Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2015


Recommended Posts

Uruguai amanheceu mais uma vez excepcionalmente frio, à exemplo de ontem:

 

12191408_415715775292731_3697305145363344581_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=44ecb5210d29018268eb6c339d5c8157&oe=56C5489F

 

Frio e até neve, nesta manhã em Ushuaia, Argentina.

Em Punta Arenas, Chile, ventos acima dos 90 km/h...

 

10246307_415714808626161_8279602090467143093_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=7cb76f1c78778e7ebc9d30f1e6067719&oe=56BF7FD3

 

Chuvas no Paraná nesta manhã, detectadas pelo radar do SIMEPAR (Teixeira Soares (Cwb/litoral))...A imagem mostra precipitação fraca/moderada ao sul de Cwb, Serra do Mar e principalmente no litoral sul, divisa com SC:

 

12065900_415732988624343_3571557884973615445_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=263f16d4ff5fb5c41e21884e4b3b53b8&oe=56C0336B

 

Nas últimas 24h os acumulados pluviométricos foram expressivos na baixada litorânea e região das praias paranaenses.

Alguns registros até às 10:00 am:

57,2 mm Guaratuba (sul)

47,8 mm Guaraqueçaba (norte)

47,2 mm Matinhos (sul)

41,0 mm Pontal do Sul (central)

40,0 mm Praia de Leste

25,8 mm Alexandra

 

No interior as áreas de instabilidade q se formaram ontem principalmente no SW geraram acumulados acima dos 30 mm em pontos isolados.

Nesta manha (10h) ainda chovia em boa parte da regiao centro-sul/oeste do Estado.

Radar Cascavel:

 

12188916_415732991957676_4524198300082069223_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=475e7914b06a2320d69b9a4bfc25bed4&oe=56BCFEDB

 

Agora vejam isso...Ontem 01/11/2015, a região norte da faixa litorânea paranaense recebeu uma carga pluviométrica impressionante!!

A estação situada ao norte da Reserva Nacional de Salto Morato em Guaraqueçaba (não sei o nome da estação), registrou nada menos q 159,0 mm!

(Dados pluviométricos publicados na pág do SIMEPAR):

 

12191691_415734705290838_5172600704252368877_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=01fb233ac0e025430dcfac5a7d2fb324&oe=56CDB208

 

Aki, tdo igual ontem: Frio, chuva/garoa e vento gelado. Temperatura 15,7°C em casa (10:30)..

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Gabriel, ontem estive no Jardim Botanico e pude perceber que essas chuvas, ainda que fracas, que tem caído pela cidade do Rio tem beneficiado a vegetação. Tudo verde, solo úmido e a cascata que vem do alto do Sumaré estava com boa corrente. Ano passado na mesma época a situação estava diferente. Por aqui agora céu bem encoberto e faz 24º

 

^^

 

Tudo verde?

 

O gramado na região do MAM está totalmente queimado. Os arbustos também estão aparentemente enfraquecidos pela falta de chuva.

 

Galera, aqui nas montanhas da zona norte ainda há vegetação meio amarelada, ainda que em pequena parcela, mas grande parte dela está verde. Em meses muito secos as montanhas pegam uma coloração predominantemente amarelada/terrosa. Não está 100%, mas a vegetação mostra sinais de que está se recuperando. Nesses períodos de vegetação seca o mato pega fogo com uma facilidade absurda e além do calor ainda vem junto aquele ar com fumaça, intragável...

Link to comment
Share on other sites

As intensas e volumosas chuvas esperadas para São Paulo, com destaque para o leste paulista, inclusive para o Sistema Cantareira; essas que foram prognosticadas por todos os modelos climáticos, simplesmente ainda não ocorreram.

 

Nem no sábado, nem no domingo e tampouco até este momento, quase meio dia de segunda-feira.

 

Temos agora em Jundiaí tempo realmente instável, muita nuvens, temperatura em elevação. Mas nada que indique a formação das volumosas e persistentes chuvas previstas por todos os modelos.

 

O radar da Unesp não mostra nenhuma instabilidade importante em todo o estado.

 

Estou às cegas em termos de informação de dados meteorológicos. O link do Ciiagro para Jundiaí simplesmente ''travou'' no dia 30 e não foi mais atualizado.

 

Todavia, Campinas acumulou 10,7 mm e 11,4 mm nos dois últimos dias, respectivamente.

 

''Está tudo muito bom (bom), está tudo muito bem (bem), mas rrrrealmente, rrrrealmente eu preferia ver'' um quase dilúvio.

