Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2015


Recommended Posts

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Uma sequência de células passou a sul daqui a partir das 14:30. Uma delas chamou muito minha atenção, pois apresentava rotação na direção de Gavião Peixoto e Araraquara. A base da nuvem chegou a ficar mais baixa que os arredores, com forte e rápido aporte de umidade. Vejam:

gMI4KuP.jpg

nttvvt1.jpg

 

Ainda não tenho notícias, mas deve ter caído granizo no bairro de Silvânia (8km a leste da cidade). Depois, choveu forte por aqui mas foi outra célula. Houve ameaça de granizo (queda rápida na temperatura, gotas grandes e dispersas, célula isolada).

 

A oeste e sul, muito escuro e trovoadas. Deve vir mais.

Link to comment
Share on other sites

Entre a madrugada de hoje e alguns minutos atrás já tivemos várias pancadas de chuva, mas estou de novo às cegas.

 

Novamente o link do Ciiagro travou. Mais parece um pirilampo, um vagalume.

 

Mas o radar da Unesp raramente ''faia'' e agora indica chuvas mais concentradas no centro do estado de São Paulo. É lá onde se concentra a nebulosidade mais alta, captada pelas imagens de satélite divulgadas no sítio do INMET. A imagem mostra uma grande mancha vermelha entre o norte do Paraná, centro de São Paulo e o centro-sul de Minas Gerais.

 

Então tudo indica que teremos mais chuva no decorrer do dia, como indicam as previsões da rodada das 12 Z do GFS.

 

E tem mais amanhã também. Tá divertido isso, mas ficaria muito melhor se os dados do Ciiagro voltassem a ser disponibilizados. :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva aqui em Belford Roxo, Baixada Fluminense. Várias ruas estão alagadas depois do temporal que durou cerca de 40 minutos. A estação mais próxima daqui de onde moro acumulou 37mm, no Parque Fluminense. Juntando com o temporal da madrugada já são 65mm só hoje. E parece que ainda vem mais água.

Link to comment
Share on other sites

O forte temporal que passou por Londrina veio um pouco mais tranquilo por aqui, foram 23 mm acumulados assim Novembro já tem 264 mm e só falta 5 mm para ultrapasssar 2007 e se tornar o Novembro mais chuvoso..

Segundo o SIMEPAR, Londrina já acumula 360,0 mm neste novembro agitado!

E as tempestades devem continuar...

 

Aki, uma imagem do temporal de hj em Pirajú-SP, feita pelo amigo Fernando Fiala:

 

12279214_10201332801758576_6096170332057882410_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=5737c6225737de6bc556d2fb9e065dd1&oe=56FA23B8

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva aqui em Belford Roxo, Baixada Fluminense. Várias ruas estão alagadas depois do temporal que durou cerca de 40 minutos. A estação mais próxima daqui de onde moro acumulou 37mm, no Parque Fluminense. Juntando com o temporal da madrugada já são 65mm só hoje. E parece que ainda vem mais água.

 

Estou trabalhando ai em Belford Roxo e vou te contar, que sistema zoado de drenagem esse ai, heim?, qualquer chuvinha mais forte já alaga :negative: :negative: .

 

Aqui na zona norte do Rio choveu bastante e agora cai uma chuva fina, faz 22,3° com 96% em casa no momento, máxima de 26,0°.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva aqui em Belford Roxo, Baixada Fluminense. Várias ruas estão alagadas depois do temporal que durou cerca de 40 minutos. A estação mais próxima daqui de onde moro acumulou 37mm, no Parque Fluminense. Juntando com o temporal da madrugada já são 65mm só hoje. E parece que ainda vem mais água.

 

Estou trabalhando ai em Belford Roxo e vou te contar, que sistema zoado de drenagem esse ai, heim?, qualquer chuvinha mais forte já alaga :negative: :negative: .

 

Aqui na zona norte do Rio choveu bastante e agora cai uma chuva fina, faz 22,3° com 96% em casa no momento, máxima de 26,0°.

Aqui se chuviscar já alaga, que dirá com a chuva de hoje. Creio que o único município que se salve nesse quesito na Baixada é N Iguaçu. Agora ainda temos chuva fraca por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Aqui se chuviscar já alaga, que dirá com a chuva de hoje. Creio que o único município que se salve nesse quesito na Baixada é N Iguaçu. Agora ainda temos chuva fraca por aqui.

 

Ironicamente, voltando pra casa, passando pelo centro de Nova Iguaçu chovia tanto que as ruas estavam bem cheias e ainda tinha correnteza :mosking:

 

Abraços :friends:

Link to comment
Share on other sites

A pancada bem forte do começo da noite foi rápida aqui na zona norte, mas bem intensa. Em apenas 15 minutos choveu 13 mm aqui no bairro da Abolição, região do Méier, o que aumentou o acumulado do dia para 30 mm por aqui. Esse ano está tão ruim de chuva que esse foi o maior acumulado que tive em um dia desde o distante dia 29 de março, quando choveu 53 mm. Agora há pouco, chegou a chover moderado por cerca de cinco minutos mas ainda não fui realizar a medição. Faz 23,4°C e a máxima não passou de 27,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Em Patrocínio choveu cerca de 40 mm e houve rajadas de vento de 60 km/h durante a noite de segunda.

Em casa, o vento voltou a derrubar meu pluviômetro e fiquei novamente sem dados.

 

O acumulado do mês já se aproxima dos 200 mm e Novembro pode terminar com chuva próxima ou até mesmo acima da média.

As temperaturas seguem bem acima da média.

 

GFS tem insistido há vários dias, que essa terça pode ser o dia com o ambiente mais instável da semana, com valores de CAPE acima dos 3000 J/kg e LI entre -7 e -8.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos,

no período da tarde consultei o mapa interativo do Cemaden e na estação de Piraquara/Horto municipal tinha chovido 68 mm, o maior acumulado da região metropolitana curitibana.

Nani, se puder me passa o link?

Me intrometendo :mosking: :

http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo/ => Acima, clicar em: "Estações" => "Pluviômetros automáticos" e ir ampliando.

 

---------------

 

Sampa vai tendo um dia nublado e ameno, com chuvas leves/chuviscos de vez em quando.

 

A automática do Mirante bateu nos 22,1°C, por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.