Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2016


Recommended Posts

Muita chuva pelo estado do Rio de Janeiro neste primeiro fim de semana de 2016. Grandes volumes de chuva vem sendo registrados desde a tarde de ontem e já causam transtornos em cidades como Petrópolis e Paraty. Alguns acumulados no Cemaden:

 

Magé (Santo Aleixo) 128mm

Angra dos Reis (Frade) 103mm

Petrópolis (Mosela) 94mm (92mm só essa tarde e noite)

Petropolis (Vila Constância) 87mm

Petropolis (Independencia) 83mm

Teresopolis (Panorama) 77mm

Angra dos Reis (Praia Brava) 72mm

 

Valores extremos que ainda devem aumentar até o fim da noite porque a chuva continua!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bastante chuva nesse sábado no sul do RJ. Em casa, tenho 73,5 mm acumulados desde às 18hs

 

Outros acumulados nas estações pluviométricas da região, até 22hs(verão)

 

 

Elevatória Santa Cecília: 48,4 mm

Barra do Piraí: 65,4 mm

Barragem de Santana (divisa Piraí - B. do Piraí): 67 mm

Morsing (Mendes): 65,3 mm

Elevatória Vigário (Piraí): 60,7 mm

Volta Redonda: 15 mm

Valença INMET: 89,8 mm

 

Fonte: http://mapas-hidro.ana.gov.br/Usuario/ultimo.aspx?dado=Chuva&nivel=3&bacia=58&origem=123

Link to comment
Share on other sites

ESTE É O VERÃO DA CRIATIVIDADE!!

 

AQUI TEVE UM ÚNICO DIA COM SOL E QUASE NDA DE NUVENS NO DEZ. TODO, DIA 7. DO DIA 8 ATÉ HOJE, NUBLADO A SOL E MUITAS NUVENS. VERÃO DAS NUVENS, ALÉM DA CHUVA!

 

GAROA FORTE E 16,9

 

Exatamente. Aqui no Vale a umidade se mantém alta o tempo inteiro. A prova que temos muitas nuvens é a umidade relativa que raramente baixou de 60% aqui no Vale. Com isso sempre tem alguma coisa no céu.

 

Não esquece da dívida comigo! Abs!

 

--

 

Para o turismo é ruim, especialmente o praiano, mas a volta aqui pro Vale para quem mora não poderia ser melhor! Chuva e tempo ameno!

 

A cidade está um pouco feia devido aos temporais dos últimos dias. Deslizamentos, folhas e placas tombadas.

 

Serra do Rio do Rastro bloqueada por deslizamento:

 

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=LTgIvOVkUUQ[/bbvideo]

Link to comment
Share on other sites

Bastante chuva nesse sábado no sul do RJ. Em casa, tenho 73,5 mm acumulados desde às 18hs

 

Outros acumulados nas estações pluviométricas da região, até 22hs(verão)

 

 

Elevatória Santa Cecília: 48,4 mm

Barra do Piraí: 65,4 mm

Barragem de Santana (divisa Piraí - B. do Piraí): 67 mm

Morsing (Mendes): 65,3 mm

Elevatória Vigário (Piraí): 60,7 mm

Volta Redonda: 15 mm

Valença INMET: 89,8 mm

 

Fonte: http://mapas-hidro.ana.gov.br/Usuario/ultimo.aspx?dado=Chuva&nivel=3&bacia=58&origem=123

 

Aqui só chuva fraca e 15°C , que beleza ta chovendo ai , sera que no norte do estado do rj a chuva chegou ?

Link to comment
Share on other sites

Choveu muito nesse sábado aqui em São José dos Campos em várias faixas de horário do dia: manhã, metade final da tarde, início e final da noite. A temperatura variou entre 21 e 27ºC. Por volta das 18h choveu muito forte e por volta das 21h, granizou.

 

Na sexta também choveu bem.

Link to comment
Share on other sites

Cantareira: Ainda no volume morto.