 

Tudo bem que os prognósticos de acumulados se estendem ainda para os próximo 10 ou mais dias, mas diante dessa frustração toda eu devo dizer que estou seriamente preocupado com o andamento da situação.

Link to comment
Share on other sites

 

Galera, aqui nas montanhas da zona norte ainda há vegetação meio amarelada, ainda que em pequena parcela, mas grande parte dela está verde. Em meses muito secos as montanhas pegam uma coloração predominantemente amarelada/terrosa. Não está 100%, mas a vegetação mostra sinais de que está se recuperando. Nesses períodos de vegetação seca o mato pega fogo com uma facilidade absurda e além do calor ainda vem junto aquele ar com fumaça, intragável...

 

As plantas dos parques do Rio estão com um tom de verde esmaecido, feio.

 

Precisamos de um mês de chuvas constantes para recuperar a vivacidade do paisagismo de Burle Max no Aterro do Flamengo, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

A julgar pelo degradê de temperaturas a seguir e pelo volume de chuva no interior do RJ, parece que a linha de chuvas deslocou-se mais a leste do que o previsto.

 

Ao meio-dia, 24,5ºC na capital paulista (Pinheiros), 23,5ºC aqui em São José dos Campos e apenas 22,0ºC em Taubaté (Cetesb).

 

Desde o início da manhã, há aberturas de sol por aqui.

Link to comment
Share on other sites

As intensas e volumosas chuvas esperadas para São Paulo, com destaque para o leste paulista, inclusive para o Sistema Cantareira; essas que foram prognosticadas por todos os modelos climáticos, simplesmente ainda não ocorreram.

 

Nem no sábado, nem no domingo e tampouco até este momento, quase meio dia de segunda-feira.

 

Temos agora em Jundiaí tempo realmente instável, muita nuvens, temperatura em elevação. Mas nada que indique a formação das volumosas e persistentes chuvas previstas por todos os modelos.

 

O radar da Unesp não mostra nenhuma instabilidade importante em todo o estado.

 

Estou às cegas em termos de informação de dados meteorológicos. O link do Ciiagro para Jundiaí simplesmente ''travou'' no dia 30 e não foi mais atualizado.

 

Todavia, Campinas acumulou 10,7 mm e 11,4 mm nos dois últimos dias, respectivamente.

 

''Está tudo muito bom (bom), está tudo muito bem (bem), mas rrrrealmente, rrrrealmente eu preferia ver'' um quase dilúvio.

 

Tudo bem que os prognósticos de acumulados se estendem ainda para os próximo 10 ou mais dias, mas diante dessa frustração toda eu devo dizer que estou seriamente preocupado com o andamento da situação.

 

Só se for por aí, pois até o momento choveu bastante em Itapevi nas últimas 72 horas, segundo dados da estação pluviométrica do Cemaden mais próxima de casa (Vila Santa Rita): 83 mm

 

Nas últimas 24 horas, 51,6 mm

Link to comment
Share on other sites

Será que estaríamos nos encaminhando para um verão úmido e ameno no sul do Brasil? Ainda é cedo para qualquer conclusão, porém parece que novembro terá o mesmo comportamento de setembro e outubro, ao menos nesses primeiros 10 dias vai ser exatamente igual.

Por mim seria o verão INTEIRO assim! Imagine máximas que mal chegassem a 30° e noites sempre agradáveis. Seria um sonho. Espero que um novo verão 2013 dê as caras.

 

Ontem tive variação de 15,9° a 20,9°. Isso no primeiro dia de novembro. Que beleza!! Hoje mínima de 16,9°, mas agora faz apenas 19,5° com 71%. Vento E a 6,9 km/h e nublado.

Link to comment
Share on other sites

Minha última postagem sobre o tema, o MAM fica numa área em que todos que moram na cidade do Rio sabem muito bem, chove pouco. Enquanto muitas vezes o mundo está caindo na Tijuca, a área do Centro não tem chuva. Um exemplo apenas. Para ilustrar isso tenho duas fotos:

 

Esta primeira é do Jardim Botânico, tirada ontem. Não vejo vegetação seca, amarelada, queimada. Não está o ideal, mas está bem melhor.

Z6pJ1jY.jpg

 

Esta segunda tirei ainda pouco vindo pra casa da minha mãe, bem perto da estação do Inmet da Vila Militar. Não vejo vegetação queimada, ressecada e etc.

brm3ego.jpg

 

 

Como já foi dito pelo próprio Ziemann, o Rio tem diversos microclimas, e não dá pra levar uma pequena parte da cidade, como o Aterro do Flamengo, como regra do clima para o resto da cidade. Por isso digo, não estamos no ideal, mas está bem melhor que ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Feliz de saber que o CFS alterou a sua previsão para algumas áreas do sudeste para esse mês que acabou de começar.

