Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2015


Recommended Posts

A manhã dessa quinta feira já tem temperaturas assustadoras - principalmente para o horário - em diversos pontos da cidade do Rio. A região mais quente no momento é a zona oeste, onde já faz 38,1°C em Santa Cruz, 38°C em Jacarepaguá, 37,6°C na Barra da Tijuca e 36°C no Campo dos Afonsos.Na zona norte também faz muito calor, mas um pouco menos, com 35,9°C em Irajá, 35°C no Galeão(Aeroporto Internacional), 34°C no tradicionalmente mais ameno Alto da Boa Vista e 32,8°C em São Cristóvão, no Centro faz 33°C(Aeroporto Santos Dumont)enquanto que na zona sul(também uma região normalmente bem mais fresca, principalmente durante o dia, graças à proximidade com o mar) já faz 34°C no Jardim Botânico. Se o vento não virar(como aconteceu ontem logo após o meio dia, com a entrada de uma ventania de sudeste que logo derrubou as temperaturas que passavam de 35°C em grande parte da cidade para pouco mais de 25°C em cerca de 1 hora), o dia de hoje deve ter máximas bem superiores aos 40°C em grande parte da cidade, quiçá sendo até o mais quente do ano!

Link to comment
Share on other sites

Centro-Oeste terá calor histórico

 

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, não deve bater recorde, apesar da previsão de bastante calor nesta quinta-feira. O aumento da nebulosidade e a maior possibilidade de pancadas de chuva vão inibir uma elevação muito acentuada da temperatura. O recorde histórico é de 40.2ºC no dia 15 de outubro de 2014. Porém, temperaturas em torno dos 40°C poderão ocorrer no norte e leste de Mato Grosso do Sul nos próximos dias.

 

Brasília poderá registrar novo recorde histórico de calor

A primavera de 2015 já deu a Brasília uma temperatura máxima de 35,8°C, em 23 de setembro, marca que igualou o recorde histórico de calor registrado em 28 de outubro de 2008.

Mas esta é uma primavera especial. É uma primavera com El Niño, que dentre outras travessuras, vem deixando o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com ar mais seco do que normal, com menos nebulosidade e menos chuva. Umas das consequências da estiagem prolongada é a persistência do calor.

Até o domingo, 18 de outubro, Brasília poderá estabelecer um novo recorde histórico de calor. Na tarde de sexta, 16, sábado, 17 ou domingo, 18, a temperatura máxima poderá alcançar efetivamente o dígito dos 36°C, superando, portanto, o recorde atual que é de 35,8°C. Se em um destes dias a temperatura alcançar 35,9°C, o novo recorde já estará estabelecido, sendo a maior temperatura em Brasília em 54 anos, desde 1961, quando o Instituto Nacional de Meteorologia começou a fazer medições na cidade.

 

Cuiabá dos 40°C

A capital de Mato Grosso também tem uma chance de registrar um novo recorde de calor histórico nos próximos dias, embora a possibilidade não seja tão grande como em Brasília e em Goiânia.

No período de 15 a 19 de outubro de 2015, Cuiabá deve ter dias de calor intenso e com baixa possibilidade de chuva. A temperatura à tarde deve varia de 40°C a 42°C. Se considerarmos uma margem de erro de 1°C, para mais ou para menos, a temperatura máxima poderá alcançar marcas entre 42°C e 43°C mais de uma vez.

O recorde histórico atual de calor é de 42,3°C e ocorreu no dia 17 de setembro de 2010. Em 6 de outubro de 2015, a temperatura chegou aos 42,0°C, a segunda maior temperatura em Cuiabá desde 1911 (em 104 anos), pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

http://www.climatempo.com.br/noticia/2015/10/14/centro-oeste-tera-calor-historico-ate-domingo-8678

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

Realmente um tanto cabeça-dura.

