Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Arthur,

 

muito esclarecedora a página de instrumentos do IAG/USP, termômetro de máxima de mercúrio, o de mínima de álcool.

Reparei que o abrigo é todo de grades de madeira no fundo, ventilando nas quatro faces e também no piso do abrigo.

 

O GFS das 12Z, retirou a previsão de chuvas aqui para os próximos 10 dias.

Link to comment
Share on other sites

Eu tambem gosto de variacoes e aqui elas sao muito pequenas como era de se esperar. O relevo é monotono como o clima. Ai onde voce mora(Canguçu) é a unica regiao do Brasil onde podemos dizer que não depende da altitude ter um inverno bem marcado. Deve ser divertido.

 

Aqui nunca faz frio DE DIA. Nunca. A noite, entretanto, nos meses de inverno menos setembro a media das minimas do aero é quase igual a de POA. Obviamente que a variacao diaria é maior em POA. Mas sensacao de frio, em media, pela, manha, não é muito diferente, como alias as temperaturas mostram seja a média das minimas em MJJ, seja a media das minimas anuais que é quase igual. Em extremos a diferença é obvia, mas vivemos é na media :laugh: :laugh:

 

Canguçu seria legal, mas POA não faz frio suficiente pra invejar. Alias faz é calor pra dedeu. Pior só o RJ que é o inferno na terra. :laugh: :laugh:

 

 

Sou de Bagé. Comecei a morar em Floripa esse ano. E aqui tem o clima que eu gosto, calor na maior parte do ano, porém sempre com variações, já que quando entra um vento de sul a sensação de frio volta. E geralmente sempre úmido. O que sinto falta lá da minha cidade é as tempestades e os pré frontais.

 

Mas realmente queres trollar, não tem como comparar o frio de POA, até de Floripa, com o de Brasília. Quando faz frio pela manhã em POA, é pela entrada do ar frio, ou seja, o ambiente fica frio,sem contar que é uma verdadeira virada no tempo e o frio também é sentido a tarde. E tu achar que a noite de frio em POA é igual a de Brasília, tu deve estar zoando com a minha cara. No início de Outono que é marcado mais pelo frio seco do que realmente de advecção(MP velha), as pessoas não reclamam de frio. E quando cito variações, digo são é viradas no tempo. Em Maria da Fé, por exemplo, há pouca variação. E o frio é quase sempre vampiro. As máximas quase sempre acima de 15ºC e muitas vezes acima de 20ºC. Em floripa apesar do frio em termos de mínimas ser incomparavelmente bem mais fraco, ele é constante durante o dia quando aparece. É totalmente diferente, já que houve uma grande variação. Espero que entendas, mas pelo teu histórico, sei que vais continuar com o mesmo papinho até o fim dos tempos.

 

Aqui em Florianópolis tempo encoberto, porém abafado. Mais um mês que irá terminar com anomalias positivas. Pelas previsões, devemos ter esta semana o avanço do bloqueio mais a oeste, como consequência a frente irá recuar e iremos ficar no Sol e calor. Quiçá tempestades no final do dia pelo calor e umidade. Uma palhinha do que deverá ser o verão.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura mínima média de julho em Brasilia fica em 12,9°C. Em Porto Alegre 10,7°C. Não sei onde são iguais, mas ta bom.

 

A julgar pela sensação de frio nem precisa ir tão longe. Cuiabá sova Brasilia em dias de friagem. A capital do MT tem anualmente dias com máximas entre 13/17°C. Qual a frequência de dias assim na capital federal?

Link to comment
Share on other sites

De novo a mimima em brasilia de 12.8 so foi siperada pelo pni e maria da fe na lista. Estou dormindo de cobertor :prankster: :rtfm:

 

Quanto aos tuas comparações com Porto Alegre cara vai estudar antes de falar algo por aqui. Aqui é lugar de pessoas que tem o minimo de conhecimento sobre clima, tempo e geografia/relevo.