 

Boa notícia não se desmente. Talvez seja por isso que nem a Sabesp nem a Agência Nacional de Águas (ANA) nem o governo do Estado de São Paulo desmentiram a notícia, divulgada na primeira página de todos os jornais, de que o Cantareira havia saído do volume morto. O Cantareira está claramente se recuperando, e tudo indica que no início de 2016 ele sairá do volume morto, mas por enquanto isso não aconteceu. Apesar da transparência na divulgação dos dados ter melhorado durante a crise, eles ainda induzem os pouco avisados ao erro. É pena. A Sabesp e a ANA divulgam os dados corretos, mas é preciso cavoucar para encontrá-los.

 

Esta é a situação do Cantareira no dia 31 de dezembro de 2015, descrita nos boletins diários da Sabesp e da ANA, e no documento da ANA que descreve o Sistema Cantareira (listados abaixo).

 

O Sistema Cantareira tem três reservatórios. O maior deles é o de Jaguari/Jacareí. Quando completamente cheio, ele armazena 1.047 hm3 (1 hm3 = 1 bilhão de litros). Ele é ligado por um túnel ao Reservatório de Cachoeira, capaz de armazenar 117 hm3. Esse segundo reservatório é ligado por outro túnel a um terceiro, o de Atibainha, que pode armazenar 295 hm3. Como é fácil calcular, 72% da capacidade do Sistema Cantareira está concentrada no reservatório de Jaguari/Jacareí. Pois bem, é exatamente esse enorme reservatório que ainda está no volume morto.

 

O volume morto de um reservatório é definido como o volume de água do reservatório que não pode ser retirado por gravidade. Para usá-lo é necessário o uso de bombas. As bombas são necessárias pois a boca do túnel não está no fundo do reservatório e, portanto, não pode retirar toda a água. As bombas são necessárias para retirar a água do fundo e jogá-la na boca do túnel. Foi isso que a Sabesp fez desde o início da crise. É fácil determinar se um reservatório está ou não no volume morto. Basta comparar a altura da água no reservatório com a altura do túnel. Se a água estiver abaixo, está no morto, se estiver acima, está no volume útil.

 

Segundo a ANA, o túnel que leva a água do Jaguari/Jacareí para o Reservatório de Cachoeira só se torna funcional se o nível da água na represa estiver a 820,80 metros de altura ou mais. No dia 31/12/2015, tanto a Sabesp quanto a ANA informam que o nível da Represa de Jaguari/Jacareí estava a 817,56 metros, mais de três metros abaixo do mínimo necessário para operar o túnel eficientemente, e meio metro abaixo do piso do túnel. Sem dúvida nenhuma, no dia 31/12/2015, pelo dados fornecidos pelos responsáveis, esse reservatório estava ainda no volume morto. Nesse dia, ele armazenava 176,98 hm3. Quando estiver no nível 820,80 metros, ele vai conter 239,45 hm3, ou seja, faltam 62,47 hm3 para ele deixar o volume morto.

 

Mas, então, de onde veio a confusão? Veio da seguinte conta feita pela Sabesp. No dia 31/12/2015, o total de água disponível para ser retirada por gravidade dos outros dois reservatórios (Cachoeira e Atibainha) somava 62,34 hm3. E esse número é menor, mas muito próximo do volume que está faltando para o Reservatório Jaguari/Jacareí sair do volume morto. Se você imaginar que toda essa água estivesse no Jaguari/Jacareí, ele quase teria saído do volume morto. Mas o fato é que a água não está lá. Se nas próximas semanas a Sabesp precisar retirar água do maior reservatório do Sistema Cantareira ela vai ter de continuar a usar bombas. E, portanto, ele ainda está no volume morto. É um fato.

 

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,cantareira-ainda-no-volume-morto,1817177

Link to comment
Share on other sites

Bastante chuva nesse sábado no sul do RJ. Em casa, tenho 73,5 mm acumulados desde às 18hs

(...)

 

Aqui só chuva fraca e 15°C , que beleza ta chovendo ai , sera que no norte do estado do rj a chuva chegou ?

