Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
William Siqueira

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2015

Recommended Posts

Coloquei meu termômetro/higrômetro a 4 metros acima da calçada, no portal da janela com face virada para a rua asfaltada aqui em casa, com 2 metros de sombra,quando chegamos na janela está subindo aquele bafo quente.Mesmo assim registrei 39,1, perdi em máxima para os bairros quentes do Rio, mesmo o termômetro não estando abrigado.Dentro de casa marcou 33,2.

Hedsgpa,

você tem que ser mais objetivo e detalhar mais sua opinião.

"Por isso acho o Rio de Janeiro a cidade mais quente que o norte/nordeste".

Ao dizer isso você não explicou que estava falando de máximas absolutas(extremas).Nisso o Rio de Janeiro ganha de longe de capitais do Norte/Nordeste.Parece que as únicas cidades que registraram máximas absolutas maiores do que os bairros da zona oeste e norte do Rio de Janeiro, foram as cidades de Bom Jesus do Piauí e Paranatinga na Bahia, li alguma matéria que registraram temperaturas ao redor de 44ºC oficiais a sombra, portanto casos isolados.

O G.Vieira deu sua opinião comparando médias anuais compensadas oficiais, aí o Rio de Janeiro perde em calor para dezenas de cidades do Norte/Nordeste.

O Juzinho já fez um levantamento de algumas cidades do Norte/Nordeste em que o número total de máximas anuais acima de 30ºC, são bem maiores em quantidade do que no Rio de Janeiro.

O G.Vieira comentou que a média anual de Salvador é de 25,1, mas não disse que as médias máximas do Rio eram menores do que as de Salvador.

Mas eu digo as mínimas médias anuais da maioria dos meses do ano são menores no Rio do que em Salvador.

Edited by Guest

- Não querido, isso primeiro que é baseado em norma climatológica de 40 anos atrás...

- Segundo que nunca que o Rio de Janeiro é mais ameno que Salvador. Salvador na média das máximas ano passado foi a 7º capital mais amena com média máxima de 28.3º. Já o Rio de Janeiro foi a 12ª com 29.7º. viewtopic.php?t=15501

- A máxima absoluta histórica oficial na cidade do Rio de Janeiro é de 43,2º. Sabe quantas capitais do Nordeste e Norte tem um recorde igual a esse ? Nenhuma... A mais quente capital do Norte/Nordeste é Teresina e sua máxima absoluta é de 41,1º no interior na região Nordeste...Entre as capitais litorâneas acho que nenhuma chega sequer a 38º...

- Por isso foco sempre quanto se fala de calor ou mesmo frio na temperatura máxima porque é através dela que tu sente calor ou não...

Quando você fala que uma capital "É" mais quente que o outra, deve ser analisar todos os meses do ano, não ficamos travados no verão. Mas agora se vossa mercê disser "O Rio tem um dos verões mais quentes das capitais do país", ai irei concordar veementemente.

Nos extremo de calor o Rio da uma surra em quase todo o Brasil, nosso recorde é pouco abaixo do nacional, e quem sabe não se torna o recorde nacional nos proximos dias, fico na torcida.

Salvador tem um clima bem ameno mesmo

E os verões aqui não são sempre infernais (se comparado à cidades do norte e nordeste do país).

2ajdnys.jpg

Não Piá. A média das máximas que falei acima e te mandei o link não é de uma estação do ano, e sim Anual de Janeiro a Dezembro. Sim claro alguns meses o Rio deve ser menos quentes que Salvador porém em vários outros é mais quente, dai na média anual fica como vimos.

Mais um recorde batido e confirmado. Dia mais quente da história de Goiânia com 39.8º (15/10/2015)...

Relaxa que amanhã chega a 40 graus em Goiânia, quebrando pelo segundo dia consecutivo o recorde. Quer apostar ?

Não Piá. A média das máximas que falei acima e te mandei o link não é de uma estação do ano, e sim Anual de Janeiro a Dezembro. Sim claro alguns meses o Rio deve ser menos quentes que Salvador porém em vários outros é mais quente, dai na média anual fica como vimos.