 

É coisa de asno comparar uma cidade com 1.100mts de altitude com grande influência da continentalidade já que está a 1.000km em linha reta do mar, com uma outra "litorânea" já que tem é banhada por um 'mar de dentro" como é conhecido a Lagoa do Patos é está ao nível do mar.

 

 

Mesmo assim que comparar, vamos lá.

 

Brasilia mesmo com sua altitude e continentalidade diferente do que tu falou tem a média das minimas em MJJ consideravelmente maior que a "litorânea" Porto Alegre.

 

Normal minima climatológica MJJ em BSB: 13.7º

Média minima 2014 MJJ: 14.5º

 

Normal minima climatológica MJJ em POA: 11º

Média minima 2014 MJJ: 12º

 

Tudo isso comparando uma cidade ao nível do mar e banhada pelo 'mar de dentro' o que é bizarro ao comparar com uma cidade alta e com efeitos da continentalidade.

 

* Porto Alegre mesmo com todos os fatores geográficos contra a seu favor é isoladamente a 2ª capital mais fria do Brasil. Sem qualquer discussão.

 

* Por vezes tem o inverno (JJA) mais frio do Brasil.

 

* E nos últimos 12 anos na média das máximas, 7 deles no inverno POA foi a capital com menor média máxima menor que até Curitiba

 

* Mesmo com a sua amplitude térmica POA passou do dia 15 de Abril a 05 de Agosto deste ano sem chegar aos 30º o que somar 115 dias de temperatura amena. A amena Brasilia consegue chegar a essa marca? Acho que não....

Link to comment
Share on other sites

Como já comentado, a brisa marítima está salvando a nossa pele aqui na capital paulista.

 

A automática do Mirante caiu da máxima de 33,8°C (Esperemos a convencional) para 25,7°C às 16h.

No IAG, a queda foi de 32,8°C de máxima para 23,9°C.

 

Continuamos com bastante sol, alguns cirrus e névoa seca por aqui.

 

Seria tão bom se continuasse assim nos próximos dias...

Infelizmente, o maçarico deve retornar com força máxima. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Como já comentado, a brisa marítima está salvando a nossa pele aqui na capital paulista.

 

A automática do Mirante caiu da máxima de 33,8°C (Esperemos a convencional) para 25,7°C às 16h.

No IAG, a queda foi de 32,8°C de máxima para 23,9°C.

 

Continuamos com bastante sol, alguns cirrus e névoa seca por aqui.

 

Seria tão bom se continuasse assim nos próximos dias...

Infelizmente, o maçarico deve retornar com força máxima. :cray:

 

Temperatura despencou aqui em Mogi das Cruzes, onde estou nesse momento... termômetro na casa dos 23ºC

Foto tirada na janela do quarto agora há pouco:

 

12042725_10207897840989085_8651949341076542276_n.jpg?oh=241f5076bafa3f024efa54ddada19967&oe=56A9AC24&__gda__=1453983376_4acb3a05e6ef4b331c4ffca2c10f6cb6

Link to comment
Share on other sites

Dado que educação aparentemente não é o seu forte e, pelo visto, no sentido amplo da palavra, creio que já estudei e fiz o que voce, em 10 vidas, pelo que eu estou vendo, infelizmente, não vai conseguir. Peço a gentileza de argumentar com dados ao invés de agir como torcedor de futebol. Se os dados falam o que voce acha não precisa ficar nervoso nem desbocado. Isso é coisa de quem não tem razão.

 

Desculpe a sinceridade, mas voce é um sicofanta climático :laugh: :laugh: (procura em um dicionário que voce acha)

 

De novo a mimima em brasilia de 12.8 so foi siperada pelo pni e maria da fe na lista. Estou dormindo de cobertor :prankster: :rtfm:

 

Quanto aos tuas comparações com Porto Alegre cara vai estudar antes de falar algo por aqui. Aqui é lugar de pessoas que tem o minimo de conhecimento sobre clima, tempo e geografia/relevo.

