Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

(Teste Davis Vue 6250M x Davis PRO 2 6153) & (Teste WS 1400-IP x Davis PRO 2 6152)


Gabriel Cassol
 Share

Recommended Posts

Pessoal,

 

Com a chegada da minha nova estação na semana passada realizei o teste entre a VP2 e a VUE para acabar com a curiosidade que eu (e creio que outras pessoas também) tinham a muito tempo, ver a acuracidade no principal quesito: TEMPERATURA e UMIDADE entre as melhores estações hoje disponibilizadas no mercado.

 

A Vue foi colocada ao lado da VP2 que está a 1,70m em relação ao solo (Padrão OMM) com praticamente a mesma altura, diferença de alguns centímetros.

 

xVDkWod.jpg

 

FgOR2vY.jpg

 

OtWZlE2.jpg

 

Antes de mais nada, para deixar claro. As estações foram testadas em uma baixada e antes de fazer esse teste foi desligado o FAN da PRO 2 pois a Vue não tem FAN. Fiz isso com um único objetivo: marcar as condições reais durante o dia na baixada. Para aqueles aqueles que não conhecem, o FAN é recomendado em lugares em que a estação não tem muita ventilação ou em lugares em que recebe muita radiação solar.. Masss desde quando instalei a estação aqui na baixada venho comparando os dados de máxima com as estações do INMET mais próximas que ficam no topo e pude concluir que: no caso de BAIXADA o Fan deixa a máxima falseada. Para ser mais direto, com o fan ligado a máxima fica idêntica ao topo, e com o FAN desligado a máxima fica entre 1 ou mais graus mais alta em relação ao topo (condição real do lugar).

 

O teste foi feito justamente na semana passada quando estávamos passando pela onda de calor, e isso foi especial por alguns motivos: Nos 3 primeiros dias estávamos sob efeito total de subsidência do ar tanto durante o dia, quanto a noite em que pelo efeito do ar seco e pouco vento tivemos o efeito baixada bem evidenciado!

 

A Vue foi instalada na noite do dia 17, e os dados foram observados por 5 dias para ter uma média das anomalias entre as diferenças.

 

MRPbfWm.png

 

Como perceberam a Vue teve uma média em relação a mínima e a máxima de -0,5ºC, oque supreendeu sim! Porque pelo fato de ter um abrigo menor imaginei que nas máximas teria marcas maiores, em relação a VP2 que tem um abrigo maior.

 

Durante a observação dos dados mandei e-mail para o Suporte da Davis explicando a situação de teste e perguntei o porque dessa diferença entre as duas, mas nem mesmo eles souberam me responder, e me mandaram as instruções para fazer a calibragem para ajustar essa diferença. O que após os 5 dias de observação e conclusão calibrei a Vue em -0,5ºC e então os dados ficaram pareios no 6º dia.

 

Uma coisa muito interessante que eu pude observar durante a noite, é que em céu limpo e vento calmo a Vue varia muito mais rápido a temperatura, ela marca muito menos do que a outra, cai mais rápido, mas com decorrer da madrugada a VP2 vai de adequando as condições e igualando com a vue (como observado após a calibragem).

 

Exemplos:

Começo da noite, diferença 2ºC (18/09 - 18h51)

7Vw1kap.jpg

 

O sensor desse termômetro fica no relento, em cima do telhado da casa, e foi interessante observar que no começo da noite a Vue cai mais rápido que o relento, mas com o decorrer das horas essa diferença vai se invertendo (18/09 - 18h51).

AZ1U4MHl.jpg

 

18/09 - 20h52: diferença 1,1ºC

72egMhN.jpg

 

As 21h43 do mesmo dia fazia 21,7ºC na Vue e 22,3ºC na VP2. Relento: 21,2ºC..

 

Concluindo...

 

Após a calibragem da Vue esse diferença momentânea no anoitecer com céu limpo e vento calmo ainda continua, mas com o decorrer das horas as temperaturas vão igualando..

 

Mas observei que se tiver vento e muitas nuvens no anoitecer a VP2 marca o mesmo da Vue..

 

23/09 - 18h49

G3Un43j.jpg

 

 

Portanto, as duas estações são ótimas e essas diferenças são ao meu ver está dentro do desvio padrão.. Isso acontece mesmo, nada é perfeito !

 

Após todos esses dados e observados podemos entender que a chave é o abrigo. :hi:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Só uma pergunta: apesar das duas estações estarem uma ao lado da outra, vi que uma fica em terra batida e a outra em um gramado. Isso influencia ou é irrelevante?

 

Irrelevante Evandro, a distância é muito pequena para se ter influência, além do mais o abrigo da vue ficou em cima da grama, o suporte ficou bem na divisa grama/terra..