 

Sou tão cabeça-dura que não consegui explicar para pessoas com discernimento que uma Estação Davis não é o instrumento adequado para medir o efetivo aquecimento que ocorreu em escala planetária desde o fim da Pequena Idade do Gelo.

 

No mais a observação local é tentação para induzir a veredictos errados sobre o global.

 

Observe o comentário do Caio César.

 

Abraços

 

 

 

 

Repito:

 

Climate scientists say 2015 on track to be warmest year on record

 

"National Oceanic and Atmospheric Administration says first half of year was warmest ever and Earth experienced hottest June"

 

"“There is almost no way that 2015 isn’t going to be the warmest on record.”"

 

Frost, deixa pra lá. Não vale a pena discutir com o cabeça-dura do Mafili, hehehe !

 

O Aquecimento Global é uma realidade até que se prove o contrário. A maior parte do planeta está numa tendência de aquecimento, mesmo que lenta. Não acredito em catástrofes climáticas que certos aquecimentistas xiitas preveem, mas creio que ainda estamos longe de um "resfriamento" previsto pelos russos.

 

 

É meados de outubro, caminhando para novembro. E os Andes apresentam incrível cobertura de neve até para o CORE do inverno. Como diz a página do Valle Nevado: HISTÓRICO!!!

 

Valle Nevado

 

h2Tn8zR.png

 

Las Lenas

 

pcxdrNB.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili, eu sei que há efeitos compensatórios da atmosfera global no sentido de que se em um lugar as temperaturas estão acima da média, em outro estarão abaixo da média, recorde de calor de um lado e de frio do outro...porém, no geral, estamos com mais pontos de anomalias positivas no planeta, daí o aquecimento.

 

Agora 32,6C em JF....Muito calor!

Link to comment
Share on other sites

Não saí de casa ainda devido ao caos que ficou a cidade. Comercio, empresas, escolas e órgãos públicos parcialmente abertos.

 

Repito: o que vi ontem eu jamais vi antes aqui na cidade. A combinação de vento, chuva e granizo por meia hora foi ímpar

É verdade. Essa combinação é inédita!

 

Ademais, o festival de raios, clarões e trovoadas ontem creio que foi a mais intensa que já vi na vida!! Lembro de dois episódios de relâmpagos em março de 2002 que foi parecido, mas era só raio nuvem-nuvem, sem chuva. Em setembro de 2012 foi a sequência mais longa que já vi, mas a de ontem eu creio que NUNCA vi. Foi inacreditável!!

 

Agora 19,1° e chove fraco. E ainda temos trovoadas, uma que outra forte!

Link to comment
Share on other sites

Máxima até às 14 h:

 

São Paulo (Mirante): 35,8° :shok:

Pois é...

 

Estive na rua até por volta de meio-dia.

Os ventos de ONO a N e a umidade baixa (14% às 13 h na automática do Mirante) davam a impressão que estava calor mas nada excepcional.

Eu estimava uns 33°C no máximo.

 

Quando liguei o PC ao chegar em casa e vi que a automática do Mirante já tinha batido nos 35,7°C (Às 13h), quase caí de costas.

Levei um susto. :shok:

 

---------------

No Guarujá, a Base Aérea de Santos registrou 38°C às 12h mas, com a mudança dos ventos, já caiu para 29°C.

 

---------------

 

E.T.: Que estrago em PoA! :shok: :shok:

Link to comment
Share on other sites

A estação de Irajá/AlertaRio acaba de registrar 42,3ºC no horário de 15 horas igualando com a estação de Santa Cruz, pode ser que suba alguns décimos ainda, quebrando o recorde de hoje nas estações da prefeitura do Rio.

 

Na estação automática do Inmet em Marambaia marcou 42,1ºC ás 14 horas, acho que é a maior temperatura dessa estação desde a instalação.

 

As maiores temperaturas para o Rio de Janeiro nesta semana seriam amanhã 16, pelas previsões do Cosmo/Inmet de 7 km de resolução.Costuma acertar bem para máximas estremas.Hoje errou.

