Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Aqui em Laje do Muriaé-RJ, faz tempos que não forma CBs por perto, quando forma é bem longe e depois as nuvens escuras avançam, mas as chuvas chegam fracas a moderadas com trovoadas espaçadas.

O mês de dezembro é o mais propício a formar os CBs por aqui, vamos ver se a partir do próximo fim de semana, se alguma frente fria avançar verei um grande CB no horizonte de 25 km a 30 km.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 845
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Obrigado, William. Acho as CB's o tipo mais lindo de nuvens!

 

--------------------------------------------------------------

Vamos tendo um dia muito abafado aqui no Rio, o que pode se traduzir novamente mais tarde em fortes pancadas de chuva. Dos aeroportos o mais quente é o Afonsos com 33º e 62% de umidade, o que dá uma sensação de 40º.

Link to comment
Share on other sites

Temos agora céu com muitas nuvens altas. Aquela área de chuva que estava na região de Campinas e avançou em direção a Grande SP pegou meu bairro de raspão e assim aqui ficou só na ameaça, com algumas trovoadas.

 

No momento faz 24 graus na Mooca.

Parece haver um consenso entre os modelos de que no meio dessa semana uma frente fria passará de forma bem fraca no litoral de SP, sem forças para alterar por completo o tempo aqui.

Link to comment
Share on other sites

Monte Verde MG , tem nesse mes 208mm já , muito bom pro cantareira que atingiu 23,8% hoje , acumulados nas represas ontem :

 

Rio Grande 29.8 mm

Rio Claro 40.0 mm

Alto Tietê 41.2 mm

Cotia 0.8 mm

Guarapiranga 9.8 mm

Cantareira 10.1 mm

 

Excelente acumulado por lá, se tratando dos primeiros 12 dias deste dezembro. Com certeza na atualização de amanhã o acumulado de MV vai subir novamente, pois pelo radar choveu bem por lá nesse domingo.

Aposto que já superou o acumulado de todo dezembro de 2014.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Buenos Aires teve outro dia de verão, com tempo aberto e bastante calor. Hoje a temperatura variou entre 20,2ºC e 33,0ºC, o quarto dia consecutivo com máximas superiores a 32ºC. Agora já são 22h30 aqui, mas continua um forno, com 28,9ºC e sensação térmica de 30,3ºC. A URA é de 55%, o vento sopra de noroeste a 5 km/h e a pressão está baixa, em 1000,8 hpa.

 

A expectativa pras próximas horas é que o tempo instabilize e tenhamos uma segunda-feira de muita nebulosidade, com pancadas de chuva em alguns momentos. O calor segue, mas mais fraco, com mínima de 20ºC e máxima de 29ºC. O sol nasce às 5h35 e se põe às 20h02.

Link to comment
Share on other sites

Minima de 25,5°C em casa hoje e vamos seguindo tendo um dia bem agradável com 38,8°C.

 

Previsão de mais calor para os próximos dias e provavelmente será quebrado o recorde da minha oregon que semana passada chegou nos 40,5°C

 

Troy...Santos teve mínima de 29,8....faz 37,8 graus (meio-dia), absurdo este aquecimento no litoral..!!

 

Qto ao ponto mais frio do Brasil segue PNI Massena com 12,1 de média neste mês seguido pela estação de Furnas com 13,0 o Morro da Igreja vem a seguir com 13,1...O PNI tambem vai liderando neste inicio de verão por causa das chuvas intensas...Tanto é que a estação do Campo Belo registrou 304 mm em Novembro.....Falando de novembro, o PNI bateu na trave em negativar...pois fez 0,0 no Campo Belo e Furnas 2,0...já o topo Massena teve 8,1 de minima absoluta...Abraço e boa piscina por ai, hehe..!!

Link to comment
Share on other sites

De Fabiano Diniz

"Hoje foi um dia muito quente e ensolarado em Curitiba, mas uma linha de instabilidades passou pela cidade durante o anoitecer. Não choveu na minha casa, mas vi nuvens estranhas em direção norte-nordeste, que pareciam tocar o chão e logo depois subir. Fiz um pequeno vídeo acelerado em 15 vezes desse efeito, mas só peguei o final, onde essas nuvens subiam. Mas durante minha observação, diversas pequenas colunas de nuvem pareciam tocar o solo."

Nuvens Estranhas
Link to comment
Share on other sites

De Fabiano Diniz

"Hoje foi um dia muito quente e ensolarado em Curitiba, mas uma linha de instabilidades passou pela cidade durante o anoitecer. Não choveu na minha casa, mas vi nuvens estranhas em direção norte-nordeste, que pareciam tocar o chão e logo depois subir. Fiz um pequeno vídeo acelerado em 15 vezes desse efeito, mas só peguei o final, onde essas nuvens subiam. Mas durante minha observação, diversas pequenas colunas de nuvem pareciam tocar o solo."

Nuvens Estranhas

 

O mesmo tipo de nuvens eu vi ontem em Joinville, olhando para o norte do município. Até fiquei na expectativa de algo diferente, mas nada além de trovoadas, vento e chuva forte por um curto período.

