Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2016


Rafael D
 Share

Recommended Posts

  • Replies 993
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Adrian,

antes do inverno acontecer, vai ter muito tempo severo no sul do Brasil, chuvas abundantes no Sudeste/Centro-Oeste.

 

Pelo GFS de 18Z,o calor vai embora da Zona da Mata de Minas e Noroeste do Rio a partir da terça de Carnaval por uns dias. Tomara que volte as chuvas por aqui na próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

desmaio.gif~original

 

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

 

 

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=10Sh1_Y9Jpc&feature=youtu.be&a[/bbvideo]

 

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

 

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

 

 

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=93m-vhVU5i8&feature=youtu.be&a[/bbvideo]

 

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

EoApocalipse.gif~original

 

 

.

Link to comment
Share on other sites

Como o Rodolfo resumiu bem, Janeiro fechou com chuva abaixo e temperaturas acima da média. Sem as tempestades características do mês e com um sol mais constante e tempo mais seco, algo que não tínhamos muito tempo já, talvez desde Agosto. Compensando um pouco, o período excessivamente úmido do final do ano. Diferente da previsão do CFS.

 

 

Entramos em Fevereiro, outro mês que não serve pra nada. O legal é o término do horário de verão, mas que só acontece no dia 21. A outra expectativa é em relação aos monitoramento dos ciclones aqui. Começamos sem calor (para o mês), com 25°C com tempo nublado, e chuva vindo da Grande Florianópolis.

 

Nascer: 06:48:40 (+00:00:47)

Pôr-do-sol: 20:09:20 (-00:00:30)

Duração: 13:20:40 (-00:01:17)

Meio dia: 13:29 (+00:00:09)

Link to comment
Share on other sites

O semi-árido nordestino agradece esse Janeiro muito chuvoso no interior nordestino, contrariando as tendências dos modelos climáticos.

 

.....FERVEreiro! O mês mais ODIADO por mim, pois este certamente é o período mais quente do ano de forma constante, além disso bloqueios acontecem e ficamos às vezes 7 a 10 dias com forte calor constante. É um saco!!!

 

Mal começou esse mes e eu já quero que vá embora.

 

Mínima de 16,9C esta manhã e agora já temos 28 graus. Devemos ir a 32/33 hoje à tarde.

Link to comment
Share on other sites

Dando complemento à mensagem do Renan, a última saída do ECMWF mostra predomínio de ar quente sobre a maior parte do país, umidade concentrada entre o oeste do Amazonas e SC/RS, além do sudoeste do PR, extremo norte do Maranhão e Pará e leste do AP. Circulação anticiclônica em médios níveis predomina sobre o Sudeste, parte do MS, MT e GO, BA, SE, AL e PE. Estas regiões devem ter pouca ou nenhuma chuva nas próximas 240h. Em SP o cenário não é tão ruim para toda a faixa ao sul do Rio Tietê, de norte a sul.

 

O resultado desse domínio de alta pressão em 500mb e pressão relativamente baixa em superfície é calor, mas nada extraordinário por ora, nada do que já não tivemos em muitos fevereiros ou mesmo janeiros passados. Por aqui as máximas devem oscilar entre 33 e 35°C até o dia 4, e mesmo com tudo indo contra há chance maior de chuva a partir do dia 4. Em SP capital as máximas nem atingem patamar para ser considerada uma onda de calor.

 

Vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia gurizada !!

 

Finalmente chegamos a Fevereiro, sinal de que o inverno está se aproximando...

Mês que costuma ser bem quente aqui no vale do itajaí.

 

Vejo muita gente reclamando do horário de verão e agradecendo que o mesmo está perto do fim.

Acredito que o horário de verão é muito bacana, pois para quem trabalha aproximadamente até as 18H, tem um bom período de luz solar para a pratica de exercício ao ar livre (futebol, caminhada, pedalada, etc...)

 

Mas cada um é cada um :laugh:

 

Por aqui fevereiro começando com céu encoberto 27C° e um leve abafamento.

Link to comment
Share on other sites

Certamente a tempestade aqui em POA vou o grande evento climático no Brasil em janeiro, seguido pela CACETADA de chuva no Sertão do NE!

 

Ontem, dia 31, tive máxima de 24,3°. Foi a menor de janeiro. Choveu 66,5 mm em 24 h. O total do mês ficou em meros 82,5 mm. Na noite da tempestade tive apenas 7,8 mm.

 

Agora tenho 28,5° com 62%. Sol e nuvens com vento SE a 6,4 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia muito quente aqui. Além da posição e intensidade do bloqueio que impede um maior crescimento das nuvens, também há a presença de uma baixa pressão (que já se transformou em frente fria) ao largo do litoral sul do Brasil. Esse sistema força os ventos a soprarem de norte, noroeste por aqui e impossibilitando que tenhamos a entrada dos ventos marítimos para trazer um refresco.

Essa mesma frente fria tende a se deslocar afastada do litoral paulista e pode conseguir influenciar um pouco o leste paulista amanhã(tomara), aumentando as chances de pancadas de chuvas e também permitindo que os ventos soprem do mar, mesmo que fraco.

 

Ainda faz 33 graus na Mooca. Confesso que não estava nem um pouco com saudades desse calor.