 

É coisa de asno comparar uma cidade com 1.100mts de altitude com grande influência da continentalidade já que está a 1.000km em linha reta do mar, com uma outra "litorânea" já que tem é banhada por um 'mar de dentro" como é conhecido a Lagoa do Patos é está ao nível do mar.

 

 

Mesmo assim que comparar, vamos lá.

 

Brasilia mesmo com sua altitude e continentalidade diferente do que tu falou tem a média das minimas em MJJ consideravelmente maior que a "litorânea" Porto Alegre.

 

Normal minima climatológica MJJ em BSB: 13.7º

Média minima 2014 MJJ: 14.5º

 

Normal minima climatológica MJJ em POA: 11º

Média minima 2014 MJJ: 12º

 

Tudo isso comparando uma cidade ao nível do mar e banhada pelo 'mar de dentro' o que é bizarro ao comparar com uma cidade alta e com efeitos da continentalidade.

 

* Porto Alegre mesmo com todos os fatores geográficos contra a seu favor é isoladamente a 2ª capital mais fria do Brasil. Sem qualquer discussão.

 

* Por vezes tem o inverno (JJA) mais frio do Brasil.

 

* E nos últimos 12 anos na média das máximas, 7 deles no inverno POA foi a capital com menor média máxima menor que até Curitiba

 

* Mesmo com a sua amplitude térmica POA passou do dia 15 de Abril a 05 de Agosto deste ano sem chegar aos 30º o que somar 115 dias de temperatura amena. A amena Brasilia consegue chegar a essa marca? Acho que não....

Link to comment
Share on other sites

Como já comentado, a brisa marítima está salvando a nossa pele aqui na capital paulista.

 

A automática do Mirante caiu da máxima de 33,8°C (Esperemos a convencional) para 25,7°C às 16h.

No IAG, a queda foi de 32,8°C de máxima para 23,9°C.

 

Continuamos com bastante sol, alguns cirrus e névoa seca por aqui.

 

Seria tão bom se continuasse assim nos próximos dias...

Infelizmente, o maçarico deve retornar com força máxima. :cray:

 

CGE Jabaquara máxima de 31,5 , mesmo estando em local mais baixo e extremamente urbanizado ...diferente do IAG

M Boi Mirim com máxima de 28 graus ...assim como o bairro em q moro , fomos agraciados pelos ventos marítimos o dia todos .

Link to comment
Share on other sites

Dado que educação aparentemente não é o seu forte e, pelo visto, no sentido amplo da palavra, creio que já estudei e fiz o que voce, em 10 vidas, pelo que eu estou vendo, infelizmente, não vai conseguir. Peço a gentileza de argumentar com dados ao invés de agir como torcedor de futebol. Se os dados falam o que voce acha não precisa ficar nervoso nem desbocado. Isso é coisa de quem não tem razão.

 

Desculpe a sinceridade, mas voce é um sicofanta climático :laugh: :laugh: (procura em um dicionário que voce acha)

 

De novo a mimima em brasilia de 12.8 so foi siperada pelo pni e maria da fe na lista. Estou dormindo de cobertor :prankster: :rtfm:

 

Quanto aos tuas comparações com Porto Alegre cara vai estudar antes de falar algo por aqui. Aqui é lugar de pessoas que tem o minimo de conhecimento sobre clima, tempo e geografia/relevo.

 

É coisa de asno comparar uma cidade com 1.100mts de altitude com grande influência da continentalidade já que está a 1.000km em linha reta do mar, com uma outra "litorânea" já que tem é banhada por um 'mar de dentro" como é conhecido a Lagoa do Patos é está ao nível do mar.

 

 

Mesmo assim que comparar, vamos lá.

 

Brasilia mesmo com sua altitude e continentalidade diferente do que tu falou tem a média das minimas em MJJ consideravelmente maior que a "litorânea" Porto Alegre.

 

Normal minima climatológica MJJ em BSB: 13.7º

Média minima 2014 MJJ: 14.5º

 

Normal minima climatológica MJJ em POA: 11º

Média minima 2014 MJJ: 12º

 

Tudo isso comparando uma cidade ao nível do mar e banhada pelo 'mar de dentro' o que é bizarro ao comparar com uma cidade alta e com efeitos da continentalidade.