Link to comment
Share on other sites

Goiânia bateu seu recorde de calor em em 2007 com 39,4º, ano passado bateu seu próprio recorde duas 2x em 3 dias, chegando a 39,6º nos dias 15 e 17 e hoje 15/10/2015 Goiânia deve estabelecer nova temperatura máxima absoluta dos seus 81 anos de existência.

 

A média mensal das máximas nessa primeira quinzena de Outubro se aproxima de 38º. Surreal!

Link to comment
Share on other sites

MAIORES TEMPERATURAS NAS ESTAÇÕES DO CGE ATÉ AS 17H20:

 

Cidade Ademar: 37,1ºC

Butantã: 36,9ºC

Pinheiros: 36,9ºC

Penha: 36,6ºC

Tremembé: 36,6ºC

Freguesia do Ó: 36,4ºC

Itaquera: 36,4ºC

Ipiranga: 36,4ºC

Vila Maria: 36,4ºC

Capela do Socorro: 36,2ºC

Mooca: 36,1ºC

Vila Mariana: 36,1ºC

Perus: 36,0ºC

Vila Formosa: 36,0ºC

Pirituba: 36,0ºC

Vila Prudente: 35,9ºC

Itaim Paulista: 35,9ºC

Campo Limpo: 35,7ºC

M Boi Mirim: 35,7ºC

São Miguel Paulista: 35,7ºC

Sé (Consolação): 35,5ºC

Mauá: 35,4ºC

Jabaquara: 35,4ºC

Sto. Amaro: 35,3ºC

Santana Parnaiba: 35,2ºC

São Mateus: 35,1ºC

Anhembi: 35,1ºC

Barragem Parelheiros: 35,0ºC

Lapa: 34,9ºC

Riacho Grande: 34,0ºC

Link to comment
Share on other sites

Para a última semana desse mês!

 

Modelo CFS segue pessimista e mostra tempo seco dominando o centro do Brasil.

 

2gTXQzM.gif

 

Enquanto isso, o modelo GFS continua sendo otimista e mostrando que a chuva finalmente se espalharia pelo país. Na 12z de hoje, até o interior do nordeste teria alguma chuva.

 

FXes0lO.png?1

 

Vamos ver quem é que ganha! Claro que eu estou na torcida pelo GFS!

Link to comment
Share on other sites

Pelas minhas contas, com dados mensais do BDMEP, a média compensada do Mirante até junho está dando 21,5°C.

Falta julho, que deve baixar um pouco esse valor.

Mas... de agosto em diante... :russian:

 

Rodolfo e Carlos me corrijam se eu estiver errado.

 

Pelo andar da carruagem, 2015 tem chances de ser o ano mais quente já registrado em Sampa.

 

Atualmente, os anos mais quentes foram 2002 e 2014 com 21,2°C de média compensada.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, baita acompanhamento aqui hoje, dá gosto de ler aqui!!

 

Aqui em Matão tive hoje a maior temperatura do ano, com horríveis 39,0°C.

 

Amanhã há uma chance da máxima ser igualada, há um risco disso não ocorrer devido ao aumento da nebulosidade que está previsto. No entanto, preparem-se, pois a temperatura deve disparar mais rápido que hoje. Se hoje fez 35,8°C ao meio dia aqui, para amanhã espero algo como 37,5/38,0°C.

 

Vou falar agora do destaque de amanhã: vai ter cidade batendo 37/39°C no litoral de SP e RJ amanhã ainda as 9h, e a máxima na capital paulista deve ocorrer antes das 13h. Para o alívio de vocês que moram na faixa leste de SP, entrará ar mais frio, e com a margem de erro conhecida isso pode ocorrer mais cedo. Mas esperem pelo menos o início da manhã bem quente.

 

Na cidade do RJ, outro dia infernal.

 

frIXe4i.png

saazmku.png

r2f71Jo.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.