Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tufões no Pacífico Oeste - 2016


Recommended Posts

Tópico para Monitoramento de Tufões no Pacífico Oeste - 2016

 

==============================================================================================================================

 

Informações Básicas:

Período: Ano Todo (Maior atividade entre Maio e Outubro)

Cobertura: Entre 100 Graus Leste a 180 Graus Oeste (Limite da Linha Internacional de Data)

Órgão Responsável por Monitorar: Agência Meteorologica do Japão - JMA (Toda Bacia); PAGASA (para as Filipinas), além do JTWC para interesses dos EUA.

Sufixo para INVEST: "W"

Classificação de Fases: Depressão Tropical (Até 64km/h); Tempestade Tropical (64 a 117km/h) [somente para o JMA - Tempestade Tropical Severa (89 a 117km/h)]; Tufão (118 a 240km/h); [somente para o JTWC - Super Tufão (240km/h ou mais)].

 

==========================================================================================================================

 

Nessa bacia, há uma lista rotatória de nomes dados pelos países da região mais os EUA, sem definição por anos. O último nome da temporada 2015 foi Melor.

 

Próximos 30 nomes internacionais para o Pacífico Oeste:

 

Nepartak, Lupit, Mirinae, Nida, Omais, Conson, Chanthu, Dianmu, Mindulle, Lionrock, Kompasu, Namtheun, Malou, Meranti, Rai, Malakas, Megi, Chaba, Aere, Songda, Sarika, Haima, Meari, Ma-on, Tokage, Nock-ten, Muifa, Merbok, Nanmadol e Talas.

 

=============================================================================================================================

 

Individualmente a PAGASA também dá nomes para os sistemas tropicais que impactem as Filipinas, seguindo ordem alfabética e definida por ano.

 

Lista de Nomes da Pagasa para 2016:

 

Ambo, Butchoy, Carina, Dindo, Enteng, Ferdie, Gener, Helen, Igme, Julian, Karen, Lawin, Marce, Nina, Ofel, Pepito, Quinta, Rolly, Siony, Tonyo, Ulysses, Vicky, Warren, Yoyong e Zosimo

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Depois de uma longa calma, finalmente o Pacífico Oeste terá seu primeiro sistema nomeado em 2016.

 

Uma área de baixa de pressão, ao sul de Guam (INVEST 99W) é monitorada para desenvolvimento nos próximos dias. Por conta do oceano aquecido, e do baixo shear, este sistema encontrará um ambiente favorável para se desenvolver em uma tempestade tropical no começo desta semana, e potencialmente num tufão mais para o final da semana. Este sistema receberá o nome de "Nepartark".

 

SOC2Htg.png

 

Um extenso anticiclone que está centrado sobre o sul do Japão irá guiar este sistema na direção Noroeste, o que levará diretamente em direção a Taiwan e a costa leste da China no final da próxima semana, o que tem alto consenso dentro dos modelos.

 

djIeaG1.png

 

Por estar longe ainda, o caminho exato deste sistema é de baixa acurácia, como mostra os mapa em ensemble do GFS. Porém toda a área entre Taiwan, leste da China (incluindo Xangai) Coréias do Sul e do Norte e Japão deverão acompanhar de perto a evolução e progresso deste sistema para impactos (com potencial de tufão).

 

mrC5VHd.png

Link to comment
Share on other sites

INVEST 99W gerou a primeira Tempestade Tropical do Pacífico Oeste em 2016, encerrando o segundo maior jejum da história da bacia, com 198 dias sem algum sistema sendo nomeado.

 

Nepartark como é chamada a Tempestade, está ganhando força rapidamente, como mostra a mais recente animação imagem de satelite.

 

lxy5vrq.gif

 

Previsão oficial do JTWC indica que a tempestade deverá se elevar a tufão hoje a noite ou terça pela manhã (no Brasil), devendo ameaçar Taiwan entre a quinta e a sexta-feira, com força de Categoria 3 SS.

 

Mais enfraquecido, porém ainda com força, irá ameaçar o leste da China, Península coreana e o Japão no próximo final de semana.

 

PiE6Aej.gif

Link to comment
Share on other sites

Nepartak passou por rápida intensificação e chegou na categoria 5.

O pico ocorreu durante a noite, momento em que a pressão foi estimada em 890 hpa.

