Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Carlos Dias

CAÇADOR -14,0 REANÁLISE !!

Recommended Posts

Carlos,

Se voce conseguir os dados de Lages de 62 e 63 vai dar pra ver algumas coisas. Tem muitas absolutas desses anos.

Deve ser algum engano. Fosse assim o aparelho de GPS nao funcionava. Aqui em casa o Google Earth bate no metro.

Rafael Angelo, anotei as coordenadas da antiga estação de Caçador.

A localização da estação feita por você, de ser na Catedral de Caçador foi pesquisada no google earth? ou foi feita em carta topográfica do IBGE?

Estou comentando isso, porque as coordenadas oficiais de minha cidade Laje do Muriaé-RJ, segundo o IBGE são; 21º 12' e 42º 08' calculadas com aparelho que não sei o nome.

Quando faço a pesquisa no google earth, as coordenada de Laje do Muriaé-RJ, ficam assim lat. 21º 20' e long. 42º 12' uma diferença de 8º na latitude, uma baita diferença.

Os dados oficiais das coordenadas é no marco geodésico do IBGE, que fica a 300 metros da praça central daqui num obelisco de marco de fundação e homenagem aos primeiros desbravadores do município.

PENA QUE HOJE EM DIA A PALAVRA NÃO VALE MAIS NADA. (VIDE 7/5/2013)

Temos que respeitar o testemunho do sr. Wilson Quadros, antes de tudo.

Eu só quero a verdade seja qual for e foi até o fim nisso.

Tem várias pessoas me apoiando e órgãos da mídia e competentes também. ..e todos curiosos

Vcs tem idéia o que esta planilha oficial representa aqui no Baz..?

Fazer uma reanalize do recorde brasileiro de frio...é ofender alguém agora...

Voltei a fazer essa reanalize após insistentes pedidos daqui e de fora tb...pois o site é aberto e muitos visitantes acompanham também. .

E se esta empreitada toda servir para confirmar ainda mais o recorde. .como fica.?

O seu trabalho é válido, assim como o depoimento do Coutinho, que conversou pessoalmente com o Sr. Wilson Quadros.

Edited by Guest

A colocação do Ronaldo faz todo sentido. Mais ainda, pois os dados são semelhantes aos da antiga estação do INMET de Palmas, que estava em baixada.

Mínimas absolutas da normal 31-60 de Palmas e Xanxerê, quando as estações estavam em baixada:

Xanxerê

JAN 1.2

FEV 0.8

MAR -0.1

ABR -6.2

MAI -6.4

JUN -11.6

JUL -11.1

AGO -7.9

SET -8.1

OUT -3.9

NOV -1.2

DEZ 1.7

Palmas:

JAN 1.1

FEV 2.9

MAR -0.9

ABR -3.7

MAI -7.0

JUN -9.8

JUL -10.1

AGO -8.5

SET -6.5

OUT -1.5

NOV -1.1

DEZ 0.4

OBS.: Pelo menos Julho e Agosto tiveram mínimas inferiores no período 1961-1975.

A segunda medição do Pico da Neblina se deveu à utilização de instrumentos mais precisos. Não é o caso de Caçador.

A mínima absoluta de abril em Caçador foi baixa -3

Cacella, neste momento que escrevo, estou de costas para a carta topográfica de 1:50000 do IBGE, com o mapa de metade do meu município, abrange Eugenópolis-MG, Raposo-RJ, e outros distritos.

As coordenadas do IBGE, conferem com a carta topográfica daqui, então as coordenadas do google estão certas e a do IBGE erradas.

Solicitei as minimas do RS do dia anterior ao recorde...para vermos a força deste ar polar.

A informação de que a estação de Caçador ficava no centro da cidade me deixa mais confuso ainda..

O Disme do RS me recomendou hoje que entrasse em contato com Brasília. ..pois podem ter alguns dados que eles nao tenha..vamos indo..!!

Pode ser um problema de Datum

Cacella, neste momento que escrevo, estou de costas para a carta topográfica de 1:50000 do IBGE, com o mapa de metade do meu município, abrange Eugenópolis-MG, Raposo-RJ, e outros distritos.

As coordenadas do IBGE, conferem com a carta topográfica daqui, então as coordenadas do google estão certas e a do IBGE erradas.

Compatível com o que ocorreu em Palmas e Xanxerê.

-6.2 em 25/04/1952 em Xanxerê e -3.7 no mesmo dia em Palmas.

Carlos,

Creio que a analise dos dados como um todo pode dizer algo. Veja se consegue Lages de 62 e 63 pra gente comparar as minimas absolutas.

Uma coisa que me chama atencao em termos estatisticos é a variancia da media considerando que as medias das minimas absolutas anuais é significativamente baixa comparada com as minimas absolutas do periodo inteiro. Nas maximas o fenomeno nao acontece. O desvio padrao cai pela metade.

Solicitei as minimas do RS do dia anterior ao recorde...para vermos a força deste ar polar.

