foi de 65mm no bairro Parque Novo Oratório(Santo André).

Link to comment
Share on other sites

Dia terrivelmente abafado aqui em Indaial no vale do itajaí.

 

A máxima por aqui ficou em 34°C e por volta das 5 da tarde se armou uma trovoada gigantesca, mas desviou a cidade aqui, caindo apenas alguns pingos.

Mas vi relatos de chuva fortíssima aos arredores (timbó, pomerode, blumenau).

 

Agora a noite o abafamento esta de matar, não da pra ficar dentro de casa sem ar.

 

22:10h e faz 25°C :heat:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos! A meteorologia local indicava um verão mais chuvoso e mais fresco que o normal em Buenos Aires devido ao El Niño. Não é o que estamos vendo. Janeiro teve pouca chuva e temperaturas muito altas, sendo o mês mais quente desde dezembro de 2013 por aqui. A média das mínimas foi de 21,3ºC e das máximas de 31,0ºC, resultando em média simples de 26,1ºC.

 

E, apesar de um calor mais moderado do dia 26 até o dia 2 deste mês e de termos a temperatura mais baixa do ano no dia 1º, fevereiro vai pelo mesmo caminho. Nestes 5 dias temos média das mínimas de 21,0ºC, das máximas de 30,9ºC e média simples de 25,9ºC.

 

Nos últimos dois dias o calor voltou forte por aqui. Ontem a mínima foi de 22,4ºC e a máxima chegou a 33,1ºC e hoje variamos entre 23,8ºC a 34,0ºC. O consumo subiu e voltaram os cortes de luz (no meu bairro é o 4º neste verão). Neste momento temos céu nublado e 25,3ºC.

 

Para amanhã a previsão do SMN é de aumento de nebulosidade e do vento. Apesar disso, a temperatura deve variar entre 24ºC e 34ºC, configurando a segunda onda de calor deste verão. Para que isso aconteça, as temperaturas precisam estar três dias consecutivos acima dos 22,0ºC de mínima e dos 32,3ºC de máxima. O sol nasce às 6h19 e se põe às 19h55.

 

Amanhã estou indo pra São Paulo, minha cidade natal, pular Carnaval, então nos próximos sete dias estarei relatando o tempo de lá.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, William, acho que tem potencial para uma média das mínimas impressionante no inverno.

 

O primeiro teste será no Sábado que vem, onde possivelmente teremos uma MP capaz de trazer marcas abaixo dos 5 graus nas terras altas da Mantiqueira.

 

Em JF, muito sol e 29,5C. Um ótimo carnaval a todos!

Link to comment
Share on other sites

Renan, temos que torcer para não acontecer esse frio mais forte na Serra da Mantiqueira e Sul de Minas, que o frio fique restrito ao sul de São Paulo e litoral do Paraná.Assim teremos chance das chuvas permanecerem mais dias na Zona da Mata e Rio de Janeiro.

Modelo GFS, ECWMF e o ETA do Inpe, prevendo o deslocamento das chuvas rapidamente para o centro-norte de Minas a partir da sexta/sábado.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.