 

Até que chegou sim, embora não com a mesma intensidade daqui do sul do RJ...

Aqui em casa, tive 83 mm acumulados.

 

Acumulados até as 10hs de hoje:

 

Estações Pluviométricas ANA

• Elevatória Santa Cecília: 58,5 mm

• Barra do Piraí: 72,5 mm

• Elevatória Vigário descarga d’água(Piraí): 72,4 mm

• Morsing (Mendes): 72,5 mm

• Barragem de Santana(divisa B. Piraí - Piraí): 72,3 mm

• Volta Redonda: 39,7 mm

 

INMET

 

• Valença(aut/INMET): 95,2 mm

• Paraty(aut/INMET): 128,2 mm

• Teresópolis(aut/INMET): 94,6 mm

• Xerem(aut/INMET): 84,6 mm

• Macaé(aut/INMET): 32,4 mm

• Cambuci(aut/INMET): 15,6 mm

• Resende(conv/INMET): 37,8 mm

• Itaperuna(conv/INMET): 32,9 mm

• Campos(conv/INMET): 12,6 mm

 

Na região serrana do RJ:

drRN03o.png

 

Costa verde:

I0cHHAp.png

CEMADEN

Link to comment
Share on other sites

Rio transborda em Angra e moradores ficam desalojados

 

sYMHrTd.jpg

 

RIO - O município de Angra dos Reis está em estágio de alerta após o transbordamento do Rio Mambucaba, na noite deste sábado, após as fortes de chuvas que atingiram a região. Segundo a Defesa Civil municipal, a maré baixou na tarde deste domingo, mas a água ainda não foi totalmente escoada de ruas e casas. Cerca de 250 imóveis foram atingidos, principalmente na região do Residencial Paraíso. Algumas residências foram temporariamente interditadas e as famílias levadas para pontos de apoio.

 

Apesar da chuva que ainda atinge a região, nenhuma ocorrência grave foi registrada neste fim de semana. Áreas com alto índice pluviométrico são vistoriadas pela Defesa Civil. Os bairros Frade e Sertãozinho do Frade também inspiram cuidado. Nesses dois pontos foram registrados mais de 185mm de chuva nas últimas 24 horas, e um acumulado de 280mm nas últimas 48 horas. Um pequeno deslizamento ocorreu no Frade em uma área já interditada pelas equipes da Defesa Civil. As sirenes de ambos os bairros e de Santa Rita foram acionadas. Um ponto de apoio foi montado na Escola Municipal Frei Bernardo.

 

Às 15h30m deste domingo, a chuva fraca ainda atingia o município. No entanto, a preocupação das autoridades é com o acumulado e com a previsão de mais chuva nas próximas horas.

 

BLOCO DE PEDRA CAI NA ESTRADA

 

Um bloco de pedra caiu na noite deste sábado, ante do segundo túnel da Rodovia Saturnino Braga (RJ-155). O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem foi avisado durante a madrugada deste domingo, e o trânsito flui em meia pista. No KM 8 uma barreira também caiu interditando parte da pista.

 

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/rio-transborda-em-angra-moradores-ficam-desalojados-18400894

Link to comment
Share on other sites

Quanta chuva no estado do Rio ! Eu costumo ficar em Mangaratiba quando estou a trabalho naquela região, e esse volume de chuva foi realmente significativo. Espero que não tenha ocorrido transtornos maiores.

 

Aqui em casa está bem mais modesto em termos de chuvas, com 20,6mm hoje e 27,8mm no mês. E nos próximos dias a tendência é chover pouco ou nada. Ao menos as temperaturas estarão bastante amenas. Pode fazer até 15ºC na Terça-feira próxima.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, eu sempre gosto de ficar vendo aquelas reanálises que tem no site meteoPT (500 e 850 hpa) e confesso que nunca vi uma coisas dessas, de uma baixa fechada perto dos 1000 hpa no centro do Brasil.

