Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2015


Recommended Posts

 

Isso é verdade. Os 16 lá são iguais os daqui, mas era engraçado ver o pessoal de boa, levemente abrigados, e eu tremendo :rofl: :mosking: .

 

Vini, faz tanto tempo que eu não vejo 16C depois das nove da manhã.

 

Eu creio que foi registrada uma sub 10 de mínima no Estado de Sergipe em 2015.....aquele mesmo Capital Aracaju.

 

Parabéns pelo encontro.

 

Gostaria de ver mais fotos.

 

Os "curiiba" são legais?

 

======

 

Aki indescritível hoje.....como dizia Ilson: _ Sucursal do Inferno..... e o coisa ruim saiu para beber algo.

 

O ar tem o fedor de enxofre.

 

Coisa feia hoje.....horrível.

Link to comment
Share on other sites

Será que vai chover o tanto que prometem aqui em Curitiba neste fim de semana ou quem sabe chova um pouco menos? Espero que não chova tanto...

 

O clima amanheceu ensolarado por aqui, mas agora já virou e está nublado. Pelo Simepar, temos 29 graus agora.

 

 

Tomara que passe direto e venha pra ca kkk , dia de muito sol e calor aqui 27C

 

 

Espero que sim!!! hahahaahah Tenho uma festa numa chácara no sábado!! :cray: :cray: O jeito é comprar capa de chuva! 30.2 agora pelo Simepar!

Link to comment
Share on other sites

O nível do rio itajaí em Blumenau se encontra em 2,10 acima no normal já, devido as chuvas da semana passada.

 

A defesa civil de Blumenau juntamente com o 'AlertaBlu' (Órgão criado para o monitoramento do clima na cidade depois das últimas tragédias) estimam que no anoitecer de domingo o Rio atinja entre 8 e 9 metros acima no nível normal. Sendo que ficarão de prontidão durante todo final de semana e feriado, comunicam também que tudo será monitorado, existindo a possibilidade de que não chegue a este patamar, e trabalhando também com a possibilidade de que ultrapasse os 10 metros.

 

Acima dos 7,70 as primeiras ruas da cidade são tomadas pela água.

Com 9 metros 15% da cidade já é afetada pelas águas.

Com 10 metros 30% da cidade já é afetada pelas águas, inclusive as ruas das regiões centrais da cidade.

Com 11 metros 40% da cidade é afetada.

Com 12 metros 50% da cidade é afetada.

Com 13 metros 70% da cidade é afetada.

 

O setor hoteleiro informa que 80% da rede hoteleira de Blumenau está lotada devido ao feriado de 12 de outubro (segunda-feira) a maioria dos turistas vindos de outros estados (maioria do PR, SP,RJ) usam o feriado prolongado para comparecerem a Oktoberfest.

Link to comment
Share on other sites

O que assusta bastante não é nem a previsão de que chovera muito entre o amanhecer de sexta até a tarde de segunda feira.

 

A partir de segunda feira a noite(12/10) até quinta feira (15/10) o tempo deve ficar seco e limpo.

 

O que assusta é o volume de chuva indicado para sexta feira (16/10) até quarta-feira (21/10).

O Windity mostra que o volume de chuva no segundo período (16-21) tem de ser quase o dobro esperado para o primeiro período (8-12)

 

Estando o solo e os rios saturados devido a este aguaceiro que tem a de a cair entre hoje e segunda, este segundo 'pulso' de chuvas torrenciais tem grande potencial para armar uma enchente sem precedentes.

 

O foco é monitorar e ficar atento

Link to comment
Share on other sites

Engraçado essa questão das sensações, é uma questão muito particular eu diria. Eu imagino que há dois fatores que influenciam substancialmente a percepção de frio nas pessoas. A primeira é a condição que ela está acostumada, a condição que ele enfrenta em trânsito e a condição que ela irá enfrentar em outro lugar, que eu diria que é a temperatura média onde ela está, onde ela trânsita, e a temperatura média para onde irá. Isto é muito variável.

 

Se eu por exemplo vou para um lugar mais frio, geralmente não sinto frio, porque estou acostumado com o calor, e o meu corpo não enfrentou baixas temperaturas por um longo período. Já tem muita gente que é o contrário, sente muito frio logo na chegada.