 

* Porto Alegre mesmo com todos os fatores geográficos contra a seu favor é isoladamente a 2ª capital mais fria do Brasil. Sem qualquer discussão.

 

* Por vezes tem o inverno (JJA) mais frio do Brasil.

 

* E nos últimos 12 anos na média das máximas, 7 deles no inverno POA foi a capital com menor média máxima menor que até Curitiba

 

* Mesmo com a sua amplitude térmica POA passou do dia 15 de Abril a 05 de Agosto deste ano sem chegar aos 30º o que somar 115 dias de temperatura amena. A amena Brasilia consegue chegar a essa marca? Acho que não....

 

 

Meus dados todos foram colocados, diferente de uns que ficam por conta de achismo. E educação tenho bem mais do que tu e informação principalmente apenas falei o obvio de alguém que queira comparar Porto Alegre com Brasilia.

 

E não fui agressivo apenas não gosto de quem vem aqui tumultuar com comparações completamente sem lógica, e o pior com informações erradas.

 

Fique bem.

Link to comment
Share on other sites

Bem regular mesmo. Interessante que não vai muito além disso. Estava em Las Vegas no mes passado e peguei um esquema parecido, mas era 46 graus todo dia. A minima devia ser uns 30. Muito quente mas muito seco. Ai não tem problema. Muito suportavel. Hoje a maxima aqui em casa foi 31.2. Pra essa época do ano esta muito benigno pois Setembro e Outubro são os mais quentes em maximas do ano.

 

20/set

 

Máxima

 

Cuiabá = 40,3°C

 

El Niño 2015 em pleno desenvolvimento.

Link to comment
Share on other sites

Beleza ! As informações já foram colocadas e acho que voce falou a mesma coisa que eu. Daí não vale a pena nem comentar. De resto que ano quente !!!! E olha que o teu verão ainda vem por aí. Vai ser sinistro :good: :good: :good:

 

 

 

Dado que educação aparentemente não é o seu forte e, pelo visto, no sentido amplo da palavra, creio que já estudei e fiz o que voce, em 10 vidas, pelo que eu estou vendo, infelizmente, não vai conseguir. Peço a gentileza de argumentar com dados ao invés de agir como torcedor de futebol. Se os dados falam o que voce acha não precisa ficar nervoso nem desbocado. Isso é coisa de quem não tem razão.

 

Desculpe a sinceridade, mas voce é um sicofanta climático :laugh: :laugh: (procura em um dicionário que voce acha)

 

 

...

 

 

Meus dados todos foram colocados, diferente de uns que ficam por conta de achismo. E educação tenho bem mais do que tu e informação principalmente apenas falei o obvio de alguém que queira comparar Porto Alegre com Brasilia.

 

E não fui agressivo apenas não gosto de quem vem aqui tumultuar com comparações completamente sem lógica, e o pior com informações erradas.

 

Fique bem.

Link to comment
Share on other sites

Bem regular mesmo. Interessante que não vai muito além disso. Estava em Las Vegas no mes passado e peguei um esquema parecido, mas era 46 graus todo dia. A minima devia ser uns 30. Muito quente mas muito seco. Ai não tem problema. Muito suportavel. Hoje a maxima aqui em casa foi 31.2. Pra essa época do ano esta muito benigno pois Setembro e Outubro são os mais quentes em maximas do ano.

 

20/set

 

Máxima

 

Cuiabá = 40,3°C

 

El Niño 2015 em pleno desenvolvimento.

 

20/set

 

Goiânia = 37,1°C

 

Obs.:

Estive em Brasília em outubro de 1983, no Lago Sul, o jeitâo das casas, lembravam chácaras, com barulho de cigarras, e de sapos. O clima era agradável.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Evandro,

estive pesquisando ontem o distrito de São Roque da Fartura/município de Águas da Prata-SP no google street wiew, na parte de baixada, perto de um campo de futebol tem três ruas com esse aquecedor de água Heliotek nos telhados e as casas são todas idênticas, parece um conjunto de habitação popular.