Já percebi que o GFS às vezes projeta situação tão anômalas lá para 348-384 horas. Até hoje me recordo de uma mega ASAS de 5960 hpa que o modelo projetou para meados de fevereiro de 2015 (em 384 horas), foi só numa rodada isso.

 

----------------------------------------

 

Por aqui agora temos céu encoberto e faz 21 graus na Mooca.

 

Hoje ao olhar para os radares, o estado de SP ficou dividido em pós frontal (sul e leste paulista) e chuvas convectivas (quase todo o interior).

Link to comment
Share on other sites

Andoni, como consigo as máximas de Campos-RJ e Itaperuna-RJ nos dias 1º e 2 de janeiro no site Ogimet.

 

Ontem ás 16 horas uma nuvem negra avançou de noroeste/oeste aqui para Laje do Muriaé-RJ, quase não teve trovões, chuva moderada, mas com muito vento antes da chuva, levantou muita poeira, acabou chovendo apenas 14,6 mm, quebrando a estiagem de 19 dias secos.

Hoje 4 horas da madrugada voltou a chover moderado,sem vento ou trovões, choveu mais 16 mm, acumulado até ás 10 horas de 30 mm, pelos menos o intenso calor dos últimos dias foi para o espaço.

Parece que as chuvas vão deslocar rapidamente para o Norte de Minas e interior da Bahia nos próximos dias, vai ser ótimo para o rio São Francisco.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

na estação pluviométrica da ANA, que acompanho de Parati-RJ, da tarde de sexta até ás 10 horas de hoje acumulou 231 mm.

Na estação do Cemaden de Angra-RJ/Frade choveu das 16 horas de sexta até ás 10 horas de hoje 258 mm, como as chuvas continuaram ao longo do dia/noite, até ás 22 horas totalizou 300 mm em 54 horas.

 

Acho que vamos ter muitas surpresas nos acumulados de chuvas neste verão ao longo do litoral que vai da cidade do Rio de Janeiro até o litoral sul de São Paulo.Com as dezenas de estações do Cemaden instaladas desde o litoral sul de São Paulo até a cidade do Rio de Janeiro vai ficar bem divertido o monitoramento das chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Tarde nublada com garoa e vento forte no Rio, faz 29 graus no centro e 27 na zona norte da cidade.

 

Fotos do início da tarde no centro:

 

http://images.tapatalk-cdn.com/16/01/03/b909507aa417b4a65a5d1feddef9ea76.jpg

 

http://images.tapatalk-cdn.com/16/01/03/d2b32fb56be3bece6c32f398dab633b1.jpg

Eu estava n'esse museu que é a cara do Rio de Janeiro (irônico) no mesmo horário. Sei não, ele já tem marcas escuras, ferrugem e um tipo de fuligem no espelho d'água. Não é o tipo de arquitetura e material pra se construir a beira mar. Até as olimpíadas esse museu vai estar deteriorado, com aspecto sujo e depois só Deus sabe a cara que vai estar. O desenho dele dificulta muito a manutenção e eu acho feio. Um parâmetro a esse museu é a casa d'opera de Sidnei que é exposto às mesmas temperaturas, umidade, maresia porém é de fácil limpeza e manutenção. Parece que não consultaram meteorologistas pra fazer essa obra. De resto a praça tá linda.

Link to comment
Share on other sites

Tarde nublada com garoa e vento forte no Rio, faz 29 graus no centro e 27 na zona norte da cidade.

 

Fotos do início da tarde no centro:

 

http://images.tapatalk-cdn.com/16/01/03/b909507aa417b4a65a5d1feddef9ea76.jp

 

http://images.tapatalk-cdn.com/16/01/03/d2b32fb56be3bece6c32f398dab633b1.jp

Eu estava n'esse museu que é a cara do Rio de Janeiro (irônico) no mesmo horário. Sei não, ele já tem marcas escuras, ferrugem e um tipo de fuligem no espelho d'água. Não é o tipo de arquitetura e material pra se construir a beira mar. Até as olimpíadas esse museu vai estar deteriorado, com aspecto sujo e depois só Deus sabe a cara que vai estar. O desenho dele dificulta muito a manutenção e eu acho feio. Um parâmetro a esse museu é a casa d'opera de Sidnei que é exposto às mesmas temperaturas, umidade, maresia porém é de fácil limpeza e manutenção. Parece que não consultaram meteorologistas pra fazer essa obra. De resto a praça tá linda.