Link to comment
Share on other sites

Essa estação na Santa Luzia aqui em Brusque vem surpreendendo no quesito calor. Por lá agora faz 34,1°C e no Rio Branco 33,7°C. Nunca imaginei que aconteceria isto. Em compensação de mínima é melhor. Fez 20,5°C hoje de manhã, contra 22°C no Rio Branco. :heat: :heat: :heat:

 

Em ambas deveria ter um atenuante de temperatura: rio em uma, topo em outra. Mas o calor está opressivo desde ontem aqui por nossas bandas.

 

Até Florianópolis encostou nos 35ºC no norte da Ilha.

Link to comment
Share on other sites

Minima de 25,5°C em casa hoje e vamos seguindo tendo um dia bem agradável com 38,8°C.

 

Previsão de mais calor para os próximos dias e provavelmente será quebrado o recorde da minha oregon que semana passada chegou nos 40,5°C

 

 

Sei que ai é quente , mais é comum mais de 40°C ai ? Meu to pegando medo de ir ai :sarcastic:

 

 

Por aqui sol forte e calor , de vez em quando nao faz mal a ninguem kk , temos cbs se desenvolvendo , porem como nao temos nenhuma area de chuva por perto é dificil cair alguma coisa , 27°C com 63% de Ura , tentando a nova estaçao aqui em casa antes de ir pro novo lugar ela marca 27°C e UV em 11

Link to comment
Share on other sites

E o litoral paulista está quente mesmo, com os ventos continentais. :heat:

A automática do INMET em Iguape já bateu nos 37,8°C.

 

--------------

 

Aqui em Sampa, depois de manhã com muitas nuvens, o tempo abriu bem, após o almoço.

Agora, a nebulosidade começa a aumentar novamente.

 

A automática do Mirante já chegou nos 31,4°C.

Com a umidade sempre acima dos 40%, está bem abafado. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Minima de 25,5°C em casa hoje e vamos seguindo tendo um dia bem agradável com 38,8°C.

 

Previsão de mais calor para os próximos dias e provavelmente será quebrado o recorde da minha oregon que semana passada chegou nos 40,5°C

 

 

Sei que ai é quente , mais é comum mais de 40°C ai ? Meu to pegando medo de ir ai :sarcastic:

 

 

 

Vou dizer que normal não é mas também não é nada muito raro, porém a máxima não chegou aos quarenta e foi de refrescantes 38,8°C. Amanhã deve esquentar mais.

Link to comment
Share on other sites

Minima de 25,5°C em casa hoje e vamos seguindo tendo um dia bem agradável com 38,8°C.

 

Previsão de mais calor para os próximos dias e provavelmente será quebrado o recorde da minha oregon que semana passada chegou nos 40,5°C

 

Troy...Santos teve mínima de 29,8....faz 37,8 graus (meio-dia), absurdo este aquecimento no litoral..!!

 

Qto ao ponto mais frio do Brasil segue PNI Massena com 12,1 de média neste mês seguido pela estação de Furnas com 13,0 o Morro da Igreja vem a seguir com 13,1...O PNI tambem vai liderando neste inicio de verão por causa das chuvas intensas...Tanto é que a estação do Campo Belo registrou 304 mm em Novembro.....Falando de novembro, o PNI bateu na trave em negativar...pois fez 0,0 no Campo Belo e Furnas 2,0...já o topo Massena teve 8,1 de minima absoluta...Abraço e boa piscina por ai, hehe..!!

 

PNI é outro mundo Carlos.

 

Se não chover até de noite deveremos ter uma madrugada ainda mais quente e amanhã vai dar para fazer churrasco no asfalto.

Link to comment
Share on other sites

Chuva trouxe problemas ao sul de MG no fim de semana

 

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/12/alagamentos-sao-registrados-apos-chuva-em-cidades-do-sul-de-minas.html

 

Situaçao do Lago de Furnas , melhor que 2014 e 2012 na mesma epoca

 

dfdfdfd.jpg

 

Nooooossa! Em 2012 o nível de Furnas desceu ladeira abaixo!

Nem 2014 teve uma queda tão forte assim.

Já 2015 a situação por lá está bem estável.

 

----------------------------

 

Aqui hoje muito calor e esse final de tarde está sendo de sol forte e poucas nuvens.

Há algumas áreas de chuvas ao norte da Grande SP. Vamos ver se elas vem pra cá.

Link to comment
Share on other sites

Segunda feira muito quente no Rio. Aqui na zona norte tive a equatorial mínima de 25,9°C e a máxima de 35,3°C, mas o INMET atingiu até 37,4°C e a rede de estações da prefeitura até 39,6°C. Agora ainda faz 34,9°C com sol e um aumento de nuvens, áreas de instabilidade já começam a se formar na Baixada Fluminense e talvez avancem para parte do município nas próximas horas. Ontem, choveu fraco com muitas trovoadas durante a noite aqui no meu bairro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.