Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

  • Replies 845
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, fica a 50 km de Joinville. É uma ilha, e o povoado é muito antigo, as primeiras expedições chegaram em 1504.

Isso, peskisei um pouco antes de ir. Não conhecia, só por mapas.

É diferente de Floripa (conheço bem Flps), pq não tem morros elevados.

Passando por Joinville, lembrei de vc na ida e na volta. Olhei os morros e falei pro meu amigo q vc tem uma estação no ponto mais alto da região!

...como eu amo Joinville! É o lugar mais atraente do Sul do Brasil na minha opinião. Uma cidade completa! Em tudo...

Perto do mar, da montanha de rios, da mata...

Abraço

 

Vlw Will

Link to comment
Share on other sites

A temperatura em 850 hpa pode estar alta, mas o vento no Bradador está um tanto quanto forte.

 

Rajadas já passaram dos 100 km/h!

 

A previsao era de se intensificar ainda mais, mas não sei não.

 

Links:

 

http://www.weatherlink.com/user/bradador/index.php?view=summary&headers=1

 

E

 

http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISANTACA34

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, fica a 50 km de Joinville. É uma ilha, e o povoado é muito antigo, as primeiras expedições chegaram em 1504.

Isso, peskisei um pouco antes de ir. Não conhecia, só por mapas.

É diferente de Floripa (conheço bem Flps), pq não tem morros elevados.

Passando por Joinville, lembrei de vc na ida e na volta. Olhei os morros e falei pro meu amigo q vc tem uma estação no ponto mais alto da região!

...como eu amo Joinville! É o lugar mais atraente do Sul do Brasil na minha opinião. Uma cidade completa! Em tudo...

Perto do mar, da montanha de rios, da mata...

Abraço

 

Vlw Will

 

Pois é, Carlos. Ainda vou desbravar todos os diferentes climas daqui! Curto muito minha cidade justamente pelos mesmos motivos que você falou!

 

E Sao Chico é interessante mesmo! Essa região do Acarai é belíssima! E ainda tem toda a baia da Babitonga, a região da Vila da Gloria (continental, região que os franceses tentaram colonizar, sem sucesso), e o canal do Linguado, que é bem mais utilizado por Barra do Sul que São Chico.

 

Pena o assoriamento da Baia devido ao fechamento do canal do Linguado na década de 30

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Caramba, eskeci de comentar q fotografei um tornado em São Francisco do Sul no primeiro dia do passeio!

Mas chovia forte e não ficou nítida a imagem...

Até eskeci de editar pra melhorar a qualidade...

Era em formato de tubo, sobre a mata/dunas e não formou funil.

Dp eu posto a foto ...

 

Flw Diego, amigo!

 

 

Aki as ftos... Não consegui melhorar a qualidade.

Ao vivo era mais nítido o tubo q acompanhava a CB..

 

1491753_431355540395421_5678033881867734569_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=6127d40d70e893ad7b101876bb19d1b8&oe=570E4DB2

1779786_431355537062088_7278239999687336012_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=a6dcc0852704409bea320ad1b593bb57&oe=5705B6C2

6888_431355533728755_6032455614840243945_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=b23cf70a3a26d1c8f626fbea0b732b7e&oe=57012390

Link to comment
Share on other sites

Show, Carlos! A ultima me parece um pouco mais nítida!

 

Essa região de Sao Chico tem registros de trombas d'água tb!

:good2:

 

Uma formação já bem bagunçada.

Na segunda foto, areia levada pelo vento da primeira rajada , dp só chuva e trovoadas.

Essa mesma tempestade inundou muitas ruas de Joinville. Eu vi no jornal local daí.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires o dia teve sol e muita nebulosidade, novamente com muito calor. A mínima foi de 23,2ºC e a máxima chegou aos 32,0ºC, com sensação térmica de 33,7ºC. Agora à noite está mais agradável, com 25,0ºC no momento. Dezembro hoje igualou fevereiro como mês mais quente do ano.

 

Amanhã teremos céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva à noite (que não chova perto da virada!). A mínima deve ser de 21ºC e a máxima bem mais agradável, de 28ºC. O sol nasce às 5h43 e se põe às 20h10.

Link to comment
Share on other sites

Bom Dia!, um lindo início de manhã na cidade do Rio de Janeiro, o último dia de 2015 começa com sol e temperatura de 27 graus, e não poderia começar de melhor forma, com o alto astral que só os dias de sol garantem. Para o final da tarde são esperadas pancadas de chuva e eu espero que ela caia e refresque bem (por que ninguém merece esse calor todo kkk), brincadeiras à parte, fica a torcida para que esta segunda metade da década de 2010 traga muitas surpresas climáticas boas e não só climáticas, mas em todos os círculos que regem a vida!