 

Talvez não tenha sido dado o tratamento adequado ao revestimento metálico, mas acho difícil isso não ter sido contemplado em projeto, só acho que o espelho d'Água deveria ter fundo escuro para melhorar a refletância da água enquanto está claro, além de disfarçar a areia que fica no fundo. A praça melhorou muito!, antes do início das obras a praça era velha e com muitos galpões abandonados, hoje, muito melhor de andar por ali.

Link to comment
Share on other sites

Os próximos 5 dias serão de tempo mais estável, com diminuição drástica nas chuvas em relação aos últimos dias. As mínimas devem ficar mais baixas devido ao ingresso de ar mais frio sobre a região Sudeste. Espero algo entre 16 e 18°C, e máximas entre 28 e 31°C durante a tarde. A instabilidade volta a aumentar no dia 10, com aumento na nebulosidade e queda nas máximas. Ainda não se espera um volume de chuvas considerável, mas vamos acompanhando.

 

f0ac5Jb.png

Link to comment
Share on other sites

Brasil acima de 40 ontem:

42,8°C Pão de Açúcar-AL

40,8°C Queimadas-BA

40,5°C Macajuba-BA

40,4°C Lençóis-BA

40,3°C Jeremoabo-BA

40,2°C Jacobina-BA

40,0°C Itapetinga-BA

 

Quase:

39,9°C Carira-SE

39,9°C Ipiaú-BA

39,9°C Poço Verde-SE

39,5°C Floresta-PE

39,5°C Serrinha-BA

39,3°C Feira de Santana-BA

39,2°C São Raimundo Nonato-BA

Link to comment
Share on other sites

Analisando o período de férias (20, 24/12 até 03/01), foi o melhor período em muitos anos, sem calor excessivo. Outro dia nublado e úmido. Hoje a umidade varia em torno de 70/80% e temperatura na casa dos 26/27.

 

Em SC, as maiores em cidades, EPAGRI/INMET 15 horas:

 

Caibi: 29,29°C

Seara: 29,1°C

Itapiranga: 28,8°C

 

Menores:

 

Urubici: 15,06°C

Urupema: 19,09°C

Água Doce: 19,42°C

Link to comment
Share on other sites

Possibilidade de formação de ciclone subtropical ou tropical na Costa Brasileira esta semana!

 

O modelo indica pressão entre 1007-1008 sobre esse sistema, que atualmente está com 1010 mbar de pressão.

 

Seria a Tempestade Deni?

 

Caso se forme seria o primeiro ciclone tropical/subtropical a se formar em regiões tropicais no Atlântico Sul desde a Depressão Tropical de 18 de Janeiro de 2004 que atingiu a Bahia.

Olhem o site da NOAA de possibilidade de ciclone tropical/subtropical nos próximos 2 dias :

 

TN89zSD.png

Link to comment
Share on other sites

Graças à atuação do anticiclone marítimo, tivemos um dia agradável em JF, com poucos momentos de sol forte. Por isso, a máxima ficou em 28,4C e a mínima ainda ocorrerá à noite. Essa máxima é enganadora, pois na maior parte do dia ficou entre 24 e 26 graus.

 

Só que o tempo ainda não se encontra estável. Às vezes ainda passam nuvens mais espessas que provocam pancadas isoladas de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Andoni, como consigo as máximas de Campos-RJ e Itaperuna-RJ nos dias 1º e 2 de janeiro no site Ogimet.