O ciclone perdeu um pouco de força, devido a um ciclo de substituição da parede do olho, que está quase sendo concluído e um reforço adicional pode vir a ocorrer.

O Super Tufão deve chegar em Taiwan dentro de 24 horas como categoria 4 ou 5, causando ventos superiores a 200 km/h em alguns locais e acumulados nos pontos mais altos do leste da ilha de até 1000 mm.

O tufão pode impactar a China no dia 8 de Julho.

 

CmsDnL3WYAA1nNr.jpg

 

CmtQAA4UMAARAdE.jpg

 

Cmt-lYfWcAA2RXz.jpg

Link to comment
Share on other sites

Nepartark é um MONSTRO.

 

Imagem de Satelite não deixa nenhuma dúvida.

 

wks4DCD.gif

 

Última saída do HWRF mostra uma situação catastrófica, para o sul de Taiwan, com ventos SUSTENTADOS (NÃO SÃO RAJADAS) de mais de 120km/h, E MAIS DE 400MM EM MENOS DE 48 HORAS.

 

Cenário a se confirmar, é de destruição generalizada para o centro e sul de Taiwan, seja ou pela chuva, ou pelo vento, ou por "Storm Surge".

 

lDa7S57.png

FuiflYv.png

 

N3QxDdZ.png

Link to comment
Share on other sites

Nepartark fez landfall no sul de Taiwan por volta das 6h30 da manhã (19h30 em Brasília).

 

Neste momento imagens de Satelite e Radar mostram chuva torrencial e contínua por todo o sul de Taiwan.

 

Em Kaiohsiung City, o aeroporto local registrou rajadas de vento de 130km/h por volta das 20h (Brasil). METARES do aeroporto local indicam chuva forte há mais de 3 horas seguidas (e continua...).

 

Próximas 12-24 horas serão ainda de muita chuva e vento pelo sul de Taiwan. Altíssimo grau para inundações e deslizamentos de terra.

 

1IM1K5v.gif

 

HFZOFRx.png

Link to comment
Share on other sites

Nepartark enfraqueceu significantemente após sua passagem por Taiwan.

 

De Categoria 4 antes do landfall, agora é uma Tempestade Tropical. Irá fazer landfall neste sábado no sudeste da China, e se dissipará de vez.

 

ixLcMii.png

 

Em relação a Taiwan:

 

- Ao que se sabe, o saldo é de 2 mortos, e mais de 70 feridos;

 

- Cidade de Taiuting (a com maior população, mais próxima do landfall) registrou rajadas de 182km/h, por volta das 18h (Brasil) de ontem. Momentos antes do landfall.

 

- As cidades de Tianxiang e Yuli acumularam respectivamente 484 e 444mm em menos de 24 horas;

 

- Uma boia da Universidade Nacional de Taiwan reportou pressão de 897hpas por volta das 9h de ontem (Brasil). Há grande possibilidade, deste valor ser o mais baixo já registrado por uma boia na história mundial.

 

QeEpsiF.jpg

Homem andando sobre destroços na cidade de Taiuting. Detalhe para os semafóros! Continuam funcionando normalmente, após um Tufão de Categoria 4, enquanto em São Paulo, mal aguentam um temporal de verão. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Tempestade Tropical Nida se formou a leste das Filipinas (Ilha de Luzon). No momento, Nida tem ventos de 45kt (80km/h).

 

X2VVNEB.gif

 

Nida seguirá se fortalecendo, devendo fazer landfall sobre Luzon nas próximas horas, e posteriormente irá se dirigir para o sul da China e Hong Kong por volta da terça-feira. Ao que se indica, espera-se que seja um tufão de Categoria 1 ou 2 SS.

 

fLaYxBA.gif

uzu1gTd.png

Link to comment
Share on other sites

Após passar ao norte de Luzon, Nida agora é um Tufão de Categoria 1, seguindo em direção ao Sul da China, aonde deverá fazer landfall nesta manhã de segunda (noite/madrugada hora local). Além das Filipinas, Taiwan também registrou fortes chuvas, devido a grande extensão da circulação do tufão.

 

Nida irá trazer chuvas torrenciais e ventos com força de furacão para o sul da China, e também em Hong Kong, que estará bem próximo do landfall.

 

WuXrulc.gif

Link to comment
Share on other sites

Tufão Nida finalmente chegou ao Sul da China, fazendo landfall no final da tarde/começo da noite (Horário de Brasília) em Hong Kong.

