Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Rafael D

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2015

Recommended Posts

Gurizada,

Depois de um tórrido início de tarde com máxima de 31,5ºC, o vento mudou para leste, trazendo muita umidade, muita neblina e um ótimo refresco!!

No momento 22ºC e céu fechado de cerração!

Gurizada,

Depois de um tórrido início de tarde com máxima de 31,5ºC, o vento mudou para leste, trazendo muita umidade, muita neblina e um ótimo refresco!!

No momento 22ºC e céu fechado de cerração!

Quero muito isso. No Simepar ainda 31,3 oC, e estou a oeste de lá, então deve estar ainda mais quente aqui. Mas o vento já é ligeiramente fresco.

É que você contesta todas as demais estações fora da orla, afirmando que estão erradas e fora dos padrões.

Com certeza sua cidade tem microclimas com diferenças de até 4°C nas mínimas para á zona oeste em relação à orla em situações de frio, e vice versa no calor com até 5°C.

Eu contestei todas as estações que estão fora da orla?

Galeão, Campo dos Afonsos, Vila Militar estão distantes da Zona Sul, mas eu não questionei os registros.

Na estação do INMET da Vila Militar, por exemplo, eu confio. A estação da VM é totalmente continental, cercada de grandes montanhas. Não há brisa marítima por lá.

Aliás, veja o local onde está instalada a estação da VM:

http://i.imgur.com/avGbINK.jpg

Depois de analisar o local de instalação da estação da VM, fica realmente difícil confiar nos dados disto aqui:

http://i.imgur.com/oo4iaJf.jpg

Se forem procurar todas as estações que estão fora do padrão OMM iram achar milhares, principalmente com marcas oficializadas. Um exemplo? A vue de Herval, RS, sem querer desmerecer os dados mas está a mais de 5m acima do solo (fora dos padrões OMM), e a própria Metsul considera os dados.

16-800.jpg

A máxima no Rio segundo o INMET hoje foi de 40,0°C , bem pequena diferença para a Geo-Rio que teve, entre suas estações, máxima de 40,6°C.

Além do Rio, Cuiabá teve 40,9°C e Palmas 40,1°C. Eu não me recordo de um dia com 3 capitais baterem os 40°C no INMET!

Aqui em casa, tive máxima de 37,5°C e no momento ainda faz 35,9°C!

Depois de analisar o local de instalação da estação da VM, fica realmente difícil confiar nos dados disto aqui:

oo4iaJf.jpg

Se a estação receber vento constante, o calor refletido pelo concreto não atinge (ou atinge parcialmente) a estação, não elevando a temperatura muito. Então a estação está fora do padrão, mas não quer dizer que esteja muito fora da realidade.

18/set

Máxima

Viçosa-MG = 31,0ºC

Obs.: essa temperatura de 31 graus, tá longe do recorde absoluto de Viçosa, que foi temperatura de 37,6ºC, registrado em 10/9/1997 (ano de [glow=red]El Niño[/glow] Forte).

oo4iaJf.jpg

Se a estação receber vento constante, o calor refletido pelo concreto não atinge (ou atinge parcialmente) a estação, não elevando a temperatura muito. Então a estação está fora do padrão, mas não quer dizer que esteja muito fora da realidade.

Exatamente o que eu quis dizer kkkk , talvez seja até mais fresco la em cima kk

Ziemann, é que às vezes dá a impressão que você quer de qualquer jeito mostrar um Rio de Janeiro que faz menos calor do que é na realidade. Mas você tem toda razão quanto à mostrar os dados da zona sul da cidade rente à praia, porém é fato que praticamente toda a população da cidade sofreu esses 40 graus de hoje.

RIO 40 GRAUS.

18/set

Máxima

Viçosa-MG = 31,0ºC

Obs.: essa temperatura de 31 graus, tá longe do recorde absoluto de Viçosa, que foi temperatura de 37,6ºC, registrado em 10/9/1997 (ano de [glow=red]El Niño[/glow] Forte).