 

d0ecdc849672c6423e5ca95e4ec2e543.jpg

 

Feliz 2016!!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, dia 24 deu um pau d água homérico em Joinville. Deve ter sido neste dia que esse sistema atingiu Sao Chico tb.

 

E o Bradador vem registrando uma leve brisa mesmo hahaha

 

E esse vento desce a serra e aquece a baixada. Mínimas elevadíssimas em Joinville, entre 25-28 graus

 

Veja uma foto do dia 24 por aqui:

 

d51a2732057067b7790588445bf90772.jpg

Link to comment
Share on other sites

Vamos fechar o ano de 2015 como o mais quente já registrado em JF desde 1973, quando começaram os dados no local atual da estação do INMET. Mais tarde trago os dados no tópico certo.

 

 

Aqui fecharamos o ano com media entre 16°C e 18°C , o que é dentro da media , chuvas perto dos 1200mm bem abaixo

 

 

Hoje começamos o dia diferente , o sol deu as cara e venta muito , minima de 15°C agora 22°C

 

Pelo GFS e CFS boa diminuição das chuvas nos proximos dias por aqui , porem creio eu que sem calor

 

4.png.9295f3d9bbf9dd1eb7eabe3688263769.png

1.png.472d9148b482ce8940e44ab6ffb8764e.png

2.png.513dcb4ac5683958a6aa5fb10b6051cd.png

3.png.8ab95f6cc4a5d9d65f8c65ed3a2dc33a.png

Link to comment
Share on other sites

A noite foi muito quente em SC. A mínima em Praia Grande é uma das mais altas que me recordo em Santa Catarina: 29,06°C

 

Que me recordo, só é menor que Joinville-Pirabeiraba, que amanheceu com 31°C em 26/12/2012.

 

Isto valendo apenas para noites e madrugadas, já que a previsão é de chuva para hoje de tarde e noite.

Link to comment
Share on other sites

CFS TENDÊNCIA JANEIRO:

 

Última solução do CFS segue apontando para um Janeiro menos ruim no geral para o Brasil em termos de chuva, do que se vinha prevendo há 2 semanas atrás.

 

No geral Janeiro deve fechar com chuva dentro da média em grande parte do país. No Sul, a situação deverá continuar sendo dramatica, com mais chuva em excesso, especialmente no Rio Grande do Sul. O lado negativo vai para São Paulo, sul de MG e RJ, aonde o modelo aponta chuva abaixo da média. Enquanto que áreas do Norte-Nordeste poderão (em plena época de El Ninõ) ter chuva acima da média, indicativo que leva a crê na ausência de ASAS significativa durante o mês.

 

9tKOUtv.png

 

O grande destaque em Janeiro tende a ser nordeste, aonde é possível observar grande fluxo de umidade durante a segunda quinzena. Quadro que poderá favorecer a formação de canais de umidade naquela área. Entre São Paulo e MG, é possível observar de fato precipitações menos relevantes durante o mês.

 

Em resumo: Janeiro tende a não será um desastre em chuvas, mas também não será as mil maravilhas, em especial para Sudeste-Centro/Oeste.

 

6oNOpSu.png

ZLD8F7F.png

 

Mais para frente, Por enquanto, o CFS está apostando no quadro típico de El Nino para Fevereiro, que é volta significativa da redução da Precipitação sobre o Norte-Nordeste e grande parte do Sudeste e Centro-Oeste, o sul continuando com muita chuva, e São Paulo no meio termo da seca e da chuva...

 

iONsCKH.png

 

Em relação a temperaturas, nota-se um grande contraste negativo sobre o sul do país, sendo em grande parte devido a grande anomalia de chuvas. Durante Janeiro NÃO HÁ SINALIZAÇÃO PARA PICOS DE CALOR INTENSO DURADOURO, isto é, vários dias com temperatura excessivamente elevada no Centro-Sul de uma forma geral. Em especial na segunda quinzena do mês, com a possível formação de canais de umidade sobre o Sudeste-Nordeste, é provável se observarem temperaturas mais baixas que o comum em todo o Centro-Sul.

 

No geral, tudo se caminha para que Janeiro de 2016 seja bem diferente de 2015-2014.

 

Rkcsba5.png

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, observando os mapas, vamos ver se concorda comigo. Aquela pequena faixa de anomalias negativas de chuvas sobre SP, em contraste com áreas acima ao norte e ao sul, pode indicar entrada de ar frio polar, sinoticamente parecido com 1979? Se a chuva ficar abaixo da média, com mais ar frio entrando, o impacto sobre os reservatórios pode ser menor. Dos males o menor!