 

KOHpIgd.gif

 

Bandas de chuvas, associadas a fortes rajadas de vento são observadas pelo sul da China. O Aeroporto de Hong Kong já registrou rajadas de ventos de 100km/h.

 

CftL1ug.png

qeq4eKl.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Tufão Mindulle (Categoria 1) deverá fazer landfall nas próximas horas em Tóquio, próxima sede das Olimpíadas.

 

Fortes chuvas já atingem a capital japonesa.

 

Se no RJ o vento trouxe problemas, tufões poderão representar alguma ameaça considerável para a sede dos próximos jogos daqui a 4 anos.

 

FhI0U4a.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Meranti evoluiu em Tufão neste domingo sobre o Pacífico Oeste.

 

obp6eON.gif

 

O sistema seguirá ganhando força rapidamente nos próximos dias, devendo atingir a Categoria 4 SS, pouco antes de atingir o sul de Taiwan, aonde deverá fazer landfall. Além dos fortes ventos no sul da ilha, chuvas torrenciais com acumulados de mais de 400mm devem atingir toda a região montanhosa de Taiwan, por conta do efeito orográfico, ocasionando seríssima ameaça de deslizamentos e enchentes.

 

r4VspOk.png

MsEkNOQ.png

Link to comment
Share on other sites

Super Tufão Meranti tem ventos sustentados de quase 300 km/h!!!

 

PRESENT WIND DISTRIBUTION:

MAX SUSTAINED WINDS - 160 KT, GUSTS 195 KT

 

Atingiu a simetria perfeita:

xM78vWn.gif

m5HPMCA.gif

0oBCsvl.gif

 

E nas últimas rodadas o HWRF prevê ele podendo atingir a Baía de Xiamen até como um tufão de Categoria 4 (SSHWS) :shok:

 

Ventos 218 km/h Pressão 925 Mb

ZpBJzdc.png

 

Seria catastrófico. Xiamen além de ser uma baía e pegar o vento soprando do mar, que empilharia a água (como aconteceu em Tacloban), é o delta de um rio onde vivem 3 milhões de pessoas (mais de 10x mais que Tacloban). Com uma ilha também intensamente povoada e serras não muito longe da costa.

KHqYMZL.jpg

 

JTWC analisa um landfall com ventos sustentados de 160 km/h com rajadas de até 200 km/h na região de Cantão

9UVws1x.gif

Link to comment
Share on other sites

Super Tufão Meranti atinge em cheio as ilhas Batanes entre as Filipinas e Taiwan (pop. de mais de 17 mil pessoas)!

 

cEAtbEc.jpg

 

O olho não podia estar mais em cima da ilha.

 

 

yQBRkc3.png

 

 

Apesar de horrível, eu tenho uma curiosidade gigantesca de saber como é estar no olho de uma tempestade tão simétrica e poderosa quanto essa!

 

*Via Conexão GeoClima

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Tufão Megi se desenvolveu no Pacífico Oeste, e seguirá ganhando força nos próximos dias.

 

Irá atingir Taiwan no começo da próxima semana, com força equivalente a Categoria 2 ou 3.

 

Pode-se dizer que Taiwan é o local densamente povoado mais atingido por Ciclones Tropicais no planeta?

Link to comment
Share on other sites

Tufão Megi se desenvolveu no Pacífico Oeste, e seguirá ganhando força nos próximos dias.

 

Irá atingir Taiwan no começo da próxima semana, com força equivalente a Categoria 2 ou 3.

 

Pode-se dizer que Taiwan é o local densamente povoado mais atingido por Ciclones Tropicais no planeta?

 

Se não for, é um dos mais, junto com a China e Filipinas.

Link to comment
Share on other sites

Tufão Megi se desenvolveu no Pacífico Oeste, e seguirá ganhando força nos próximos dias.

 

Irá atingir Taiwan no começo da próxima semana, com força equivalente a Categoria 2 ou 3.

 

Pode-se dizer que Taiwan é o local densamente povoado mais atingido por Ciclones Tropicais no planeta?

 

Se não for, é um dos mais, junto com a China e Filipinas.

 

Primeiramente: Fora Temer rs

 

Segundamente: Como que o nome MEGI não foi retirado!!!??? O de 2010 foi um dos mais intensos da história!!!!!!!!!!!!