Até o dia 20/10, o modelo indicava um cenário desanimador para cá. Chuvas possivelmente abaixo da média e temperatura bem acima da média.

 

Por aqui agora a chuva deu uma cessada, só que há uma área de chuva sobre a região de Campinas e ela mais tarde poderá atingir a grande SP.

Anderson, bom saber que a chuva está se confirmando tanto em volume quanto em locais. Confesso que eu já estava achando que a chuva desse domingo pudesse estar decepcionando.

 

Sim Daniel, pelo que eu tenho visto o prometido seria 150-200 mm até o dia 6 em grande parte da faixa leste do estado. Se o ritmo continuar temos grandes chances de chegar nos valores esperados.

Link to comment
Share on other sites

Meio-dia em Ushuaia e continua nevando por lá!

Rajadas de 83 km/h...

 

11225156_415760975288211_5304239935062255668_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=e5f5a56f2fdea23d6946199e7cbdfc0f&oe=56BCB367

 

Temperatura 0°C

 

10407320_415762501954725_8570223553154587767_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=cc203f89bf84f263bd271af5a7abeca7&oe=56CE65A7

 

No Brasil, Guarapuava uma das mais frias nesta tarde, com chuvas e 14°C:

 

12193641_415759825288326_3988742499448942432_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=948b177ae2e36a7e5dc144b65faefdae&oe=56FA10A7

 

Além de Guarapuava/Paraná, outras cidades (locais) com baixas temperaturas no começo desta tarde (PWS):

 

11°C Bom Jardim da Serra-SC (F.Keiser)

11°C PNI (Furnas)

14°C São Joaquim

15°C. Dona Francisca (D.Soares)

15°C Água Doce (D.Soares)

 

 

Link to comment
Share on other sites

Segundo dados do CEMADEN, a região do Rochedale em Osasco aonde teve enchente, acumulou 69mm nas últimas 48 horas. Outras regiões de Osasco chegaram a mais de 80mm.

 

No Mirante de Santana, até as 10:00 de hoje o acumulado era de 66,8mm (48,6% da média de Novembro 1981-2010 que é de 137,5mm).

 

Wlwp3iu.png

Link to comment
Share on other sites

Dia ameno em SC. Na última hora todas as cidades ainda estavam abaixo de 20°C. Várias tinham "frio".

 

11,7°C - Bom Jardim da Serra

11,9°C - Urubici

12,7°C - Rancho Queimado

13,6°C - Tangará

13,7°C - São Cristovão do Sul

14°C - Água Doce/Alfredo Wagner/Major Gercino/Santa Terezinha/Santa Cecília

14,4°C - Matos Costa

14,5°C - Major Vieira

14,6°C - Urupema/Curitibanos/São Bonifácio

14,7°C - Otacílio Costa/Vitor Meirelles

14,9°C - Papanduva/Lages

15,1°C - Itaiópolis

15,2°C - Lebon Régis

15,4°C - Campo Belo do Sul

15,7°C - Fraiburgo/Irineópolis

15,8°C - Brunópolis/Rio Negrinho

15,9°C - Aurora/Mafra/Monte Carlo/Presidente Getúlio

 

Para as praias, um terror total.

Link to comment
Share on other sites

As intensas e volumosas chuvas esperadas para São Paulo, com destaque para o leste paulista, inclusive para o Sistema Cantareira; essas que foram prognosticadas por todos os modelos climáticos, simplesmente ainda não ocorreram.

 

Nem no sábado, nem no domingo e tampouco até este momento, quase meio dia de segunda-feira.

 

Temos agora em Jundiaí tempo realmente instável, muita nuvens, temperatura em elevação. Mas nada que indique a formação das volumosas e persistentes chuvas previstas por todos os modelos.

 

O radar da Unesp não mostra nenhuma instabilidade importante em todo o estado.

 

Estou às cegas em termos de informação de dados meteorológicos. O link do Ciiagro para Jundiaí simplesmente ''travou'' no dia 30 e não foi mais atualizado.

 

Todavia, Campinas acumulou 10,7 mm e 11,4 mm nos dois últimos dias, respectivamente.

 

''Está tudo muito bom (bom), está tudo muito bem (bem), mas rrrrealmente, rrrrealmente eu preferia ver'' um quase dilúvio.

 

Tudo bem que os prognósticos de acumulados se estendem ainda para os próximo 10 ou mais dias, mas diante dessa frustração toda eu devo dizer que estou seriamente preocupado com o andamento da situação.