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, observando os mapas, vamos ver se concorda comigo. Aquela pequena faixa de anomalias negativas de chuvas sobre SP, em contraste com áreas acima ao norte e ao sul, pode indicar entrada de ar frio polar, sinoticamente parecido com 1979? Se a chuva ficar abaixo da média, com mais ar frio entrando, o impacto sobre os reservatórios pode ser menor. Dos males o menor!

 

Exatamente. Em menor grau do que foi 1979, que durou quase o mês todo, mas sinoticamente parecido.

 

O impacto nos reservatórios será menor no quesito evaporação. Não é o que queremos, mas pelo menos não é seco com 35-40ºC por vários dias seguidos.

Link to comment
Share on other sites

Amanhã tem sistema frontal passando ao largo do litoral de São Paulo, e 2016 pode começar com chuva forte.

 

GFS sinalizando há várias corridas volumes altos de chuva entre a faixa leste de SP/Sul de MG/RJ... Potencial para Temporais também.

 

zQUNCKs.png

 

 

Essa semana chuvosa caiu 12mm kkkk hoje sol algumas nuvens e muito vento , veremos amanha

Link to comment
Share on other sites

pouquíssimas regiões do mundo ficarão abaixo da média em temp, 80% acima (exceção da antártida)

 

anteontem e ontem foram dias muito sufocantes

Hoje mínima de 25,0°. Se ficar assim, será a segunda maior mínima de 2015. Triste...

 

Agora faz 27,9° com 71%. Ao menos chove isoladamente. Por sinal neste instante há chuva na tua cidade. Dá para ver daqui.

Link to comment
Share on other sites

pouquíssimas regiões do mundo ficarão abaixo da média em temp, 80% acima (exceção da antártida)

 

anteontem e ontem foram dias muito sufocantes

Hoje mínima de 25,0°. Se ficar assim, será a segunda maior mínima de 2015. Triste...

 

Agora faz 27,9° com 71%. Ao menos chove isoladamente. Por sinal neste instante há chuva na tua cidade. Dá para ver daqui.

 

 

fechou e caiu só uma garoazinha hehe. Se fosse uma pancada forte ajudaria a refrescar mais, porém de manhã deu duas pancadas fortes entre as 8:00 e as 9:00

 

esse vento sudeste/sul não está deixando esquentar tanto hoje, amanhã a minima será mais agradável.

 

mínimas altas deixa tudo mais quente, só ar condicionado p refrescar. De madrugada tem que baixa p 18-20 °C, aí só com o ventilador é suficiente p dormir bem.

 

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, eu particularmente ADOREI o novo formado dos mapas do WxBrasil!

 

Já foi falado anteriormente, e agora trago mapas. Vai ter alta no oceano jogando ar frio para a faixa leste das regiões Sul e Sudeste nos primeiros dias de 2016!

std8L11.png

G4M6RXo.png

 

Tendência para entrada de mais ar frio a partir do dia 10 e 14. Se depender dos prognósticos atuais, a região supracitada vai ter um janeiro 'frio'. Vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

A previsão para os primeiros dias de janeiro por aqui em Sampa não é tão animadora.

Mas isso ainda é muito melhor do que um bloqueio em 500hpas infernizando o sudeste por dias a fio. Ao menos as chuvas vão ficar mais frequentes no centro norte de MG e ES e também não teremos calor intenso que traz consequências negativas como elevadíssimo consumo de água pela população e também um evaporação acelerada, o que mina a recuperação dos sistemas que abastecem a Grande SP.

Link to comment
Share on other sites

Olhando para o céu, realmente sem chances de chuvas por aqui.

A temperatura está alta para a hora e faz 27 graus na Mooca. Graças a excelente sequência de dias amenos que tivemos, dentro de casa está gostoso.

 

Levando em conta as projeções, o início de 2016 também promete ser diferente daquilo que foram os começos de 2014 e 2015 (ambos calcinantes).

Link to comment
Share on other sites

Acho justíssimo que o Nordeste fique com maior fluxo de umidade em janeiro do que nós, que a recuperação pluviométrica seja nacional e não apenas para o Sudeste!!

 

Tarde quente no Rio e máxima de 39 graus com sensação térmica de 44, choveu em bairros mais a sul da cidade, em Santa Teresa acumulou 22mm

Link to comment
Share on other sites

Acho justíssimo que o Nordeste fique com maior fluxo de umidade em janeiro do que nós, que a recuperação pluviométrica seja nacional e não apenas para o Sudeste!!

 

Sim! Até porque situação dos reservatórios do Nordeste é alarmante, com apenas 5% de toda a sua capacidade. Ano passado estava em 17% na mesma época.

 

Nos verão de 2004 choveu de forma excessiva no nordeste e mesmo assim, as chuvas no sudeste foram ótimas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.