A informação de que a estação de Caçador ficava no centro da cidade me deixa mais confuso ainda..

O Disme do RS me recomendou hoje que entrasse em contato com Brasília. ..pois podem ter alguns dados que eles nao tenha..vamos indo..!!

1 - O local é o CENTRO da cidade de Caçador

Cacella, eu não disse que a estação ficava no centro. As coordenadas é que são da Catedral São Francisco de Assis que penso ser o marco zero da cidade.

Assim elas não ajudam a localizar a estação.

Caro Rafael,

Fui eu que disse. É só pegar as coordenadas e checar. Bem no Centro da Cidade. Creio que a posição é correta. Da mesma forma que a estacao do PNI da decada de 20 ficava longe do Itatiaia. Coloque as coordenadas direto no google earth e ele para no terreno.

Edited by Guest

Rafael Angelo, anotei as coordenadas da antiga estação de Caçador.

A localização da estação feita por você, de ser na Catedral de Caçador foi pesquisada no google earth? ou foi feita em carta topográfica do IBGE?

Estou comentando isso, porque as coordenadas oficiais de minha cidade Laje do Muriaé-RJ, segundo o IBGE são; 21º 12' e 42º 08' calculadas com aparelho que não sei o nome.

Quando faço a pesquisa no google earth, as coordenada de Laje do Muriaé-RJ, ficam assim lat. 21º 20' e long. 42º 12' uma diferença de 8º na latitude, uma baita diferença.

Os dados oficiais das coordenadas é no marco geodésico do IBGE, que fica a 300 metros da praça central daqui num obelisco de marco de fundação e homenagem aos primeiros desbravadores do município.

Pesquisada no OpenStreetMap

http://www.openstreetmap.org

Estou curioso com mais dados dessa estacao. Os numeros sao portentosos. Varias observacoes de -10 em diante em apenas 20 anos. O Senhor Wilson esta vivo ? Se ele esta ou a esposa ou filhos podem saber onde ficava exatamente a estacao. Ainda nao da pra chegar a uma conclusao com esses dados. Talvez seja impossivel, ai vai virar questao de fé.

Pois olhe, de fato, aos poucos começa a fazer sentido o "equívoco" de Caçador.

Na natureza não há regras matemáticas, mas ela não é capaz de fazer do quadrado redondo. Convolando e analisando estações próximas, valores mensais, particularidades locais.. De fato, não parece fazer sentido os -14.

No entanto, a mera declaração de alguém não é prova cabal ou irrefutável tampouco sua desconstituição ou relativização signifique desmerecimento. Afinal, o anotador à época era um gurizão, adolescente, não era servidor público do Estado de Santa Catarina, não tem presunção de veracidade.

Assim, diante dos fatos, os indícios de que os -14 são equivocados são fortes, embora a carência de dados horários e diários prejudique na verdade real daquele fatídico e emblemático dia 11.06.1952.

Agora, cabe a cada um, no íntimo de sua consciência, entender pela validade ou não daquele dado recorde anotado.

Prossigamos as discussões com seriedade e respeito. Qualquer mensagem que, no entender da administração, for prejudicial ao andamento e proveito das discussões será movida sem aviso prévio.

Carlao, segue a analise, o que vc esta fazendo pela meteorologia brasileira eh excepcional e nunca feito antes no Brasil. Agora, entao a estacao na data do recorde esta a 960 mts e do inmet a 944? se o inmet nao eh baixada, entao me parece q a antiga estacao nao estava em buraco de minhoca como alguns sugeriram no passado.

Cada vez mais convicto em problemaa no termometro. pode ser que houve separacao do mercurio na coluna de vidro. eu presenciei este problema no termometro de max e min da incoterm.

a leitura pode ter sido exata, mas o mercurio pode ter traido o observador. talvez -3 ou -4 a minima do dia, uma perda de 6 graus por causa de separacao de mercurio pode ser admitida neste caso.

Arthur,

os dados de altitude também podem estar errados. E quanto só escoamento de ar frio? Tem algum canal na cidade?

luiz, ta louvavel a sua atitude e dos demais adms em fornecer maior riqueza a esta analise de cacador...agora ha q se ver dentro da adm qual o caminho q vao seguir, uns defendendo a modernidade e outros trazendo retrocesso à discussao. alinhem-se internamente pois ja esta bem claro q ha uma divisao de caminhos do discurso entre vcs...e depois atira-se pedras no Carlos q ta fazendo um baita trabalho investigativo, sem achometros ou metodos duvidosos de pesquisa. evolucao, adms.

Arthur,

deixei claro a todos na moderação e administração que a discussão é pertinente. O que não se tolerará são ataques contra a pessoa do anotador e sua capacidade em levar a cabo suas funções.

P.S.: Qualquer dúvida, peço que contatem diretamente a administração via MP, evitando criar divergências nos tópicos. Quero reduzir ao mínimo possível estas dissenções inúteis e picuinhas.