 

Só se for por aí, pois até o momento choveu bastante em Itapevi nas últimas 72 horas, segundo dados da estação pluviométrica do Cemaden mais próxima de casa (Vila Santa Rita): 83 mm

 

Nas últimas 24 horas, 51,6 mm

 

Pelo visto a boa precipitação de Itapevi e em outras áreas foi a exceção do grande fiasco.

 

Na verdade o realizado ficou muito aquém da previsão dos modelos. Todos eles insistiram em precipitações duradouras, generalizadas e intensas para todo o leste paulista, principalmente entre domingo e hoje.

 

Para cá, o GFS dava algo como 20 mm ou mais a cada 3 horas, durante todo o decorrer do domingo e de hoje.

 

Sem os dados do Ciiagro eu não sei o quanto choveu no Sistema Cantareira, mas com certeza não tivemos a ''salvação da lavoura'' prevista por todos os modelos, muito pelo contrário.

 

Como citado anteriormente, pipocam áreas de instabilidade no centro-norte paulista, mas nada que impeça a frustração das expectativas que tivemos desde a semana passada.

Link to comment
Share on other sites

A estação do CIIAGRO em Campinas, a única da região que atualizou os dados, totaliza 22,1 mm nos últimos 2 dias até 7h da manhã de hoje.

Realmente, não é grande coisa... :sad:

 

Aqui em Sampa, as estações do CGE totalizam entre 40 e 80 mm nos últimos 2 dias.

A exceção é Perus, no extremo NO da capital (Mais próxima de Jundiaí), que soma em torno de 26 mm.

 

Além dos 66,8 mm do Mirante, já comentados pelo Rodolfo, a automática de Barueri totaliza 60,2 mm nestes 2 dias.

Dos 39,6 mm registrados na convencional do Mirante em 24 horas, até 10h (Verão) da manhã de hoje, quase tudo caiu entre a noite de ontem e a madrugada de hoje.

 

Durante a manhã de hoje, houve boas aberturas de sol aqui em Sampa, que deram uma boa elevada nas temperaturas.

Nos registros horários, Congonhas chegou nos 26° e o Campo de Marte nos 27°C.

 

Agora à tarde, já tivemos uns chuvisqueiros aqui na zona norte, que mal molharam o chão. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Outubro 2015 - Palmas

 

Média máximas: 37,8°C (+2,65°C)

Acumulado: 132 mm (110%)

 

Os últimos dias do mês derrubaram a média das máximas na cidade, voltou a chover de forma mais regular e com isso as temperaturas s dificilmente estão alcançando os 38°C. Ao que tudo indica a nossa estação seca e quente está encerrada.

 

Ontem o dia foi típico de verão, muito fechado e com chuva leve/moderada indo e vindo o tempo todo!

Link to comment
Share on other sites

A pergunta e: sera que o El Nino tem mesmo a culpa de tirar a chuva do leste de Minas e do ES? Vejam que a situacao estava bem pior ja no inicio deste ano:

http://www.inmet.gov.br/sonabra/pg_graf_chuva_aut.php?codEst=A532&mesAno=2015

 

Interessante que as previsões por consenso mostravam essa tendência já na rodada de julho para norte/nordeste de MG:

 

(Alguns modelos apresentam resultados com maior grau de confiança sob condições de EN)

 

h6wANYG.jpg

 

Veja o que o Mafili comentou na época quando postei a mensagem acima:

 

"Quadros 2,3 e 4.padrão El Niño estendido.

 

Fronteira oeste do RS e vale do Jequitinhonha.

 

Novembro é o mês chave"

 

viewtopic.php?f=133&t=16082&p=504661#p504661

Link to comment
Share on other sites

Realmente, uma grande área do estado do RJ está recebendo chuva e tempestades localizadas. Infelizmente, aqui no estado vizinho, por enquanto sem grandes emoções. Engraçado é que estava previsto para a maior parte da chuva ser hoje, mas aconteceu ontem o maior acumulado.

 

E o dia foi mais uma vez bem quente: Máxima de 31,9C e mínima elevada de 19,7C. Choveu cerca de 05,2mm pela madrugada, enquanto ontem ficamos em 32,6mm.

Link to comment
Share on other sites

A pergunta e: sera que o El Nino tem mesmo a culpa de tirar a chuva do leste de Minas e do ES? Vejam que a situacao estava bem pior ja no inicio deste ano:

 

pg_graf_chuva_aut.php?codEst=A532&mesAno=2015

Estou achando meio esquisito. :russian:

 

As estações automáticas mais próximas (Caratinga, Aimorés, Mantena e Guanhães) registraram chuvas em janeiro, fevereiro e março.