Por enquanto a onda de calor ainda é relativamente fraca aqui na zona da mata mineira. Só vai ganhar força na semana que vem, quando então poderemos ter máximas entre 34/35 graus em Viçosa e Juiz de Fora, e perto de 40 em Muriaé.

Hoje tive máxima de 32,6C, mas o sol já se pôs e a temperatura desabou para 23,8C. Um oásis!

Muito calor no sudoeste de MG, em Poços de Caldas na estação do centro que é bem urbanizado a temperatura chegou em 34.7ºC, na minha cidade fez em torno de 32Cº.

18/set

Máxima

Viçosa-MG = 31,0ºC

Por enquanto a onda de calor ainda é relativamente fraca aqui na zona da mata mineira. Só vai ganhar força na semana que vem, quando então poderemos ter máximas entre 34/35 graus em Viçosa e Juiz de Fora, e perto de 40 em Muriaé.

Hoje tive máxima de 32,6C, mas o sol já se pôs e a temperatura desabou para 23,8C. Um oásis!

Essa primavera de 2015 promete quebra de alguns recordes de máximas.

Por aqui pode-se ver alguns cúmulos mais desenvolvidos em direção à leste!

A termodinâmica já começa a dar seus primeiros sinais e quebra um pouco o efeito da subsidência de ar provocado pela alta em 500 mb.

No momento ainda temos tórridos 33 graus na Mooca-CGE com umidade de apenas 29%.

No momento em São Paulo o céu está muito escuro na direção sul-sudeste, como se estivesse armando um temporal de verão.

Em Parelheiros o vento sopra de sudeste, a temperatura "caiu" pra 25,6ºC e a umidade subiu para 68%.

Que dia mais estranho...

E hoje o calor novamente sufocou :cray: :heat: , com a máxima de 35.7°C é a 4° maior temperatura que registro em Setembro.. Aliás me apavora ver o cenário para a próxima semana..

Cuiabá e Palmas são, de longe, capitais muito mais quentes que o Rio.

Com uma diferença que Palmas e Cuiabá nos dias dos seus extremos de calor estão com umidade do ar muito baixo. Coisa que não acontece com o Rio que tem temperatura altíssimas e alta umidade também ai é um inferno por completo esse cenário.

A termodinâmica já começa a dar seus primeiros sinais e quebra um pouco o efeito da subsidência de ar provocado pela alta em 500 mb.

No momento ainda temos tórridos 33 graus na Mooca-CGE com umidade de apenas 29%.

Na divisa Itaquera-Guaianases chegou a chover inclusive! Mas foi algo extremamente localizado, pq o CGE de Itaquera reporta 0(zero) chuva.

19h15

Na Vila Mariana temos 30,6ºC e o céu está "dividido" bem aqui em cima do prédio onde moro. Olhando para a direita (sudeste) está encoberto, e para a esquerda (nordeste) está limpo.

Na divisa Itaquera-Guaianases chegou a chover inclusive! Mas foi algo extremamente localizado, pq o CGE de Itaquera reporta 0(zero) chuva.

Aliás, falando em inferno, apocalipse e afins, no meu ranchinho chegou a deliciosos 36 hoje. Pelo menos, mas pode ter sido pior pois não sei se a patroa ficava olhando o datalogger toda hora.

Sim, sensor abrigado, tudo certinho, cfe foto q postei em outro tópico. Meu local de observação que é uma mesbla mesmo.

8h da noite e a temperatura no centro de SP é de nada menos que 30,0ºC, com 38% de umidade, nuvens altas e nenhum ventinho.

Isso numa cidade em que quase ninguém tem ar-condicionado (eu inclusive), pq não precisava.

8h da noite e a temperatura no centro de SP é de nada menos que 30,0ºC, com 38% de umidade.

E para piorar, temos nuvens no céu, o que vai segurar essa temperatura alta durante a noite. Que venha logo o outro final de semana, onde finalmente possamos ter um alívio desse forno.

Tá super nublado aqui na região da Bela Vista/Aclimação/Paraíso/Vila Mariana e o vento ESE tenta entrar, mas faz ainda 29,6ºC.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.