Vários...

2s1wqz8.jpg

Renan, estou na torcida que as chuvas voltem aqui para a Zona da Mata e Noroeste do Rio a partir de sexta 23/10, que os modelos mantenham essa chuva o ETA e GFS

Essa madrugada promete temperaturas bem altas nas estações do Alerta-Rio, neste momento 26,9ºC no Alto da Boa Vista e a maior em Barra-RioCentro com 32,0ºC

Vários...

2s1wqz8.jpg

Essa normal de 40 anos atrás piá não me diz absolutamente nada, desculpes.

Mais um recorde batido e confirmado. Dia mais quente da história de Goiânia com 39.8º (15/10/2015)...

Relaxa que amanhã chega a 40 graus em Goiânia, quebrando pelo segundo dia consecutivo o recorde. Quer apostar ?

Também acho que Goiânia vai chegar ao clube das 40º

Vários...

2s1wqz8.jpg

Pois eh, aqueceu bastante de lá para cá, temerosos 0,1C na média anual. Bons tempos aqueles em que éramos 0,1 mais frios.

Depois posto um comparativo de 2011.

Vários...

2s1wqz8.jpg

Pois eh, aqueceu bastante de lá para cá, temerosos 0,1C na média anual. Bons tempos aqueles em que éramos 0,1 mais frios.

O fator é que antes pelas máximas absolutas ou agora pela média em Salvador se sente menos calor extremo do que no Rio. Porém a comparação dessas 2 cidades abre uma discussão bem mais interessante.

Que a definição da temperatura média de uma cidade não é apenas latitude e altitude. Porque Salvador e Rio são 2 cidades praianas porém separadas por 1.200km em linha reta ou seja a cidade mais ao sul necessariamente seria mais amena qualquer mês do ano.

Porém entre outros fatores como correntes marítimas, nebulosidade, relevo e Índice pluviométrico...

Vários...

http://oi61.tinypic.com/2s1wqz8.jpg

Quer dizer que a normal de 40 anos atrás não serve para o Rio mas serve para Salvador?

A normal de Salvador também é de 40 anos atrás.

E daí?

Por esse seu raciocínio, a normal 1961-1990 de Porto Alegre também não diz absolutamente nada.

Que mania de querer impor o ponto de vista.

Sempre quando te desagrada, a normal é de 40 anos atrás e não serve.

Se duvidas, levante as normais de 1981-2010 do Rio e Salvador.

Aí sim, prove com números.

Os dados estão no BDMEP.

Que mania de argumentar sobre suposições... :negative:

Por aqui já é possível notar algumas nuvens médias e altas, sinais da frente fria.

Ainda temos 26 graus na Mooca-CGE!

Nossa que cara chato e sem argumentos. Comportamentos assim deveriam ser punidos pela moderação por estragarem totalmente o ambiente.

Bom dia!

Cidade do Rio amanhecendo com temperaturas altas.Em casa com a irradiação consegui descer a 24. Mas em algumas partes da cidade que já recebem vento de norte a temperatura já está na casa dos 30 graus e a umidade abaixo de 40%. Vamos que vamos !!

Estive em Las Vegas com 47 e Abu Dhabi com 48 e era tudo normal. Saia no Sol ao meio dia pra visitar lugares sem problemas. É quente ? Sem duvida. Mas quando é seco é muito diferente. Sou do Rio e troco qualquer 35 no Rio por 47 graus nesses lugares. Me recordo de andar na rua e de onibus com 40 graus e é o inferno na Terra. Na zona norte é de pedir pra sair numero 2 ! A regiao de Bangu e Vila Militar é terrivel. Dizem até que no mapa do sistema solar aparece o Sol, depois Bangu, depois mercurio, venus e Terra :pleasantry: :pleasantry: :pleasantry:

Boa noite amigos!