 

Terceiramente: Diria que a Ilha de Luçon nas Filipinas é o lugar que mais tem impacto de ciclones intensos no mundo na costa leste (Ex. Megi 2010), porém é praticamente deserta. Por sorte as costas orientais das Filipinas e de Taiwan são pouco povoadas.

YulFadS.png

Essa faixa luminosa na costa leste de Taiwan fica afastada do litoral.

 

A China, que tem megalópoles costeiras. A mancha urbana que vai de Hong Kong até Cantão tem quase o dobro da população de toda Taiwan.

Por sorte a China tem as Filipinas como um escudo no litoral sul, Taiwan bem mais eficaz ao centro e o mar mais frio ao norte. Mas é bastante atingida e tem algumas catástrofes catalogadas.

 

Agora no mundo o local, não o mais atingido, mas o mais perigoso pra ser atingido por ciclones é sem sombra de dúvidas a Baía de Bengala. Da ordem de centenas de milhões de pessoas vivem a menos de 10 metros de altitude em áreas de deltas e/ou pantanosas.

Em 1970 o ciclone Bhola em Bangladesh matou 100 vezes mais pessoas que o Hayian nas Filipinas.

Link to comment
Share on other sites

 

Segundamente: Como que o nome MEGI não foi retirado!!!??? O de 2010 foi um dos mais intensos da história!!!!!!!!!!!!

 

A Retirada de Nomes no Pacífico Oeste, é meio bagunçada. Desde 2010, 13 nomes foram retirados, sendo o último "Melor" em Dezembro/2015.

 

Alguns nomes que nem sequer foram utilizados, foram retirados duma hora pra outra da lista.

 

Um Exemplo foi 2002, quando o nome "Hanuman", foi retirado sumariamente devido a um protesto do Departamento Meteorológico da Índia, por motivo de religião. Outro exemplo, foi em 2014, quando o nome "Sonamu" foi retirado a pedido do Governo da Malásia, devido ao pânico causado naquele país pela semelhança com o nome "tsunami" na lingua local.

 

No Pacífico Oeste, o sistema nomeação é composto por 140 nomes em sistema rotatório e sem ordem alfabética, diferentemente do Atlântico aonde uma lista em ordem alfabética é elaborada para cada ano.

 

Departamento Meteorológico de 14 países (Cambodia, China, Coréia do Norte, Hong Kong, Japão, Laos, Macau, Malásia, Micronésia, Filipinas, Coréia do Sul, Tailândia, EUA, Vietnã), dão cada um, 10 nomes, para compor a lista de 140 nomes do Pacífico Oeste.

 

Megi por exemplo foi dado pelo Departamento Meteorológico da Coréia do Sul.

 

Próximos nomes do Pacífico Oeste e seu origem:

 

- Chaba (Tailândia);

- Aere (EUA);

- Songda (Vietnã);

- Sarika (Cambodia);

- Haima (China);

- Meari (Coréia do Norte);

- Ma-on (Hong Kong).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

O modelo dedicado HWRF está colocando Chaba atingindo a Coréia com uma força jamais vista n'aquele país.

oyabZlt.png

Ventos de mais de 200 km/h pouco antes de do tocar solo. :shok: :shok: :shok:

 

GFS também convergindo pra um landfall importante na Coréia perto de Busan (3.000.000 hab.):

lGyF83c.png

 

Já o JTWC (mais confiável) dá Chaba atravessando o estreito da Coréia com ventos de 150 km/h. Ainda assim algo não muito comum pra região.

V77UCzf.gif

Link to comment
Share on other sites

Super Tufão Songda se tornou um ciclone pós tropical.

Os restos do ciclone podem trazer fortes chuvas e ventos amanhã para os estados de Washington e Oregon, EUA.

 

O ciclone que se formou dia 04 de Outubro, chegou até a categoria 4.

O ciclone se manteve em alto-mar durante todo tempo em que esteve ativo.

 

KfsKpGq.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ciclone Aere trouxe chuvas e ventos moderados para Filipinas, Taiwan, Sul da China e Vietnã.

Nada grave foi reportado felizmente.

 

Tempestade tropical Sarika se formou e deve se intensificar para até pelo menos categoria 2 antes de fazer landfall na Ilha de Luzon, Filipinas no domingo (16).

Na próxima semana pode afetar Sul da China e Vietnã como um tufão de pelo menos categoria 1.