Link to comment
Share on other sites

Belo teste, Gabriel.

 

Tenho ambas, já coloquei lado a lado mas não cheguei a comparar...

 

Uma coisa que me chamou a atenção: a 6153, que já vem com o FAN, em que pese ser quase a mesma estrutura da 6152, parece ter sido feita para funcionar com o FAN. Quando ele deixa de funcionar, parece que a temperatura aumenta mais que deveria, diferentemente da 6152 e da VUE.

 

A minha 6153 aqui de Joinville está com o FAN avariado. Noto uns picos de calor diferentes nela.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Apesar da distância ser pequena, suspeito que o calor emanado do caminho interfira com as leituras da estação sim... a diferença entre grama e terreno exposto costuma ser considerável.

 

Certo, mas se fosse pensar assim a VUE teria registrado máxima maior ou igual a VP2 pelo fato de estar mais próximo do terreno exposto, quando que o resultado foi ao contrário..

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante o teste Gabriel! Abraços

 

Eu tenho que conferir se as minhas Davis estão todas corretas novamente. Última vez que fiz isso faz mais de 1 ano. O que tem de diferença é o barômetro. Quero comprar um analógico e conferir para fazer a calibragem correta.

 

Wessel, realmente os barômetros tem uma diferença entre as estações como podes ver.. Seria mesmo interessante comparar com um analógico para ver a acuracidade entre ambas.

 

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Apesar da distância ser pequena, suspeito que o calor emanado do caminho interfira com as leituras da estação sim... a diferença entre grama e terreno exposto costuma ser considerável.

 

Certo, mas se fosse pensar assim a VUE teria registrado máxima maior ou igual a VP2 pelo fato de estar mais próximo do terreno exposto, quando que o resultado foi ao contrário..

 

Há vários fatores que podem intervir, tais como:

- vento (direção e intensidade)

- diferença nos abrigos

 

É só questão de observar!

Link to comment
Share on other sites

Apesar da distância ser pequena, suspeito que o calor emanado do caminho interfira com as leituras da estação sim... a diferença entre grama e terreno exposto costuma ser considerável.

 

Certo, mas se fosse pensar assim a VUE teria registrado máxima maior ou igual a VP2 pelo fato de estar mais próximo do terreno exposto, quando que o resultado foi ao contrário..

 

Há vários fatores que podem intervir, tais como:

- vento (direção e intensidade)

- diferença nos abrigos

 

É só questão de observar!

 

Não creio nesse fator de vento em se tratando de estações instaladas lado a lado. A diferença entre os abrigos é a opção mais provável na minha concepção.

Link to comment
Share on other sites

Muito bom o teste. Realmente achei muita diferença para estações lado a lado, mesmo sendo modelos diferentes. É bom para ver que o mundo das automáticas não é uma maravilha...

 

Já é uma diferença grande entre duas estações da mesma marca. Agora imagine as diferenças que não ocorrem quando comparamos no Fórum estações da Davis, Campbell Scientific, Hobo e Vaisala. Isto tudo sem falar, que nem todas tem gramado e o padrão de distância corretos.

Link to comment
Share on other sites

Muito bom o teste. Realmente achei muita diferença para estações lado a lado, mesmo sendo modelos diferentes. É bom para ver que o mundo das automáticas não é uma maravilha... .

 

Veja dia 18

 

PRO mim de 16,7ºC

 

logo, min de 16,2 a 17,2

 

VUE min de 16,1ºC

 

logo, min de 15,6 a 16,6

 

Se você colocar uma terceira Davis,

 

O resultado deve estar entre 15,6 a 17,2

 

Isto quer dizer que,

 

Se todas as estações meteorológicas fossem nessa acurácia e semelhante aos termômetros com álcool.

 

O aquecimento global seria assim: NULO

 

 

1zev0wk.png

Link to comment
Share on other sites

Belo teste, Gabriel.

 

Tenho ambas, já coloquei lado a lado mas não cheguei a comparar...

 

Uma coisa que me chamou a atenção: a 6153, que já vem com o FAN, em que pese ser quase a mesma estrutura da 6152, parece ter sido feita para funcionar com o FAN. Quando ele deixa de funcionar, parece que a temperatura aumenta mais que deveria, diferentemente da 6152 e da VUE.

 

A minha 6153 aqui de Joinville está com o FAN avariado. Noto uns picos de calor diferentes nela.

 

Abraços

Diego,

 

Pra complementar troquei umas idéias hoje cedo com o Suporte da Davis.

 

eb43103c14341a45a6a73657b92b9dd7.jpg

Link to comment
Share on other sites

Belo teste, Gabriel.

