Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2015


Recommended Posts

Novembro se encerra com 433 mm e é o mês mais chuvoso que registro desde que iniciei meus registros em 2006, superando os 424 mm de Janeiro/07... Surreal isso :hi: :shok:

Muita água por nossas bandas mesmo! Pena que na estação do INMET a chuva de hoje vai acabar contabilizada no dia 01/12. Novembro acabou fechando com 421,4mm. No IAPAR até o dia 25 estava em 444,1mm. Vamos ver se o Simepar também divulga o total do mês, já que com certeza foi destaque.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Por aqui começamos o dia com céu nublado e um pouco abafado tivemos entre 3-5mm durante a madrugada , com isso chegamos a 203mm no mes

 

 

Anomalias de chuva esse mes

 

abrchuvat1115.gif

 

Interessante que o mapa do desvio de chuva é parecido com o de novembro de 1982, época também de forte El Niño.

A diferença é que em 82 no sudeste, as anomalias positivas de chuva se concentraram mais em SP. Já nesse ano, chuvas acima da média também em alguns locais de MG e o estado de RJ.

 

7SQFEw5.gif

 

Essa semelhança faz com que eu acredite ainda mais de que esse verão poderá ser igual ao de 1982-1983.

 

Vale dizer também que o mapa bate muito bem com as últimas rodadas do CFS para o mês de novembro, ou seja, o modelo acertou bem a sua previsão.

Link to comment
Share on other sites

Último dia de novembro foi também o mais seco. Minha u.r. bateu 30% (certamente deu menos) e o p.o. atingiu 6,9°!!! A variação foi de 15,7° a 27,1°. Mais um ótimo valor para esta época que, por sinal, tem sido uma maravilha!!

 

Acumulado em novembro de 120,7 mm.

 

Agora faz apenas 17,7° com 56% e céu limpo. Começamos dezembro MUITO bem!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.