 

INVEST 94W, deve se tornar uma depressão tropical em breve.

De acordo com os modelos pode ser um ciclone extremamente forte e perigoso para Filipinas e Taiwan.

Próximo nome na lista é Haima.

 

z7v8vW4.jpg

Link to comment
Share on other sites

JTWC está colocando Haima com ventos sustentados em 260 km/h e rajadas de 315 km/h na quarta feira, 19!

 

7AleSKY.gif

Interessante o perímetro de intensidade pra 18Z do dia 18 no mapa. REDONDINHO!

72 HRS, VALID AT:

181800Z --- 19.5N 108.4E

MAX SUSTAINED WINDS - 070 KT, GUSTS 085 KT

WIND RADII VALID OVER OPEN WATER ONLY

RADIUS OF 064 KT WINDS -

020 NM NORTHEAST QUADRANT

020 NM SOUTHEAST QUADRANT

020 NM SOUTHWEST QUADRANT

020 NM NORTHWEST QUADRANT

 

Que eu me lembre, os supertufões mais intensos do ano, não eram apresentados com muita força nas primeiras saídas nos modelos. Aguardemos.

 

Esses topos!!! Deve se tornar um supertufão antes da previsão do JTWC.

x0h1O0X.gif

source.gif

Link to comment
Share on other sites

Isso significa que esse monstrão fará prováveis poucas vítimas e poucos danos materiais, certo ?

Não. Nessa região de Luzon, as cidades ficam depois de uma serra, à margem de rios que descem essa serra e que devem canalizar toda a chuva que afetar a região. E o tufão pode atravessar toda a ilha como CAT4. Muito intenso ainda.

Link to comment
Share on other sites

Haima pode ser o terceiro ciclone a fazer landfall como CAT5 SSHWS em 2016 no mundo. Os outros foram Winston em Vanuatu e Nepartak em Batanes (Filipinas)

Não! fez landfall como categoria 4

jYxoBlG.gif

À partir do ano que vem, a força aérea japonesa vai fazer missões de acompanhamento de tufões. A exemplo do que o NOAA e Aeronáutica Americana fazem no Atlântico.

Fosse antes saberíamos se a pressão mínima do Haiyan foi mesmo de 895 hPa ou menos como todo mundo sugere.

https://weather.com/news/weather/news/typhoon-observation-western-pacific-recon-aircraft

Link to comment
Share on other sites

Haima pode ser o terceiro ciclone a fazer landfall como CAT5 SSHWS em 2016 no mundo. Os outros foram Winston em Vanuatu e Nepartak em Batanes (Filipinas)

Não! fez landfall como categoria 4

 

À partir do ano que vem, a força aérea japonesa vai fazer missões de acompanhamento de tufões. A exemplo do que o NOAA e Aeronáutica Americana fazem no Atlântico.

Fosse antes saberíamos se a pressão mínima do Haiyan foi mesmo de 895 hPa ou menos como todo mundo sugere.

https://weather.com/news/weather/news/typhoon-observation-western-pacific-recon-aircraft

 

Ótima notícia! A bacia do Pacífico Oeste é mais ativa do mundo, certo?

Link to comment
Share on other sites

Ótima notícia! A bacia do Pacífico Oeste é mais ativa do mundo, certo?

No Atlântico somente 6 ciclones igualaram ou baixaram de 900 hPa, No Pacífico Leste só Patrícia, no Pacífico sul 5, No Índico 4.

No Pacífico Oeste mais de 50! rs

À partir de 2017 vai ter uma medição mais precisa que pode até levar a revisão de dados dos ciclones antigos, que tem a intensidade geralmente medida por dados de satélite e pela escala dvorak.

Mas a logística é também mais complicada no Pacífico. O oceano é muito grande, algumas tempestades se formam milhares de km do continente e tem águas territoriais que estão em litígio, não tão simples como no Atlãntico, onde os EUA mandam em tudo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Um distúrbio meteorológico designado de INVEST 99W está sendo monitorado para desenvolvimento sobre o Pacífico Oeste. O sistema está se movendo a Oeste-Noroeste em direção as Filipinas.

 

GyrPUll.png

 

Modelos estão intensificando o distúrbio, que pode atingir as Filipinas com força de Tufão, durante o Natal.

 

A acompanhar...

 

w5RE3ky.png

GZRfZiX.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.