Hoje tivemos o dia mais quente do ano na cidade e o mais quente desde 26/12/2012. O Inmet Vila Militar variou de 20,0° a 41,0°, em casa variei de 20,2° a 42,0°. Nesta tarde a umidade aqui caiu para 11%. No Inmet Marambaia, que fica na orla a temperatura variou de 22,9° a 42,1° e a umidade mínima foi de 14%. A máxima na cidade foi de 42,3° em duas estações do alerta Rio, Irajá e Santa cruz, nas zonas norte e oeste respectivamente. No momento (20:43) tenho 32,3° com umidade de 44% aqui em casa. O GFS previa 40° para hoje, na previsão para a manhã, indica 45° para o meio da tarde.

Que horror! 45ºC é uma temperatura com um certo grau de letalidade. Há cidades no mundo que decretam alerta, suspendem aulas e funcionamento de órgãos públicos não indispensáveis com uma previsão d'essa.

Edited by Guest

Que observacao mais estranha "Que a definição da temperatura média de uma cidade não é apenas latitude e altitude. Porque Salvador e Rio são 2 cidades praianas porém separadas por 1.200km em linha reta ou seja a cidade mais ao sul necessariamente seria mais amena qualquer mês do ano."

Nao vou nem comentar :laugh: :laugh: :laugh:

O fator é que antes pelas máximas absolutas ou agora pela média em Salvador se sente menos calor extremo do que no Rio. Porém a comparação dessas 2 cidades abre uma discussão bem mais interessante.

Que a definição da temperatura média de uma cidade não é apenas latitude e altitude. Porque Salvador e Rio são 2 cidades praianas porém separadas por 1.200km em linha reta ou seja a cidade mais ao sul necessariamente seria mais amena qualquer mês do ano.

Porém entre outros fatores como correntes marítimas, nebulosidade, relevo e Índice pluviométrico...

Vários...

2s1wqz8.jpg

nhaaá

:laugh:

Uma das poucas capitais do Centro-Sul q mantém as médias dos bons tempos!

A única, talvez...

:good2:

Quanto maior a latitude, maior a intensidade solar recebida (no verão). De maneira geral as pessoas lembram da diferença no inverno, mas esquecem da "conta" no verão. O gráfico do Gvieira mostra isso.

27,9º C às 8:00 h. :crazy:

21,3º C de mínima hoje.

Ontem fomos de 20,4º C a 36,4º C.

O meu palpite e que hoje vamos ''beliscar'' os 38º C.

Ainda bem que amanhã as temperaturas ficarão mais moderadas.

[blur=blue][/blur]

Também acho que Goiânia vai chegar ao clube das 40º

Wow! 40°C em Goiânia que loucura! Sobre o Rio de janeiro, eu nunca havia acompanhado, não imaginei que tinha todo esse potencial para chegar e passar dos 41-42°C

SC:

Máxima: 37,35°C na Vila Isabel/Corupá

Mínima: 12,9°C no Morro da Igreja (tríplice divisa Bom Jardim da Serra/Orleans/Urubici)

Rajada máxima: 122,04 km/h no Morro da Igreja (tríplice divisa Bom Jardim da Serra/Orleans/Urubici)

Precipitação máxima: 20,4 mm no Centro/Armazém

Hoje deu uma esquentada legal no nordeste catarinense, mas não fez calor forte em todas as cidades. A temperatura deu uma boa subida nos ambientes. Mas a FF está avançando e a chuva virá esta noite ainda. Amanhã ainda faz um calorzinho no Norte/Nordeste e fica agradável no Sul, Oeste e Serra.

--

O legal seria comparar o RJ nos dias quentes, com máxima acima de 40°C (entre as capitais)... Na máxima anual acho que o RJ briga com qualquer cidade do Brasil.

Detalhe que esses 37ºC em Corupá ocorreram a 321 metros de altitude!!!

34c Galeao 9 da manha...temperatura subindo rápido...acho que vamos ter surpresas ao meio-dia.

Vai ser uma briga de ventos hoje.

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.