 

No Ogimet, nem não consta as máximas de Campos, e de Itaperuna, somente do dia 02, que é de 35,2°C

 

Campos: http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=83698&decoded=yes&ndays=31&ano=2016&mes=01&day=31&hora=18

Itaperuna: http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=83695&decoded=yes&ndays=31&ano=2016&mes=01&day=31&hora=18

 

 

-----------

 

Segunda feira agradável por aqui, com variação de 20° a 30° em casa (termômetro abrigado) e 18,9° a 29,8° na automática do INMET em Valença.

Apesar da máxima de 30°C, a tarde foi bem fresca com, sol e variação de nuvens (durante a tarde, o céu limpou), e temperatura na casa dos 26° - 27°com vento sul.

 

Pra amanhã, o GFS e o ETA (CPTEC) indicam mínima de 16°C

 

Agora faz 21°C e céu limpo

Link to comment
Share on other sites

GFS continua indicando um interessante ciclone extratropical se formando na costa do Sul em 192h. ECMWF recuou e não mostra nada, nem perto.

 

Aoy50xd.png

ULKFK38.png

1DK5Eby.png

3D0AV3j.png

 

Antes da formação do ciclone deve haver ingresso de jato em baixos níveis sobre o MS, SP e PR, aumentando muito os índices de instabilidade, isso já no dia 11.

 

Vamos acompanhando.

 

----/----

 

Primeiro dia de céu claro de 2016* em Matão. Faz agora 26,0°C.

 

* valeu pelo toque, Troy!

Link to comment
Share on other sites

Algumas estações apresentaram mínimas interessantes, se tratando de janeiro:

 

• Resende(conv/INMET): 19,8°C

• Cordeiro(conv/INMET): 15,3°C

• Itaperuna(conv/INMET): 19,2°C

• Campos(aut/INMET): 19,7°C

• Paraty(aut/INMET): 21,4°C

• Valença(aut/INMET): 17,8°C

• Seropédica(aut/INMET): 19,3°C

• Vila Militar(aut/INMET): 19,6°C

• Duque de Caxias – Xerem(aut/INMET): 17,7°C

• Teresópolis(aut/INMET): 13,6°C

• Nova Friburgo(aut/INMET): 9,2°C

• Cambuci(aut/INMET): 17,8°C

• Silva Jardim(aut/INMET): 18,6°C

Link to comment
Share on other sites

Andoni, ótimas mínimas para janeiro no Sudeste,mudança radical, principalmente para Rio de Janeiro,parte de Minas Gerais e Espírito Santo, após intenso calor entre 31 de dezembro e 2 de janeiro.

 

O destaque foi a mínima de 9,2ºC na automática rural de Nova Friburgo, ficou abaixo do bairro Reserva/Maria da Fé, Campos do Jordão e Monte Verde.

Link to comment
Share on other sites

O William e o Coutinho vivem em países à parte do resto do Brasil, hehe. Devem estar na Inglaterra, só pode!

 

Aqui bem abafado com mínimas elevadas. Ontem variação de 21,4° a 30,4° mas muito abafado. Ao menos ficou nublado, o que segurou a máxima. Hoje não baixei dos 22,9° e agora estou com 31,9° e nubladão. Espero que chove de noite, já que chove desde as Missões até o norte de Pelotas.

Link to comment
Share on other sites

Ontem Pão de Açúcar - AL registrou [glow=red]42,8°C[/glow] :heat:. Aqui também fez calor, mas não tanto, a temperatura variou entre 24,4 °C e 37,9 °C.

 

Lendo o teu "mas não tanto" nem parece que está muito quente por aí, hehe. Lembra o verão 2014 aqui em POA onde 37° pareciam até algo "bom".

Link to comment
Share on other sites

Estamos na região do parque nacional do Itatiaia , em um bairro Rural de Itamonte , mais uma estação instalada , parceria Brasil Abaixo de Zero e Pousada Cantinho Verde , e ao amigo Gabriel do RJ , Pousada a 1800m de altitude , uma bela baixada , obrigado aos amigos do BAZ que nos ajudaram na empreitada !

 

http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMINASGE57

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.