 

Será que a de Governador Valadares não ficou fora de operação nesse período? :?:

 

A convencional de Teófilo Otoni só não registra chuvas em Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Renan, aí choveu pouco, mas em São João Del Rei até 22 horas de ontem foram 88,6 no Inmet e mais de 91 mm no Tijuco/Cemaden.

Acredito que em Mar de Espanha tenha chovido muito, as mesmas áreas carregadas em vermelho que atingiram Sapucaia (passou de 100mm), passaram em cima de Mar de Espanha também.

Pena que muitas prefeituras no Rio e em Minas Gerais não se interessaram em cadastrar no Cemaden, para receber as estações pluviométricas automáticas.Senão teríamos maiores valores de chuvas expressivos de ontem para hoje no Rio e Minas.

Tem uma área enorme entre Juiz de Fora, avançando para oeste até São lourenço, Itajubá etc sem cobertura de estações do Cemaden e também de estações meteorológicas do Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Principais modelos de previsão estão indicando uma grande quantidade de chuva para cair sobre o Estado de São Paulo, entre a tarde/noite dessa terça e a manhã da quarta-feira, em razão da chegada da frente fria ao litoral paulista.

 

A projeção do WRF fala em localmente mais de 100mm pelo interior, com acumulados que podem chegar a 60-80mm na RMSP.

 

16lo9HE.png

 

Uma coisa interessante a ser observada, é que amanhã tende a ter sol e aquecimento pela manhã e a tarde. A Temperatura máxima poderá alcançar os 27-28ºC. Os ventos estarão em Noroeste (pré-frontal), o que contribuirá para trazer ar quente.

 

Enquanto isso, a atmosfera estará umida. O Calor que é trazido dos ventos noroeste, contribui para deixar a atmosfera instável, o que é representado pelo índice CAPE e Lifted. Com isso, além do volume excessivo de chuva, é bem provável que ocorram temporais amanhã também!

 

Cenário complexo poderá estar se desenhando para essa terça em São Paulo!

 

7J93jUy.png

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo Alves, então vai ter transtornos na terça a noite e madrugada da capital.

 

Tive pesquisando agora pouco, a estação do Rocio/Iguape do Cemaden, foi a que mais choveu desde ás 17 horas de sábado acumulou 166 mm.

 

Em Praia Grande já passou de 100 mm também, na região do Troyano.

Link to comment
Share on other sites

Distribuição de chuvas em 3 dias

 

lWtCzgB.jpg

 

Realmente choveu no estado de São Paulo bem mais do que pude avaliar aqui em Jundiaí, ''às cegas'' e sem o funcionamento adequado do link do Ciiagro.

 

Em Campinas tivemos algo ao redor dos 30 mm nos últimos 3 dias, um valor bem inferior ao registrado, por exemplo, na RMSP.

 

Mas também é verdade que os totais acumulados ficaram aquém do prognosticado pelos modelos insistentemente na semana passada. Eu esperava algo próximo 100 mm acumulados no leste paulista neste período.

 

E apesar dos bons acumulados na região da capital, o mapa é também frustrante por indicar pouca precipitação na região do Sistema Cantareira.

 

Ou seja, choveu menos do que esperado e não choveu onde era mais importante.

 

A boa notícia é que as chuvas beneficiaram mais do que o previsto em Minas e, me parece, no Rio também.

 

Bom dia.

Link to comment
Share on other sites

Distribuição de chuvas em 3 dias

 

http://i.imgur.com/lWtCzgB.jpg[/im]

 

Realmente choveu no estado de São Paulo bem mais do que pude avaliar aqui em Jundiaí, ''às cegas'' e sem o funcionamento adequado do link do Ciiagro.

 

Em Campinas tivemos algo ao redor dos 30 mm nos últimos 3 dias, um valor bem inferior ao registrado, por exemplo, na RMSP.

 

Mas também é verdade que os totais acumulados ficaram aquém do prognosticado pelos modelos insistentemente na semana passada. Eu esperava algo próximo 100 mm acumulados no leste paulista neste período.

 

E apesar dos bons acumulados na região da capital, o mapa é também frustrante por indicar pouca precipitação na região do Sistema Cantareira.

 

Ou seja, choveu menos do que esperado e não choveu onde era mais importante.

 

A boa notícia é que as chuvas beneficiaram mais do que o previsto em Minas e, me parece, no Rio também.

 

Bom dia.

 

 

A estação de Monte Verde deve ta com problema novamente referente a chuva , já que pelos pluviometros do CEMADEN choveu algo em torno de 50-70mm naquela região

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.