Link to comment
Share on other sites

Chuva em 96 horas em SC.

 

EM RELAÇÃO A POA, A METSUL VINHA ALERTANDO E ALERTOU PELO MENOS UMA HORA ANTES, ÓBVIO QUE NÃO TEM COMO ACERTAR TODOS OS DETALHES, MAS TEVE ALERTA.

 

O PROBLEMA NO BRASIL SÃO OS ALERTAS DEMAIS E COM POUCO ACERTO. ALÉM DA FALTA DE CULTURA METEOROLÓGICA, QUE AOS POUCOS VAMOS TENDO.

tabela.GIF.d3f9b99e31c8a7fd7d3d3d343aabc728.GIF

Link to comment
Share on other sites

Curioso é que esse bloqueio embora seja menos intenso que 2014 e 2015, está tendo forças para anular qualquer chance de pancadas de chuvas e ainda por cima deixar a URA em níveis muito baixos durante a tarde. No aero de Congonhas, o menor valor hoje ficou em 21% e esse 19% de Matão já é estado de alerta.

Olhando os radares, as pancadas (e ainda assim isoladas) estão acontecendo em áreas próximas do Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Eis que aqui no início da zona leste da cidade temos a brisa marítima dando as caras.

Apesar disso, ainda faz 30 graus na Mooca (queeeeente).

No aeroporto de Congonhas esses ventos marítimos já fizeram a umidade subir um pouco. De 27% às 18 horas para 57% às 19 horas. Mas lá a temperatura também segue alta, 29 graus.

Link to comment
Share on other sites

Ué? Eu coloquei aqui o meu resumo de janeiro! Onde estão?? Só se eu coloquei em "visualizar" e fechei o BAZ. Aquilo deu trabalho...

 

Agora agradáveis 22,5° com 71%. Ainda há muitos estragos pela cidade.

 

 

Foi movido pra ca , pra não ter perigo de se perder :good2:

 

 

viewtopic.php?f=134&t=16158&p=521549#p521549

 

 

Noite muito quente aqui , 19°C agora ainda , céu parcialmente limpo , horrível tava desacostumado !

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!!

 

Dia muito quente no Rio, em casa tive mínima de 27,4° e máxima de 38,7° e a umidade desceu a 22% no meio da tarde, no aeroporto mais próximo a variação foi de 23 a 37. A máxima ficou em 41,3° registrados na estação de Irajá na zona norte.

 

Agora em casa 29,4° e umidade de 53%. Fevereiro, acabe logo.

Link to comment
Share on other sites

Foto do satélite mostra núcleos de chuvas atuando no norte do nordeste. Foi se aZCAS e agora veio outro sistema para trazer mais chuvas nessa região. Somente na Bahia que está mais seco.

 

Já no centro do Brasil percebe-se uma ausência das nuvens significativa. Além da ASAS, ao norte dela temos um VCAN cujo o centro dele está sendo responsável por deixar esse céu mais 'limpo' nessas áreas.

 

bfVBVEu.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gabriel Cardoso,

pela grande variação na temperatura hoje no Cantinho do Verde, 7,8ºC a 26,8ºC, com umidade descendo aos 36%, acredito que no outono/inverno as variações serão bem maiores.

 

Aqui por enquanto as máximas estão altas, mas bem abaixo das registradas na capital fluminense.Vai piorar muito o calor a partir de sexta e o Carnaval nem se fala.

Link to comment
Share on other sites

A Agência Nacional de Águas (ANA),instalou no dia 27 de janeiro mais 5 estações hidrológicas telemétricas na Sub-bacia do rio Muriaé faz parte da Zona da Mata e Noroeste do Rio.

Nas cidades de Carangola-MG, Itaperuna-RJ, Porciúncula-RJ, Cardoso Moreira-RJ e

 

por último na cidade de Patrocínio do Muriaé-MG(essa fica rio acima, apenas 11,5 km em linha reta daqui de Laje-RJ),muito importante para acompanhar a subida do rio Muriaé em períodos de enchente.Teremos 10 horas de antecedência para subidas e descidas do rio Muriaé.

Todas as cidades citadas acima tem estações convencionais da ANA, desde a década de 1930.

Link to comment
Share on other sites

Desde 2012 abaixo da média, esse ano me parece que vai ser o retorno das chuvas.

9,2 acumulados nessa chuvinha até agora e já tem outra célula forte vindo em direção a minha cidade.

 

Temos 24,8 mm no mês.

 

Janeiro já foi excepcional, cerca de 400 mm acumulados aqui para a média de 144 mm.

Todos reservatórios do PI transbordaram praticamente.

Link to comment
Share on other sites

Lamentável o que houve e Porto Alegre. Um verdadeiro bombardeio se abateu na cidade. Há muitos lugares bucólicos destruídos. Lugares que o porto alegrense ama. O pior, é que se avizinha novo temporal, tão logo tivemos o pior.

Há de se estudar com detalhes o que houve. Não há consenso por parte dos institutos. Uns falam até em MACRO explosão. Que, para minha compreensão, seria o mais adequado. Uma grande bolha de ar quente estava aqui e houve um funcionamento de tornado e furacão, ao mesmo tempo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.