Minha curiosidade era saber a altitude de São Roque da Fartura e imaginar como deve fazer frio nas noites e madrugadas, fica bem perto de Poços de Caldas-MG.

Link to comment
Share on other sites

Extremos de hoje aqui no interior do Texas, ops... do PR, minha estação: 24,4C - 39,2C. Tem tudo pra piorar!

Meu Deus... parece a onda de calor aqui no verão de 2014. Pelo menos está seco, porque na ocasião tivemos sensação de 51°!!

 

Hoje foi o dia todo fechadão e úmido com variação de 16,6° a 19,0°. Sol nem pensar! Agora faz 18,3°

 

Sim, a secura do ar ajuda muito nesse aspecto, mas mesmo assim incomoda. Parece que vamos compartilhar um pouco desse momento histórico com vocês aí do RS na terça e na quarta. Dias históricos! Máxima de 39,2ºC no SIMEPAR hoje.

 

 

Céu sem nuvens, bem mais azul que nos últimos dias, sem aquela camada esbranquiçada de fumaça vinda do centro do país.

 

XgY6xjo.jpg

Link to comment
Share on other sites

William, tem como ver no Europeu, se as chuvas chegam aqui em Laje do Muriaé no final do mês, senão tiver previsão para Laje, olha para a cidade de Muriaé-MG, fica 25 km a oeste daqui.

 

Suas duas estações estão quase juntas no BAZ/Charlier, PNI/Furnas, Reserva e sítio da Lage em 4º lugar, por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Evandro,

estive pesquisando ontem o distrito de São Roque da Fartura/município de Águas da Prata-SP no google street wiew, na parte de baixada, perto de um campo de futebol tem três ruas com esse aquecedor de água Heliotek nos telhados e as casas são todas idênticas, parece um conjunto de habitação popular.

Minha curiosidade era saber a altitude de São Roque da Fartura e imaginar como deve fazer frio nas noites e madrugadas, fica bem perto de Poços de Caldas-MG.

 

Por aqui segue a mesma linha... as casas foram entregues em 1992, porém o bairro deu uma boa evoluída de lá pra ca... muitas dessas casas viraram sobrados feito a do meu amigo e ex-companheiro e algumas se transformaram em comércio. Atualmente o perfil dos moradores daqui é das classes C e B (o condomínio vizinho, chamado Real Park, concentra os moradores mais ricos da cidade, tipo classe A+ pra cima, no mínimo).

 

Os aquecedores de água são uma iniciativa da EDP Bandeirante, que distribiu de forma gratuita esses equipamentos em todas as casas do bairro. São utilizadas em chuveiros, ajudando na economia de energia, e a empresa fez o mesmo em vários outros bairros daqui de Mogi. Ponto positivo e louvável, ao contrário do lixo da AES Eletropaulo que atua na região em que eu moro.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alguns dados da semana que passaou e até a tarde deste domingo na minha estação em Ausentes...

Temp. Min. -2.8 segunda dia 14

Máxima 27.2 quarta dia 16

Chuva acumulada de quarta 16 até hoje 196mm

Rajada máxima 76.3kh ontem

Ontem teve um forte temporal em Ausentes com árvores decepadas, destelhou parte da minha cabana e virou um balanço de +- 400 kg, tentamos levantar o balanço em quatro pessoas e nem mexemos do lugar, o vento foi muito forte, minha estação só registrou 76.3 kh pq ficou protegida do vento que veio do lado oposto da cabana, mas pelos estragos imagino que tenha alcançado 100 km.

Link to comment
Share on other sites

Beleza ! As informações já foram colocadas e acho que voce falou a mesma coisa que eu. Daí não vale a pena nem comentar. De resto que ano quente !!!! E olha que o teu verão ainda vem por aí. Vai ser sinistro :good: :good: :good:

 

 

 

Dado que educação aparentemente não é o seu forte e, pelo visto, no sentido amplo da palavra, creio que já estudei e fiz o que voce, em 10 vidas, pelo que eu estou vendo, infelizmente, não vai conseguir. Peço a gentileza de argumentar com dados ao invés de agir como torcedor de futebol. Se os dados falam o que voce acha não precisa ficar nervoso nem desbocado. Isso é coisa de quem não tem razão.