 

Tenho ambas, já coloquei lado a lado mas não cheguei a comparar...

 

Uma coisa que me chamou a atenção: a 6153, que já vem com o FAN, em que pese ser quase a mesma estrutura da 6152, parece ter sido feita para funcionar com o FAN. Quando ele deixa de funcionar, parece que a temperatura aumenta mais que deveria, diferentemente da 6152 e da VUE.

 

A minha 6153 aqui de Joinville está com o FAN avariado. Noto uns picos de calor diferentes nela.

 

Abraços

 

Tive a mesma percepção do Diego quando as batterias do fan da estação do Alphaville acabaram. Desde então, sempre mantenho o FAN funcional 100% do tempo.

Link to comment
Share on other sites

Belo teste, Gabriel.

 

Tenho ambas, já coloquei lado a lado mas não cheguei a comparar...

 

Uma coisa que me chamou a atenção: a 6153, que já vem com o FAN, em que pese ser quase a mesma estrutura da 6152, parece ter sido feita para funcionar com o FAN. Quando ele deixa de funcionar, parece que a temperatura aumenta mais que deveria, diferentemente da 6152 e da VUE.

 

A minha 6153 aqui de Joinville está com o FAN avariado. Noto uns picos de calor diferentes nela.

 

Abraços

 

Tive a mesma percepção do Diego quando as batterias do fan da estação do Alphaville acabaram. Desde então, sempre mantenho o FAN funcional 100% do tempo.

 

De quanto em quanto tempo você trocas as baterias?

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
Belo teste, Gabriel.

 

Tenho ambas, já coloquei lado a lado mas não cheguei a comparar...

 

Uma coisa que me chamou a atenção: a 6153, que já vem com o FAN, em que pese ser quase a mesma estrutura da 6152, parece ter sido feita para funcionar com o FAN. Quando ele deixa de funcionar, parece que a temperatura aumenta mais que deveria, diferentemente da 6152 e da VUE.

 

A minha 6153 aqui de Joinville está com o FAN avariado. Noto uns picos de calor diferentes nela.

 

Abraços

 

Tive a mesma percepção do Diego quando as batterias do fan da estação do Alphaville acabaram. Desde então, sempre mantenho o FAN funcional 100% do tempo.

 

De quanto em quanto tempo você trocas as baterias?

 

3 anos

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Durante um mês, entre 14 de Fevereiro e 14 de Março, eu, Gabriel Cassol e Fernando Rafael deixamos a Ambient Weather WS-1400-IP do lado da Davis PRO 2 6152 da Zona Norte, em Pelotas, pra efeito de comparação. Os resultados foram muito melhor do que imaginávamos.

 

Durante este tempo com a ajudo do Gabriel Vieira tabelamos essas estações.

 

Mês de Fevereiro:

 

Davis:

 

24g270i.jpg

 

WS:

 

28uhiz6.jpg

 

Gráfico: Temperatura Média de cada hora ao longo dos 15 dias de Fevereiro.

O eixo das ordenadas (y) é a temperatura média e o eixo das abcissas (x) são as horas.

 

14b8a35.jpg

 

 

Desvio horário da Ws pra Davis: No eixo das abcissas estão as horas.

 

i5p2d3.jpg

 

 

 

Mês de Março:

 

Davis:

 

9qb2vt.jpg

 

WS:

 

qrzn94.jpg

 

Gráfico: Temperatura Média de cada hora ao longo dos 13 dias de Março

 

29on1x4.jpg

 

Desvio Horário

 

24gkh0y.jpg

 

 

Assim percebe-se que o horário entre as 09 e 12 apresentou as maiores diferenças, porém foram aproximadas nas horas seguintes de forma que a diferença na média horário entre elas não excedeu 0,1ºC.

 

Fevereiro:

 

Davis: 20,5/30,2ºC (24,49ºC)

WS: 20,5/30,4ºC (24,60ºC)

 

Março:

 

Davis: 18,1/27,8ºC (22,70ºC)

WS: 18,1/28,0ºC (22,78ºC)

 

 

Elas merecem voto de confiança.

Link to comment
Share on other sites

Show de bola, Allef! Parabéns aos envolvidos, muita garra por parte do Gabriel Vieira haha.

 

Está mais do que comprovado que a WS é uma ótima estação! :good2:

 

:good2: :good2: :good2: :good2: :good2:

 

Agora ja fica comprovado que é possível ter um monitoramento de qualidade sem desembolsar valores muito altos para uma Davis, ótimo custo x benefício. Claro que a qualidade dos produtos Davis é inegável e incontestável, mas é bom saber que temos uma opção para quem tem menos condições, em realizar o sonho do seu monitoramento próprio com a qualidade necessária.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.