 

A outra questão refere-se a temperatura dos ambientes. 16°C é 16°C em qualquer lugar, mas a grande maioria das pessoas não sente a temperatura das estações, e sim a temperatura dos ambientes, que é diferente de onde está... E é aí que mora a diferença na sensação...

 

Se fizer 30 e depois fizer 16, na maioria dos ambientes fica abafado no momento que fizer 16, porque a temperatura não consegue descer tanto, somente se o ambiente for muito aberto e ventilado. Já se fizer 19 e depois 16 dificilmente o ambiente não refresca, somente se for muito isolado, e desta maneira o 16 da estação/ se aproxima da temperatura interna, trazendo muito mais sensação de frio.

 

Vou divagando enquanto chove forte aqui, o GFS tirou parte da chuvarada para cá...

 

Preocupação maior no Vale, é com o Alto Vale...

Link to comment
Share on other sites

Chuva extrema sobre o RS

 

Grandes áreas de instabilidade voltaram a se espalhar sobre o Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas e provocaram chuva forte e muito volumosa. Grande quantidade de raios e até granizo também foi registrada sobre o estado.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia choveu mais de 100 mm a quase 180 mm entre 8 da manhã do dia 7 e 8 horas do dia 8 de outubro em diversas regiões gaúchas. O volume de chuva nestas 24 horas superou a média normal de chuva para outubro em várias áreas do Rio Grade do Sul.

 

134N16j.png

 

Porto Alegre registra maior chuva em 24h no ano

 

O Inmet registrou 83,1 mm chuva sobre Porto Alegre entre 9h do dia 7 e 9h do dia 8 de outubro de 2015. Foi a maior chuva em 24h do ano. O recorde anterior era 67,5 mm entre 19 e 20 de julho.

 

O volume de chuva acumulado no ano até agora já supera ligeiramente a média. De 1 de janeiro até 9h de 8 de outubro de 2015 choveu aproximadamente 1391 mm sendo que a média anual é de quase 1350 mm.

 

http://www.climatempo.com.br/noticia/2015/10/08/chuva-extrema-sobre-o-rs-8295

 

 

Fico agora a lembrar dos saudosos tempos em que o blog da Metsul era bastante ativo, a uns 6 anos atrás.

 

Uma coisa que eu lembro é a dos elevados déficits de precipitação na região sul do Rio Grande do Sul. Com direito a racionamento de água em Bagé.

 

Outra coisa interessante é que tinha um doido que vivia torcendo pela ocorrência de tempestades em Porto Alegre. Como elas andavam bem raras, o fulano desandou a classificar o clima de POA como...desértico. Vou te falar, o pessoal da Metsul ficava ''brabo''... :mosking:

 

 

 

 

 

Tá ''quentinho'' e ''sequinho'' em Jundiaí.

 

33,6° C às 14 h. Umidade abaixo de 30%.

 

 

 

Santa Maria tem segundo maior volume de chuva no mundo

Cidade gaúcha só perdeu para Hatia, em Bangladesh. Encruzilhada do Sul, Bom Jesus e Porto Alegre também aparecem até a 24ª posição do ranking

 

 

Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, ocupa o segundo lugar no ranking das cidades que registraram os maiores volumes de chuva em todo o mundo nesta quinta-feira, conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Com 181mm registrados nas últimas 24 horas, o munícipio só perdeu para Hatia, cidade localizada em uma ilha de Bangladesh, onde o acumulado foi de 256mm até as 9h (horário de Brasília) desta quinta.

 

Outras três cidades gaúchas aparecem entre as 24 primeiras colocações: Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, aparece em 16º lugar, com 92mm; Bom Jesus, na Serra, e Porto Alegre, na Região Metropolitana, respectivamente, ocupam as 23ª e 24ª posições, com acumulados de 72mm.

 

 

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/10/santa-maria-tem-segundo-maior-volume-de-chuva-no-mundo-4865698.html

Link to comment
Share on other sites

Será que vai chover o tanto que prometem aqui em Curitiba neste fim de semana ou quem sabe chova um pouco menos? Espero que não chova tanto...