 

Desculpe a sinceridade, mas voce é um sicofanta climático :laugh: :laugh: (procura em um dicionário que voce acha)

 

Até Vilhena em Rondônia e Epitaciolândia no Acre faz mais frio que Brasília nos últimos anos, com mínima de 6°C e máxima de 11°C então se for o caso, assim como Jataí no sul de GO, região de Piatã na Bahia com até 4°C...

Link to comment
Share on other sites

William, tem como ver no Europeu, se as chuvas chegam aqui em Laje do Muriaé no final do mês, senão tiver previsão para Laje, olha para a cidade de Muriaé-MG, fica 25 km a oeste daqui.

 

Suas duas estações estão quase juntas no BAZ/Charlier, PNI/Furnas, Reserva e sítio da Lage em 4º lugar, por enquanto.

 

Pelo Europeu voces vao a 38°C , no fim da grade dia 29 ele coloca nuvens e queda na maxima pra apenas 31°C

Link to comment
Share on other sites

Segue o calor aqui na região de Poços de Caldas, mais um dia com temperaturas ao redor de 32ºC/33ºC. Segundo os modelos, a chuva deve voltar no dia 29/09. Os dias mais quentes devem ser sexta, sábado e domingo quando estaremos sob pré-frontal, foreca e accuweather apostam em maxima de 34ºC no domingo 27/09.

Link to comment
Share on other sites

G. Vieira, não desmerecendo suas informações da onda de calor no Brasil nos próximos dias.

 

Não esqueço das previsões feitas aqui no dia 9, 10 e 11,não lembro quem informou de que no sábado 12/09 as temperaturas chegariam até 45ºC no Tocantins, 44ºC no Mato Grosso, sul do Amazonas 42ºC.

Enquanto Santa Catarina ficaria com negativas nas baixadas dia 12,13 e 14.

Que eu saiba as maiores máximas ficaram acima de 40ºc e abaixo de 41ºC

Link to comment
Share on other sites

G. Vieira, não desmerecendo suas informações da onda de calor no Brasil nos próximos dias.

 

Não esqueço das previsões feitas aqui no dia 9, 10 e 11,não lembro quem informou de que no sábado 12/09 as temperaturas chegariam até 45ºC no Tocantins, 44ºC no Mato Grosso, sul do Amazonas 42ºC.

Enquanto Santa Catarina ficaria com negativas nas baixadas dia 12,13 e 14.

Que eu saiba as maiores máximas ficaram acima de 40ºc e abaixo de 41ºC

 

Só quis ressaltar os números absurdos que o modelo jogou, seria um absurdo dizer que fará 48 graus na semana que vem, mas achei interessante a nível de que possamos esperar valores bem expressivos em algumas localidades!!

Link to comment
Share on other sites

G. Vieira, não desmerecendo suas informações da onda de calor no Brasil nos próximos dias.

 

Não esqueço das previsões feitas aqui no dia 9, 10 e 11,não lembro quem informou de que no sábado 12/09 as temperaturas chegariam até 45ºC no Tocantins, 44ºC no Mato Grosso, sul do Amazonas 42ºC.

Enquanto Santa Catarina ficaria com negativas nas baixadas dia 12,13 e 14.

Que eu saiba as maiores máximas ficaram acima de 40ºc e abaixo de 41ºC

 

É verdade, o GFS foi apocalíptico com o calor por aqui...no fim as previsões não se confirmaram apesar que desde então eles colocaram o pé no chão e acertaram todas as máximas por aqui..mas deve se cuidar com estes extremos. Não quer dizer q não se cumpra.. Mas cautela..eu mesmo me empolguei e fiquei xoxo com o resultado

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.