 

O clima amanheceu ensolarado por aqui, mas agora já virou e está nublado. Pelo Simepar, temos 29 graus agora.

 

 

Diminui um pouco o acumulado para os próximos 4 dias. Amanha teremos chuvas em forma de pancadas dae no sábado sim será chuva o dia inteiro, domingo e segunda a chuva perde força.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal aqui da minha casa no norte do Parana estou olhando o ceu a uns 3 minutos olhando pra sudoeste na direcao de campo mourao e sem brincadeira contei mais de 200 raios estilo Guerra dos Mundos visualmente ele estao pertos mas nao ha trovoadas nao ha chuva proximo daqui por esses lados.Seria uma invasao alieginena? :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal aqui da minha casa no norte do Parana estou olhando o ceu a uns 3 minutos olhando pra sudoeste na direcao de campo mourao e sem brincadeira contei mais de 200 raios estilo Guerra dos Mundos visualmente ele estao pertos mas nao ha trovoadas nao ha chuva proximo daqui por esses lados.Seria uma invasao alieginena? :pleasantry:

 

E eu do outro lado. Realmente, fascinante!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal aqui da minha casa no norte do Parana estou olhando o ceu a uns 3 minutos olhando pra sudoeste na direcao de campo mourao e sem brincadeira contei mais de 200 raios estilo Guerra dos Mundos visualmente ele estao pertos mas nao ha trovoadas nao ha chuva proximo daqui por esses lados.Seria uma invasao alieginena? :pleasantry:

 

E eu do outro lado. Realmente, fascinante!

 

Ai tbm ta dando esses raios?Desde a hora que eu comentei os raios continuam so que agora parecem um pouco mais perto, espero que continue e venha mais adora coisas relacionadas a tempestades.

Link to comment
Share on other sites

Pois é...

 

Suponhamos uma longa sequência de dias com temperaturas variando entre 34 e 37°C.

Se um dia fizer 27°C, parecerá ameno.

 

Se eu tiver uma longa sequência de máximas entre 14 e 21°C, se fizer aqueles mesmos 27°C, vai parecer quente. :russian:

 

Eu tenho a sensação contrária. Na verdade, na temperatura externa (do abrigo) eu concordo que parecerá ameno. Mas esta não é a temperatura, que estamos acostumados, a temperatura que vivemos é a dos interiores. Dentro de uma casa, parecerá quente, porque a temperatura ainda estará alta ali, por conta dos dias anteriores.

 

Se houver uma sequência de dias dias amenos, quando fizer 27°C, ainda estará ameno nos ambientes, proporcionando uma sensação menor de calor.

 

Eu noto por exemplo, que neste período de Agosto a Outubro, é mais fácil encontrar pessoas agasalhadas com 23, 24°C (na temperatura externa, do abrigo), isto é porque os ambientes ainda estão "frios" e em vários ambientes a temperatura não passa de 19/20°C ainda...

 

Já em meados de Março/Abril, noto que faz 18, 19 é difícil encontrar alguém agasalhado porque os ambientes ainda estão quentes... Mas claro, para um nordestino poderá parecer frio sempre, porque é uma temperatura que ele nunca enfrentou.

Link to comment
Share on other sites

Ai tbm ta dando esses raios?Desde a hora que eu comentei os raios continuam so que agora parecem um pouco mais perto, espero que continue e venha mais adora coisas relacionadas a tempestades.

 

Não não, eu estou do lado oeste dessa "cordilheira de CBs". Aqui está estrelado. Você está do lado leste.

 

Registros dos monstros, possíveis supercélulas:

 

uDTumdd.jpg

 

tDrzYyy.jpg

 

ipNctJV.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mudando... Temos trovoadas e chuva desde o início da noite. A primeira trovoada caiu bem no meio do desfile da festa. Também houve queda de energia em vários bairros, que deixou o trânsito bem complicado. Vamos seguir acompanhando o desenrolar da chuva... Que deverá ser mais forte aqui somente amanhã

 

Por ora ficamos sem o resumo de hoje de SC, porque o site do CIRAM está fora do ar.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia bazianos! Muita água no Rio Grande. Aqui em Teutônia tivemos bastante transtornos pela chuva excessiva. Os acumulados de quarta e quinta-feira passaram de 132 mm. Várias estradas e pontes ficaram debaixo da água.

 

Imagem aérea da enchente do arroio Boa Vista

FP_1444343103.147799073f94d49eb12d2a024ffc4efd65ff.thumb.jpg.f1bb796b1b69211bf27069b87349cb19.jpg

Diversas pontes e estradas ficaram interditadas.

12088156_975181722521018_3838579407349923011_n.jpg.9b65696e193c94bafaf99f15ba1c7608.jpg

Até a Lagoa da Harmonia transbordou, fato que nunca tinha presenciado.

11225224_835824186516390_5829029585006246531_n.jpg.72b4eb30461e7fc952ed48a2c5ce1edc.jpg

Quem quiser conferir as fotos, segue o link com mais de 60 fotos: http://www.tempoemteutonia.com.br/index.php/postagens/enchente-de-08102015-em-teutonia/

Também fizeram um vídeo com um drone: [bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

GFS ainda nos da algum esperança ....

 

Cara,

 

Pelo CMC dá 3 tipos de medos olhar a modelagem, projeta bloqueio mais intenso em comparação GFS x ETA..

 

Por ele dia 14 a massa de ar seco avança rápido cobrindo quase todo o MT com 27/28ºC em 850hPa no norte. No MS norte/leste também sentiriam o efeito.

 

059defee28e566944be70ae21f0c0ca2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos, bom dia. Se é que dá para dizer isso. Domingo a noite atravessei o estado, praticamente.Saí de Canela, até Canguçu. Estava desesperadora as situações da BR 290 (muitos buracos, desníveis, além do trânsito pesado) e da RS 471 (aquela do acidente com o onibus do Brasil de Pelotas). Esta RS está terrível. Deus nos levou pela mão literalmente, porque ela está com verdadeiras crateras na pista. Só escapamos porque haviam carros lentos de residentes destas regiões que andavam devagar e desviavam o que já conheciam. Quarta e quinta estive em Canoas participando de um fórum de teologia na Ulbra. Na ida pegamos muita chuva (quarta de madrugada), mas o que vimos ontem foi assustador. Ao retornarmos pela 116 para Canguçu, as águas de açudes, arroios e córregos, estavam quase chegando ao nível da estrada em certos pontos. Nosso RS já está sofrendo com crise, parcelamento de salários. Além disso, agora as estradas estão cedendo, pessoas fora de casa por granizo ou alagamento, além das lavouras destruídas. Que ano!!!

Link to comment
Share on other sites

Saudade dos tempos que a participacao de foristas gauchos era frequente nesse site!!.....

 

...agora so aparece um ou dois gatos pingados muito de vez em quando por aqui.....

 

cry.gif~original

 

 

Cara, se soubesses quantos pingos estão caindo por aqui...Não usarias a expressão "gatos pingados"

 

Creio ser natural esse desinteresse. Em se tratando de um site de frio, não havendo frio, nós, "foristas", ficamos olhando de "lado" para o forum.

 

A situação aqui está desesperadora. Há estrago do pavimento para todo o lado, buracos que se abrem frequentemente, com a chuva que não dá trégua.

Link to comment
Share on other sites

Chuva constante, muita chuva desde ontem, estava bem forte e hoje mais fraca, mas não para. O final de semana terá máximas muito baixas, é possível que fiquemos TRÊS dias sem alcançar 15ºC de máxima. Quando secar o tempo é possível que ocorra mínima na casa dos 5ºC no começo da semana que vem. Em uma rodada o GFS chegou a apontar 3ºC mas agora tirou, e seria realmente improvável.

Link to comment
Share on other sites

Sexta feira com predomínio de nuvens médias e altas aqui em Sampa devido á aproximação da frente fria.

Agora faz 28 graus na Mooca-CGE.

 

O radar mostra uma boa chuva na metade oeste de SP. Espero que chegue aqui, já que há um predomínio de um bloqueio na parte leste do sudeste, como já foi dito.

 

98TjOzR.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.